Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os ciclos da água

 

17/09/2008

Autor e Coautor(es)
ROSANGELA MENTA MELLO
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer o ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida. Compreender que as suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente.
Duração das atividades
2 a 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que os estudantes conheçam os fenômenos naturais, tais como a chuva, os raios solares, a neve, a evaporação e transpiração. Observem a natureza em que vivem e acompanhem as mudanças naturais.
Estratégias e recursos da aula
1 PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO

 

  • Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto: "Os ciclos da água".
  • A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema proposto.
  • Solicitar à turma que observe na semana a seguir o tempo, verificando se houve chuvas, secas, etc. Se houver um riacho, rio, lagoa, próximos da escola, incentive-os a observarem o nível da água, sua coloração, estado de conservação das matas ciliares, etc

2. PROBLEMATIZAÇÃO:

 

Diante das questões levantadas pela turma, vamos definir as que são mais significativas para o estudo dos ciclos da água. É importante que neste momento, o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possuem.

Sugestões de questões que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma sobre o tema:

  • Dimensão científica: De onde vem a água? Como ela se transforma? Quais as características da água nos seus ciclos? Como se formam as nuvens e porque elas são diferentes? Qual a origem da água no planeta terra? O homem pode mudar o ciclo da água? Qual a importância do ciclo da água para o meio ambiente?
  • Dimensão histórica: Há quanto tempo a água vem transformando a vida em nosso planeta? Como o ser humano, historicamente, vem interferindo no ciclo da água?
  • Dimensão social: A água está disponível para toda a humanidade? Existem pessoas que não tem acesso a água? Qual a relação da qualidade da água e a qualidade de vida da população de nosso bairro, cidade, município...?

 

3 INTRUMENTALIZAÇÃO:


Atividade 1

 

É neste momento que iniciamos a construção do conhecimento, através de diversas atividades de pesquisa, leitura, discussões que proporcionem a aprendizagem.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/433/imagens/simulador_clico.jpg

Após todas as discussões iniciais sugerimos que os estudantes sejam levados no laboratório de informática para assistir um vídeo sobre o "Ciclo da Água", disponível em http://www.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua/ . Desta forma cada estudante poderá avançar ou retroceder na apresentação do vídeo. Caso não seja possível, o professor poderá fazer o download e utilizar o DVD e a TV. É importante que o vídeo seja bem compreendido, por este motivo, o professor pode passá-lo várias vezes, ou seja, fazendo paradas para discussões, trocas de idéias, relacionando-o com o cotidiano das crianças.


Após a apresentação organize com sua turma uma discussão de cada um dos tópicos (evaporação, transpiração, sublimação, condensação, precipitação, escoamento, analisando os fenômenos naturais e como estes se relacionam. Procure questionar sobre as dúvidas levantadas inicialmente (prática social inicial do conteúdo), para que os alunos estabeleçam uma relação dos seus conhecimentos prévios com a apresentação do vídeo. Questione sobre o clima atual para que a turma perceba a importância do ciclo da água, da preservação do meio ambiente, para manutenção das estações do ano, da temperatura ideal, da umidade do ar, etc.

Conforme a série da sua turma, proponha um registro da atividade realizada, seja através de desenhos, produção de textos (histórias em quadrinhos, cartazes, poemas, propagandas conscientização da comunidade, etc.)

   
   

 

 Atividade 2


Sugerimos a seguinte atividades coletiva:

  • Durante todo mês vamos observar o clima em nossa comunidade, registrando em um cartaz do tempo. Por exemplo:
DATA SOL/CHUVA/NUBLADO TEMPERATURA ESTAÇÃO DO ANO
01/08/08      
02/08/08      
. ....      

Sempre d iscutir com a turma, no decorrer dos meses as mudanças climáticas e sua importância para o ciclo da água e preservação do meio ambiente. Este quadro nos dá uma referência para trabalharmos muitos temas importantes com a turma, por exemplo: verificar quando ocorrem longos períodos de estiagem, pouca umidade do ar, altas temperaturas, geadas...


Atividade 3

 

Propomos a construção de um terrário, para observar o ciclo da água, o desenvolvimento da vida, sua relação com a umidade do ar, da terra. Veja o passo a passo abaixo:

 

 

 

Nesta atividade poderão ser realizadas muitas discussões e produções escritas, dependendo do nível da turma, sempre relacionando com as atividades anteriores.

Observe como em pouco espaço (terrário) é possível:

  • cultivar plantas,
  • criar pequenas espécies de animais,
  • ter um equilíbrio natural de umidade, temperatura, formando um micro ecossistema.

