21/08/2012
Nelson V. F. Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
· Compreender os conceitos de módulo e padrão
· Exercitar as possibilidades da criação de padrões a partir de um mesmo módulo
· Compor um painel com os padrões criados
Noções sobre simetria, assimetria, alternância, bidimensional, tridimensional e ainda aproveitando conceitos da geografia de translação e rotação.
1a aula
Inicie a aula, convidando o grupo de alunos a observar uma flor, a margarida ou girassol pode ser um excelente referencial. Veja a imagem abaixo:
http://1.bp.blogspot.com/-KLM6Sk_F0gY/TWEVDbwF6LI/AAAAAAAACJM/6Q7FU49hwmA/s1600/flor.jpg
Se não puder propor a observação direta na flor, apresente a imagem indicada acima. Peça que olhem com atenção as formas da flor, o seu miolo e a organização de suas pétalas. Pergunte o que percebem com relação às formas existentes na flor. Aguarde os comentários e veja se alguém diz que as formas se repetem. Se isso acontecer, aproveite a fala do/a aluno/a e reforce que uma mesma forma se repete várias vezes até constituir o todo. Nessa observação está contido o conceito de módulo e de padrão, ou seja, módulo é a parte (forma) que se repete, e ao se repetir várias vezes, forma um padrão.
Em seguida, reúna todas as flores, se for possível. Se não for, apresente a imagem abaixo:
http://azulejodafatima.no.sapo.pt/so_girassois.gif
O conjunto de margaridas ou girassóis (aqui considerada cada uma um módulo), ao serem organizadas numa sequência visual com repetição, forma um novo padrão.
Para aprofundar esses conceitos, visite o site abaixo com o alunado: http://luispessegueiro.com.sapo.pt/
Percorra a página com o alunado e leia as informações ali contidas. Preste atenção que o site é de Portugal, portanto há algumas diferenças na escrita, o que não prejudica em nada a compreensão do texto. Passe com o alunado os conceitos de módulo e padrão; módulos invariáveis; módulos bi e tridimensionais; padrões naturais e artificiais; modos de repetição: translação, rotação, simetria, assimetria e alternância.
2a aula
Passados os conceitos, pergunte ao grupo se as ideias de módulo e padrão estão em outras partes, além dos elementos da natureza. Peça que o grupo participe dando exemplos.
Em seguida, apresente o vídeo abaixo que apresenta uma série de exemplos:
http://www.youtube.com/watch?v=n2zPnkHbNQw&feature=related
Após o vídeo, distribua revistas e tesouras para recorte. Peça ao grupo que procure módulos e padrões nas imagens das revistas. Cada aluno/a deverá encontrar pelo menos três exemplos que deverão ser fixados (com cola branca) num papel pardo e expostos, de preferência, na sala para que todos possam ver e realizar uma pesquisa visual, antes de iniciar o segundo trabalho.
3a aula
Compreendida a ideia de módulo e padrão, distribua papel branco, lápis HB, régua, borracha e peça que cada estudante crie dentro de um quadrado de 10X10 cm um módulo utilizando as imagens recolhidas nas revistas na aula anterior como referencial para a criação. Incentive o grupo a criar mais de um módulo e depois escolher aquele que mais gostou. Os módulos poderão ser em preto e branco ou coloridos, ao gosto de cada um/a.
Após essa primeira etapa de criação onde cada aluno e cada aluna deverá apresentar o módulo desenhado e colorido, proponha uma votação que irá escolher um único módulo para ser produzido em escala maior por toda a sala.
Abaixo exemplos de módulos criados por alunos:
http://www.anossaescola.com/cr/AdvHTML_Upload/modulopadrao_1.jpg
4a e 5a aulas
Antes de partir para a produção de um painel que contenha o único módulo escolhido pela turma e que ao ser repetido, irá formar um padrão, ocupando uma parede da sala ou do corredor da escola, apresente alguns dos trabalhos do artista conceitual Sol Lewitt (1928/2007) que explora suportes maiores como paredes e muros para suas produções.
Apresente as imagens abaixo:
http://forward.com/workspace/assets/images/articles/3slideshow-042909-8.jpg
http://www.unc.edu/depts/diplomat/item/2009/1012/comm/SolLeWitt.jpg
Ressalte que o artista trabalha continuamente com a ideia de geometria, gerando módulos e criando padrões que são aplicados ou pintados em grandes superfícies. Um dado curioso é que o artista em questão faz o projeto, ou seja, o croqui, a ideia do painel, mas não o executa. Fazendo parte do grupo dos artistas conceituais, Lewitt defende a "ideia" e não o "fazer" artístico. Dessa forma, contrata outras pessoas que irão executar a pintura de seus trabalhos em seu lugar. Ele acompanha a produção, sem tocar no pincel.
A tarefa após o alunado ter acesso a alguns dos trabalhos de Lewitt é que cada aluno/a reproduza o módulo selecionado pela turma anteriormente.
Irão reproduzir as formas e cores do módulo escolhido pelo grupo em quadrados de 30X30 cm, de preferência num papel de maior gramatura (180g para cima) ou cartolina. É importante que a reprodução fique o mais fiel possível ao original, o que garantirá um efeito final muito bom. Quanto mais módulos reproduzidos tiverem, mais interessante ficará o resultado final do painel.
Nessa etapa pode haver colaboração entre os alunos no que diz respeito ao desenho ou ao colorido. É importante durante o processo de produção observar se os desenhos estão ficando consonantes entre si em termos de formas e cores.
6a aula
Ao terminarem os módulos, é importante verificar se todas as reproduções estão adequadas para fazerem parte do painel, ou seja, se o desenho das formas e o colorido estão semelhantes uns dos outros.
Apresente a imagem abaixo para provocar alunas e alunos no que diz respeito a instalação dos módulos. Essa montagem pode extrapolar a parede e invadir o teto.
Apresente essa ideia:
Oriente o grupo para decidir em qual local da sala ou do corredor irão fixar os módulos, seguindo um pouco a sugestão da imagem apresentada acima. Os trabalhos serão fixados com fita adesiva e é preciso a participação da turma nessa última etapa. As sugestões para a montagem podem ser discutidas antes, evitando desperdício de material. É importante que todos ajudem na montagem.
Não há
A participação durante as apresentações do tema da aula através de imagens e vídeos é importante para perceber a compreensão e a motivação para as tarefas. Todas as etapas de pesquisa, criação, produção e reprodução são importantes para o resultado final com a montagem do painel. Portanto, (1.) a pesquisa sobre módulos e padrões nas revistas, (2.) a criação de módulos nos quadrados pequenos; (3.) a reprodução em quadrados maiores do módulo escolhido pela turma – nessa etapa a fidelidade ao modelo é importante; (4.) as opções de montagem, compõem etapas avaliativas, que se forem satisfatórias, resultarão num trabalho coletivo de efeito visual muito rico e intrigante.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/07/2015
Quatro estrelasmuito bom. Obrigada