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ISOMETRIAS - ANIMAÇÃO COM GEOGEBRA

 

13/09/2012

Autor e Coautor(es)
DIRCE MARIA BURKOT
imagem do usuário

CURITIBA - PR JOAO MAZZAROTTO C E E FUND E MEDIO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os quatro tipos básicos de isometrias no plano: Translação, Reflexão, Rotação e Reflexão Deslizante;

Conhecer o conceito de isometria;

Associar a ideia de simetria com o conceito de isometria.

Duração das atividades
Cinco (5) horas aula de cinquenta (50) minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

a) Simetria e ângulos; Eixos de simetria em figuras planas; Simetria em relação a uma reta; Transformações geométricas no plano;

(2 h aulas 50 min), explanação no quadro de giz.

b) Em data posterior, os alunos deverão ir ao laboratório de informática para explorar visualmente os conceitos em sala de aula;

(2 h aulas 50 min), atividades a serem desenvolvidas com o software Geogebra.

c) Dobradura de papel, para demonstrar as simetrias e realização de desenhos das isometrias;

(1 h aula 50 min), atividades práticas.

Estratégias e recursos da aula

1. Professor, comece a abordagem usando computador e data show, para apresentar imagens simétricas, eixos de simetria, imagens assimétricas e isometrias. Crie uma apresentação no BROffice Impress ou Power Point, se desejar.

2. Escolha uma mídia disponível em sua Escola e apresente os vídeos sobre simetrias.

 

a) NOÇÕES SOBRE SIMETRIAS E EIXOS DE SIMETRIA:

Imagens Simétricas - São figuras, objetos, imagens, coisas, e seres que apresentam partes iguais na forma e tamanho.

simetria.1

Imagens Assimétricas - São imagens que não tem simetria.

assimetria

Eixos de Simetria - São retas que dividem uma figura ou imagem em duas partes iguais com mesma forma e tamanho.

Todo polígono que tem o número de lados igual ao número de eixos de simetria é denominado polígono regular.

Alguns Polígonos Regulares e seus eixos de simetria:
O triângulo equilátero, três eixos de simetria: as mediatrizes dos lados;
O quadrado (losango e retângulo), quatro eixos de simetria: as retas suportes das diagonais e as medianas dos lados;
Um polígono regular de n lados: n eixos de simetria: retas passando pelo "centro" e pelos vértices;
O círculo, infinitos eixos de simetria: retas contendo os diâmetros.
imagem
Onde se encontram Simetrias:

Animais; Reflexões na água; Alfabeto Maiúsculo; Máscaras Tribais; a Praia; No Supermercado; Polígonos Regulares; Corpo Humano; Símbolos Religiosos.

simetria.2

 
 
b) TIPOS DE ISOMETRIAS - As isometrias são transformações que preservam a distância entre pontos, ou seja, se A é uma isometria, P e Q são dois pontos quaisquer, a distância entre os pontos é a mesma que entre os seus transformados. (Palhares, 2004:337, Transformações Geométricas. In Palhares, P. Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel).
 
ROTAÇÃO; TRANSLAÇÃO; REFLEXÃO; REFLEXÃO DESLIZANTE (glissoreflexão);
Clicar nos links abaixo para ver as Animações Gifs:
 
Reflexão: Dado um ponto arbitrário P, a reflexão de P na reta r é um ponto P´ que é simétrico de P em relação à reta r.
Translação: Dado um vector v, chama-se translação definida pelo vector v à transformação T sobre si mesmo tal que, qualquer que seja o ponto inicial da figura.
Rotação: É facilmente entendida, se imaginarmos que qualquer ponto da figura irá 'mover-se' ao longo de um arco de circunferência, que terá o seu centro coincidente com o centro da rotação. 
Reflexão Deslizante ou glissoreflexão: As reflexões deslizantes são a composição de uma reflexão com uma translação por meio de um vetor com a mesma direção da reta de reflexão.
 

