31/07/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
descriminar objetos por suas diferentes características de cor, forma, posição, entre outras;
Discernir entre o maior e o menor, diferente e igual, o escuro e claro, interno, externo e luminosidade;
utilizar recursos do computador, tais como softwares (Tangran) e outros e editor de desenho, Tux paint.
conversa informal com as crianças sobre o que sabem sobre as formas, cores e tamanhos de objetos.
Aula 01
Colocar sobre a mesa quatro ou cinco caixas de diferentes tamanhos e montar na ordem do menor para a maior e pedir que as crianças observem o tamanho e sequência das mesmas. Depois ordenar de forma diferente, e pedir aos alunos para que coloquem em ordem inicial.
Imagem da própria autora
Aula 02
Dispor de vários objetos sobre a mesa e pedir que as crianças observem. Escolher um aluno e pedir que saia da sala por alguns instantes. Retirar um objeto da mesa, e quando o aluno voltar deverá dizer qual foi o objeto retirado. Fazer a discussão com a turma sobre a importância de observar ao seu redor, verificando o grau de concentração da criança. Fazer este exercício com vários alunos.
Aula 03
Mostrar uma figura colorida com três ou quatro cores e pedir que as crianças observem as cores diversas da figura. Depois esconder a gravura e mostrar cartelas de cada cor da gravura, com várias cores. Como resultado espera-se que as crianças selecionem as cores da gravura.
Aula 04
Dia e noite
Observar com o auxílio dos pais a noite e o dia. No dia seguinte fazer uma roda de conversa para socializar com as crianças o que os pais explicaram sobre a luminosidade entre o dia e a noite. Para motivar as crianças a falarem sobre a observação feita com os pais, levantar alguns questionamentos, tais como:
*O que diferencia o dia da noite?
* Quais as cores que vemos no céu durante o dia?
* Quais atividades que podemos fazer só durante o dia?
* Quais atividades que podemos fazer só durante a noite?
- Em seguida, entregar para as crianças 2 impressos com gravuras: um para pintar, outro para percorrer o caminho das estrelinhas.
Imagem da própria autora
Imagens retiradas do site http://neusamariabento.blogspot.com.br/2011/09/atividades-dia-e-noite.html
Aula 05
- Organizar os alunos em duplas para utilizar os recursos do computador.
1º - Uso do programa GCompris, que está instalado nas máquinas, junto ao sistema Linux educacional, explorando jogos educativos que desenvolvem as habilidades de coordenação motora, identificação de cores, formas e tamanhos.
2º - Uso do editor de desenho -Tux Paint - para o desenvolvimento da coordenação motora e identificação de cores.
3º - Uso do jogo Tangram -jogo educativo instalado nas máquinas que desenvolve as habilidades de coordenação motora, formas geométricas e cores
Imagens da própria autora
- FERREIRO, Marielise, A Hora da Escola, Coordenação Motora,volume IV, Editora LDTA, Erechim, RS, 1992
- http://neusamariabento.blogspot.com.br/2011/09/atividades-dia-e-noite.htm - acesso em 16/07/2012
Avaliação ocorrerá de forma contínua analisando se as crianças estão assimilando os conceitos trabalhados, tais como: noção de cores, tamanho, posição e forma.
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