Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A exploração do ouro nas Minas Gerais

 

30/07/2012

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Diniz Ferreira; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender com esta aula aspectos da história do Brasil Colonial e sobre as Minas do Ouro. Alguns aspectos são: A descoberta do ouro, o surgimento das cidades, a relação entre a Colônia e Portugal durante a exploração do ouro, bem como a trajetória do trabalho escravo começando nos moinhos de açúcar até chegar as jazidas de ouro.  

Duração das atividades
Cinco aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter conhecimentos prévios sobre História do Brasil Colônia e os interesses de Portugal nas riquezas aqui existentes. Além disso deverá saber sobre as relações de trabalho existentes nesta época, principalmente o trabalho escravo e sua influência na sociedade da época. 

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

 

O Professor deve fazer uma breve introdução sobre como a descoberta de ouro no Brasil provocou uma verdadeira “corrida, durante todo século XVIII (auge do ciclo do ouro). Brasileiros de todas as partes e também os portugueses, passaram a migrar para as regiões auríferas, buscando o enriquecimento rápido. Doce ilusão, pois a exploração de minas de ouro dependia de altos investimentos em mão-de-obra (escravos africanos), equipamentos e compra de terrenos. Somente os grandes proprietários rurais e grandes comerciantes conseguiram investir neste lucrativo mercado.

 

ATIVIDADE 1 (  aula 1 ):

A atividade 1 consiste em uma apresentação aos alunos do tema proposto. Ela os ajudará a se familiarizar com o determinado tema. No inicio da primeira aula o professor deve fazer uma breve introdução resumindo qual era o contexto em que se encontrava o Brasil no século XVIII, século em que se teve inicio a exploração do ouro.  Para Iniciar a discussão com os alunos o professor deverá mostrar duas imagens: 

 

Engenho

Fonte:http://brasilarqui.files.wordpress.com/2010/03/engenho-de-acucar1.jpg

 

Mina de ouro

Fonte: http://carlosfatorelli27013.blogspot.com.br/2010/02/os-terratenentes-do-brasil-14-os.html

 

O professor deverá pedir aos alunos que analisem as imagens e achem as diferenças básicas entre uma e outra. Após a discussão dos alunos sobre as diferenças entre as duas imagens, o professor deverá explicar o trabalho nas Minas de Ouro, enfatizando o que teve que mudar no Brasil para que a exploração do ouro se consolidasse como o principal meio de riqueza. 

 

ATIVIDADE 2 (aulas 2 e 3)

 

Aula 2: A atividade 2 será um seminário. Para isso, o professor dividirá a sala em quatro grupos, que utilizarão o horário da aula 1 para pesquisar na internet sobre um dos  temas abaixo:

 

Grupo 1: Chegada dos bandeirantes em Minas Gerais. Sites para pesquisa:

O movimento das bandeiras e a descoberta do ouro - http://sp450anos.terra.com.br/interna/0%2C%2COI236128-EI2551%2C00.html

A corrida do ouro em Minas gerais - http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/corrida-ouro-minas-gerais-433563.shtml

Ouro - História- Mineração no Brasil Colônia - http://ouroedinheiro.com/principal/ouro-mineracao-brasil.htm

Mineração no Brasil Colônia - http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm

 

Grupo 2:  A descoberta do ouro e a formação das primeiras cidades em Minas. Sites para pesquisa:

A corrida do ouro em Minas Gerais - http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/corrida-ouro-minas-gerais-433563.shtml

Corrida do ouro - http://www.infoescola.com/brasil-colonia/corrida-do-ouro/

Ouro - História- Mineração no Brasil Colônia - http://ouroedinheiro.com/principal/ouro-mineracao-brasil.htm

Mineração no Brasil Colônia - http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm

 

Grupo 3: A exploração do ouro e o trabalho escravo. Sites para pesquisa:

Mineração no Brasil Colônia - http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm

Ouro - História- Mineração no Brasil Colônia - http://ouroedinheiro.com/principal/ouro-mineracao-brasil.htm

Escravidão no Brasil - http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-no-brasil.htm

 

Grupo 4: O declínio da Mineração. Sites para pesquisa:

O Declínio da Mineração - Ciclo da Mineração no Brasil - Brasil Colônia - http://www.hjobrasil.com/ordem.asp?secao=44&categoria=640&subcategoria=1121&id=3574

Mineração no Brasil Colônia - http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm

 

A pesquisa também poderá ser feita em livros didáticos, a critério do professor.

Cada grupo deverá produzir um relatório de pesquisa ( com mais um menos uma página)  a ser apresentado na aula seguinte, explicando como foi a pesquisa, quais as dificuldades que tiveram durante a pesquisa, e escrevendo resumidamente os pontos interessantes que encontraram no conteúdo estudado.

 

Aula 3: Os alunos iniciarão o seminário, e cada grupo apresentará sua parte ao restante da turma. Os grupos terão cerca de 15 minutos para abordar resumidamente e ensinar aos demais o que aprenderam em sua pesquisa. É necessário que os alunos entendam de forma geral a economia, a sociedade e a política da época estudada, sabendo enquadrar seu tema no contexto histórico da época.

 

ATIVIDADE 3 (aulas 4 e 5)

Aula 4:

 A atividade 3 consiste na observação de um filme documentário, que exemplificará o que foi discutido em sala.  O filme se chama “Morro do Ouro Ambição e Agonia” e é um vídeo documentário / ficção que mostra a epopeia da exploração do ouro na antiga mina de Paracatu-MG onde o passado e o presente geram conflitos e revelam a influência sócio – econômica, histórica e cultural do Morro do Ouro para o Brasil. 

Onde encontrar: http://albernazfilmes.com/site/MorrodoOuro.php

 

Aula 5:

 Nesta aula o professor fará uma grande roda e iniciará uma discussão sobre o filme. Ele perguntará o que foi visto, e pedirá aos alunos para interligarem o conteúdo do filme ao que foi estudado antes em sala. Depois da pequena discussão, o professor pedirá para que escrevam, durante os trinta minutos restantes da aula, um comentário de uma folha sobre o filme, relacionando-o com o seminário da aula anterior e dizendo o que acharam de mais interessante no documentário. 

Recursos Complementares

 

Sugestões de links para alunos:

Mineração no Brasil Colônia - http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil-colonia/mineracao-no-brasil-colonia.php. Acesso em 8 de junho de 2012.

A história do ouro no Brasil - http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-do-ouro-no-brasil/. Acesso em 8 de junho de 2012.

 

Sugestões de links para professores:

Artigo sobre técnicas de exploração do ouro e sua relação com a escravidão

Técnicas mineratórias e escravidão nas Minas Gerais  dos séculos XVIII e XIX: uma análise comparativa:  http://www.cedeplar.ufmg.br/seminarios/seminario_diamantina/2006/D06A018.pdf. Acesso em 8 de junho de 2012. 
Avaliação

AVALIAÇÃO

A avaliação será processual. O professor levará em consideração a participação dos alunos em cada uma das atividades propostas, consistência e coerência no relatório de pesquisa bem como a qualidade da apresentação do grupo durante o seminário. A redação final, trazendo o comentário do filme deve ser avaliada de acordo com o conteúdo estudado: Deve-se tentar perceber se o aluno conseguiu interligar bem as fontes escritas (livros e sites) das visuais ( filme) e compreender as visões presentes em cada uma delas. Ele não precisa aprofundar no tema, mas deve mostrar domínio no que foi discutido em sala durante as aulas. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.