* Passo a Passo - Construção das Isometrias com o Software Geogebra:

É necessário ter o programa Geogebra instalado no computador ;

Ícone abaixo para abrir o software Geogebra, que estará na área de trabalho após a instalação do programa;

 Icone

Clique duas vezes sobre ele e aguarde;

TELA INICIAL DO GEOGEBRA

 imag

Clicar na janela "Exibir", e desmarcar a opção "Eixo" com um clique;

Para as construções a seguir, não usaremos os eixos coordenados;

A área de trabalho do Geogebra deverá estar como abaixo: 

imag.1  

1.REFLEXÃO:

Abrir o programa Geogebra;

Clique em ggb3

Com a ferramenta “reta definida por dois pontos”, crie uma reta.

Clique em ggb5

Crie um polígono, que esteja situado totalmente no mesmo lado da reta.

Clique em ggb7

Com a ferramenta “reflexão com relação a uma reta”, clique sobre o polígono e depois sobre a reta. Aparecerá outro polígono, simétrico ao primeiro em relação à reta.

Clique com o botão direito sobre os polígonos vá a “propriedades” e mude as cores que desejar.

Atividades:

Clique em ggb1  e depois sobre a reta movimente a reta e verifique a posição do polígono 2; Como mantém a distância entre os polígonos?

Clique sobre a reta movimente-a até interceptar o polígono 1;

É possível colocar o polígono 2 sobre o polígono 1, ao mover à reta?

Conclua: a reflexão é uma isometria; Demonstre isto através de um desenho.

A reflexão com relação a uma reta é a isometria que leva cada ponto do plano em sua “imagem refletida”, perpendicularmente oposta em relação à reta e mesma distância da reta. Assim temos uma reflexão, na qual a reta funciona como um espelho.

2.TRANSLAÇÃO:

Abrir o programa Geogebra, crie um polígono 1;

Clique em ggb3

Com a ferramenta “vetor definido por dois pontos”, crie um vetor exterior ao polígono 1. O vetor representa todos os segmentos orientados em: direção, sentido e módulo;

Clique em ggb7

Com a ferramenta “ transladar por um vetor”, clique sobre o polígono 1 e em seguida sobre o vetor;

Surgirá um novo polígono 2, obtido do polígono 1, pela translação através do vetor;

Atividades:

Modifique as cores dos polígonos, através da ferramenta “propriedades”;

Clique em ggb1

Movimente o ponto extremo final do vetor e observe o que ocorre com o polígono 2 em relação ao polígono 1; Como mantém a distância entre os polígonos?

Clique sobre o vetor movimente-o até interceptar o polígono 1;

É possível colocar o polígono 2 sobre o polígono 1, ao mover o vetor?

Conclua: a translação é uma isometria; Demonstre isto através de um desenho.

3.ROTAÇÃO:

Abrir o programa Geogebra, crie um polígono 1;

Clique em ggb2

Crie um ponto A, preferencialmente fora do polígono 1;

Clique em ggb6

Crie um ângulo α;

Clique em ggb7

Com a ferramenta “girar em torno de um ponto por um ângulo”, clique sobre o polígono 1, em seguida sobre o ponto A e depois no ângulo α;

Aparecerá outro polígono, obtido do polígono 1 pela rotação do ângulo α, em torno do ponto A.

Atividades:

Modifique a cor dos polígonos com a ferramenta “propriedades”;

Clique no ângulo e altere o valor. Note que o polígono 2 irá mudar de local, mas sempre será obtido do polígono 1 por rotação do ângulo α em relação ao ponto A;

É possível colocar o polígono 2 sobre o polígono 1, ao alterar a medida do Ang α?

Conclua: a rotação é uma isometria; Demonstre isto através de um desenho.

As rotações são isometrias muito conhecidas e frequentes no dia-a-dia. É a única isometria no plano que possui um único ponto fixo, que é o centro de rotação. O giro ocorre em arcos de circunferência, que são as medidas do ângulo α.

