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A Guerra dos Cem Anos

 

09/01/2013

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Memória
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Os motivos que levaram à guerra.

- Os principais personagens.

- Duas formas de combate: arqueiros versus cavaleiros.

- As principais batalhas da Guerra dos Cem Anos.

- Guerra feudal ou guerra monárquica?

- As dimensões do conflito.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O conceito de guerra.

- A evolução do modo de combate durante a Idade Média.

- A formação e estrutura histórico-geográfica dos reinos de França e Inglaterra.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

A Guerra dos Cem Anos, para muitos, marca o período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, na medida em que seus protagonistas se caracterizavam por serem Monarquias com alto grau de centralização de poder nas mãos do rei.

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

Nesta primeira aula, como forma de despertar a curiosidade dos estudantes para o tema, o professor deverá iniciar a aula perguntando a seus alunos a respeito de alguns personagens da Guerra dos Cem Anos:

- Já ouviram falar em Eduardo III? Em Filipe, o Belo? Em Eduardo, o Príncipe Negro? E em Joana d’Arc?

- O que fizeram? Qual a sua importância na história?

Para ilustrar melhor estes personagens, o professor poderá apresentar as seguintes imagens durante o transcorrer do debate:

1 – Eduardo III, rei da Inglaterra e pretendente ao trono francês.

Eduardo III

Disponível em:

http://old.enciclopedia.com.pt/images/articles/edward3.jpg

 

2 – Filipe, o Belo, rei francês de 1285 a 1314.

Filipe IV, o Belo

Disponível em:

http://3.bp.blogspot.com/_BXTQvtIa9gs/TIPiiBMRGfI/AAAAAAAAABw/mIVC6bUREyE/s400/philippe_iv_le_bel.jpg

 

3 – Efígie de Eduardo, o Príncipe Negro, na Catedral de Cantuária.

Eduardo, o Principe Negro

Disponível em: http://djtravel.homestead.com/files/canterbury_-_black_prince.jpg

 

4 – Joana d’Arc, heroína francesa.

Joana d'ARC

Disponível em:

http://www.sitedecuriosidades.com/im/g/BCFA7.jpg

Dispondo os seus alunos em um grande círculo, o professor deverá incitá-los a um debate a respeito da Guerra dos Cem Anos:

- O que os personagens apresentados na primeira parte da aula têm em comum?

- Os alunos estão familiarizados com os eventos da Guerra dos Cem Anos?

- Quem foram os principais belicosos nesta Guerra?

O professor deverá guiar seus alunos ao longo do debate, de modo que, caso eles se mostrem um pouco indecisos ou pouco conhecedores do tema, ele possa abordar o assunto, incentivando a memória dos seus alunos por meio de filmes, livros e outras obras que abordaram o assunto, como os filmes Henrique V, de Kenneth Branagh, baseado na obra homônima de William Shakespeare, e Joana d’Arc, de Luc Besson.

Segunda Aula

Dando início à segunda aula, o professor deverá apresentar aos seus alunos o seguinte vídeo do Brasil Escola, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=5R_bdK026Qk&feature=related

Para complementar as informações passadas pelo vídeo, os alunos deverão ler o texto abaixo, disponível em:

http://www.brasilescola.com/historiag/guerra-cem-anos.htm

Uma vez lido o texto e apresentado o vídeo, o professor deverá iniciar uma discussão com seus alunos, tendo em vista os seguintes pontos:

- Origem do conflito;

- Problemas em questão;

- Potências beligerantes;

- Características estruturais e políticas dos envolvidos;

- Consequências da guerra.

Uma vez que o professor veja atingidos esses pontos, de maneira satisfatória dentro da discussão, ele deverá pedir aos alunos que redijam uma pequena redação a respeito do tema, abrangendo os mesmos pontos do debate. O texto deverá ter entre 20 e 25 linhas.

Terceira Aula

Para a terceira aula, o professor deverá levar seus alunos à Sala de Informática onde, divididos em grupos, farão uma pesquisa iconográfica sobre a Guerra dos Cem Anos. As imagens poderão ser relativas tanto às personagens, quanto aos principais eventos. Elas serão usadas para uma Exposição dentro da escola e deverão conter uma legenda identificando e explicando cada uma delas. Abaixo, damos alguns exemplos:

1 – Joana d’Arc.

Legenda: Joana d’Arc quando da coroação do Rei Carlos VII, de França, na Catedral de Reims. Joana D’Arc desejava que o então delfim, Carlos, fosse coroado segundo as mais antigas tradições francesas. Para tanto, ela liderou o exército até chegar à Reims, onde, segundo a tradição franca, teriam sido coroados todos os reis da França. Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_GnnEJaMQCHg/TAKNAgaM7LI/AAAAAAAAAqY/JHaoV2EIsK8/s400/240PX-~1.JPG

Coroação

2 – Batalha de Castillon.

Legenda: Batalha de Castillon. Cena retrata a morte do comandante inglês John Talbot. A Batalha de Castillon foi a última batalha entre franceses e ingleses durante a Guerra dos Cem Anos. Após a vitória decisiva dos franceses, estes recuperaram a cidade de Bordeaux e quase toda a totalidade do território, restando aos ingleses apenas a cidade de Calais. Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5c/Battle_of_Castillon.jpg

Batalha de Castillon

As imagens poderão ser obtidas da Internet ou de revistas especializadas, e deverão ser coladas em papel apropriado: cartolinas, papel jornal, etc. Uma vez feitos os cartazes, estes deverão ser afixados onde o professor achar mais apropriado, por exemplo, o pátio ou corredores da escola.

Conclusão

Com o fim das aulas, os alunos compreenderão que a Guerra dos Cem Anos pode ser considerada um marco na história. Não apenas por servir como uma referência de transição entre o medieval e o moderno, mas também por decretar o declínio da cavalaria como arma de combate preponderante no campo de batalha, o consequente declínio da nobreza e a ascensão do poder monárquico, que detinha, cada vez mais, as rédeas do governo em suas mãos.

Recursos Complementares

 

- Sugestão de filme a ser consultado pelos alunos e professores:Joana d’Arc de Luc Besson, de Luc Besson. 1999.

- Sugestão de filme a ser consultado pelos alunos e professores: Henrique V, de Kenneth Branagh. 

Avaliação

 

O professor baseará sua análise na participação dos alunos nas pesquisas e nos debates sugeridos. Os textos produzidos deverão ser avaliados em sua consistência, redação e conteúdo. Quanto à produção dos cartazes e a consequente Exposição, o professor deverá analisar a participação de cada aluno em sua formulação e também os textos das legendas, utilizando, para tal, os mesmos critérios empregados para a avaliação das redações.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Elivaldo Conceição Pereira, CE RAULINA SOUSA SILVA , Maranhão - disse:
    elivaldo_hst@yahoo.com.br

    18/02/2013

    Três estrelas

    Do ponto de vista da pesquisa e da interação entre aluno/professor a aula está muito boa. Porém, a ideia de história aqui abordada está bem atrelada à causa e consequência. Outro detalhe é que a aula está bem adaptada para uma escola com uma estrutura muito diferente da realidade da maioria dos alunos da escola pública pública: país pesquisando, laboratório de informática...foi longe.


  • Elizete Gomes Vila Nova, EE - COLEGIO ESTADUAL DE 1 E 2 GRAUS CARLINA BARBOSA DE DEUS , Bahia - disse:
    elizete.rosas@hotmail.com

    09/02/2013

    Quatro estrelas

    Muito boa, essa aula


Sem classificação.
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