16/08/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
- Inferir informações implícitas nos textos.
- Conhecer o processo da intertextualidade entre os diversos gêneros textuais.
- Estabelecer paralelos entre os textos por meio de analogias.
- Descrever as ligações entre os gêneros textuais por intermédio da linguagem oral e escrita.
- Estabelecer ligações entre o texto e o contexto sociocultural local e global (quando possível).
1ª Aula:
1ª Atividade: Inicie a aula perguntando aos estudantes onde nasceram? Caso tenha alunos naturais de outros municípios estimule-os a dizer se lá era igual aqui. Em seguida mostre os textos para serem analisados. Texto I: O pescador (de Tarsila do Amaral) e Texto II: Cidadezinha qualquer (de Carlos Drummond de Andrade). Questione os estudantes sobre: Os títulos, pergunte se dão pistas sobre os textos? Qual o assunto dos textos? Quais são as semelhanças entre os textos?
TEXTO I: O Pescador (Tarsila do Amaral)
TEXTO II: CIDADEZINHA QUALQUER
casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.
Carlos Drummond de Andrade
Fonte: http://pensador.uol.com.br/frase/NTE5MTY4/
2ª Atividade: Professor entregue o questionário impresso para os estudantes responderem as questões abaixo tendo o texto I e II como objeto de reflexão.
- Qual o assunto dos textos?
- Quais características os gêneros possuem em comum?
- Estabeleça comparações entre a nossa cidade e a cidadezinha qualquer de Carlos Drummond de Andrade.
2ª Aula: Essa atividade será realizada em duplas no Laboratório de Informática para pesquisar " O que é intertextualidade?". Pedimos que o educador direcione a pesquisa inicial (sugerimos: http://www.brasilescola.com/redacao/intertextualidade.htm, pois a linguagem é clara, simples e traz exemplos com anotações, facilitando a compreensão sobre o diálogo entre os textos), enfatize também que é necessário citar os sites como referências bibliográficas (assim os estudantes começaram a ter noções de normas para pesquisas). Ao término das atividades cada grupo fará exposição oral da sua pesquisa, dizendo quais sites foram utilizados, os conceitos que encontraram a cerca do tema: O que é Intertextualidade? e a elaboração do conceito de intertextualidade por parte dos integrantes das equipes.
3ª Aula 1ª Atividade: Professor compartilhe os textos (impressos ou com auxílio do data show) com os estudantes. Em seguida frise que observação dos textos verbal e não verbal serão imprescindíveis para responder as questões da 2ª atividade.
TEXTO I: O bicho
(Manuel Bandeira)
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Fonte:http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira03.html#bicho
TEXTO II:
Fonte: http://redemetropolitana.com.br/imgs/f1060.jpg
2ª Atividade: A partir das leituras e reflexões feitas no decorrer das aulas, sugerimos ao professor que provoque os estudantes com indagações para verificar se conhecem a realidade local onde estão inseridos. Faça perguntas sobre: Há quantos anos moram na cidade? Quantos bairros e/ou comunidades fazem parte do município? Conhecem como vivem as pessoas do seu bairro, comunidade ou vila? Há problemas sociais e/ou econômicos, e de que forma eles interferem na qualidade de vida dessas pessoas?
4ª Aula: 1ª Atividade: Peça aos estudantes que leiam o poema: Pegadas na areia, em seguida vejam a apresentação: Pegadas na areia (Pe. Zezinho e Antônio Maria). Após, questione os estudantes sobre as semelhanças entre os textos.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=eotMu8e6_gM&NR=1
Fonte:http://images.paraorkut.com/img/pics/glitters/p/pegadas_na_areia-13654.gif
2ª Atividade: Agora professor, peça aos estudantes que formem duplas, pois as atividades serão desenvolvidas no Laboratório de Informática - LI. Seguindo o roteiro de pesquisa (entregar uma cópia para cada grupo) com os seguintes itens: a) escolha uma temática (escolha livre às equipes, desde que pertinentes a modalidadede ensino), após inicie a pesquisa buscando o mesmo assunto, mas em gêneros distintos; b) escolher um gênero verbal e outro não verbal; c) analisar os textos estabelecendo paralelos por meio de analogias; d) reflita e descreva o assunto implícito e/ou explícito nos textos ligando-os a realidade local, bem como a global.
5ª Aula: 1ª Atividade: Para iniciar essa aula sugerimos que o professor indague os estudantes sobre: Quais critérios de seleção dos gêneros foram feitos? Pergunte se ouve dificuldade para realizar a atividade e por quê? Professor caso haja necessidade auxilie o estudante nas atividades de pesquisa.
2ª Atividade: Após, os grupos deverão utilizar o LI para organizar e preparar as apresentações em slides sobre as pesquisas feitas.
6ª Aula: Sugerimos ao professor que organize a sala em forma de semicírculo, a fim de que todos possam observar as apresentações. Peça aos ouvintes, que façam silêncio e, caso haja perguntas ao apresentador, que as mesmas sejam anotadas e proferidas somente no término da exposição do grupo.
Para conhecer mais sugestões sobre a construção da intertextualidade.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19919
http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/
http://educacao.uol.com.br/portugues/intertextualidade-textos-conversam-entre-si.jhtm
http://www.brasilescola.com/redacao/intertextualidade.htm
Durante o desenvolvimento das atividades o professor deverá observar se os estudantes têm facilidade para estabelecer analogias entre os textos de gêneros diversos, se conseguem inferir informações implícitas, bem como relacionar um gênero textual ao outro tanto na forma oral, quanto escrita. Vale frisar que é de suma relevância analisar como os estudantes estabelecem ligações entre o texto e o contexto local e global.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!