4.REFLEXÃO DESLIZANTE (GLISSOREFLEXÃO):

Abrir o programa Geogebra;

Clique em ggb3

Crie uma reta e um vetor paralelo à reta;

Clique em ggb5

Crie o polígono 1, de preferência totalmente de um lado da reta;

Clique em ggb7

Com a ferramenta “reflexão com relação a uma reta”, clique sobre o polígono 1 e depois sobre a reta. Aparece o polígono 2, simétrico ao polígono 1 em relação à reta;

Clique em ggb7

Com a ferramenta “transladar por um vetor”, clique no polígono 2 e depois sobre o vetor. Aparece o terceiro polígono, polígono 3, semelhante em imagem ao polígono 2 pela translação através do vetor;

O polígono 3 é imagem do polígono 1 por uma glissoreflexão;

Atividades:

Modifique as cores dos polígonos 3 para distinguir do polígono 1;

Clique em ggb1

Clique sobre a reta e o vetor e mova-os e observe a imagem do polígono 1;

Podemos fazer os polígonos 3 e 1 coincidirem?

Clique em ggb6

Com a ferramenta “distância” sobre os lados de ambos os polígonos verifique que esta transformação mantém a distância ao movimentar-se o polígono 1;

Conclua que a glissoreflexão é uma isometria; Represente através de um desenho.

Das quatro isometrias, a glissoreflexão é a mais incomum e a mais difícil de ser compreendida plenamente, pois é obtida a partir de outras duas isometrias, a reflexão e a seguir a translação.

As simetrias do plano aparecem em muitas situações como a física dos cristais e as artes plásticas.

O tema “Simetrias” foi apresentado na TV Escola/MEC-TV Cultura, Brasil, em 2000, Programa “Arte e Matemática”.

 

Atividades Desenvolvidas com o Software Geogebra: 

 

Transformações no plano:

Translação; Reflexão; Rotação; Reflexão Deslizante.

 

http://sitedmb.comunidades.net

* É necessário ter o programa Geogebra instalado no computador, para visualizar a aplicação.

Após carregar a página, Clique Isometrias no Plano (quatro tipos);

Quando abrir a página, clique em “executar esta vez”  aguarde a página do Geogebra abrir totalmente e clique em reproduzir;

Veja as animações das isometrias, realizadas com o Software Geogebra.

 

 Atividade Prática:

 
a) Pegue folhas de papel coloridos, distribua aos alunos. Peça que dobrem o papel e marquem um vinco.
b) Façam um desenho, uma imagem qualquer, numa das metades do papel, junto ao vinco.
c) Recortem o papel na linha do desenho e desdobrem o papel.
d) Note: O vinco formado pela dobra é uma linha reta que chamamos de "eixo de simetria". Ela determina numa figura duas partes iguais na forma e no tamanho, como uma imagem refletida no espelho.
simetria.3 simetria.4
 
e) Sugere-se que os alunos façam anotações sobre simetrias e isometrias. Professor, reforce sempre a importância das observações e suas anotações.
f) Desenhando as isometrias no caderno, observar as conexões que o aluno faz.
g) No Laboratório de Informática, usando o software Geogebra, para a construção das isometrias de algumas figuras planas. Eles devem chegar ao Laboratório com as atividades que farão já determinadas, para que não fiquem perdidos com as ferramentas do programa. Apontar algumas que poderão ser usadas. Explorar visualmente os conceitos trabalhados em sala de aula.
* O software Geogebra é muito fácil de ser manipulado. Pode ser obtido gratuitamente, e no próprio site pode ser encontrado um tutorial e manual para consulta.
* Explore os recursos antes de propor a atividade.
h) Trabalho em sala de aula, de volta à sala, buscar conexões sobre o que foi trabalhado no laboratório de informática com o trabalho em aula. 
Recursos Complementares

Materiais necessários para a realização das atividades:

Livros didáticos para o Ensino Médio e Fundamental;

Livros que discutam geometria plana de um ponto de vista didático e artístico;

Vídeos;

Laboratório de Informática;

Aplicativo: Geogebra;

Folhas de papel colorido;

Régua e Canetas ou Lápis Coloridos.

