10/07/2012
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Diana Diógenes Góis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Verificar as diversas concepções de lixo e construir um significado próprio para este termo;
Analisar a história do lixo através de períodos históricos;
Desenvolver uma postura crítica sobre a evolução da consciência ambiental da sociedade em relação ao lixo.
Conhecimentos básicos sobre o suporte textual revista.
Na sala de aula, o professor deverá apresentar as imagens da novela Avenida Brasil (ver figuras 1 e 2) e propor os seguintes questionamentos: “Na novela Avenida Brasil a personagem Rita é abandonada no lixão por sua madrasta. Por que foi escolhido esse espaço?”. Propõe-se que o professor entregue para cada aluno uma tira de papel, onde terão que escrever uma frase que responda a pergunta “O que é lixo para você?”.
Recomenda-se que o professor leia a definição de lixo para que os alunos comparem os significados compreendidos por eles com os significados já formalizados desta palavra:
lixo
li.xo
sm 1 Aquilo que se varre para tornar limpa uma casa, rua, jardim etc. 2 Varredura. 3 Restos de cozinha e refugos de toda espécie, como latas vazias e embalagens de mantimentos, que ocorrem em uma casa. 4 Imundície, sujidade. 5 Escória, ralé. 6Inform Interferência de canais adjacentes. 7 Inform Conjunto de dados ou informações desatualizadas ou erradas, e que não são mais necessárias. L. hospitalar: lixo formado por materiais usados em hospitais, como seringas descartáveis, ampolas de remédio vazias e outros objetos.
Em seguida, com o auxílio do professor, os alunos deverão fazer um mural intitulado “O que é o lixo para a turma ____ (esta linha deve conter a série e a turma correspondente)?” e anexar as frases produzidas.
Com o objetivo de estimular a interpretação dos múltiplos sentidos da palavra lixo, o professor deverá apresentar as frases abaixo e solicitar aos alunos, divididos em quatro grupos, a escrita de um texto baseado na ideia de lixo expressa na frase. Recomenda-se a utilização do programa BrOffice Texto.
“Jet ski bom é jet ski no lixo”
“(...) Esses e-mails não passam agora de lixo.”
“A verdade, mesmo que demore um dia aparece. E nesse exato momento não quero estar perto do que mais me fez feliz, só vou estar longe olhando, e vendo você mesmo jogar o seu futuro no lixo!”
“Somos constantemente bombardeados com lixo televisivo e muitas vezes nem reparamos.”
“A música brasileira está passando por uma fase de pobreza artística. Queremos menos lixo comercial e mais arte.”
O docente deverá explicar que a turma irá desenvolver um projeto sobre o lixo com o intuito de colaborar na reflexão sobre a maneira como compreendemos e lidamos com este assunto. Para isso será criado um blog para a turma.
Observação: o texto produzido na etapa 1.2 desta atividade deverá ser a primeira postagem no blog da turma.
No Laboratório de Informática, propõe-se que o professor indague os alunos sobre: “O que é um blog?”, “Quem possui blog?” e “Vocês acompanham algum blog?”. Posteriormente o docente deverá convidar a turma a realizar uma leitura coletiva da reportagem Meu querido blog <http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_040.html> (Acesso: 10/05/2012). Em seguida, propõe-se que docente e alunos produzam algumas regras para o blog da turma utilizando a reportagem proposta, esta também deverá ser postada no blog. Sugerem-se algumas regras: todo o material de terceiros utilizado na página do blog precisa ser referenciado (apresentar a fonte de origem); respeitar as opiniões dos colegas, como também ler as postagens e comentá-las.
Sugestões de sites de netiquetas:
Introdução à Netiqueta – http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html
Netiquetas – Regras de etiqueta na WEB – http://www.sds.pe.gov.br/online/netiqueta.htm
Como escrever na WEB – http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4390
Todos os sites foram acessados no dia 10/06/2012
Recomenda-se que o professor explique que a turma será dividida em cinco grupos para verificar as características de alguns blogs como: cor (de fundo, título e das letras), tamanho da letra do texto, organização do blog, referência as fontes de origem, inserção de imagens, vídeos e links e características dos posts.
