11/07/2012
Yasmin Pinheiro Vidal
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Energia química no cotidiano |
- Conceituar biocombustível;
- Classificar alguns tipos de biocombustíveis;
- Reconhecer as vantagens e desvantagens dos biocombustíveis;
- O processo de produção do biodiesel;
- O processo de produção do etanol.
Para a realização da aula, os alunos deverão ter conhecimento sobre as estruturas, nomenclatura e propriedades dos compostos orgânicos e funções orgânicas, como éster e álcool, como também sobre o efeito estufa.
ATIVIDADE 1: CONHECENDO BIOCOMBUSTÍVEIS
INSTRUÇÕES INICIAIS
Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa bem como em espaços extrasala. Serão utilizados computadores com acesso a internet, projetor data-show, caderno para anotações, celular ou máquina digital, caneta e lápis. O docente deverá dividir a turma em quatro grupos, destacando que é fundamental a participação de todos os alunos para a realização da atividade.
1.1 O QUE SÃO BIOCOMBUSTÍVEIS?
Inicialmente, o professor deverá perguntar aos alunos: “Vocês já ouviram falar em Biocombustíveis?”; “E o que são Biocombustíveis?”. As respostas dos alunos devem ser anotadas na lousa e fotografadas (ou registradas de outra forma que possibilite uma consulta posteriormente).
Com o intuito de ampliar o conhecimento dos alunos acerca das principais características de um biocombustível, o docente deverá solicitar a leitura da seguinte reportagem:
http://www.infoescola.com/geografia/biocombustiveis/
Em seguida, os alunos deverão refletir e discutir sobre biocombustíveis a partir dos seguintes questionamentos: “Quando surgiu o biocombustível?”; “Por que o biocombustível é um assunto muito discutido apenas nos últimos anos?”; “Qual é a importância de pesquisar sobre este assunto?”; “Os biocombustíveis podem poluir?”; “Por que tantos investimentos em compostos que podem de alguma forma causar poluição?”.
1.2 CRIANDO UM BLOG
O docente deverá propor aos alunos a criação de um Blog. Este será utilizado durante dois meses para que professor e alunos possam discutir sobre biocombustíveis ou sobre quaisquer outros assuntos, pois este recurso pedagógico poderá ser explorado a partir de outros temas e/ou atividades.
Inicialmente, o professor criará o Blog com o auxílio dos alunos, utilizando o projetor data-show para que todos possam visualizar a tela do computador e ajudá-lo a criar a página do Blog. Seguem instruções para a criação de um Blog: http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA ou http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf.
É importante conscientizar os alunos acerca da linguagem a ser utilizada em uma página na internet, principalmente no que diz respeito à clareza e a objetividade, lembrando-os ainda do “alcance” que os escritos deles poderão ter através de um blog.
Sugere-se que o professor acompanhe os comentários postados no Blog com o objetivo de interferir no momento adequado durante o desenvolvimento de atividades utilizando esse recurso.
1.3 ESCREVENDO SOBRE O TEMA PESQUISADO
Os alunos pesquisarão sobre vários subtemas relacionados aos biocombustíveis. Em seguida, cada grupo deverá elaborar um texto, com no mínimo 15 linhas, baseado nos sites e artigos sugeridos e ainda nos conhecimentos prévios sobre o assunto. Este texto será postado no blog da turma.
O professor deverá informar aos alunos que além de postarem a elaboração dos seus textos, podem postar vídeos e imagens relacionados ao seu respectivo tema, lembrando-se de mencionar as referências de cada site ou autor. Algumas postagens no Blog deverão ser feitas em horários diferentes das aulas (ver os cronogramas das três atividades), assim o professor deverá orientar os alunos a realizarem suas postagens em casa, na lan-house ou no laboratório de informática educativa da escola.
Seguem abaixo a divisão dos temas e sugestões de fontes de pesquisa por grupo:
1. Vantagens e desvantagens do biocombustível
>http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/biocombustiveis.asp
Artigo: Biocombustível, o mito do combustível limpo, disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc28/03-QS-3207.pdf (Sugestão do Portal do Professor).
