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A política externa brasileira de Jânio Quadros e João Goulart e as relações com o golpe civil-militar de 1964

 

31/07/2012

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Taciana Garrido; Lígia Beatriz Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Nesta aula, o aluno poderá compreender a política externa dos governos brasileiros de Jânio Quadros e João Goulart e a repercussão de suas atitudes internacional e nacionalmente. Será possível vislumbrar a relação entre o temor anticomunista presente no bloco ocidental durante a Guerra Fria, as diretrizes brasileiras em política externa que alimentaram o receio de um levante comunista no Brasil e o golpe civil-militar.  

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

É necessário que os alunos tenham conhecimentos acerca dos governos de Jânio Quadros e João Goulart e o contexto histórico do golpe civil-militar de 1964. 

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO:

 

O professor deve fazer uma introdução contextualizando o breve governo de Jânio Quadros e o governo de João Goulart na esfera internacional, sobretudo sobre as relações com os EUA. Os encontros desses dois presidentes com figuras ilustres de Cuba, como Fidel Castro e Che Guevara, e dirigentes da China comunista, como a visita de João Goulart a este país em 1961, devem ser também trabalhados. O significado desses países comunistas para o principal parceiro do país naquele momento, os Estados Unidos, deve ser abordado em sala de aula. É fundamental que o professor introduza a temática do pensamento anticomunista presente na esfera civil-militar envolvida no golpe de 1964; e o alinhamento ao Ocidente, sobretudo às diretrizes do governo norte-americano.

Che Guevara recebe de Jânio Quadros a medalha Cruzeiro do Sul, 1961

 

Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2007/ju359pag09.html

 

DESENVOLVIMENTO:

1ª AULA

 

Atividade 1: Na primeira aula, o professor, numa breve introdução, deve enfatizar algumas contradições do governo Jânio Quadros, lembrando que, embora Jânio se declarasse veementemente contra o comunismo, sua política externa se aproximava de países sob a influência de Moscou. Para isso, deve-se trabalhar com a imagem de Jânio Quadros condecorando o líder revolucionário Che Guevara, em 1961, com a medalha de maior honra nacional, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

No momento seguinte os alunos devem ser divididos em 4 grupos para pesquisar, na sala de informática,  notícias da época no acervo do Jornal do Brasil, charges e imagens, que pode ter seu conteúdo acessado através do link http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19660719&b_mode=2. Dois grupos ficarão responsáveis pelas notícias sobre política externa durante o governo Jânio Quadros, sendo um responsável pelas repercussões internas e outro pelas repercussões externas das tomadas de decisões do governo. O mesmo se passará com os outros dois grupos, que se reunirão em torno do noticiário referente à política externa de João Goulart.

Sites sugeridos para pesquisa:

A trajetória política de João Goulart - http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/A_politica_externa_independente

João Goulart visita John Kennedy - http://www.youtube.com/watch?v=l__5_PHdVo0&feature=relmfu

Governo Jânio Quadros (1961). mandato polêmico de sete meses - http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/governo-janio-quadros-1961-mandato-polemico-de-sete-meses.jhtm

Governo João Goulart (1961 - 1964) - Polarização conduz ao golpe - http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/governo-joao-goulart-1961-1964-polarizacao-conduz-ao-golpe.jhtm

 

 A pesquisa deve iniciar a partir da edição de 21 de agosto de 1961, dois dias depois da cerimônia de condecoração de Che Guevara pelo então presidente Jânio Quadros, que esta disponível através do link:                                   http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19610821&printsec=frontpage&hl=pt-BR (Jornal do Brasil de 21 de agosto de 1961, p.3.). Na mesma página, o professor pode chamar a atenção para a notícia sobre João Goulart, então vice-presidente, e sua visita à China, país de governo comunista.

É possível também trabalhar com o discurso proferido por João Goulart na China. (discurso de Jango aos chineses: http://www.youtube.com/watch?v=FyMf0I1RIu0) em um contraponto com a visita de João Goulart feita ao presidente norte-americano John Kennedy (http://www.youtube.com/watch?v=l__5_PHdVo0&feature=relmfu)

 O professor deve alertar aos alunos que estes fatos incomodaram não só a corrente política conservadora brasileira, mas também o governo norte-americano de John Kennedy, que acabara de mirar a Baía dos Porcos, em Cuba, em uma tentativa frustrada de invasão, durante a qual Jânio já havia causado mal-estar ao manifestar apoio ao presidente cubano Fidel Castro.

Esses mesmos grupos trabalharão juntos na atividade 4, 5 e 6

           

Atividade 2: O professor pode pontuar que a política externa de Jânio, assim como a de João Goulart, buscava para o Brasil uma pauta de comércio e política exterior mais abrangente, não exclusivamente executada com países do bloco capitalista, e que isso não incorria, necessariamente, em um consenso ideológico entre os países negociantes. O professor deve propor um debate aos alunos, depois de aclarada a posição norte-americana sobre países comunistas, e após a realização das pesquisas de cada grupo na sala de informática sobre as notícias da época, de como eles avaliam o modo como esta política brasileira foi recepcionada na imprensa estadunidense e pelos setores nacionais mais conservadores alinhados aos EUA.