Sugestões de blogs para atividade:
Blog Ciência Meio Ambiente – http://jc3.uol.com.br/blogs/blogcma/
Blog do Planeta – http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/
Blog Meio Ambiente – http://planetafala.blogspot.com.br/
Blog Nosso Meio Ambiente – http://nossomeioambiente01.blogspot.com.br/
Blog Conexão Meio Ambiente – http://conexaomeioambiente.blogspot.com.br/
Todos os blogs foram acessados no dia 10/05/2012
Após a referida a análise, o professor deverá questionar os alunos: “Dos blogs analisados qual é o mais atrativo? Por quê?”; “Qual dos blogs vocês não gostaram? Por quê?”; “Em quais blogs vocês dariam sugestões? Por quê?”. Após a discussão, o docente, juntamente com os alunos, deverá produzir uma tabela com as características pertinentes ao blog da turma. Segue uma sugestão para o formato da tabela proposta:
BLOG |
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COR DE FUNDO DO BLOG |
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COR DO TÍTULO DO BLOG |
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COR DAS LETRAS DO TEXTO |
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TAMANHO DA LETRA DO TEXTO |
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ORGANIZAÇÃO DO BLOG |
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REFERÊNCIA A FONTE DE ORIGEM |
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INSERÇÃO DE VÍDEOS, IMAGENS E LINKS |
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CARACTERÍSTICAS DOS POSTS |
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Utilizando um retroprojetor o professor deverá apresentar o site que hospedará o blog, sugere-se o Blogger <http://www.blogger.com>.
Para criar o blog da turma, professor e alunos deverão seguir as instruções abaixo:
Acessar o site Blogger <http://www.blogger.com> e clicar em iniciar para criar uma conta no Google;
Fornecer o e-mail a ser cadastrado;
Criar a senha (esta deverá ser de conhecimento da turma);
Apresentar o nome de exibição (ex.: blogturma2escolaEEFM____) que será utilizado para assinar as postagens;
Criar um título;
Verificar a disponibilidade do endereço do blog;
Fazer uma escolha com a turma do layout do blog levando em conta as características observadas na etapa anterior;
Para fazer a descrição do blog o professor deverá acessar a lista de postagens (ver figura 3)
Fonte: http://www.blogger.com (Acesso: 10/05/2012)
9. No lado esquerdo, selecionar a opção configurações. As configurações estão divididas em básico (título, descrição e privacidade), publicação (endereço do blog) e permissões (autores do blog e leitores do blog), na qual sugerimos que os alunos sejam autores do blog.
10. Para modificar a estrutura do blog deverá ser selecionada a opção Modelo (modelos, plano de fundo, ajustar larguras, layout e avançado) e depois clicar sobre aplicar ao blog.
11. Clicar sobre visualizar blog para verificar a apresentação da página.
Terminada a produção do blog, o professor deverá postar as regras para o blog da turma (1ª etapa da atividade 2) e cada grupo ficará encarregado de postar o texto sobre as compreensões da sociedade acerca do lixo (item 1.2 da atividade 1). Sugere-se que seja postada uma imagem do mural “O que é lixo para turma?” (item 1.1 da atividade 1).
Inicialmente, o professor deverá estimular a reflexão dos alunos acerca da história do lixo a partir do seguinte questionamento: “Tudo tem uma história. Como vocês acham que é a história do lixo?”. O docente deverá dividir a turma em cinco grupos e convidá-los a realizarem uma leitura conjunta do texto Histórico do Lixo <http://www.limpabrasil.com/site/sobre/historico-do-lixo/> (Acesso: 10/05/2012). Esta produção possui onze parágrafos, assim, sugere-se que a leitura seja organizada da seguinte forma:
professor (1º parágrafo)
1º grupo (2º e 3º parágrafos) 2º grupo (4º e 5º parágrafos)
3º grupo (6º e 7º parágrafos) 4º grupo (8º e 9º parágrafos)
5º grupo (10º e 11º parágrafos)
Após a leitura do texto, os grupos deverão pesquisar mais informações sobre aspectos relacionados à história do lixo. Seguem sugestões de sites de acordo com a temática a ser explorada:
1º grupo – Progresso e lixo/Crescimento da população e lixo
http://www.clienteg3w.com.br/celiarusso/site/encarteunibanco_vol2.pdf
2º grupo – Tratamento do lixo/Curiosidades sobre a história do lixo
http://comlurb.rio.rj.gov.br/emp_hist.htm
3º grupo – Problemática do lixo/Tratamento do lixo
http://comgeres.com.br/cont/historia-do-lixo/
4º grupo – Crescimento da população e lixo/Problemática do lixo
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/o-lixo.htm
5º grupo – Curiosidades sobre a história do lixo/Tratamento do lixo
http://www.ambsc.com.br/saiba_historia.htm
Todos os sites foram acessados no dia 10/06/2012
Neste momento, os grupos estarão realizando as leituras indicadas e anotando as informações conforme as temáticas propostas.
Neste momento, os grupos estarão apresentando para o restante da turma as suas anotações. Sugere-se alguns questionamentos para estimular um debate acerca da história do lixo: “O que influenciou a produção do lixo na sociedade?”; “O aumento na produção do lixo como problema social começou com a criação das cidades ou com a Revolução Industrial? Por quê?”; “Quais eram os problemas de saneamento básico antigamente?”; “Aconteceram mudanças neste campo ao longo do tempo? Quais?”; “Progresso e meio ambiente podem caminhar juntos?”; “Por que as sociedades antigas não tinham uma consciência ambiental em relação à produção e destino do lixo?”; “Como é a consciência ambiental da sociedade atual em relação ao lixo produzido?”; “Todos os cidadãos têm essa consciência?”.
