22/08/2012
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
· Valorizar a cultura musical brasileira e internacional;
· Incentivar o trabalho em grupo dentro e fora da sala de aula;
· Trabalhar a apresentação oral dos alunos perante a turma;
· Incentivar o trabalho de pesquisa em livros, revistas, jornais e/ou internet.
Não é necessário conhecimento prévio.
Aula 1:
O professor introduzirá o tema buscando levantar entre os alunos seus interesses musicais. É inevitável que, mesmo em uma turma mais homogênea, apareçam ritmos distintos levantados por eles.
É importante valorizar essa diversidade explicando aos alunos que é natural a diferença de gostos musicais e que estes podem ir se modificando com o passar dos anos.
O professor tentará então definir o que pode ser considerado música e buscar, com os alunos, as origens dessa manifestação artística. Para tanto ele pode se utilizar do texto “História da Música” do Professor Lindomar presente no site http://www.infoescola.com/musica/historia-da-musica/.
Entendendo que a arte da música compreende a combinação de sons e silêncios com uma intenção estética, o professor deve estar atento a comentários preconceituosos como: “Isto não é musica”, comumente usados para designar um determinado ritmo ao qual não nos sentimos atraídos.
Para melhor ilustrar essa aula, o professor pode projetar em sala vídeos de diferentes ritmos, buscando variar as épocas e os países nos quais foram produzidos.
Música tribal Africana
http://www.youtube.com/watch?v=_G6ewcEMefw&feature=results_main&playnext=1&list=PLF95D7EE8B41B1B7B
Música Oriental
http://www.youtube.com/watch?v=2vlbcmPq3Uk
Música Clássica
http://www.youtube.com/watch?v=_JVR9Mmwk9E
Samba
http://www.youtube.com/watch?v=TttkcU5sxaI&feature=related
Blues
http://www.youtube.com/watch?v=4Ny5ajCn0xw
Baião
http://www.youtube.com/watch?v=DdmolSUJVAo
Tango
http://www.youtube.com/watch?v=Ui6u9VjdmL0
Rock
http://www.youtube.com/watch?v=8yRdDnrB5kM
Sertanejo
http://www.youtube.com/watch?v=XpRyte3ZVso
Heavy Metal
http://www.youtube.com/watch?v=RPqAvVIPhsA
MPB
http://www.youtube.com/watch?v=S_VhxSagVpE
Música Eletrônica
http://www.youtube.com/watch?v=siMSDEezSIA&feature=fvwrel
Após as apresentações dos vídeos, o professor deve levantar as impressões dos alunos sobre os mesmos, buscando fazer um levantamento estético/histórico construído com a participação de todos.
O professor então dividirá a turma em grupos de no máximo cinco alunos onde cada grupo terá a tarefa de apresentar, em forma de seminário, uma pesquisa sobre um determinado ritmo musical. É importante que os grupos não repitam os temas, por isso, se necessário, o professor deverá realizar um sorteio.
Os grupos devem seguir um roteiro de pesquisa e apresentação. Os trabalhos terão, obrigatoriamente, que trazer em seus conteúdos as origens, características, principais artistas e exemplos do ritmo pesquisado.
Os grupos terão duas semanas para prepararem seus seminários, e a ordem de apresentação será feita por sorteio.
Aula 2:
Retomando a aula anterior o professor pedirá para que cada grupo, por sua vez, lhe mostre como andam os preparativos para apresentação. É necessário que se incentive as mais variadas formas de apresentações (cartazes, data-show, teatro etc.). Caso alguns alunos sejam ou conheçam músicos é interessante que a apresentação ao vivo seja incentivada.
Durante o planejamento dos alunos nos diversos temas por eles escolhidos, o professor deverá fazer sua própria pesquisa sobre os mesmos, a fim de enriquecer os debates resultantes das apresentações.
Aulas 3 e 4:
Uma vez definida a forma de apresentação de cada grupo, o professor selecionará o melhor local da escola para realização da tarefa. É importante que se disponibilize pelo menos 2 aulas para as apresentações.
Os alunos devem estar atentos para que suas apresentações atendam aos seguintes procedimentos:
· Exposição temática do assunto, valendo-se para isso das mais variadas e criativas estratégias: exposição oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc.
· Apresentar os principais conceitos e ideias surgidos no decorrer da pesquisa realizada.
· Levantar os temas sugeridos pelo grupo para posterior discussão.
· Fornecer bibliografia utilizada.
Ao final de cada apresentação, e se valendo de sua própria pesquisa, o professor deve propor novas discussões acerca dos trabalhos apresentados.
Dessa forma os conteúdos culturais adquiridos serão mais facilmente assimilados.
Exemplos de apresentações musicais escolares variadas com a participação de artistas convidados e da própria instituição:
Texto sobre alguns ritmos brasileiros:
Texto sobre a História da Música:
A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão apresentados à turma. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização das atividades, bem como a colaboração individual durante as apresentações dos demais grupos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!