Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A música na contemporaneidade

 

22/08/2012

Autor e Coautor(es)
Frederico Marcelo Crochet
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Valorizar a cultura musical brasileira e internacional;

·         Incentivar o trabalho em grupo dentro e fora da sala de aula;

·         Trabalhar a apresentação oral dos alunos perante a turma;

·         Incentivar o trabalho de pesquisa em livros, revistas, jornais e/ou internet.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O professor introduzirá o tema buscando levantar entre os alunos seus interesses musicais. É inevitável que, mesmo em uma turma mais homogênea, apareçam ritmos distintos levantados por eles.

É importante valorizar essa diversidade explicando aos alunos que é natural a diferença de gostos musicais e que estes podem ir se modificando com o passar dos anos.

O professor tentará então definir o que pode ser considerado música e buscar, com os alunos, as origens dessa manifestação artística. Para tanto ele pode se utilizar do texto “História da Música” do Professor Lindomar presente no site http://www.infoescola.com/musica/historia-da-musica/.

Entendendo que a arte da música compreende a combinação de sons e silêncios com uma intenção estética, o professor deve estar atento a comentários preconceituosos como: “Isto não é musica”, comumente usados para designar um determinado ritmo ao qual não nos sentimos atraídos.

Para melhor ilustrar essa aula, o professor pode projetar em sala vídeos de diferentes ritmos, buscando variar as épocas e os países nos quais foram produzidos.

Música tribal Africana

http://www.youtube.com/watch?v=_G6ewcEMefw&feature=results_main&playnext=1&list=PLF95D7EE8B41B1B7B

 

Música Oriental

http://www.youtube.com/watch?v=2vlbcmPq3Uk

 

Música Clássica

http://www.youtube.com/watch?v=_JVR9Mmwk9E

 

Samba

http://www.youtube.com/watch?v=TttkcU5sxaI&feature=related

 

Blues

http://www.youtube.com/watch?v=4Ny5ajCn0xw

 

Baião

http://www.youtube.com/watch?v=DdmolSUJVAo

 

Tango

http://www.youtube.com/watch?v=Ui6u9VjdmL0

 

Rock

http://www.youtube.com/watch?v=8yRdDnrB5kM

 

Sertanejo

http://www.youtube.com/watch?v=XpRyte3ZVso

 

Heavy Metal

http://www.youtube.com/watch?v=RPqAvVIPhsA

 

MPB

http://www.youtube.com/watch?v=S_VhxSagVpE

 

Música Eletrônica

http://www.youtube.com/watch?v=siMSDEezSIA&feature=fvwrel

 

  Após as apresentações dos vídeos, o professor deve levantar as impressões dos alunos sobre os mesmos, buscando fazer um levantamento estético/histórico construído com a participação de todos.

O professor então dividirá a turma em grupos de no máximo cinco alunos onde cada grupo terá a tarefa de apresentar, em forma de seminário, uma pesquisa sobre um determinado ritmo musical. É importante que os grupos não repitam os temas, por isso, se necessário, o professor deverá realizar um sorteio.

Os grupos devem seguir um roteiro de pesquisa e apresentação. Os trabalhos terão, obrigatoriamente, que trazer em seus conteúdos as origens, características, principais artistas e exemplos do ritmo pesquisado.

Os grupos terão duas semanas para prepararem seus seminários, e a ordem de apresentação será feita por sorteio.

Aula 2:

Retomando a aula anterior o professor pedirá para que cada grupo, por sua vez, lhe mostre como andam os preparativos para apresentação. É necessário que se incentive as mais variadas formas de apresentações (cartazes, data-show, teatro etc.). Caso alguns alunos sejam ou conheçam músicos é interessante que a apresentação ao vivo seja incentivada.

Durante o planejamento dos alunos nos diversos temas por eles escolhidos, o professor deverá fazer sua própria pesquisa sobre os mesmos, a fim de enriquecer os debates resultantes das apresentações.

Aulas 3 e 4:

Uma vez definida a forma de apresentação de cada grupo, o professor selecionará o melhor local da escola para realização da tarefa. É importante que se disponibilize pelo menos 2 aulas para as apresentações.

Os alunos devem estar atentos para que suas apresentações atendam aos seguintes procedimentos:

·         Exposição temática do assunto, valendo-se para isso das mais variadas e criativas estratégias: exposição oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc.

 

·         Apresentar os principais conceitos e ideias surgidos no decorrer da pesquisa realizada.

 

·         Levantar os temas sugeridos pelo grupo para posterior discussão. 

 

·         Fornecer bibliografia utilizada.

Ao final de cada apresentação, e se valendo de sua própria pesquisa, o professor deve propor novas discussões acerca dos trabalhos apresentados.

Dessa forma os conteúdos culturais adquiridos serão mais facilmente assimilados.

 

Exemplos de apresentações musicais escolares variadas com a participação de artistas convidados e da própria instituição:

 

 

1111111111111

https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcSUBM9NKSnL-18wYmiUTIW-TPZMSUkgMSdUw8POnAa1LEc7dJBe

 

 

222222222222222222222

https://encrypted-tbn3.google.com/images?q=tbn:ANd9GcSWci0z2NnkxHjwTtGXPRBfdQVxp47myoySjD6l824yLGJUrf0c

 

 

3333333333333333333

https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcRsQ37Ym3s4yYL3pJ05cthDI77_lXNJYwulmgFoX0gCfl2vpRJpew

 

 

44444444444444444444

https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcRjDp-yI5nJrl305e60kw0M4diD04p57U5TKAaBwzhC9mIwH7LP

 

 

55555555555555555555555

https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcT5-7XfOuUi_9lnVayViz7L2NpqHhn32al0u97a6S5Ysviz-s6A_w

 

 

6666666666666666666666

https://encrypted-tbn3.google.com/images?q=tbn:ANd9GcTurbzYDhrsnE5RQbJOW3vvkKVPcImetYi11H9bV_L8AgikqzxryA

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão apresentados à turma. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização das atividades, bem como a colaboração individual durante as apresentações dos demais grupos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.