O professor deverá ressaltar que cada período histórico tem suas particularidades e que a produção do lixo foi aumentando quando a população começou a evoluir. Sugere-se que o professor, juntamente com os alunos, produza uma linha do tempo com os aspectos mais importantes da história do lixo a ser postada no blog da turma.
Na biblioteca da escola, os alunos irão analisar revistas que servirão como auxílio para, posteriormente, produzirem uma revista eletrônica sobre “A evolução da consciência ambiental da sociedade em relação ao lixo”.
Com a mesma formação dos grupos da atividade anterior, os alunos deverão analisar as seguintes características das revistas: modelo da capa, ilustrações e/ou imagens e linguagem e produzir uma tabela de acordo com o modelo abaixo:
REVISTA |
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CAPA |
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ILUSTRAÇÕES E/OU IMAGENS |
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LINGUAGEM |
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Após a análise das revistas e a produção das tabelas, o docente deverá incentivar um debate sobre as características de uma revista a partir de questionamento como estes: “Como é a linguagem utilizada em uma revista?”; “A linguagem depende do público-alvo?”; “A capa diz o que a revista aborda?”; “As imagens tem relação com o conteúdo abordado?”.
O docente deverá explicar que os grupos irão produzir uma revista eletrônica sobre o tema “A evolução da consciência ambiental da sociedade em relação ao lixo” que será postada no blog da turma. Recomenda-se que o professor explique que cada grupo irá utilizar as informações da atividade anterior (atividade 3) para desenvolver, no BrOffice Texto, uma matéria que terá de duas a quatro páginas. Esta produção deverá ser ilustrada com imagens pesquisadas na internet. É importante solicitar aos alunos que no final de cada matéria coloquem as referências bibliográficas, como também o nome dos integrantes da equipe.
Sugere-se que os alunos, coletivamente, produzam a capa da revista, bem como o índice e o editorial. Neste último, eles irão expor suas opiniões em relação ao assunto abordado na revista. O docente deverá explicar que, em algumas revistas, o editorial vem sendo nomeado como carta ao leitor, porém continua com a mesma função.
Após concluírem a produção das matérias e elaboração da capa da revista, índice e editorial, o docente irá utilizar o site <http://pt.calameo.com/> (Acesso: 10/06/2012) para unir estas produções realizadas separadamente e, desta forma, produzir a revista eletrônica.
Para a produção da revista, inicialmente, é necessário realizar um cadastro no site<http://pt.calameo.com/>ou se conectar através da conta do Facebook.
Em seguida, professor e alunos deverão seguir as orientações abaixo:
Criar uma conta gratuita;
Preencher o cadastro com seus dados (e-mail, senha, apelido, nome e data de nascimento);
Verificar seu e-mail para terminar o cadastro;
Criar uma publicação, para a qual será necessário: anexar um arquivo, colocar o título, escolher o formato (revistas, jornais, entre outros), categoria (educação, cultura, entre outros) e modo de publicação (público ou privado). Sugere-se a escolha das seguintes opções:
Formato: revistas
Categoria: Educação
Modo de publicação: Público
5. Iniciar o carregamento dos arquivos dos grupos. Para isso, o professor terá que ter acesso aos documentos produzidos pelos grupos.
Concluída a elaboração da revista eletrônica, o professor deverá postar no blog da turma o link da revista e solicitar que os alunos comentem as matérias produzidas estabelecendo uma relação com o que foi trabalhado e discutido durante as atividades anteriores.
Sugestões de links para alunos:
§ A química e o lixo – http://www.camaradecultura.org/aquino1.pdf (Acesso: 23/05/2012)
Sugestões de links para professores:
§ Lixo: a limpeza urbana através dos tempos – http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf (Acesso: 23/05/2012)
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
§ Conversa Periódica - A Origem do Lixo – http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35011 (Acesso: 26/06/2012)
Na atividade 1, o professor poderá averiguar se os alunos construíram um significado para a palavra “lixo” a partir da verificação de concepções já estabelecidas sobre este termo. Na atividade 3, verificar se os alunos compreenderam a história do lixo a partir do desempenho apresentado no momento da discussão bem como nas contribuições realizadas na construção da linha do tempo. Na atividade 4, examinar se os alunos desenvolveram uma postura crítica sobre a evolução da consciência ambiental da sociedade em relação ao lixo através da coerência e relevância das ideias apresentadas.
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