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Maquiavel: Relações de poder

 

23/07/2012

Autor e Coautor(es)
ELISANDRA ANGREWSKI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosangela Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Filosofia Relações de poder e democracia
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Filosofia História da filosofia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o filósofo italiano Nicolau Maquiavel;

Conhecer o contexto histórico em Maquiavel viveu;

Tomar contato com a teoria política de Maquiavel.

Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Introdução à política.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

O pensamento de Maquiavel situa-se num contexto de fragilidade política italiana, em consequência da fragmentação do Estado. Algumas questões postas pelo filósofo são motivo de calorosos debates ainda hoje, pois tratam da conquista e da manutenção do poder. Entre os vários aspectos trabalhados pelo autor destacamos aqui aqueles relacionados à ação política. Que qualidades o governante deve ter para conquistar e garantir a manutenção do poder?

 

Iniciar a aula apresentando as imagens abaixo e solicitar que os alunos descrevam as características dos animais que aparecem nelas.

Fonte: Aloisio lucas. Disponível em: http://aloisiolucas.blogspot.com.br/2010/02/raposa-e-o-leao.html. Acesso em jul de 2012. Fonte: Raposa de Marte. Disponível em: http://raposademarte.blogspot.com.br/2008/10/fbulas-de-shi-o-leo-o-urso-e-rapos.html. Acesso em jul de 2012. Fonte: Felipson. Disponível em: http://felipson.wordpress.com/2009/10/02/o-leao-e-raposa/.  Acesso em: jul de 2012.

 

Utilizar o quadro para sistematizar as participações, dividindo-o em duas partes e anotando de um lado as características levantadas pelos alunos sobre a raposa e de outro as apontadas sobre o leão.

 

Raposa

Leão

 

 

 

 

 

 

 

Depois de composto o quadro,  perguntar aos alunos se há alguma relação entre esses animais e suas características com o poder político.

 

Os alunos deverão responder oralmente essa questão, enquanto  o professor qualifica as participações solicitando que os alunos procurem exemplificar suas observações. Por exemplo: se os alunos falarem que os políticos parecem leões deve-se questioná-los sobre quais são as ações dos políticos que os fazem parecer leões, e o que significa parecer um leão?

 

Depois da introdução explicar aos alunos que Maquiavel, filósofo italiano do século XV/XVI, usa uma metáfora – da  raposa e do leão - para falar das habilidades que o político deve ter.

 

Conhecendo Maquiavel

 

Na sequência o professor apresenta o vídeo sobre Maquiavel que servirá de base para a atividade 1.

Neste vídeo os alunos deverão observar as ponderações sobre a associação comumente feita entre maquiavelismo e maldade.

 

Descrição: O vídeo sobre Maquiavel explica por que ele é considerado o fundador do pensamento e da política moderna, em sua obra chamada "O Príncipe". Este livro descreve as maneiras de conduzir-se nos negócios públicos internos e externos, e fundamentalmente, como conquistar e manter um principado.

Duração: 6' 36"

 

 

Atividade 1-  Investigando Maquiavel

Para conhecer um pouco mais sobre esse autor e algumas de suas ideias propor uma pesquisa no laboratório de informática.

Para essa pesquisa a sugestão é dividir a turma em grupos de quatro integrantes. Cada grupo ficará responsável por pesquisar um tema referente a esse autor. Para a escolha dos temas a sugestão é realizar um sorteio com a presença dos alunos.

Sugestão de temas:

  • Contexto em que viveu Maquiavel.

  • Importância de Maquiavel para a filosofia.

  • Principais obras.

  • Interpretações de Maquiavel.

  • Contribuições de Maquiavelismo.

  • Sobre O Príncipe

 

Sugestão de Sites


 

Atividade 2 - Produzindo

Após essa pesquisa os alunos deverão compartilhar as informações em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs.

Caso a escola não ofereça laboratório de informática, os grupos poderão produzir cartazes para exposição em sala de aula.

Google Docs

O Google Docs é um pacote de aplicativos do Google baseado em AJAX. Funciona totalmente on‐line diretamente no browser. Os aplicativos são compatíveis com o Microsoft Office e o OpenOffice.org, e atualmente compõe‐se de um processador de texto, um editor de apresentações e um editor de planilhas. Alguns dos recursos mais peculiares é a portabilidade de documentos, que permite a edição do mesmo documento por mais de um usuário.

Tutoriais e dicas sobre o Google Docs

O resultado desse trabalho será utilizado na prática social final.

 

Atividade 3 - Lendo Maquiavel

Na sequência o professor apresenta um fragmento do texto O Príncipe e solicita que os alunos o leiam e respondam as seguintes questões:

  • Qual o conselho de Maquiavel ao príncipe?

  • No contexto democrático atual o conselho de Maquiavel perde sua validade?

Deveis saber, então, que existem dois modos de combater: um com as leis, o outro com a força. O primeiro é próprio do homem, o segundo, dos animais; mas, como o primeiro modo muitas vezes não é suficiente, convém recorrer ao segundo. Portanto, a um príncipe torna-se necessário saber bem empregar o animal e o homem. (...) Isso não quer dizer outra coisa, o ter por preceptor um ser meio animal e meio homem, senão que um príncipe precisa saber usar uma e outra dessas naturezas: uma sem a outra não é durável. Necessitando um príncipe, pois, saber bem empregar o animal, deve deste tomar como modelos a raposa e o leão, eis que este não se defende dos laços e aquela não tem defesa contra os lobos. É preciso, portanto, ser raposa para conhecer os laços e leão para aterrorizar os lobos.” (Fonte: O Príncipe. Disponível em : http://www.psbnacional.org.br/bib/b35.pdf. Acesso em jul de 2012)

Os alunos poderão compartilhar suas repostas voluntariamente e na sequência o professor explica que nessa citação Maquiavel aconselha o príncipe a possuir a astúcia da raposa para fugir das armadilhas e a força do leão para reagir aos ataques.

