31/07/2012
Diana Diógenes Góis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Analisar as divergências entre a Constituição do Brasil e a realidade dos cidadãos no que diz respeito ao trabalho nos lixões;
Refletir sobre a igualdade perante a lei descrita na constituição do Brasil no contexto dos lixões;
Identificar e refletir sobre os principais problemas enfrentados por catadores de materiais recicláveis em seu trabalho.
Conhecimento básico sobre as características de um artigo de opinião.
Esta atividade ocorrerá no laboratório de informática educativa, e serão necessários os seguintes recursos:
caderno;
caneta e/ou lápis.
Para o desenvolvimento desta atividade é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:
A atividade será realizada em cinco grupos;
Respeito às opiniões dos colegas;
Participação ativa na aula.
Recomenda-se que o professor questione os alunos sobre “O que é cidadania?”, “Quais são os direitos e deveres dos cidadãos?”; “Todas as pessoas gozam dos seus direitos?”. O docente deverá explicar que os grupos irão analisar a Constituição do Brasil <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm> (Acesso: 26/04/2012) e as reportagens sugeridas para construírem um artigo de opinião com o título “Cidadania, uma utopia ou realidade?”. Cada artigo produzido deverá ser postado no blog da turma e comentado pelos demais grupos após o momento da discussão.
Sugere-se a divisão abaixo para a análise da Constituição do Brasil:
1º grupo – Artigo 1º, 2º, 3º e 4º
2º grupo – Artigo 5º (I a XXXIX)
3º grupo – Artigo 5º (XL a LXXVIII)
4º grupo – Artigo 6º e 7º
5º grupo – Artigo 12º
Sugestões de reportagens:
1º grupo – SP: Crianças trabalham catando lixo
http://anjoseguerreiros.blogspot.com.br/2009/05/sp-criancas-trabalham-catando-lixo.html
2º grupo – Saúde de catadores é precária, indica pesquisa
http://noticias.r7.com/saude/noticias/saude-de-catadores-e-precaria-indica-pesquisa-20100217.html
3º grupo – Crianças trabalham em lixão para ajudar mães
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2003/030428_tlixo.shtml
4º grupo – Problemas de saúde castigam catadores
http://www.correiodoestado.com.br/noticias/problemas-de-saude-castigam-catadores_1803/
5º grupo – Criança não trabalha
http://primeirainfancia.org.br/antigo_wp/2011/06/crianca-nao-trabalha/
Todos os links foram acessados no dia 26/04/2012
Neste momento, os grupos estarão analisando a Constituição do Brasil e as reportagens sugeridas e produzindo um artigo de opinião.
Neste momento, os grupos estarão expondo para a turma seus artigos de opinião. O professor poderá fazer os seguintes questionamentos:
“Qual opinião de vocês em relação às famílias que colocam os filhos para catarem lixo?”; “As famílias podem receber benefícios cedidos pelo governo e mesmo assim enviar seus filhos para catar lixo?”; “Vocês conhecem alguma família nessa situação?” e “Por que nem todas as pessoas gozam dos mesmos direitos?”.
Este é o momento em que o docente irá formalizar a atividade. Recomenda-se que o professor ressalte que a cidadania ainda não está no seu estado pleno devido aos descasos com os cidadãos, os quais não possuem direito à educação, trabalho, saúde e lazer dignos. Para modificar essa situação todos precisam fazer sua parte e lutar por seus direitos, além de destacar que o governo e a sociedade devem cumprir seus deveres. O professor deverá apresentar o pôster da campanha do dia mundial contra o trabalho infantil 2012 (imagem 1) e solicitar que os grupos produzam cartazes para combater o trabalho infantil. Estes deverão ser anexados no flanelógrafo da escola e postados no blog da turma.
IMAGEM 1 – PÔSTER DA CAMPANHA DO DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL 2012
Fonte: http://www.oitbrasil.org.br/sites/default/files/topic/gender/doc/poster12dejunho_850.pdf (Acesso: 26/06/2012)
Recomenda-se que o professor leia o poema “O bicho” de Manuel Bandeira. O docente deverá informar que esse poema foi publicado em 1948 e propor o seguinte questionamento: “Será que essa situação retratada foi modificada?”.
