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Thomas Hobbes: O Estado Moderno

 

01/08/2012

Autor e Coautor(es)
ELISANDRA ANGREWSKI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosangela Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Filosofia Relações de poder e democracia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Filosofia História da filosofia
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o filósofo inglês Tomas Hobbes;

Conhecer o contexto histórico em que Thomas Hobbes produziu suas obras;

Conhecer a teoria sobre o Estado de Hobbes;

Refletir sobre a teoria de thomas Hobbes;

Duração das atividades
5 a 6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Introdução à política, noções sobre o Período Feudal e sobre o Absolutismo.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A definição do que é o Estado varia de acordo com diversos fatores. A perspectiva adotada, o período histórico e a posição político-ideológica de quem o define são algumas variantes quando se busca uma definição de Estado. Entre as diferentes visões de Estado, destacamos aqui o modelo jusnaturalista que busca desenvolver uma teoria racional de estado, que se expressa no pacto ou contrato.

 

Introduzir aula com a seguinte questão: o que aconteceria se não houvesse leis ou nenhum tipo de poder mediando e regendo as relações humanas?

 

Os alunos deverão livremente expor suas percepções sobre essa situação, enquanto o professor incentiva o debate com perguntas relacionadas ao questionamento central.

 

Na sequência explicar que essa é uma das questões que o filósofo inglês Thomas Hobbes tentou responder com sua Filosofia Política.

 

Atividade 1
 

Apresentar a imagem do frontispício do livro Leviatã de Hobbes e pedir que os alunos, individualmente, observem atentamente os elementos que compõem a imagem.

Utilizar o recurso multimídia disponível na escola para apresentar a imagem à turma, ou ainda, fotocopiar a imagem para distribuí-la aos alunos.

Roteiro de análise

 

  • Que elementos podem ser identificados na imagem?

  • Há alguma relação entre os elementos?

  • O que seria a figura central?

  • O que a figura central está empunhando e qual o significado desses elementos?

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Hobbes. Acesso em jul de 2012.

 

Leitura de imagem:

Para o desenvolvimento dessa atividade é importante considerar tanto o sentido denotativo quanto o conotativo presentes na imagem. A denotação refere-se àquilo que é visível na imagem, já a conotação refere-se às diversas interpretações que a imagem possibilita.

 

Depois da observação deve-se proporcionar a socialização das percepções e interpretações da imagem. Enquanto os alunos apresentam suas anotações o professor vai anotando no quadro dividido em duas colunas,colocando numa delas as percepções (denotação)  e na outra as interpretações (conotação) sobre a imagem.

 

Percepções Interpretações
   

OBS: Nessa atividade o professor pode trabalhar com os tipos de conhecimento utilizando a aula: Empirismo X Racionalismo. Como conheço o mundo? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41393. Acesso em jul de 2012

 

Na sequência o professor deve explicar que a imagem se trata do frontispício do livro Leviatã escrito no ano de 1951 e que ela tem relação direta com o conteúdo do livro. Na sequência o professor fala do significado dos elementos que compõem a imagem.

 

Explicar, por exemplo, que no centro superior encontra-se a figura de um monstro bíblico representando com sua cabeça o soberano e com seu corpo, o povo. Com uma coroa na cabeça, carrega a espada na mão direita e o cetro na esquerda. O seu corpo é formado de pequenos corpos de pessoas que, de costas para o observador, parecem caminhar em direção ao soberano. Abaixo encontra-se a cidade e o campo, ambos protegidos pelo imponente soberano que parece querer abraçar os diferentes espaços geográficos. Mais abaixo, os símbolos e os meios dos poderes: as armas, a coroa, à mitra, as construções.

 

Contextualizando Thomas Hobbes

Thomas Hobbes é considerado um dos grandes teóricos do poder Absolutista em vigor na Idade Moderna. Ele viveu entre 1588 e 1679 e suas obras refletem o contexto histórico de sua época. Qual era esse contexto? Em que esse contexto interferiu nas produções desse autor? Vamos investigar?

 

 Para realizar essa pesquisa o professor pode conduzir os alunos ao laboratório de informática ou à biblioteca da escola. (Caso  opte pela biblioteca é preciso garantir que ela disponha de, pelo menos, um livro para cada grupo).

Atividade 2

Roteiro de Trabalho

  • Organizar os alunos em grupos de 3 ou 4 membros na sala de aula;

  • Conduzir os alunos ao laboratório de informática ou à biblioteca da escola;

  • Orientar a pesquisa de fotografias, ilustrações, textos, fragmentos de textos originais e outros materiais que contenham elementos relacionados ao pensador Thomas Hobbes;

  • Solicitar que os alunos salvem todo material selecionado, no computador ou num pendrive, ou, no caso da biblioteca, guardem o material.