Lembre-se que o lugar em que será colocado o terrário é muito importante, pois o acesso a raios solares poderá interferir decisivamente na experimentação. Sugerimos que o professor distribua os terrários, feitos pelos alunos em vários lugares (com o sol da manhã, sol da tarde, no escuro, sem o sol direto), instigue a turma a elaborar hipóteses em seu caderno, sobre o que ocorrerá com o experimento; marque sempre um horário para que os alunos façam observações dos diferentes terrários e registrem no seu caderno.

Paralelamente a esta atividade as crianças podem pesquisar na comunidade como os agricultores, pecuaristas, produtores de alimentos analisam a questão ambiental atual, com destaque sobre o ciclo da água.



Atividade 4

 

Como atividade complementar vamos acessar este recurso de jogo on-line, do Portal do Professor (MEC) em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10818/ciclodaagua.swfonde os estuda ntes poderão testar seus conhecimentos. P rofessor vá acompanhando a atividade e sugira as cria nças que ainda apresentam alguma dificuldade para retornar ao vídeo do início da aula.

 


 

Indicação de recursos

 

Sites:


1. TV Cultura: apresenta textos informativos, atividades e jogos (http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/index.htm)
2. USP - CDCC, Programa ABC na Educação Científica "Mão na Massa": apresenta textos informativos, experiências dos ciclos da água. (http://educar.sc.usp.br/maomassa/ciclo_natureza.htm)
3. Escola Básica nº 1 de Setúbal: projeto com história infantil sobre o ciclo da água e textos informativos. (http://www.eb1-setubal-n1-areias.rcts.pt/agua.htm)
4. MCWA - Kids Water Fun: página em inglês com atividades sobre a água. (http://www.mcwa.com/kids.htm#air)

 

Vídeos:


1. Clickeducação: Ciclo da água (http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-717-,00.html)
2. INEP: lista de vídeos disponíveis (http://www.inep.gov.br/pesquisa/bbe-online/lista.asp?cod=149442&Assunto=%C3%83%20GUA&Doc=OM&P=0&nl=20)

 

Atividades de campo:


1. Visita a instituição que distribui e trata a água da sua cidade.
2. Passeio em praças, parques e áreas próximas da escola que possua água corrente para estudo de campo.
3. Visita em uma indústria próxima a escola para analisar como é realizado o tratamento de efluentes (resíduos líquidos) na empresa e o seu consumo de água potável .

 

4 CATARSE:



É chegado o momento em que o aluno se aproxima da apresentação da solução do problema inicial. É quando o conteúdo empírico (senso comum) se torna científico. Passaremos à elaboração teórica da síntese, isto é, da nova postura mental. Os estudantes poderão elaborar o seu texto, seja na forma de uma redação, de uma história, de um desenho livre, um texto que expresse a síntese destas aulas. Este texto, também, poderá ser elaborado coletivamente.



5 PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:



Junto com a turma, organize um cartaz, para ser afixado no edital da escola com as intenções dos alunos e as ações da turma a serem incorporadas em seu cotidiano sobre o uso consciente da água.

Por exemplo: Podemos evitar o desperdício de água potável, racionalizando o consumo de água dos rios e demais locais de coleta. Vamos preservar as matas, florestas e vegetação natural de nossa região, áreas verdes de nossa casa, nossa rua, pois estas mantêm o equilíbrio ecológico e a temperatura ideal para nosso planeta.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ciclo da água Animação/simulação
Terrário Experimento prático
Recursos Complementares
Vamos assistir ao vídeo A viagem da água, apresentando a vida no planeta terra e a importância da água, ilustrando o seu ciclo, disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=oK1QOhLS7X8&feature=related
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à redução da água potável em nosso planeta e como o ser humano pode colaborar para minimizar este problema ambiental. O professor acompanhará a leitura das produções dos estudantes, fazendo as intervenções necessárias.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 35 classificações

  • Cinco estrelas 22/35 - 62.86%
  • Quatro estrelas 11/35 - 31.43%
  • Três estrelas 2/35 - 5.71%
  • Duas estrelas 0/35 - 0%
  • Uma estrela 0/35 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Amanda Rangel, Faculdade Cenecista Alberto Torres , Rio de Janeiro - disse:
    amanda.asrm@gmail.com

    11/06/2014

    Cinco estrelas

    Excelente, aula muito bem elaborada.


  • Caroline, faculdade Cenecista Alberto Torres , Rio de Janeiro - disse:
    caroline1oliveira@bol.com.br

    11/06/2014

    Cinco estrelas

    Amei!


