Para que o aluno desenvolva todas as etapas das aulas, é importante que os alunos já tenham trabalhado os conteúdos que os levem a compreensão do tema proposto nesta aula - Espectro eletromagnético, que são:
1. Ondulatória;
Para revisar este assunto sugiro as aulas postadas no Portal do Professor:
Ondas, Arnoldo Brasilio Filho;
Para trabalhar este conteúdo que será de fundamental importância para a compreensão do que é proposta nesta aula, sugiro as aulas a seguir, postadas no Portal do Professor.
Ondas – A luz - uma propagação ondulatória, José Marcelo Gomes;
Espectro eletromagnético: aplicações da energia radiante, Guilherme Andre Dal Moro
Esta aula utiliza como processo metodológico o Método Científico, que consiste em três etapas básicas, que são:
Etapa 1: Observação;
Etapa 2: Formulação da pergunta;
Etapa 3: Formulação da hipótese;
Ao estudar o assunto Ondas Eletromagnéticas na disciplina de Física, no Ensino Médio, os alunos têm contato com o espectro eletromagnético que, na maioria das vezes é trabalhado de forma superficial e quase que despercebida. Antes de chegar a esse tópico são trabalhados outros conteúdos envolvendo aspectos do espectro eletromagnético, mas o mesmo não é abordado. Considerando a importância do conhecimento aprofundado do espectro eletromagnético e as implicações de sua aplicação, no domínio do conhecimento dos fenômenos do cotidiano, é que sugiro as atividades a seguir.
Outro aspecto levado em consideração nesta sugestão de aula, é o de que a disciplina de Física no Ensino Médio conta com duas horas aulas semanais, o que, dificulta a realização de uma atividade de longo prazo e com muitas atividades ou recursos não práticos e acessíveis, ou de difícil manuseio e/ou entendimento pelo aluno, para tratar de um assunto que é uma pequena fração de um vasto conteúdo, porém de grande importância para a compreensão de atividades relacionadas as Ondas Eletromagnéticas, no contexto do cotidiano.
As estratégias são sugeridas na ordem que se segue, baseada no fato de que o assunto desta aula está interligado a um conteúdo mais extenso, por isso, se tratado de forma pontual, demanda um tempo que a disciplina não dispõe em sua carga horária disponível no Projeto Político Pedagógico. Como no contexto do assunto o espectro eletromagnético é abordado, sugiro intensificar a busca pelo conhecimento sobre o assunto, uma vez que tem uma vasta aplicabilidade científica.
Primeiro Momento – Relacionamento do espectro eletromagnético com a Astronomia
Para contemplar a primeira fase do Método Científico, é explorada a ferramenta online Centro de Atividade sobre o Clima Espacial - CACE .
Nesse momento, o professor poderá questionar os alunos de que forma se pode utilizar o espectro eletromagnético para o estudo da Astronomia, com a finalidade de aguçar a curiosidade natural deles, baseando-se nos materiais e assuntos abaixo:
Posteriormente, o educador poderá trabalhar diretamente com o CACE, mostrando no Visualizador Multimídia, encontrado na aba “Dados do Clima Espacial” em “Dados ao Vivo” ou no link http://webeduc.mec.gov.br/nasa/spaceweather/#, diferentes imagens do Sol sob diferentes comprimentos de ondas, podendo, dessa forma, ilustrar uma das aplicações do espectro eletromagnético no contexto da Astronomia.
Para iniciar esta etapa, o educador deve orientar seus alunos a acessarem o link acima citado (Figura 1). Em imagens, selecionando "O Sol" em "visualizando", os alunos terão acesso a imagens do Sol em diferentes comprimentos de onda, do espectro eletromagnético, como mostram as figuras abaixo.
Figura 1 – Imagem do Sol obtida no comprimento de onda de Raios X. Fonte: MEC/NASA
Figura 2 - Imagens em Ultravioleta mostram manchas Solares e atividade Solar (partes claras). Fonte: MEC/NASA
Com a observação das imagens, questionar as particularidades de cada imagem e formular hipóteses sobre o geram essas características peculiares em cada imagem. Questões como por exemplo:
- As regiões de atividade Solar são melhor visualizadas na imagem em Raios X (Figura 1) ou nas imagens no Ultravioleta (Figura 2)?
- Em qual imagem o Sol é visto com maior definição?