>Artigo: O papel do Brasil no estabelecimento do mercado internacional de biocombustíveis.
Tópico: Vantagens e desvantagens da substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis, disponível em http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0103-99892007000400003&script=sci_arttext
Orientação: o grupo deverá abordar as vantagens e desvantagens dos biocombustíveis, esclarecendo o impacto da sua utilização em larga escala.
2. Biocombustível: O Biodiesel
> http://www.biodieselbr.com/biodiesel/definicao/o-que-e-biodiesel.htm
>Artigo:Biodiesel
Tópicos: O Biodiesel e a sua história / Biodiesel: “Ó Brasil, verde que dá...”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000009570.pdf
Orientação: o grupo deverá abordar o conceito, história e o uso do Biodiesel.
3. Biocombustível: O Etanol
>http://www.biodieselbr.com/energia/alcool/etanol.htm
>http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etanol.htm
>Artigo:O biocombustível no Brasil
Tópico: ETANOL NO BRASIL
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002007000200003&script=sci_arttext&tlng=es
Orientação: o grupo deverá abordar o conceito e a produção do Etanol no Brasil.
4. Biocombustível: O Biogás
>http://www.brasilescola.com/geografia/biogas.htm
>Artigo:Biogás– uma fonte alternativa de energia
Tópico: O BIOGÁS
Orientação: o grupo deverá abordar o conceito e o processo de produção do Biogás.
*Todos os sites foram acessados em 03/maio/2012.
1.4 COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES
Após as publicações de cada grupo, o professor deverá solicitar a todos os alunos que, individualmente, leiam e comentem as postagens dos outros grupos. Em seguida, os alunos deverão elaborar questionamentos a serem respondidos por outros alunos seguindo a orientação estabelecida na tabela 1. O docente também deverá ler todas as publicações e fazer os comentários e observações necessárias a cada equipe.
Tabela 1: Relação das postagens entre as equipes
Postagens entre as equipes |
|
Alunos da equipe 1 |
Alunos da equipe 4 |
Alunos da equipe 5 |
Alunos da equipe 3 |
Alunos da equipe 3 |
Alunos da equipe 2 |
Alunos da equipe 4 |
Alunos da equipe 1 |
Alunos da equipe 2 |
Alunos da equipe 5 |
Fonte: criação do autor
1.5 E AFINAL, O QUE EU COMPREENDO SOBRE BIOCOMBUSTÍVEL?
Para sistematizar o conteúdo abordado, o professor deverá postar no Blog o seguinte questionamento: “O que eu compreendo sobre biocombustível?”. Todos os alunos terão quatro dias para a realização dessa atividade. Após esse período, o professor deverá postar no Blog a foto (ou o registro) obtida no começo da atividade sobre as informações e opiniões que os alunos tinham sobre biocombustíveis, a fim de que estes observem e comentem sobre a evolução dos seus conhecimentos após as pesquisas, discussões e leituras dos textos.
Tabela 2: Cronograma da atividade 1.
Atividade1 |
|||
Etapas |
Desafios Propostos |
Duração |
Local |
1ºEtapa |
O que são biocombustíveis |
1 hora/aula |
LIE |
2°Etapa |
Criando um Blog |
2 horas/aula |
LIE |
3° Etapa |
Escrevendo sobre o tema pesquisado |
4 horas/aula |
LIE |
4°Etapa |
Compartilhando informações |
3 dias |
Extrasala |
5°Etapa |
Comentário e observações do professor |
1 dia |
Extrasala |
6°Etapa |
E afinal, o que eu compreendo sobre biocombustível? |
4 dias |
Extrasala |
7°Etapa |
Postagem da foto e comentário sobre as mudanças |
3 dias |
Extrasala |
Fonte: criação do autor
ATIVIDADE 2:
INSTRUÇÕES INICIAIS:
Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa bem como em espaços extrasala. Serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis. Os grupos devem permanecer com a mesma formação da atividade anterior.