 

Sugestões de temas para pesquisa

Quem foi Thomas Hobbes? Quais suas principais obras? Em que período viveu?
O que foi a Revolução Gloriosa? O que foi a Reforma Anglicana? Como a Revolução Gloriosa e a Reforma Anglicana influenciaram Hobbes?

 

Sugestão de sites

Arcos - Thomas Hobbes. Disponível em: http://www.arcos.org.br/cursos/teoria-politica-moderna/thomas-hobbes/contexto-historico-cultural/. Acesso em jul de 2012.

E-Biografias - Thomas Hobbes. Disponível em: http://www.e-biografias.net/thomas_hobbes/. Acesso em jul de 2012

Infoescola - Thomas Hobbes. Disponível em: http://www.infoescola.com/biografias/thomas-hobbes/. Acesso em jul de 2012

Algo sobre - Thomas Hobbes. Disponível em: http://www.algosobre.com.br/biografias/thomas-hobbes.html. Acesso em jul de 2012

Wikipedia - Thomas Hobbes. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Hobbes. Acesso em jul de 2012.

JurisWay - Sistema Educacional on-line. Hobbes e Leviatã - Estado Absolutista. Disponível em: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=3061. Acesso em jul de 2012

O Portal da História - Thomas Hobbes. Disponível em: http://www.arqnet.pt/portal/biografias/hobbes.html . Acesso em jul de 2012

 

De posse dos materiais os alunos prepararão uma apresentação dessas informações para a turma. Essa apresentação pode ser feita em forma de slides, vídeos, cartazes ou outra forma que o grupo considere apropriada.

 

Para Hobbes, o Estado deveria ser a instituição fundamental para regular as relações humanas. Essa e outras teorias do autor estão expressas em seus livros. Para conhecer um pouco mais sobre essas teorias estimule seus alunos para assistirem o vídeo Thomas Hobbes.

 

Roteiro de análise do vídeo:

a) O que é o Leviatã?

b) O que leva os homens a se organizar em sociedade?

 

 

 

 

 

Descrição: Apresenta breve biografia do filósofo Thomas Hobbes. Este vídeo explica a teoria fundada por ele: a filosofia civil ou uma nova teoria política. Segundo Hobbes a filosofia deve tratar de três princípios: o corpo, o cidadão e o ser humano na sua totalidade. Em seu pensamento Hobbes chama o Estado absolutista de Leviatã
Duração: 9 min, 42 s
Autor: Azevedo, Gilson Xavier

 

Os alunos responderão as questões em seus cadernos e socializarão voluntariamente os comentários.

 

Atividade 3

Os alunos, divididos em grupos de 4 ou 5, deverão pesquisar em jornais, revistas e outros materiais impressos, imagens referentes à ausência de Estado ou situações em que este não cumpre seu papel, tais como: rebeliões, conflitos civis, miséria, violência, e outros tipos de desordens sociais, políticas, econômicas, etc.

 

Os estudantes poderão coletar depoimentos de seus familiares sobre situações que presenciaram ou viveram que exemplifica esta situação. Será um momento interessante para o estudante compartilhar os conhecimentos com as pessoas que convive. Ao final do texto, propor ações para reverter esta situação apresentada.

 

Essas imagens associadas às informações obtidas anteriormente farão parte de um mural cujo tema será: O papel do Estado. Colocar as produções dos estudantes, depois de corrigidas e revisadas para todos poderem ler. As imagens e os textos sobre os temas deverão ser dispostos de forma intercalada.

 

Importante: Esse mural é o primeiro e o principal  material de divulgação da peça teatral que os alunos apresentarão na atividade 4, por isso um grande convite para o evento da atividade 4 deve estar presente nesse espaço.

 

Para ampliar o conhecimento dos alunos sobre o assunto, o professor deverá encaminhar a leitura de trecho do texto do próprio filósofo, especificamente o terceiro parágrafo da página 349 e o primeiro parágrafo da página 350. Solicitar que os alunos respondam as questões do roteiro no caderno.

Texto disponível em: Antologia de Textos Filosóficos. Leviatã. Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_pedagogicos/caderno_filo.pdf, Acesso em jul de 2012.

 

Roteiro de análise do texto

a) O que é a guerra de todos contra todos?

b) Quais as consequências de uma sociedade sem poder comum?

