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Arte Sensorial: Valorizando a diversidade humana

 

20/08/2012

Autor e Coautor(es)
Frederico Marcelo Crochet
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Desenvolver um olhar crítico sobre os espaços sociais e as pessoas com deficiência, em especial às pessoas com deficiência visual;

·         Conhecer obras artísticas feitas por e para pessoas com deficiência;

·         Produzir uma exposição sensorial para pessoas com deficiência visual.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio. Caso haja disponibilidade da escola, o Professor de Artes pode desenvolver as aulas 1, 2 e 3 com o professor de Geografia.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

Para introduzir o tema, o professor perguntará aos alunos se eles têm contato com alguma pessoa com deficiência em sua família ou em seus ciclos de amizades e pedirá que os mesmos relatem experiências positivas ou negativas pelas quais essas pessoas passam.

Se a própria sala possuir algum aluno com deficiência, é interessante que o mesmo possa ser escutado sobre acessibilidade, ou a falta dela, nas oportunidades e nos espaços por ele frequentados.

Ao final da discussão, o professor dividirá a turma em duplas e vendará um aluno de cada dupla para que ele possa vivenciar, momentaneamente, a sensação de estar cego.

O outro aluno da dupla fará o papel de guia do colega. É importante que este deixe o aluno vendado segurar em seu braço e não o contrário. Sua tarefa será a de guiar o colega pelos espaços da escola, o mais silenciosamente possível sem deixar que ele esbarre em nenhum obstáculo nem em outra dupla.

O professor estará à frente da turma orientando sobre a direção que os alunos devem tomar, mas sem identificar os espaços percorridos. Ao chegar ao destino desejado, o professor pedirá que os alunos vendados tentem identificar onde se encontram e em seguida permitirá que eles tirem as vendas para que possam saber se acertaram ou não.

Em seguida, o professor repetirá o exercício, mas invertendo os papéis de cegos e guias nas duplas.

De volta à sala de aula, o professor deve buscar as sensações da experiência através de perguntas como as abaixo citadas:

·         O que foi mais difícil, guiar ou ser guiado?

·         Qual a sensação de não conseguir enxergar?

·         O que você fez para conseguir se orientar?

Ao final da aula, o professor pedirá para os alunos que puderem que tragam para a aula seguinte, máquinas fotográficas digitais ou aparelhos celulares que captam imagens.

Aulas 2:

Lembrando a aula anterior, o professor perguntará à turma o que entendem por “acessibilidade” e distribuirá aos alunos o texto “Acessibilidade” de Catherine Roy presente no site http://vecam.org/article612.html, e atentará para as necessidades de se pensar nesse termo de maneira mais global.

Após o estudo do texto, o professor dividirá a turma em pequenos grupos (permitindo, com isso, que os alunos que não possuam aparelhos fotográficos possam utilizar o dos colegas) e pedirá que esses grupos procurem pela escola exemplos de acessibilidade e/ou da falta da mesma e registrem imagens com os aparelhos.

Terminado o exercício, o professor dará a tarefa para que cada grupo monte uma exposição das imagens obtidas e a completem com imagens de outros locais como sua casa, seu bairro, espaços culturais, hospitais etc.

Essa exposição deve ser digital e pode contar com a presença de pequenos vídeos produzidos por eles sobre o tema. É importante incentivá-los a trabalhar não somente com a acessibilidade arquitetônica, mas também com a cultural e digital.

 

Aulas 3:

Com os trabalhos prontos, o professor deve disponibilizar um computador com data-show para que cada grupo apresente seus resultados.

Ao final das apresentações, o professor deve mediar um debate acerca das conclusões encontradas pelos alunos sobre o tema trabalhado.

 

Aula 4:

Voltando ao tema da acessibilidade, o professor buscará, nessa aula, se aprofundar mais na questão artística, e para tanto, disponibilizará aos alunos imagens e vídeos de trabalhos realizados por artistas com diferentes deficiências, como os abaixo relacionados.

Arthur Bispo do Rosário (deficiência mental)

11111111111

http://www.koralle.com.br/resizer/noticia_view/635/*/false/true/1332164100.jpg

 

Ray Charles (deficiência visual)

http://www.youtube.com/watch?v=aQXsM1l2wZ8&feature=related

 

Huang Guofu (deficiência física)

2222222222222

http://hypescience.com/wp-content/uploads/2011/05/chin1.jpg

 

Candoco Dance Company (deficiência física)

http://www.youtube.com/watch?v=mLe9ZSwU4aQ

 

Evgen Bavcar (deficiência visual)

333333333333333333333

http://www.entler.com.br/textos/ilustracoes/evgen_bavcar.jpg

 

Teatro Novo (Síndrome de Down)

http://www.youtube.com/watch?v=rQII5n68bGA

 

Maria de Lourdes de Oliveira (deficiência física)

444444444444444444444444

http://www.tintafresca.net/noticias/media/62/2005121601948889.jpg

 

Coral de Surdos de Sorocaba (deficiência auditiva)

http://www.youtube.com/watch?v=V4ItDNkrEDw

 

Após as apresentações das imagens e vídeos e as devidas ponderações sobre os mesmos, o professor explicará o conceito de uma exposição sensorial para deficientes visuais, onde as obras não ficam distante do público, e sim disponibilizadas para o toque. Portanto devem possuir volume para que sejam sentidas e não vistas.

Para facilitar essa compreensão, o professor pode se utilizar das imagens abaixo:

555555555555555555555

http://ts1.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4683189988820484&id=03f5a48c5e2657a59126c460c98dea13

 

66666666666666666666666

http://www.serasaexperian.com.br/serasaexperian/publicacoes/bis/imagens/81-espculutral.jpeg

 

O professor avisará que na aula seguinte cada aluno realizará um trabalho artístico com essa preocupação e que pra isso, eles podem trazer materiais diversos para obter volume em suas obras.

Aulas 5 e 6:

 Na sala de artes, o professor ouvirá e auxiliará nas ideias de cada aluno. É interessante que ele disponibilize materiais alternativos como plásticos, linhas, isopor, etc. para que os alunos possam se sentir ainda mais incentivados na produção de seu trabalho.

Com os trabalhos concluídos, o professor, junto aos alunos, escolherá um espaço na escola onde os trabalhos ficarão expostos e organizará, entre eles, um rodízio para que possam guiar toda a comunidade escolar pela exposição.

As pessoas que visitarão a exposição estarão vendadas e não poderão ver as obras, somente senti-las. Se houver, na cidade, uma associação de cegos, a escola pode convidá-los para vivenciar a exposição.

Após cada visita, o espectador escreverá suas impressões sobre o exercício. Este documento deve ser disponibilizado aos alunos que realizaram os trabalhos.

Recursos Complementares

Site com textos sobre a acessibilidade:

http://www.acessibilidadelegal.com/

Texto sobre as vantagens da acessibilidade, em especial a virtual:

http://renatoreis.net/blog/desenvolvimento-projeto/falando-sobre-o-que-e-acessibilidade-e-suas-vantagens/

Site contendo  grandes nomes da história que possuíam ou possuem algum tipo de deficiência:

http://www.crfaster.com.br/gfamosos.htm

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão expostos e as obras visitadas por toda a comunidade escolar. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização de todas as etapas da atividade, bem como o entendimento do tema abordado.

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