Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Diversidade Cultural e Afro descendente – Brasil de todos os povos

 

10/12/2012

Autor e Coautor(es)
Maria Aparecida da Silva Estulano
imagem do usuário

DOURADOS - MS EE RAMONA DA SILVA PEDROSO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros países que vem se unindo ao nosso povo, criando uma miscigenação.

  • Conhecer culturas diferentes e ampliar sua percepção sobre a diversidade presente no mundo.

  • Observar diferenças de tipo físico, diferenças de linguagem entre as pessoas.

  • Perceber como a sociedade cria estereótipos para as diferentes pessoas.

Duração das atividades
10 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Não há necessidades de conhecimentos prévio.

Estratégias e recursos da aula

 

 

         

1º MOMENTO: Fazer uma roda de conversa e apresentar o tema do projeto para as crianças. Aguçar a curiosidade delas para que todos possam ter vontade de  conhecer e aprender sobre o tema.

Apresentar as histórias que serão trabalhadas, para que os alunos possam viajar na história.

2º MOMENTO :Apresentar a história Menina bonita do laço de fita à classe:

Mostrar a capa do livro aos alunos. "Ler" a imagem da capa com  eles, fazendo perguntas sobre a ilustração:

Ler o livro para os alunos, agora parando em cada página,  mostrando as imagens e destacando as palavras e expressões que  valorizam a menina, que a retratam como bela:

Organizar uma roda de conversas. Reler o trecho: "O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto em toda a vida. E pensava: - Ah, quando eu casar quero ter uma filhinha pretinha e linda que nem ela." Questionar: O que é ser bonito? Como  uma pessoa deve ser para ser bonita? Mostrar às crianças que nem sempre temos a mesma  opinião sobre um assunto e que isso é muito bom, pois o mundo seria  muito aborrecido se todos pensassem do mesmo jeito e se, por exemplo, só existisse um único modelo de beleza. Destacar que o importante é respeitar as diferenças. Conversar  com a classe sobre os padrões de beleza existentes em "Menina bonita".

Menina bonita do laço de fita

Fonte: http://galeriadotextoinfantil.blogspot.com.br/2012/02/menina-bonita-do-laco-de-fita.html

3º MOMENTO: Mostrar, num mapa-múndi ou globo, os cinco continentes - a América, a Europa, a Ásia, a África e a Oceania, ressaltando que eles são divididos em países, cada um com seus costumes e tradições, suas festas, músicas e danças, suas religiões e seu jeito de ser, pois ninguém é igual a ninguém e é isso que dá graça à vida:

Conversar com as crianças sobre as "famílias" (povos) que formam o Brasil: os índios, o negro, o colonizador europeu, os imigrantes italianos, japoneses, árabes, judeus etc. Explicar que esses povos foram se cruzando, para formar a grande família brasileira , que tem as características de suas origens. Lembrar aqui as contribuições desses povos nas festas, na música, na culinária, nas  histórias etc, e confeccionar o mapa do Brasil com os diversos povos.

4º MOMENTO: Assistir o vídeo “Menina bonita do laço de fita”: http://www.youtube.com/watch?v=W9eBpv-WPAs&feature=related

Pedir às crianças que desenhem: a) a menina do laço de fita e a mãe; b) o coelho e sua nova família; c) suas famílias. 

5º MOMENTO:Mostrar a capa do livro “Diversidade”:

"Ler" a imagem da capa com eles, fazendo perguntas sobre a ilustração:

Ler a história:

Com o auxilio de revistas, recortar gravuras de pessoas apresentando diferentes características: raça, cor, tamanho, peso, cabelo,... Construir um painel com as gravuras:

Socializar a atividade através de observações e discussões, enfatizando as diferenças comuns entre as pessoas das gravuras;

Realizar atividades de auto descrição para valorização e percepção das diferenças individuais;

Solicitar aos alunos que leiam e reflitam sobre os versos finais do livro:

"Tudo é humano, bem diferente.

Assim, assado, todos são gente!

Cada um na sua e não faz mal,

Diversidade é que é legal!

Vamos, venhamos, isso é um fato!

Tudo igualzinho, ai como é  chato!

Livro

Fonte: http://www.livrosecultura.com.br/product_info.php?products_id=351

6° MOMENTO:Assistir o vídeo ”Niguém é Igual a Ninguém”

http://www.youtube.com/watch?v=XrVjqhSh8jM&feature=related

Através deste vídeo será trabalhado o Tema transversal Ética, abordando os assuntos: auto-aceitação, respeito à individualidade, descoberta da identidade, comunidade, emoções, conflitos, vivências e sociabilidade:

Pedir para os alunos desenharem seus corpos, ou seja, construir um auto-retrato, exporem em um varal para valorização e percepção das diferenças individuais;

Enfocar o respeito por si e pelo outro.

diversidadediversidade

Fonte: autora

Sugestão das atividades do livro:http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/06/projeto-caminho-do-letramento-menina.html

Recursos Complementares

Sugestão de livros para os alunos:

  • Chapeuzinho Amarelo - Chico Buarque
  • Turma da Mônica - Um amiguinho diferente
  • Alice no País das Maravilhas - Lewis Carrol

 

Sugestão de filmes:

  • A cor do xadrez
  • Vista minha pele

 

Sugestão de vídeos:

 

Blogs:

Avaliação

O processo de avaliação será contínuo, através de observações e registros que irão documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, das habilidades conquistadas como linguagem, escrita, interpretação, expressão, criticidade, comunicação, criatividade, autonomia, respeito as regras e a diversidade. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 4/9 - 44.44%
  • Quatro estrelas 4/9 - 44.44%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 1/9 - 11.11%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.