21/08/2012
Nelson V. F. Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
· Compreender a função do cartaz na vida cotidiana
· Conhecer a produção de cartazes do artista Toulouse-Lautrec
· Estudar os elementos fundamentais que compõem um cartaz
· Criar um cartaz educativo
Não há
1a aula
Inicie a aula com uma exposição de cartazes comuns, que podem ser conseguidos pela cidade ou prepare slides com as sugestões abaixo:
http://gp.art.br/wp-content/uploads/2011/02/cartaz_dengue.jpg
http://www.lapisraro.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/11/SX000109X_cartaz_Arcos40x60.jpg
http://ffw.com.br/noticias/files/2011/10/17408_cartaz-29-bienal-de-sp.jpg
Peça ao grupo que observe bem cada um deles e faça as seguintes perguntas:
1. De que é composto um cartaz?
2. Quais têm função apelativa e quais têm função informativa?
3. Para que servem os cartazes? Qual é a sua função?
4. Qual é a importância dos cartazes em nossa sociedade?
Dê um tempo para que os alunos e alunas possam responder em seus cadernos.
2a aula
Peça que apresentem, espontaneamente, em voz alta, as respostas das perguntas da aula anterior, discutindo-as. É interessante fixar novamente os cartazes no quadro para que os mesmos sejam analisados conforme as respostas dadas pelo alunado.
É preciso ficar claro para o grupo que um cartaz é:
Em seguida, apresente alguns dos cartazes do artista Toulouse-Lautrec (1864-1901):
http://balaiodas7.files.wordpress.com/2011/06/lautrec_moulin_rouge_la_goulue_poster_18911.jpg
Leia o texto abaixo junto com o grupo de alunos. Este texto contém algumas informações sobre a produção de cartazes do artista mencionado:
“Ao mesmo tempo em que Toulouse-Lautrec era aclamado por muitos, também era criticado seriamente por outros que não consideravam seus trabalhos como obras de arte, mas publicidade, arte suja que servia apenas para a venda. Toulouse-Lautrec respondia às críticas com sua forma brilhante de criar. O pintor, antes de fazer um cartaz, passava por todos os passos para a criação de uma obra, em algumas vezes, ele até criava telas completas, produzindo verdadeiras obras de arte, para depois reproduzi-las de forma mais simples na litografia. Essa massificação de suas obras, a utilização de elementos persuasivos e de contexto da época fizeram dos cartazes de Toulouse-Lautrec, uma obra de arte que vendia, um cartaz publicitário. Salienta-se que os cartazes de Toulouse-Lautrec são um elo perdido entre arte e propaganda. Ele estabeleceu esta ligação através de pontos estéticos e persuasivos que lhe deram fama e reconhecimento aos retratados pelo próprio pintor (...) Toulouse-Lautrec era desprovido de preconceitos e censura. Assim, deu ao cartaz um tom de dramaticidade, com uma forma persuasiva e sutil publicidade. O referido pintor dava a mesma importância para o cartaz perante suas demais obras artísticas e assim também criou elementos conceituais para a própria publicidade. Toulouse-Lautrec deixou bem claro em suas obras que o desenho e seu traço são a pura forma de expressão, esta que deu o toque na vida e na própria obra.” http://paginas.unisul.br/agcom/revistacientifica/artigos/artigo_diegopiovesan.pdf
Lança a pergunta: Um cartaz pode ser uma obra de arte? Deixe que cada aluno a partir das informações obtidas sobre a função dos cartazes publicitários e sobre os cartazes produzidos pelo artista tirem suas próprias conclusões. Abra um espaço para um pequeno bate-papo sobre esse tema, deixando claro que um cartaz pode assumir os dois papéis, dependerá de quem o produz e para qual finalidade.
Proponha, ainda, uma visita no site e peça ao grupo que navegue na galeria do artista, podendo conhecer várias pinturas e vários cartazes deste artista modernista francês: http://www.toulouse-lautrec-foundation.org/
3a, 4a, 5a aulas
Avance nos estudos sobre os elementos do cartaz, lembrando aos alunos que um cartaz tem que chamar atenção do público a que se destina e precisa dar “seu recado” de maneira eficiente. Portanto, divida a turma em grupo de 04 estudantes e repasse o roteiro de trabalho que deverá ser seguido por completo.
