Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O cartaz como suporte da comunicação visual

 

21/08/2012

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Compreender a função do cartaz na vida cotidiana

·         Conhecer a produção de cartazes do artista Toulouse-Lautrec

·         Estudar os elementos fundamentais que compõem um cartaz

·         Criar um cartaz educativo

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há

Estratégias e recursos da aula

1a aula

Inicie a aula com uma exposição de cartazes comuns, que podem ser conseguidos pela cidade ou prepare slides com as sugestões abaixo:

cartaz dengue  http://gp.art.br/wp-content/uploads/2011/02/cartaz_dengue.jpg

 

cartaz puc  http://www.lapisraro.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/11/SX000109X_cartaz_Arcos40x60.jpg

 

cartaz bienal  http://ffw.com.br/noticias/files/2011/10/17408_cartaz-29-bienal-de-sp.jpg

 

cartaz água http://2.bp.blogspot.com/_1PhgcFRxihM/SwRipwJ0huI/AAAAAAAAAJ8/ZP7FjN-LeiA/s1600/cartaz+serra+negra+com+g%C3%A1s.jpg

 

Peça ao grupo que observe bem cada um deles e faça as seguintes perguntas:

 

1.    De que é composto um cartaz?

2.    Quais têm função apelativa e quais têm função informativa?

3.    Para que servem os cartazes? Qual é a sua função?

4.    Qual é a importância dos cartazes em nossa sociedade?

Dê um tempo para que os alunos e alunas possam responder em seus cadernos.

 

2a aula

Peça que apresentem, espontaneamente, em voz alta, as respostas das perguntas da aula anterior, discutindo-as. É interessante fixar novamente os cartazes no quadro para que os mesmos sejam analisados conforme as respostas dadas pelo alunado.

É preciso ficar claro para o grupo que um cartaz é:

  • um meio de comunicação visual que reúne texto e imagem, procurando comunicar mensagens 
  • podem ser classificadas de apelativas (tem intuito de vender um produto ou ideia) ou informativas (anunciando algum fato, evento, etc.).
  • geralmente o cartaz é executado em papel e pode ser impresso manualmente ou no sistema off-set e fixado em locais públicos.
  • sua principal função é divulgar uma informação visualmente, mas muitos são apreciados por sua beleza estética, composição, formas e cores.
  • o cartaz tem também valor histórico, político, artístico e social.

Em seguida, apresente alguns dos cartazes do artista Toulouse-Lautrec (1864-1901):

 

Cartaz Toulouse

http://balaiodas7.files.wordpress.com/2011/06/lautrec_moulin_rouge_la_goulue_poster_18911.jpg

 

Cartaz Toulouse 2

http://3.bp.blogspot.com/_yoAn_RvUN6s/S84DIIP2SKI/AAAAAAAAB-M/i_bWpaiBprA/s1600/lgst2769%2Bambassadeurs-toulouse-lautrec-poster.jpg

 

Leia o texto abaixo junto com o grupo de alunos. Este texto contém algumas informações sobre a produção de cartazes do artista mencionado:

“Ao mesmo tempo em que Toulouse-Lautrec era aclamado por muitos, também era criticado seriamente por outros que não consideravam seus trabalhos como obras de arte, mas publicidade, arte suja que servia apenas para a venda. Toulouse-Lautrec respondia às críticas com sua forma brilhante de criar. O pintor, antes de fazer um cartaz, passava por todos os passos para a criação de uma obra, em algumas vezes, ele até criava telas completas, produzindo verdadeiras obras de arte, para depois reproduzi-las de forma mais simples na litografia. Essa massificação de suas obras, a utilização de elementos persuasivos e de contexto da época fizeram dos cartazes de Toulouse-Lautrec, uma obra de arte que vendia, um cartaz publicitário. Salienta-se que os cartazes de Toulouse-Lautrec são um elo perdido entre arte e propaganda. Ele estabeleceu esta ligação através de pontos estéticos e persuasivos que lhe deram fama e reconhecimento aos retratados pelo próprio pintor (...) Toulouse-Lautrec era desprovido de preconceitos e censura. Assim, deu ao cartaz um tom de dramaticidade, com uma forma persuasiva e sutil publicidade. O referido pintor dava a mesma importância para o cartaz perante suas demais obras artísticas e assim também criou elementos conceituais para a própria publicidade. Toulouse-Lautrec deixou bem claro em suas obras que o desenho e seu traço são a pura forma de expressão, esta que deu o toque na vida e na própria obra.”  http://paginas.unisul.br/agcom/revistacientifica/artigos/artigo_diegopiovesan.pdf

 

Lança a pergunta: Um cartaz pode ser uma obra de arte? Deixe que cada aluno a partir das informações obtidas sobre a função dos cartazes publicitários e sobre os cartazes produzidos pelo artista tirem suas próprias conclusões. Abra um espaço para um pequeno bate-papo sobre esse tema, deixando claro que um cartaz pode assumir os dois papéis, dependerá de quem o produz e para qual finalidade.