 

Sugestões de Leituras:

BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo Padrões em Mosaico. São Paulo. Atual Editora, 2008.

FERREIRA, Suzana. Transformações Geométricas e Simetrias. Coimbra, 2000.

 

Atividades Desenvolvidas com o Software Geogebra:

Simetria com Geogebra - Acesso 01.08.2012
 
Transformações no plano:

Translação; Reflexão; Rotação; Reflexão Deslizante.

Usando régua e canetas coloridas, faça os desenhos das isometrias,

e por dobradura de papel, demonstre simetrias.

 

Aplicativo Geogebra:

http://www.geogebra.org.

Instalação do programa:

Primeiramente, para baixar a última versão do software GeoGebra, proceda da seguinte forma:

1.    Acesse a página oficial do programa: www.geogebra.org;

2.    Clique na opção Download que fica na coluna esquerda da tela.

3.    Clique em: Download GeoGebra .

4.    Aparecerá em parte da tela, a figura 1 deste texto, onde deverá selecionar a opção de acordo com o seu sistema operacional.

5.    Ao aparecer a próxima tela, clique em salvar.

6.    Crie uma pasta para o GeoGebra, clicando em "nova pasta".

7.    Dê dois cliques na nova pasta para selecioná-la, em seguida clique em SALVAR.

Aguarde... Ao concluir o download, clique em FECHAR.

Uma vez baixado o arquivo de instalação, o procedimento é o seguinte:

1.    Abra o ícone GeoGebra, que deverá estar na pasta escolhida.

2.    Abra o arquivo GeoGebra, com um clique duplo.

3.    Clique em EXECUTAR.

4.    Selecione o idioma, e clique no botão OK.

5.    Clique em AVANÇAR.

6.    Selecione Aceito os termos do Contrato de Licença (depois de ler, é claro!) e clicar no botão Avançar em cada tela que for aparecendo.

7.    Aguarde a instalação...

8.    Clique em AVANÇAR e em seguida em CONCLUÍDO.

9.    Finalmente aparecerá a tela do GeoGebra para iniciar o trabalho.

Observação:

Caso não consiga executar o programa, será necessário baixar a máquina virtual Java, a partir do site http://www.java.com

Avaliação

Nessa etapa, avaliar os possíveis conhecimentos prévios dos alunos. Posteriormente verificar o entendimento dos conceitos geométricos trabalhados, por prova escrita.

Com a sala dividida em grupos, avaliar a capacidade de trabalho dos grupos:

Participação individual na atividade;

Troca de ideias com os colegas;

Percepção do assunto explorado;

Conexões que realizam com atividades desenvolvidas nas disciplinas de Arte e Espanhol.

Os alunos reconhecem as transformações isométricas?

Eles identificam as formas simétricas obtidas por isometrias?

Opinião de quem acessou

Três estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 2/4 - 50%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniões

  • Roberto F. Cunha, NTE/SEDUC DIED/SEMEC , Pará - disse:
    rfcgml@gmail.com

    27/05/2013

    Três estrelas

    Muito bom para incentivar aos professores usarem esse ótimo recurso de Informátca Educativa.


  • carlos Cabral, Escola Estadual Senador Mário Motta , Mato Grosso - disse:
    fonsecacabral@gmail.com

    14/01/2013

    Quatro estrelas

    Muito interessante. Me serve muito bem pois trabalho com ensino fundamental e médio. Muito bom.


  • claudio alessandro da silva, Universidade Federal de Minas Gerais , Minas Gerais - disse:
    silvaklaudio@hotmail.com

    16/09/2012

    Três estrelas

    muito boa. comecei a usar o geogebra com alunos do 1 ano. trabalhando funcoes e seus graficos.


  • Tânia Michel Pereira, Unijuí , Rio Grande do Sul - disse:
    tmichel@gmail.com

    14/09/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta aula. Está bem elaborada e bem explicada.


Sem classificação.
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