O professor também explica que no contexto democrático atual, a advertência de Maquiavel não perde sua validade, pois o jogo político, sejam as relações no interior de um governo, ou de um partido, é sobretudo um jogo de astúcia, enquanto que o jogo político eleitoral pode ser compreendido com um jogo de força.

Numa possível associação do texto de Maquiavel a atualidade pode-se afirmar que um presidente da república quando veta um projeto de lei usa sua força (política), no entanto, quando negocia com seus colegas usa da astúcia.

 

 

Atividade 4

Neste momento o professor apresenta dois vídeos e pede que os alunos analisem a partir da metáfora utilizada por Maquiavel.

Obs.: os vídeos são sugestões, cabe a você professor definir qual material é mais apropriado para o seu trabalho em sala de aula.

Antes de passar o vídeo o professor explica que o primeiro vídeo trata-se da última propaganda eleitoral do candidato Fernando Collor de Melo, em 1989, já pelo segundo turno das eleições presidenciais. A peça publicitária ficou famosa por ter explorado supostos acontecimentos concernentes à vida privada de Lula.O segundo vídeo é a resposta de Lula aos ataques.

Roteiro de análise dos vídeos

  •     A linguagem não verbal dos vídeos permite alguma interpretação?
  •     O que podem inferir a partir da linguagem cinematográfica utilizada nos vídeos?
  •     É possível identificar a postura de leão e de raposa?
  •     Quem age como leão e que se comporta como raposa?
  •     Demonstre elementos presentes nos vídeos que justificam sua interpretação sobre eles?

 

Vídeo 1: Último Programa Político: Collor ataca vida privada de Lula, 1989

 

Fonte: YouTube. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZPauNhdLsgA. Acesso em jul de 2012

 

Duração: 10' e 03"

 

 Vídeo 2: A resposta de Lula à Míriam Cordeiro

 

 

Fonte: YouTube. Dipsonível em: http://www.youtube.com/watch?v=5ZNQwI5yqkA&feature=related. Acesso de jul 2012

 

Duração: 5' 03"

Os alunos reunidos em grupos de 3 ou 4 membros poderão responder as questões num único documento que será utilizado na prática social final.

 

Após os debates, as leituras e as pesquisas, sugerimos que a turma poste no blog da disciplina ou da escola as sínteses dos trabalhos realizados. Os leitores do blog terão acesso a algumas teorias de Maquiavel.

É um espaço gratuito, interativo, online, para dialogar com colegas, com a comunidade, onde o autor pode inserir textos, imagens, vídeos, áudios, etc. No endereço http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf  há um material intitulado Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica, que contém algumas sugestões para o trabalho com blogs. Veja mais sobre blogs na educação no Portal do MEC em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Maquiavel: parte 1 Vídeo
Recursos Complementares

Vídeo

Maquiavel: parte 2
Objetivo: Conhecer sobre a obra "O Príncipe", de Maquiavel
Descrição: O vídeo apresenta a obra "O Príncipe" de Maquiavel. São explicados dois conceitos para entender melhor a atitude do príncipe: virtu (virtude) e a fortuna. É descrito também a diferença entre o agir moral individual e o agir moral de um príncipe
Duração: 8 min., 15 s
Autor: Gilson Xavier Azevedo

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28752. Acesso em jul de 2012

 

Imagem

 

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/5filosofia/6maquiavel.jpg

 

Descrição:
  Nicolau Maquiavel (1469 - 1527) foi escritor, diplomata, e pensador político, nascido e falecido em Florença. Em sua obra intitulada de O príncipe, fez uma espécie de manual de guerra para Lorenzo de Médice. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/5filosofia/6maquiavel.jpg. Acesso em: jul de 2012.

 

Sugestões de aulas

Criando um blog

          Autor: Walleska Bernardino Silva -  Escola de Educação Básica de Uberlândia - MG

         Aborda os seguintes temas:

  • Criar um blog;
  • Fazer postagens, mantendo o blog atualizado.

 

Criando um blog

      Autoria: Equipe Produção e Interação em Rede

      Aborda os seguintes temas:

  • Desenvolver a produção de texto coletiva e individual;
  • Desenvolver estratégias de pesquisa e levantamento de dados e informações;  
  • Desenvolver o manuseio do mouse;
  • Produzir e digitar texto para postagem no blog;
  • Navegar pela internet;
  • Aprender como criar uma conta de e-mail, criar, administrar e manter um blog em grupo. 

 

Jornal do Professor

Ícone da SeçãoProfessor cria blog para facilitar discussões filosóficas

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=369. Acesso em jul de 2012

Avaliação

A avaliação pode se dar a partir de alguns critérios previamente estabelecidos pelo professor:

Durante as aulas, para melhor envolvimento com o tema proposto, perceba se houve:

  1. participação durante as discussões e atividades;

  2. comprometimento com o grupo;

  3. argumentação durante as intervenções e respeito a opinião dos colegas;

  4. empenho para problematizar os temas.

A partir dessas observações é possível verificar se o aluno percebe a importância do tema em discussão e se está conseguindo acompanhar as atividades propostas, caso contrário, faça uma reflexão sobre a sua ação docente.

Analise se o estudante:

Conhece o filósofo italiano Nicolau Maquiavel, o seu contexto histórico e sua teoria política, demonstrando sua aplicabilidade na atualidade.

 

Referências Bibliográficas

 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

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Opiniões

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