O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
(Manuel Bandeira)
Posteriormente, o professor deverá ler o seguinte trecho do 5º artigo da Constituição do Brasil, “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”, e estimular os alunos a refletirem sobre essa igualdade a partir de diferentes estratégias. Inicialmente, o docente deverá questionar: Os cidadãos são considerados iguais perante a lei e sem nenhuma distinção, mas no dia-a-dia como convivemos com as outras pessoas?”, “Consideramos todos como iguais?”, “Fazemos alguma distinção entre as pessoas?”. Em seguida, o professor deverá apresentar o documentário “Vidas no lixo” <http://www.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=vidas_no_lixo> (Acesso: 25/04/2012) do diretor Alexandre Stockler e solicitar aos alunos uma comparação da situação apresentada com o que é exposto na Constituição do Brasil.
Antes da exibição de “Vidas no lixo” o professor deverá fazer alguns direcionamentos para reflexão durante o documentário: “Viver do lixo é uma imposição?”, “Por que tantas pessoas veem o lixo como uma fonte de sobrevivência?” e “Por que a latinha é considerada como ouro pelo catador?”.
IMAGEM 2 – DOCUMENTÁRIO VIDAS NO LIXO
Fonte: http://www.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=vidas_no_lixo (Acesso: 25/04/2012)
O professor deverá propor alguns questionamentos para iniciar um debate sobre o preconceito nesse contexto: “Os catadores têm condições de modificar de vida?”, “O preconceito com os catadores é relativo somente a sua profissão?” e “Que outras características podem aumentar o preconceito? Por quê?”.
O docente deverá acrescentar que os catadores de lixo foram reconhecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego com a profissão de catador de material reciclável que está dividida em catador de sucata, triador de sucata e enfardador de sucata.
Fonte: http://www.lixo.com.br/documentos/cbo_reconhecimento_da_profissao_de_catador.pdf (Acesso: 28/04/2012)
Esta atividade ocorrerá em espaços extrassala e no laboratório de informática educativa com a turma dividida em cinco grupos.
1ª Etapa – Planejando a entrevista
O professor deverá propor aos alunos a realização de uma entrevista com um catador de lixo. Cada grupo fará uma lista com as perguntas que serão feitas ao entrevistado com base nas atividades desenvolvidas anteriormente. Seguem algumas sugestões de questionamentos que poderão ser utilizados pelos alunos:
Há quanto tempo trabalha como catador?
Que horas inicia e encerra o seu trabalho?
Você acha que é discriminado?
Você conhece os riscos a que está exposto?
Você consegue ganhar mais ou menos quanto por mês? A renda familiar vem apenas da coleta do lixo?
O que é lixo para você? Qual a importância da reciclagem?
2ª Etapa – Realizando, registrando e explorando as entrevistas
Concluída a elaboração das perguntas, os grupos deverão entrar em contato com os catadores de lixo a serem entrevistados para marcarem o dia e local, como também explicar em que consistirá a entrevista. Sugere-se a gravação da entrevista através da câmera do celular, no entanto, deverá ser explicado antes para os entrevistados que instrumentos serão utilizados. Caso a entrevista não seja gravada, o professor deverá explicar que esta precisa ser registrada com a máxima fidelidade aos depoimentos que estão sendo realizados.
Os grupos deverão socializar o conteúdo coletado e postar no blog da turma. É importante que o professor acompanhe o processo de revisão do texto a ser publicado para propor possíveis correções antes da postagem. Se a entrevista for gravada, os alunos terão que acessar o site do youtube <http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt> para fornecer o link do vídeo no blog.
Para finalizar esta atividade, os alunos deverão comentar o que acharam mais interessantes nas entrevistas dos outros grupos. Fica a critério do professor o número de dias que os grupos terão para postar os seus comentários.
§ MIT elabora sistema para cooperativa de catadores http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1021894-mit-elabora-sistema-para-cooperativa-de-catadores.shtml – Acesso: 21/05/2012
§ Blog: diário virtual que pode ser usado na escola http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=68 (site recomendado pelo Portal do Professor) – Acesso: 21/05/2012
§ Reaproveitamento do lixo: um retrato do cotidiano dos catadores de lixo [Câmara informa] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29009 – Acesso: 21/05/2012
Na atividade 1, recomenda-se verificar se os alunos analisaram as divergências entre a constituição do Brasil e a realidade de cidadãos que trabalham em lixões, a partir das informações colocadas no artigo de opinião e nos cartazes produzidos. Na atividade 2, o professor poderá averiguar se os alunos refletiram sobre a igualdade perante a lei descrita na constituição do Brasil, no contexto dos lixões, a partir da postura crítica observada no debate. Na atividade 3, sugere-se verificar se, a partir da entrevista e dos comentários no blog, os alunos identificaram e refletiram sobre problemas enfrentados pelos catadores de lixo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!