Para a realização desta atividade serão utilizados dois objetos educacionais:
1. O objeto Combustível - A química que move o mundo – Biodiesel é uma animação que simula o processo de produção do biodiesel, a partir da reação de transesterificação, e está disponível para download na página do Banco Internacional de Objetos Educacionais, através do seguinte endereço:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19371.
O computador deve possuir um navegador de internet (Internet Explorer, Google Chrome ou Firefox). Ao fazer o download do objeto, é necessário extrair os arquivos, para isso sugere-se programas como: WinRar, Winzip, ou qualquer outro com a mesma finalidade. Após ser realizada a extração mencionada, deve-se clicar no arquivo HTML para dar início a animação.
2. O objeto Aí tem química! Combustíveis renováveis – Biodiesel é um vídeo com duração de 10 minutos. Este recurso apresenta os conceitos sobre o biodiesel, e sobre a sua produção, e está disponível para download na páginado Banco Internacional de Objetos Educacionais, através do seguinte endereço:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13894.
Para a visualização deste vídeo é necessário que o computador possua ao programa Media Player Classic.
2.1. EXPLORANDO O BIODIESEL
Com o intuito de resgatar as discussões e leituras realizadas na atividade anterior, o professor deverá abordar o tema Biodiesel propondo os seguintes questionamentos: “O que vocês lembram sobre o assunto ‘Biodiesel’ da atividade passada?”; “Vocês conhecem ou já ouviram falar como ocorre à produção do Biodiesel?” e “Vocês acham que essa produção é muito complicada?”.
Após essa conversa introdutória, o professor deverá exibir os objetos educacionais para os alunos. Em seguida, ele deverá estimular a exploração do conteúdo abordado na animação e no vídeo através de um jogo de perguntas e respostas para cada um dos grupos (ver a proposta de distribuição dos questionamentos). Os discentes poderão visualizar novamente os objetos educacionais a fim de responderem suas questões. Os outros grupos também poderão complementar as respostas dos colegas.
Distribuição dos questionamentos para os grupos:
Equipe 1:
- Quais as etapas da produção do Biodiesel?
- Qual a diferença da cadeia química entre o Biodiesel e o Diesel?
Equipe 2:
- O que é transesterificação?
- Quais os produtos obtidos na reação de transesterificação da produção do Biodiesel?
Equipe 3:
- Qual a composição dos óleos vegetais usados na produção do Biodiesel?
- Qual o motivo de se adicionar um catalisador na reação de transesterificação?
Equipe 4:
- Cite a forma estrutural plana dos reagentes utilizados na reação de transesterificação?
- Qual o método de separação utilizado para separar a glicerina e o éster (biodiesel)?
2.2 DEBATENDO SOBRE BIODIESEL
Após as respostas e comentários de todos os grupos, o professor deverá propor um debate no Blog com os seguintes questionamentos: “Porque no Brasil a produção de biodiesel é mais vantajosa?”; “Qual a influência dos biocombustíveis na produção de alimentos?”. Cada grupo deverá fazer pelo menos uma postagem (com no mínimo 10 linhas) sobre a temática proposta pelo docente, bem como comentar as respostas dos outros grupos.
2.3 FORMALIZANDO A TRANSESTERIFICAÇÃO DO BIODIESEL
Após o debate feito no Blog, o professor formalizará o conteúdo no Laboratório de Informática Educativa– LIE. O discente deverá desenhar no quadro branco o esquema sobre a “Transesterificação do Biodiesel”, como apresentado na figura 1, e completaras lacunas vazias a partir da indicação dos alunos. Recomenda-se que a cada lacuna preenchida o professor revise o conteúdo correspondente.
Figura1: Transesterificação do Biodiesel
Fonte: Criação do autor
Tabela 3: Cronograma atividade 2.