 

2ª aula:

 

Atividade 3: O professor deverá iniciar uma breve exposição sobre a Política Externa Independente (PEI) inaugurada por Jânio Quadros e que teve continuidade sob o governo de João Goulart, incluindo-se o período parlamentarista, como uma unidade, isto é, atentando para as diversas continuidades e semelhanças de visão política existentes entre esse dois governantes. A mudança presidencial não provocou quebra de continuidade na conduta internacional do Brasil porque ela era informada por um conjunto de ideias que provinham do nacional-desenvolvimentismo-populista do período. A Política Externa Independente - PEI (de Jânio a Goulart – 1961-1964) foi um processo e não um projeto.  Os grupos devem apresentar sua seleção de notícias recolhidas para comprovar a tese da continuidade do projeto de Política Externa Independente. Nessa atividade, os dois grupos responsáveis pelo estudo mais aprofundado do governo Jânio Quadros e os outros dois responsáveis pelo de João Goulart devem eleger um representante que apresente a pesquisa do grupo.

 

Essa seleção de textos e imagens deverá ser incorporada à atividade 5

 

 

Atividade 4: Pode-se analisar com os alunos as diversas caricaturas publicadas na época a respeito do ministro das relações exteriores de João Goulart, ministro San Tiago Santas. Nas caricaturas publicadas em jornais mais conservadores, o político aparecia, normalmente, segurando o martelo e a foice, principais símbolos do comunismo.

 

Charge de San Tiago Dantas

 

Fonte: MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Jango e o golpe de 1964 na caricaturaRio de Janeiro: J. Zahar, c2006.

 

San Tiago Dantas

 

Fonte: MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Jango e o golpe de 1964 na caricaturaRio de Janeiro: J. Zahar, c2006.

 

Após a reprodução e a análise de imagens, os grupos formados durante a atividade 1 irão se reunir novamente para discutir a recepção externa e das camadas mais conservadoras da sociedade (atentar-se para não tratar somente das esferas das forças armadas) desse discurso e nas possíveis relações com o golpe civil-militar de 1964. Para fomentar o debate, o professor pode reproduzir o vídeo da recepção de Jânio Quadros por Fidel Castro em Cuba (http://www.youtube.com/watch?v=aek8PcdRE2E) e o áudio do discurso de João Goulart no Comício da Central do Brasil proferido em 13 de março de  1964, poucas semanas antes do golpe, em que ele declara desejo pela divisão da terra. (http://www.youtube.com/watch?v=CApQLJhTTiI

 

 

3ª AULA

Atividade 5: Após a pesquisa no Jornal do Brasil e sites recomendados, as exibições dos vídeos e áudios, a discussão sobre as caricaturas do período e os debates dos alunos, os quatro grupos anteriores irão se reunirão em 2 grupos maiores, divididos por seu tema de pesquisa principal, qual seja, os governos de Jânio Quadros e João Goulart. Cada aluno deve contribuir com impressões acerca do período e de personagens do contexto histórico, visando a elaboração de dois jornais, um a favor das condutas de Jânio e João Goulart de aproximação dos países socialistas como alternativa comercial e política; e outro alinhado ao pensamento anticomunista. Os alunos já recolheram fotografias, caricaturas e notícias da época publicadas no Jornal do Brasil ao longo das últimas atividades (através do link: http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19660719&b_mode=2). e neste momento devem pensar em como articulá-las no discurso jornalístico para o jornal que estão prestes a criar. Cada grupo deverá criar a primeira página de um jornal, que deve conter título, o editorial, isto é, a manifestação da conduta ideológica do corpo de jornalistas engajados na publicação, imagens, caricaturas e uma matéria de capa que verse sobre o tema abordado durante todas as aulas.

4ª AULA

Atividade 6: Apresentação do jornal pelos alunos, leitura das notícias e interpretação das imagens

 

CONCLUSÃO: A partir da pesquisa, da elaboração de um periódico, seguido de sua apresentação e discussão, os alunos serão capazes de desenvolver uma postura crítica em relação à política externa brasileira e compreender que, apesar de ser direcionada para o exterior, muitas condutas foram interpretadas de diferentes maneiras internamente e contribuíram para fomentar as críticas e a reação das camadas conservadoras da sociedade civil e militar brasileira contra o governo de João Goulart, que culminaram no golpe civil-militar de 1964. Logo após a apresentação dos dois jornais antagônicos, os alunos deverão ser capazes de comparar as diferentes visões e interpretações sobre a política externa independente dos governos de Jânio Quadros e João Goulart

Recursos Complementares

 

Mais caricaturas em: MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Jango e o golpe de 1964 na caricaturaRio de Janeiro: J. Zahar, c2006.

Mais sobre a política externa brasileira: CERVO, Amado Luiz.; BUENO, Clodoaldo. A politica externa brasileira1822-1985. São Paulo: 1986.

http://brasilrepublicano.com.br/fontes/31.pdf

Avaliação

 

Será analisada a capacidade argumentativa dos alunos presente no jornal, sua diagramação e texto argumentativo bem fundamentado em dados históricos. O título e o editorial do jornal também serão avaliados pelo professor bem como todas as discussões feitas ao longo do tema. A participação e o envolvimento de cada um dos alunos serão avaliados em cada uma das atividades propostas bem como a coerência e consistência dos textos produzidos

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