  • amanda, Facnec , Rio de Janeiro - disse:
    amanda.asrm@gmail.com

    11/06/2014

    Cinco estrelas

    Grande contribuição, aula muito bem elaborada. Adorei!


  • lindomar, EE ODILON BEHRENS , Minas Gerais - disse:
    reis.lindomar@hotmail.com

    15/04/2014

    Cinco estrelas

    muito bom


  • jardelia lima da silva, unidade integrada francisco ferreira rangel , Maranhão - disse:
    jardelia_ls@hotmail.com

    27/03/2013

    Quatro estrelas

    olha eu adorei esta idéia estava procurando atividades para trabalhar com os meus alunos do ensino fundamental de 6ºano e 7º ano e aprovei estas aulas irei concerteza executa-las.


  • maria leonor gomes medeiros, Escola Estadual Alexandre Quirino de Souza , Mato Grosso - disse:
    leonormedeiros.pan@hotmail.com

    19/03/2013

    Cinco estrelas

    Me ajudou bastante, é uma aula dinâmica, capaz de envolver o aluno no processo de ensino aprendizagem de forma prazerosa e produtiva


  • polyana, Uninorte , Acre - disse:
    polyana-prado@hotmail.com

    26/05/2012

    Quatro estrelas

    Muito bom


  • Tatiana Candozo Preston, E M PROFª MARLY CID ALMEIDA DE ABREU , Rio de Janeiro - disse:
    taticandozo@hotmail.com

    19/05/2011

    Cinco estrelas

    Gosteiiiiiii muito, desta forma a Aprendizagem se torna significativa, e muito agradável.


  • MARIA JORGETE DA COSTA, FACNEC , Rio de Janeiro - disse:
    gecoroza@hotmail.com

    18/05/2011

    Cinco estrelas

    Uma aula super dinâmica e interessante.


  • Maria Jorgete, FACNEC , Rio de Janeiro - disse:
    gecoroza@hotmail.com

    18/05/2011

    Cinco estrelas

    Uma aula muito interessante, onde o aluno é levado a construir seu próprio conhecimento.


  • Cleiton Cruz, escola municipal do engenho diamante , Pernambuco - disse:
    cleitonfcruz@hotmail.com

    08/04/2011

    Cinco estrelas

    ótimo esse planejamento da aula, gostaria se vcs pudesse mandasse para me a animação sobre o ciclo da água, aguardo a resposta.


  • Liliane, E.M.PROF.BENTO MOSSURUNGA , Paraná - disse:
    lillany@ibest.com.br

    29/10/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão dessa aula.


  • guaracy pereira, sedu , Espírito Santo - disse:
    guara42@hotmail.com

    16/09/2010

    Cinco estrelas

    Adorei,o plano de aula foi bem elaborado achei muito interessante os recursos usado para o desenvolvimento da aula.


  • Roberta Gama, Escola Estadual Dulce Sarmento , Minas Gerais - disse:
    robertagam@yahoo.com.br

    06/08/2010

    Três estrelas

    Ao analisar o plano de aula, foi perceptivel a aplocabilidade dele em minhas aulas.


  • CLÁUDIA LUISA DE OLIVEIRA, Secretaria Municipal de Educação de RESENDE , Rio de Janeiro - disse:
    claudia.educacao@yahoo.com.br

    05/08/2010

    Quatro estrelas

    Aula de grande proveito. Boa estratégia e as sugestões de videos contribuiram para o enrequecimento da aula. Parabéns!


  • Solange Asevedo Ribeiro, JOSE BONIFACIO UNIDADE MUNICIPAL DE EDUCACAO , São Paulo - disse:
    solpaul2000@gmail.com

    09/07/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula!


  • Helení José da Costa Guimarães, ESC EST ABDALA DAHER , Goiás - disse:
    heleniguimaraes@hotmail.com

    01/06/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a aula, achei muito interessante, com muitos recursos que propiciam aos alunos um bom entendimento do tema, acho que poderia utilizar mais tempo para a realização da aula.


  • Sócrates Rodrigues Arantes , EMEF'Selva Campos Monteiro" , Goiás - disse:
    srarantes@hotmail.com

    22/04/2010

    Cinco estrelas

    Com um exelente site desse precisa-se da área de Educação Física, pois a mesma pode pssibilitar uma qualidade de vida para o público que se insere na vida estudantil.


