30/07/2012
Amanda Diniz Ferreira; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Trabalho |
O aluno poderá aprender com esta aula aspectos da história do Brasil Colonial e sobre as Minas do Ouro. Alguns aspectos são: A descoberta do ouro, o surgimento das cidades, a relação entre a Colônia e Portugal durante a exploração do ouro, bem como a trajetória do trabalho escravo começando nos moinhos de açúcar até chegar as jazidas de ouro.
Os alunos devem ter conhecimentos prévios sobre História do Brasil Colônia e os interesses de Portugal nas riquezas aqui existentes. Além disso deverá saber sobre as relações de trabalho existentes nesta época, principalmente o trabalho escravo e sua influência na sociedade da época.
INTRODUÇÃO
O Professor deve fazer uma breve introdução sobre como a descoberta de ouro no Brasil provocou uma verdadeira “corrida, durante todo século XVIII (auge do ciclo do ouro). Brasileiros de todas as partes e também os portugueses, passaram a migrar para as regiões auríferas, buscando o enriquecimento rápido. Doce ilusão, pois a exploração de minas de ouro dependia de altos investimentos em mão-de-obra (escravos africanos), equipamentos e compra de terrenos. Somente os grandes proprietários rurais e grandes comerciantes conseguiram investir neste lucrativo mercado.
ATIVIDADE 1 ( aula 1 ):
A atividade 1 consiste em uma apresentação aos alunos do tema proposto. Ela os ajudará a se familiarizar com o determinado tema. No inicio da primeira aula o professor deve fazer uma breve introdução resumindo qual era o contexto em que se encontrava o Brasil no século XVIII, século em que se teve inicio a exploração do ouro. Para Iniciar a discussão com os alunos o professor deverá mostrar duas imagens:
Fonte:http://brasilarqui.files.wordpress.com/2010/03/engenho-de-acucar1.jpg
Fonte: http://carlosfatorelli27013.blogspot.com.br/2010/02/os-terratenentes-do-brasil-14-os.html
O professor deverá pedir aos alunos que analisem as imagens e achem as diferenças básicas entre uma e outra. Após a discussão dos alunos sobre as diferenças entre as duas imagens, o professor deverá explicar o trabalho nas Minas de Ouro, enfatizando o que teve que mudar no Brasil para que a exploração do ouro se consolidasse como o principal meio de riqueza.
ATIVIDADE 2 (aulas 2 e 3)
Aula 2: A atividade 2 será um seminário. Para isso, o professor dividirá a sala em quatro grupos, que utilizarão o horário da aula 1 para pesquisar na internet sobre um dos temas abaixo:
Grupo 1: Chegada dos bandeirantes em Minas Gerais. Sites para pesquisa:
O movimento das bandeiras e a descoberta do ouro - http://sp450anos.terra.com.br/interna/0%2C%2COI236128-EI2551%2C00.html
A corrida do ouro em Minas gerais - http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/corrida-ouro-minas-gerais-433563.shtml
Ouro - História- Mineração no Brasil Colônia - http://ouroedinheiro.com/principal/ouro-mineracao-brasil.htm
Mineração no Brasil Colônia - http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm
Grupo 2: A descoberta do ouro e a formação das primeiras cidades em Minas. Sites para pesquisa:
A corrida do ouro em Minas Gerais - http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/corrida-ouro-minas-gerais-433563.shtml
Corrida do ouro - http://www.infoescola.com/brasil-colonia/corrida-do-ouro/
Ouro - História- Mineração no Brasil Colônia - http://ouroedinheiro.com/principal/ouro-mineracao-brasil.htm
Mineração no Brasil Colônia - http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm
Grupo 3: A exploração do ouro e o trabalho escravo. Sites para pesquisa:
Mineração no Brasil Colônia - http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm
Ouro - História- Mineração no Brasil Colônia - http://ouroedinheiro.com/principal/ouro-mineracao-brasil.htm
Escravidão no Brasil - http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-no-brasil.htm
Grupo 4: O declínio da Mineração. Sites para pesquisa:
O Declínio da Mineração - Ciclo da Mineração no Brasil - Brasil Colônia - http://www.hjobrasil.com/ordem.asp?secao=44&categoria=640&subcategoria=1121&id=3574
Mineração no Brasil Colônia - http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm
A pesquisa também poderá ser feita em livros didáticos, a critério do professor.
Cada grupo deverá produzir um relatório de pesquisa ( com mais um menos uma página) a ser apresentado na aula seguinte, explicando como foi a pesquisa, quais as dificuldades que tiveram durante a pesquisa, e escrevendo resumidamente os pontos interessantes que encontraram no conteúdo estudado.
Aula 3: Os alunos iniciarão o seminário, e cada grupo apresentará sua parte ao restante da turma. Os grupos terão cerca de 15 minutos para abordar resumidamente e ensinar aos demais o que aprenderam em sua pesquisa. É necessário que os alunos entendam de forma geral a economia, a sociedade e a política da época estudada, sabendo enquadrar seu tema no contexto histórico da época.
ATIVIDADE 3 (aulas 4 e 5)
Aula 4:
A atividade 3 consiste na observação de um filme documentário, que exemplificará o que foi discutido em sala. O filme se chama “Morro do Ouro Ambição e Agonia” e é um vídeo documentário / ficção que mostra a epopeia da exploração do ouro na antiga mina de Paracatu-MG onde o passado e o presente geram conflitos e revelam a influência sócio – econômica, histórica e cultural do Morro do Ouro para o Brasil.
Onde encontrar: http://albernazfilmes.com/site/MorrodoOuro.php
Aula 5:
Nesta aula o professor fará uma grande roda e iniciará uma discussão sobre o filme. Ele perguntará o que foi visto, e pedirá aos alunos para interligarem o conteúdo do filme ao que foi estudado antes em sala. Depois da pequena discussão, o professor pedirá para que escrevam, durante os trinta minutos restantes da aula, um comentário de uma folha sobre o filme, relacionando-o com o seminário da aula anterior e dizendo o que acharam de mais interessante no documentário.
Sugestões de links para alunos:
Mineração no Brasil Colônia - http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil-colonia/mineracao-no-brasil-colonia.php. Acesso em 8 de junho de 2012.
A história do ouro no Brasil - http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-do-ouro-no-brasil/. Acesso em 8 de junho de 2012.
Sugestões de links para professores:
Artigo sobre técnicas de exploração do ouro e sua relação com a escravidão
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual. O professor levará em consideração a participação dos alunos em cada uma das atividades propostas, consistência e coerência no relatório de pesquisa bem como a qualidade da apresentação do grupo durante o seminário. A redação final, trazendo o comentário do filme deve ser avaliada de acordo com o conteúdo estudado: Deve-se tentar perceber se o aluno conseguiu interligar bem as fontes escritas (livros e sites) das visuais ( filme) e compreender as visões presentes em cada uma delas. Ele não precisa aprofundar no tema, mas deve mostrar domínio no que foi discutido em sala durante as aulas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!