 

Atividade 4

 

A partir das respostas das questões, o professor deverá, em parceria com o professor de Língua Portuguesa ou Arte organizar uma encenação teatral, cujo eixo deve ser a noção de guerra de todos contra todos.

 

Sobre o teatro: Fazer teatro, além de ser um aprendizado coletivo, representa uma aventura desafiante e fascinante. Afinal, praticar a Arte da Representação é exercitar-se também nas Artes da Luz, do Som e do Povo. Agregando professores, alunos, profissionais da Educação, comunidade e voluntários, a partir de um projeto amparado em uma necessidade comum, a aventura teatral deve ser desenvolvida em algumas etapas distintas ou processos de trabalho, que se articulam e se completam.  (Fonte: Educarede – Montando um espetáculo de teatro na escola. Disponível em:  http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=271 – Acesso em jul de 2012)

 

 

Passo a passo da organização da peça

 

Formação do grupo – explique aos alunos a atividade e incentive a organização voluntária dos grupos. Interfira nesse processo somente se não houver consenso na turma. Pode acontecer que nesse processo a turma decida fazer um único grupo, não há problemas desde que as tarefas de cada um fiquem claras.

Escolha do texto - O texto a ser apresentado pode ser de algum escritor ou pode ser produção dos alunos, e deve levar em conta a faixa etária do o público a quem o espetáculo se destina. Depois de selecionado o texto é importante fazer uma leitura conjunta para que o(s) grupo(s) defina(m) a personagem mais adequada para cada um.

Ensaios – Nesse momento o grupo tem um papel importante, pois deverá apoiar cada participante para que ele consiga construir bem a personagem que lhe cabe na peça. Nesse momento é importante fazer a leitura e análise do texto selecionado, observando com cuidado os conflitos entre as personagens e suas características físicas e psicológicas; memorização do texto, os alunos devem conhecer os significados das falas e do texto como um todo; ensaio de marcação, evidenciando como as personagens praticam ações no espaço de representação; ensaios um a um - você observará um participante de cada vez, fazendo os comentários necessários para que o trabalho dele possa ser o melhor possível. Desse modo, se de determinada cena participarem, por exemplo, dez atores, você irá assistir à mesma cena dez vezes, priorizando, em cada uma delas, um dos participantes; ensaio de afinação ou ensaio corrido - processo em que todos os acertos se fazem: interpretações, adereços de cena, inclusão de trilha musical, maquiagem, luz... Trata-se do processo final para que o espetáculo tenha ritmo.

Criação do figurino e dos cenários – Paralelo aos ensaios é preciso ir criando os figurinos, ou seja, as roupas (que podem ser emprestadas, adaptadas ou confeccionadas) e adereços (chapéus, enfeites, objetos) que serão usados - e também o cenário.

  • O cenário deve ser seguro e nunca colocar em perigo os participantes; ter funcionalidade e não atrapalhar a movimentação em cena.

  • Importante: a criação de cenário e adereços deve levar em conta as características do local onde o espetáculo será apresentado: o auditório ou teatro da escola, o pátio, a quadra de esportes, uma sala de aula, a fachada da escola, a rua em que fica o prédio escolar, uma praça vizinha à escola.

  • A luz, a maquiagem, a trilha sonora, as projeções de slides... não são essenciais, mas podem fazer parte do espetáculo.

Divulgação do espetáculo - O mural produzido na atividade 2 será o "carro chefe da divulgação", os demais materiais de divulgação do espetáculo - convite, cartazes, programas - podem ser preparados por outros alunos e voluntários não participantes do espetáculo. 

Apresentação do espetáculo - É o grande momento em que o conjunto de criadores se confronta com o público: hora de celebração, de tensão, de ansiedade e de muito prazer.

(Adaptado de: Educarede – Montando um espetáculo de teatro na escola. Disponível em: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=271 – Acesso em jul de 2012)

 

Obs.: É possível filmar a apresentação para que os alunos participantes da peça possam assistir posteriormente.

 

O contrato (ou pacto)

 

Para evitar os males da guerra de todos contra todos Hobbes sugere um pacto, um contrato no qual os homens abdicam de sua liberdade ilimitada, que lhe é natural, e concedem a um soberano todo o poder capaz de lhes garantir a paz e a segurança.

O professor deverá apresentar para os alunos o trecho onde Hobbes escreve sobre isso. O professor pode solicitar que um ou dois alunos façam a leitura em voz alta do fragmento abaixo.