  • Edigar Pereira dos Santos, EE CEL TONICO FRANCO , Minas Gerais - disse:
    edigarpereira@yahoo.com.br

    05/04/2010

    Cinco estrelas

    Professora , que aula maravilhosa, parabens, ainda bem que temos professores como a senhora, q vem e nos apresenta uma aluna dinamica como essa.


  • Rute, Juiz Jorge , Bahia - disse:
    teleszen@hotmail.com

    01/04/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom!


  • Levi Mendes Moreira, EEFM WALDEMAR ALCANTARA , Ceará - disse:
    levimendesmoreira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bem planejado, interativo e atende as necessidades do conteudo.


  • LUCIANA NOGUEIRA PIMENTEL, EMEF ODINEA LEITE CAMINHA , Pará - disse:
    lupimenteltuc@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Rosãngela para mim foi ótimo ter acesso a todas essas informações que nos permitirão com certeza inovar as nossas aulas aprimorar os nossos conhecimentos.


  • ROSANGELA MENTA MELLO, WOLFF KLABIN C E E FUND MEDIO NORMAL , Paraná - disse:
    rosangelamenta@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula foi baseada no roteiro proposto pelo Prof. João Luiz Gasparin. Livro: GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. São Paulo: Autores Associados, 2007.


  • FRANCISCO SEVERO DE SA, EEEFM ANTONIO G LACERDA , Paraíba - disse:
    severodesa@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula. Criativa e dinâmica.


  • Francisco Clodovanio Pereira da Silva, ESCOLA DE ENS. FUNDAMENTAL AVELINO FEITOSA , Ceará - disse:
    clodovanio@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Uma aula maravilhosa, mostrando os recursos que a informática nos trás para aperfeiçoar nossa prática pedagógica. PARABÉNS!


  • José Olavo de Almeida, CARMINHA VASCONCELOS EEFM , Ceará - disse:
    olavoalmeida06@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá Rosângela e Ezequiel, gostei bastante do projeto/aula de vocês. O assunto escolhido não poderia ser melhor, é importante incutir na mente de nossos alunos a importância da preservação desse líquido tão precioso e essencial à nossa sobrevivência na Terra. A água é um recurso natural que necessita de cuidados especiais e urgentes, pois muitos teem a ideia de que ela é um recurso inesgotável e que por isso podem usar e abusar. Nós sabemos que não é bem assim, não é mesmo?


  • Luciana Maria Sousa de Alencar, Colégio Militar Tiradentes , Maranhão - disse:
    lucianamalencar@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Trabalho corente e com ótima organização.


  • Osny Soares Ferreira, MA EMILIA RABELO COL EST , Ceará - disse:
    soaresosny@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Otima a aula altamente sugestiva


  • Soniara Silvania da Costa, EEPSG PIO MACHADO , Mato Grosso - disse:
    profsonyazl@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá, adorei a aula.É sempre bom estar atualizando nossos planejamentos diários e o portal contribui muito para que isso aconteça. Valeu!


  • Ppenha, ESC INSTITUTO DE EDUCAÇAO LOURENÇO FILHO , Acre - disse:
    carmemserena@bol.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Na minha opinião isso não pode ser considerado aula e sim um plano de ação ou um projeto que irá requerer muito tempo para a sua execução.


  • Fátima Lima, Escola M. Fco de Assis Batista , Rio Grande do Norte - disse:
    fatima.aee@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula é ótima e está muito bem estruturada, desta forma pode ser utilizada como base para a elaboração de um projeto sobre Ciclo da aula, principalmente porque os recursos a serem utilizados são fáceis de encontrar. Parabéns!


  • Jocielen da Silveira Pereira, COLÉGIO ESTADUAL JACINTHO XAVIER MARTINS , Rio de Janeiro - disse:
    Jocielen@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito pois, ao acessar a aula pude observar a importancia que a imformatica possui nos permitindo amplia ao conhecimento atraveis de um simples clicar.


  • irani rosa rodrigues, ESC EST LUIZ CARLOS DA MOTA , Goiás - disse:
    irani.geografia@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    dinâmico


  • lucilene firmino gonçalves, pesoal , São Paulo - disse:
    lucilene6196@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    exelente uma aula completa e bem detalhada, onde, crianças do fundamtal irão tirar muito proveito. obrigada


  • simone cristina bueno, ANTONIO SAMPAIO E E GEN E FUND , Paraná - disse:
    beusso@seed.pr.gov.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da disposição da aula, pois permite que o aluno construa o conhecimento cietífico relacionando com o empírico.Eu estava em dúvida sobre qual tema utilizar na feira de ciências, mas após analisar suas atividades, me tive várias idéias e utilizarei o mesmo tema.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.