Atividade 2 |
|||
Etapas |
Desafios Propostos |
Duração |
Local |
1°Etapa |
Visualização dos objetos educacionais |
1hora/aula |
LIE |
2° Etapa |
Postagem das respostas do questionamento do professor |
2 horas/aula |
LIE |
3° Etapa |
Debatendo no Blog sobre o Biodiesel |
2 dias |
Extrasala |
4º Etapa |
Sistematização do conteúdo |
1hora/aula |
LIE |
Fonte: criação do autor
ATIVIDADE 3
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa, na sala de aula e espaços extraclasse com a turma dividida em quatro grupos. Serão utilizados computadores com acesso à internet, projetor data-show, câmera digital ou celular, caderno para anotações, caneta e lápis.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Inicialmente, o professor deverá estimular a curiosidade dos alunos acerca do biocombustível Etanol a partir de questionamentos como os seguintes: “Vocês sabem como é produzido o etanol?”; “Como deve ser o espaço (fábrica, indústria) dessa produção?”.
Em seguida, o docente deverá propor aos alunos a produção de um seminário com o seguinte tema: “O processo de produção do Etanol”. O professor deverá distribuir os temas entre os grupos e orientar uma pesquisa na internet a partir dos links sugeridos abaixo:
Grupo 1. Etapas da produção etanol
http://www.brasilescola.com/quimica/producao-etanol.htm
Grupo 2. Conceito de fermentação
http://juliacesb3m.blogspot.com.br/2007/10/o-que-fermentao.html
Grupo 3. Etapas da fermentação
http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab99/alcool/fermentacao.htm
Grupo 4. Destilação
http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/destilacaohttp://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=2&id=585
Grupo 5. Processo da destilação do álcool
http://carros.hsw.uol.com.br/fazer-o-proprio-etanol2.htm
http://www.soq.com.br/conteudos/ef/misturas/p3.php
*Todos os sites tiveram acesso em 03/abril/2012
Instruções sobre o Seminário:
- Deverá ser marcado um dia e o tempo máximo para as apresentações dos seminários;
- Nesse seminário a exposição temática será através da elaboração de slides e uso do projetor de slides;
- Os alunos deverão contextualizar o tema expondo os conceitos, processos e exemplos;
- Ao final das apresentações os grupos devem fornecer a bibliografia utilizada, e o professor deverá levantar uma problemática entre os alunos com a seguinte pergunta: “Por que o processo de produção do etanol é mais vantajoso do ponto de vista socioambiental do que o processo de produção da gasolina?”;
- Após a discussão do tema proposto, deverá ser aberto um tempo para perguntas da plateia e do professor;
- Um seminário deve conter introdução ao tema, desenvolvimento e conclusão.
MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, os alunos desenvolverão a atividade proposta. Eles poderão sentir dificuldades em compreender a diferença entre destilação simples e destilação fracionada. Para auxiliá-los o professor poderá propor os seguintes questionamentos: “O que significa a palavra fracionada?”; “Em quais estados físicos as substâncias de ambos os processos se encontram?”. Com o primeiro questionamento, os alunos poderão perceber que o termo fracionado está relacionado à destilação realizada em etapas, em que líquidos diferentes vaporizam em temperaturas diferentes. E com o segundo, espera-se a compreensão de que a destilação simples está relacionada à separação de sólidos e líquidos, e a destilação fracionada à separação homogênea de líquidos.
DISCUSSÃO:
Cada equipe deverá apresentar o seu seminário para o restante da turma. O professor deverá filmar cada apresentação, e disponibilizar os vídeos para as equipes, para que estas editem e postem no Blog os seus respectivos vídeos (no campo “Recursos Complementares” encontra-se um Tutorial sobre edição de vídeo). Após as apresentações e postagem dos vídeos no Blog,o docente deverá iniciar uma discussão no Blog, com os seguintes questionamentos: “Qual a importância das etapas da produção do etanol?”; “O que acontece se houver falhas em alguma dessas etapas?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Após o comentário de todas as equipes no Blog, o professor deverá formalizar o conteúdo com os alunos em sala de aula. Para isso, o docente deverá escrever as afirmativas na lousa e junto com os alunos, completar as frases e as equações propostas.