Elaboração do projeto do cartaz
1- Escolher o tema ou assunto que, nesse caso, será com teor educativo. Ou seja, um tema que se destine aos assuntos da escola e que atinja a comunidade escolar.
2- Decidir o conteúdo da mensagem principal do cartaz
3- Quem tipo de imagem transmite melhor o tema?
4- Que tipo de letra (tipografia) se adéqua melhor ao tema?
5- Como organizar as imagens e texto?
6- Quais cores são adequadas?
7- Qual técnica: guache, aquarela, colagem?
8- Fixação: qual será o melhor local no espaço da escola para este cartaz?
Apresente alguns exemplos para ajudar a turma na criação e provocar algumas ideias inovadoras:
http://www.jacofesta.com/img/Noticias/20110317092119c02d6b60dede9080c131e5cc2bb32832.jpg
O trabalho de cor lembra o efeito de lápis de cor e até mesmo, caneta hidrocor. Portanto, é uma técnica que pode ser explorada em cartazes.
http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/files/2011/11/banheiro01.jpg
Chame atenção do grupo para este cartaz, ele não tem texto escrito. Toda a comunicação está sendo feita por meio da imagem.
http://3.bp.blogspot.com/-PDAsJE1X8Mg/TeLri3GgvVI/AAAAAAAAAOo/x1cLhdQIzoo/s400/lixo.jpg
Este cartaz dá a sugestão de usar imagens de revistas e até aproveitar a de outros cartazes, realizando uma montagem para alertar sobre o lixo jogado em qualquer lugar.
Este é digital, mas o uso das cores e o tema são bastante sugestivos.
Acompanhe o desenvolvimento das etapas de elaboração dos cartazes, tirando dúvidas e apontando problemas antes que os mesmos estejam prontos e com falhas. Oriente aos alunos que primeiro façam o esboço do cartaz com lápis. Em seguida, após análise, sigam com as técnicas escolhidas para finalizar a produção.
6a aula
Quando todos os cartazes estiverem prontos, é o momento de cada grupo fixar o seu no local estabelecido no projeto. Uma boa sugestão é cobrir o cartaz com contact transparente, o que permitirá uma longevidade ao trabalho, especialmente se for fixado em área externa ou que tenha água por perto, como banheiros e bebedouros. Durante essa aula, cada grupo irá analisar qual é o melhor local para fixação do seu cartaz percorrendo os espaços da escola e assim, fixando o seu cartaz de maneira que o mesmo cumpra sua função de maneira mais adequada. Acompanhe os grupos e estimule a troca de ideias acerca de um melhor resultado e melhor visibilidade ao trabalho realizado.
Não há.
O envolvimento é importante em todas as etapas das aulas, desde a observação dos cartazes recolhidos na cidade, logo na primeira aula. O questionário com questões precisa ser corrigido e a proposta é que a avaliação seja oral, mas permita que aqueles/as que não responderam ou tiveram dúvidas, reescrevam as respostas de maneira mais satisfatória. Ao refletir e escrever, o aluno estará assimilando informações importantes sobre o cartaz e sua função. Na elaboração do cartaz em grupo, é preciso verificar se todos participaram efetivamente das oito fases para criação de um cartaz com tema relacionado à escola. Verificar os seguintes critérios nos cartazes produzidos:
(1.) se o tema está adequado ao espaço escolar;
(2.) se a imagem se relaciona com o texto;
(3) se a imagem e o tamanho das letras são visualizados a certa distância;
(4.) se as cores foram bem empregadas;
(5.) execução adequada da técnica, seja desenho, colagem ou pintura;
(6.) se o local escolhido foi adequado.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/02/2013
Quatro estrelasÓtimo material
28/08/2012
Cinco estrelasAdorei a sugestão dada na sequência das aulas sobre cartaz.Assim que for possível aplicarei, claro com adaptações, nas aulas de Português.
21/08/2012
Cinco estrelasMuito boa!