Proponha, ainda, uma visita no site e peça ao grupo que navegue na galeria do artista, podendo conhecer várias pinturas e vários cartazes deste artista modernista francês: http://www.toulouse-lautrec-foundation.org/

 

3a, 4a, 5a aulas

Avance nos estudos sobre os elementos do cartaz, lembrando aos alunos que um cartaz tem que chamar atenção do público a que se destina e precisa  dar “seu recado” de maneira eficiente. Portanto, divida a turma em grupo de 04 estudantes e repasse o roteiro de trabalho que deverá ser seguido por completo.

Elaboração do projeto do cartaz

1-    Escolher o tema ou assunto que, nesse caso, será com teor educativo. Ou seja, um tema que se destine aos assuntos da escola e que atinja a comunidade escolar.

2-    Decidir o conteúdo da mensagem principal do cartaz

3-    Quem tipo de imagem transmite melhor o tema?

4-    Que tipo de letra (tipografia) se adéqua melhor ao tema?

5-    Como organizar as imagens e texto?

6-    Quais cores são adequadas?

7-    Qual técnica: guache, aquarela, colagem?

8-    Fixação: qual será o melhor local no espaço da escola para este cartaz?

 

Apresente alguns exemplos para ajudar a turma na criação e provocar algumas ideias inovadoras:

Cartaz 1  http://www.jacofesta.com/img/Noticias/20110317092119c02d6b60dede9080c131e5cc2bb32832.jpg

O trabalho de cor lembra o efeito de lápis de cor e até mesmo, caneta hidrocor. Portanto, é uma técnica que pode ser explorada em cartazes.

 

cartaz 2  http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/files/2011/11/banheiro01.jpg

Chame atenção do grupo para este cartaz, ele não tem texto escrito. Toda a comunicação está sendo feita por meio da imagem.

cartaz 3  http://3.bp.blogspot.com/-PDAsJE1X8Mg/TeLri3GgvVI/AAAAAAAAAOo/x1cLhdQIzoo/s400/lixo.jpg

Este cartaz dá a sugestão de usar imagens de revistas e até aproveitar a de outros cartazes, realizando uma montagem para alertar sobre o lixo jogado em qualquer lugar.

cartaz 4  http://1.bp.blogspot.com/-qSKafCnCIVc/TVRHVki00JI/AAAAAAAAAHs/Sa8Pi8_n3J4/s478/Cria%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BDid%25C3%25A0s%25C3%25B2%2BIlustra%25C3%25A7%25C3%25B5es%2B2.jpg

Este é digital, mas o uso das cores e o tema são bastante sugestivos.

 

Acompanhe o desenvolvimento das etapas de elaboração dos cartazes, tirando dúvidas e apontando problemas antes que os mesmos estejam prontos e com falhas. Oriente aos alunos que primeiro façam o esboço do cartaz com lápis. Em seguida, após análise, sigam com as técnicas escolhidas para finalizar a produção.

 

6a aula

Quando todos os cartazes estiverem prontos, é o momento de cada grupo fixar o seu no local estabelecido no projeto. Uma boa sugestão é cobrir o cartaz com contact transparente, o que permitirá uma longevidade ao trabalho, especialmente se for fixado em área externa ou que tenha água por perto, como banheiros e bebedouros. Durante essa aula, cada grupo irá analisar qual é o melhor local para fixação do seu cartaz percorrendo os espaços da escola e assim, fixando o seu cartaz de maneira que o mesmo cumpra sua função de maneira mais adequada. Acompanhe os grupos e estimule a troca de ideias acerca de um melhor resultado e melhor visibilidade ao trabalho realizado.

Recursos Complementares

Não há.

Avaliação

O envolvimento é importante em todas as etapas das aulas, desde a observação dos cartazes recolhidos na cidade, logo na primeira aula. O questionário com questões precisa ser corrigido e a proposta é que a avaliação seja oral, mas permita que aqueles/as que não responderam ou tiveram dúvidas, reescrevam as respostas de maneira mais satisfatória. Ao refletir e escrever, o aluno estará assimilando informações importantes sobre o cartaz e sua função. Na elaboração do cartaz em grupo, é preciso verificar se todos participaram efetivamente das oito fases para criação de um cartaz com tema relacionado à escola. Verificar os seguintes critérios nos cartazes produzidos:

(1.) se o tema está adequado ao espaço escolar;

(2.) se a imagem se relaciona com o texto;

(3) se a imagem e o tamanho das letras são visualizados a certa distância;

(4.) se as cores foram bem empregadas;

(5.) execução adequada da técnica, seja desenho, colagem ou pintura;

(6.) se o local escolhido foi adequado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.