As seguintes hipóteses podem ser levantadas, entre outras:
- Na imagem do Sol, na faixa de Raios X, é possível visualizar com maior exatidão quais estruturas representam perturbações em sua superfície ou isso é melhor visualizado nas imagens na faixa do Ultravioleta, do espectro eletromagnético?
Para ampliar as discussões é possível passar algumas ilustrações selecionado a aba “Ilustrações” e escolhendo a opção Magnetosfera em "visualizando" e selecionando a opção “Espectro Eletromagnético” (Figura 3), e “Radiação eletromagnética na atmosfera” (Figura 4), no menu ao lado. Esta etapa mostra o que é possível de ser estudado/detectado em cada comprimento de onda. O professor pode apresentar a seus alunos questões como:
- Em quais faixas do espectro eletromagnético é possível detectar objetos sem o uso de equipamentos?
- Para que um objeto seja visualizado pelo olho humano, a radiação emitida deve estar entre quais frequências do espectro eletromagnético da Figura 3?
- Quais partes do espectro eletromagnético apresentam os maiores comprimentos de onda? E os menores?
- Observando a Figura 3, relacione o comprimento de onda com a frequência de radiação do espectro eletromagnético.
Figura 3 - Ilustração do Espectro Eletromagnético. Fonte: MEC/NASA
Figura 4 - Radiação eletromagnética na atmosfera. Fonte: MEC/NASA
A partir dessa etapa da aula, fica mais fácil para o aluno relacionar o espectro eletromagnético com atividades e aplicações no cotidiano.
Segundo Momento – Promovendo o debate à curiosidade do aluno
Nesse momento o professor deve iniciar uma discussão sobre o espectro eletromagnético, instigando os alunos quanto a sua presença em nosso cotidiano e suas aplicações, uma vez que ele vem inserido dentro do assunto Ondas Eletromagnéticas.
É interessante também mencionar questões relacionadas a Astronomia e ao espaço, uma vez que foi utilizado CACE, abordando o espectro eletromagnético. Este momento contempla a segunda fase do método científico, proposto como metodologia nesta aula. A discussão pode ser baseada sobre as seguintes questões:
- O que é espectro eletromagnético?
- Como ele está presente em nosso cotidiano?
- Qual a relação entre a Astronomia e espectro eletromagnético, mais especificamente, como os diferentes comprimentos de ondas são utilizados para estudar o universo?
Terceiro Momento – Apresentação conceitual sobre o espectro eletromagnético e o relacionamento do mesmo com a Astronomia
Neste momento é feita a complementação teórica do assunto, explicando seus principais conceitos descritos acima, contemplando assim a terceira fase do método científico. Esta etapa pode ser realizada no laboratório de informática ou em outro espaço que permita aos alunos e professor utilizar equipamentos com internet.
1°) O que é espectro eletromagnético?
2°) Como ele está presente em nosso cotidiano?
Abordar diferentes assuntos que relacionam o espectro eletromagnético em nosso dia-a-dia, como por exemplo, o efeito da radiação Solar sobre nossa atmosfera, os efeitos da radiação em nosso organismo e sua utilização pelo homem.
Para esta atividades ver os vídeos:
A avaliação será feita em três etapas, conforme abaixo
1ª etapa - Organização do Conhecimento
Os alunos em equipes de no máximo 4 integrantes, pela ferramenta a seguir, baseados nas atividades desenvolvidas dissertar sobre:
1) Os principais conceitos de espectro eletromagnético;
2) De que forma os diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético interagem com nossa atmosfera;
3) Os usos feito pelo homem e a importância para a Astronomia.
Cada equipe deve ficar responsável por apresentar os resultados relativos a ferramenta de avaliação 1, para um comprimento de onda diferente.
Cada equipe elabora um mapa conceitual sobre o comprimento de onda apresentado no seminário, evidenciando os principais conceitos,
usos corriqueiros e astronômicos do espectro eletromagnético. A apresentação do mapa conceitual se dará a partir de um vídeo gravado pela equipe.
Cada equipe deverá, dentro de sua realidade, providenciar equipamentos eletrônicos que possibilitem a gravação de vídeo com áudio, onde os integrantes da equipe devem apresentar seu mapa conceitual. Os vídeos devem ser apresentados a turma, em um momento específico, em aula, e pode ser divulgado em um blog criado pela turma, destinado a postagem de atividades desenvolvidas pela turma e/ou relacionadas a disciplina de Física da escola.