Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Percepção visual da criança trabalhando a coordenação visomotora

 

31/07/2012

Autor e Coautor(es)
izabel batista javoski
imagem do usuário

TERRA NOVA DO NORTE - MT ESCOLA MUNICIPAL XANXERE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • descriminar objetos por suas diferentes características de cor, forma, posição, entre outras;

  • Discernir entre o maior e o menor, diferente e igual, o escuro e claro, interno, externo e luminosidade;

  • utilizar recursos do computador, tais como softwares (Tangran) e outros e editor de desenho, Tux paint.

Duração das atividades
5 aulas de 1h cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • conversa informal com as crianças sobre o que sabem sobre as formas, cores e tamanhos de objetos.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01

Colocar sobre a mesa quatro ou cinco caixas de diferentes tamanhos e montar na ordem do menor para a maior e pedir que as crianças observem o tamanho e sequência das mesmas. Depois ordenar de forma diferente, e pedir aos alunos para que coloquem em ordem inicial.

 

ordem dos objetosImagem da própria autora

Aula 02

Dispor de vários objetos sobre a mesa e pedir que as crianças observem. Escolher um aluno e pedir que saia da sala por alguns instantes. Retirar um objeto da mesa, e quando o aluno voltar deverá dizer qual foi o objeto retirado. Fazer a discussão com a turma sobre a importância de observar ao seu redor, verificando o grau de concentração da criança. Fazer este exercício com vários alunos.

 

Aula 03

Mostrar uma figura colorida com três ou quatro cores e pedir que as crianças observem as cores diversas da figura. Depois esconder a gravura e mostrar cartelas de cada cor da gravura, com várias cores. Como resultado espera-se que as crianças selecionem as cores da gravura.

Aula 04

Dia e noite

Observar com o auxílio dos pais a noite e o dia. No dia seguinte fazer uma roda de conversa para socializar com as crianças o que os pais explicaram sobre a luminosidade entre o dia e a noite. Para motivar as crianças a falarem sobre a observação feita com os pais, levantar alguns questionamentos, tais como:

*O que diferencia o dia da noite?
* Quais as cores que vemos no céu durante o dia?
* Quais atividades que podemos fazer só durante o dia?
* Quais atividades que podemos fazer só durante   a noite?

- Em seguida, entregar para as crianças 2 impressos com gravuras: um para pintar, outro para percorrer o caminho das estrelinhas.

 

pintura

Imagem da própria autora

Labirintoatividade noite e dia

 

Imagens retiradas do site  http://neusamariabento.blogspot.com.br/2011/09/atividades-dia-e-noite.html

 

Aula 05

- Organizar os alunos em duplas para utilizar os recursos do computador.

1º - Uso do programa GCompris, que está instalado nas máquinas, junto ao sistema Linux educacional, explorando jogos educativos que desenvolvem as habilidades de coordenação motora, identificação de cores, formas e  tamanhos. 

2º - Uso do editor de desenho -Tux Paint -  para o desenvolvimento da coordenação motora e identificação de cores.

3º - Uso do  jogo Tangram -jogo educativo instalado nas máquinas que desenvolve as habilidades de coordenação motora, formas geométricas e cores

foto de alunosImagens da própria autora foto de alunos no Lab. Inform.

Recursos Complementares

- FERREIRO, Marielise, A Hora da Escola, Coordenação Motora,volume IV, Editora LDTA, Erechim, RS, 1992

- http://neusamariabento.blogspot.com.br/2011/09/atividades-dia-e-noite.htm - acesso em 16/07/2012

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html

Avaliação

Avaliação ocorrerá de forma contínua analisando se as crianças estão assimilando os conceitos trabalhados, tais como: noção de cores, tamanho, posição e forma.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.