"Quando se faz um pacto em que ninguém cumpre imediatamente a sua parte, e uns confiam nos outros, na condição de simples natureza (que é uma condição de guerra de todos os homens contra todos os homens), a menor suspeita razoável torna nulo esse pacto. Mas se houver um poder comum situado acima dos contratantes, com direito e força suficiente para impor o seu cumprimento, ele não é nulo. Pois aquele que cumpre primeiro não tem nenhuma garantia de que o outro também cumprirá depois, porque os vínculos das palavras são demasiado fracos para refrear a ambição, a avareza, a cólera e outras paixões dos homens, se não houver o medo de algum poder coercitivo – coisa impossível de supor na condição de simples natureza, em que os homens são todos iguais, e juízes do acerto dos seus próprios temores. Portanto, aquele que cumpre primeiro não faz mais do que entregar-se ao seu inimigo, contrariamente ao direito (que jamais pode abandonar) de defender a sua vida e os seus meios de sobrevivência.
Mas numa república civil, em que foi instituído um poder para coagir aqueles que do contrário violariam a sua fé, esse temor deixa de ser razoável. Por esse motivo, aquele que mediante o pacto deve cumprir primeiro a sua parte é obrigado a fazê-lo. (...)

 

Fonte: Antologia de Textos Filosóficos. Leviatã. Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_pedagogicos/caderno_filo.pdf, Acesso em jul de 2012.

 

A partir disso, o professor propõe que os alunos criem uma HQ observando o seguinte roteiro:

 

a) os homens em estado natural (situação em que cada um obedece somente ao instinto de sobrevivência);

b) situações em que prevalecem o medo e a desconfiança (situação em que se manifesta a guerra de todos contra todos);

c) as consequências últimas da guerra de todos contra todos (conforme descritas no texto);

d) a razão como guia para o pacto que estabelece leis e punições, bem como a instituição de um poder responsável pela manutenção da segurança e da paz;

 

Para essa atividade sugerimos a utilização do programa de computador HagáQuê. Primeiramente é necessário baixar o programa, disponível em: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/. . Acesso em jul de 2012

 

Algumas dicas:


Antes de baixar, é necessário fazer a inscrição, conforme figura abaixo:


Fonte: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/  -Acesso em jul de 2012


Logo após, baixe o programa, seguindo as informações do sítio, conforme imagem:

Fonte: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ - Acesso em jul de 2012

Ao final, é só realizar os desenhos e escrever as falas.

O professor pode disponibilizar as histórias no blog da escola ou ainda imprimir o material e disponibilizá-lo na biblioteca da escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Thomas Hobbes Vídeo
Recursos Complementares

Sítios

Educação Pública, Sobre História em quadrinhos, Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/suavoz/0116.html. Acesso em jul de 2012

Grupo Escolar, Thomas Hobbes - Disponível em: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/thomas-hobbes.html. Acesso em jul de 2012

UNESP, Thomas Hobbes - Disponível em: http://www.cedap.assis.unesp.br/cantolibertario/textos/0007.html. Acesso em jul de 2012

 

Imagem
 

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/filosofia/5hobes.jpg

 

 

Thomas Hobbes

Fonte: Portal Dia a Dia Educação: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/singlelink.php?cid=10&lid=2466. Acesso em jul de 2012

 

 

 

 

Vídeos

Formação do Estado moderno - Parte I - Disponível em:  http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=18877 Acesso em jul de 2012

Formação do Estado Moderno - Parte II - Disponível em:  http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=18876  Acesso em jul de 2012

Formação do Estado Moderno - Parte III - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=18875   Acesso em jul de 2012

Avaliação
Avaliação

Toda a atividade precisa ser acompanhada no sentido de perceber o nível de aprendizagem e de elaboração diante do tema proposto. Oriente o estudante para que leia atentamente a ficha abaixo de auto avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.

 Como você se situa diante das seguintes questões?

INICIANTE

APRENDIZ

PROFISSIONAL

MESTRE

Apenas leu e pesquisou os temas sugeridos e não apresentou as atividades solicitadas.

Leu, fez as pesquisas solicitadas e apresentou as atividades com alguns argumentos. Participou de algumas atividades.

Demonstrou bom domínio do assunto, conhecendo as concepções apresentadas e apresentou ótimos argumentos que fundamentam sua opinião sobre o tema. Participou de várias atividades.

 

Demonstrou excelente domínio do assunto, compreendendo as concepções dos  filósofos e apresentou excelentes  argumentos para fundamentar sua opinião sobre o tema. Participou de todas as atividades.

 

 
 

Referências Bibliográficas

HOBBES, Thomas. Leviatã. Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988. (Col. Os Pensadores).

MARçAL, Jairo (org.).  Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED – Pr., 2009. - 736 p.
 
 
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