Fonte: criação do autor
Para finalizar esta atividade, os alunos deverão responder as seguintes perguntas no Blog: “Como foi a experiência da elaboração e apresentação do seminário?”; “O que foi mais fácil compreender?”; “Houve alguma dificuldade no entendimento dos temas abordados?”. Todos os alunos deverão responder individualmente a estes questionamentos.
Tabela 4: Cronograma atividade 3.
Atividade 3 |
|||
Etapas |
Desafios Propostos |
Duração |
Local |
1°Etapa |
Pesquisa nos sites indicados |
1 hora/ aula |
LIE |
2° Etapa |
Elaboração dos seminários |
2 horas/aula |
LIE |
3° Etapa |
Apresentação dos seminários |
2 horas/aula |
LIE |
4°Etapa |
Edição e postagem dos vídeos no Blog |
1 hora/aula |
LIE |
5°Etapa |
Discussão entre os alunos no Blog |
2 dias |
Extrasala |
6ºEtapa |
Sistematização da atividade |
1 hora/aula |
Sala de aula |
7°Etapa |
Comentário dos alunos no Blog sobre os seminários |
1 dia |
Extrasala |
Fonte: criação do autor
Nome | Tipo |
---|---|
Aí tem química! - Combustíveis renováveis - Biodiesel | Vídeo |
Combustíveis: A química que move o mundo - Biodiesel | Animação/simulação |
Sugestões de links para alunos
-Vídeos
- Biodiesel no Jornal Nacional
http://www.youtube.com/watch?v=6KPdnhxWE7E&feature=related
- Para acessar o Editor de vídeos do YouTube será necessário uma conta no Gmail, segue abaixo um tutorial de como criar uma conta no Gmail:
http://www.comocriar.net/como-criar-um-email-no-gmail
- Editor de vídeos do YouTube: ser um cineasta nunca foi tão fácil
- Editor de vídeos do YouTube
http://www.youtube.com/editor?popart=681928
- Objeto Educacional Combustíveis - A química que move o mundo – Etanol disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19410.
Observação: Ao fazer o download do objeto, é necessário realizar a extração dos arquivos, para isso sugere-se o WinRar, Winzip, ou qualquer outro com a mesma finalidade. Após ser realizada a extração, deve-se clicar no arquivo HTML para ser dar início a animação. O computador deve possuir um navegador de internet (Internet Explorer, Google Chrome ou Firefox).
Sugestões de links para professores
-Reportagem:
Etanol brasileiro ainda é a mais promissora forma de uso da bioenergia
-Vídeo:
Biocombustíveis - Energia Verde - Petrobras
http://www.youtube.com/watch?v=QxCMOSxDgwE
Links que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula
- Blog: diário (de aprendizagem) na rede
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/blog-diario-423586.shtml
- Criador do blog História Digital dá dicas de como o professor pode usar o blog como ferramenta de ensino
- Como escrever na internet
http://webinsider.uol.com.br/2010/11/08/como-escrever-para-internet-em-10-dicas/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=50
- Outros Tutoriais sobre Blog
http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA
http://www.comocriar.net/como-criar-paginas-blogger
* Todos os site tiveram acesso em 04/junho/2012
Na atividade 1, o professor poderá verificar se houve entendimento dos alunos em relação ao conceito, tipos, vantagens e desvantagens dos biocombustíveis através da coerência dos textos produzidos. Na atividade 2, o professor poderá averiguar se os alunos compreenderam o processo de produção do biodiesel analisando a relevância das perguntas e respostas postadas no jogo virtual. Na atividade 3, recomenda-se avaliar se os discentes compreenderam as etapas do processo de produção do etanol por meio do desempenho das equipes ao apresentar o tema e da coerência e objetividade das respostas no momento de discussão após o seminário.
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