Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SMS e a evolução do celular

 

17/09/2012

Autor e Coautor(es)
Kleber Gomes de Brito
imagem do usuário

BOQUEIRAO - PB ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO CONSELHEIRO JOSE BRAZ DO REGO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a perspectiva da linguagem como instrumento de comunicação, estruturada em torno de elementos e tendendo a diferentes funções.
  • Compreender a história e a evolução da tecnologia aplicada à comunicação, principalmente no que se refere ao aparelho celular.
  • Reconhecer a diversidade de recursos comunicacionais disponíveis em um aparelho celular.
  • Compreender o sentido geral de um SMS.
  • Identificar procedimentos linguísticos  de construção da mensagem de texto.
  • Apropriar-se do conceito de elementos da comunicação.
  • Apropriar-se do conceito de funções da linguagem.
  • Reconhecer os elementos da comunicação e funções da linguagem no gênero textual SMS (mensagem de texto).
  • Compreender as especificidades da situação de produção de um SMS, sobretudo a interação, a expressividade e a restrição de tempo.
  • Entender a lógica da abreviação de palavras na produção de um SMS.
Duração das atividades
8 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sabemos que é o uso dos aparelhos celulares é, segundo muitos professores, um problema recorrente em sala de aula. Alguns afirmam que o aparelho distrai o aluno, desviando-o do principal foco da escola: a aprendizagem. Verdade é que mesmo antes da popularização dos aparelhos celulares ou mesmo de sua criação, a distração era um dos principais motivos apontados pelos professores como causadora do baixo desempenho dos alunos.

O aparelho celular se popularizou na última década, bem como houve uma redução considerável no valor de muitos aparelhos que chegam, inclusive, a sair de graça para o consumidor que adere a um plano específico de uma das tantas empresas de telefonia móvel presentes hoje no Brasil.

Outro dado importante reside no fato de os celulares evoluírem tanto a ponto de deixaram de ser apenas um aparelho telefônico e se tornarem filmadoras, calculadoras, editores de imagens, tocadores de música, players de vídeo, vídeo game, pequenos computadores em que se pode instalar e utilizar aplicativos dos mais diversos e, além de tudo isso, editam e transmitem mensagens de texto, as chamadas SMS.

Neste plano de aula, procuraremos desenvolver atividades que contemplem desde o estudo da história e evolução das comunicações, dos aparelhos celulares, à leitura e produção de mensagens de texto, que simulem as diversas situações de produção.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS

  • Textos impressos.
  • Apresentação de Power Point sobre a evolução dos aparelhos celulares (é interessante o próprio professor pesquisar e selecionar fotos e informações para que ele esteja por dentro do assunto, não apenas fazer download de uma apresentação pronta).
  • Vídeos sobre a evolução das telecomunicações e do aparelho celular (o professor pode pesquisar no Youtube  por "evolução dos celulares" e encontrar muitos vídeos disponíveis. Recomendo que se busque pelo conceito do celular "Morph" da Nokia. Tanto professores quanto alunos se surpreenderão com os avanços).
  • Aparelhos celulares antigos de diversos modelos.
  • Netbook e projetor multimídia.
  • Acesso à internet.
  • Aparelhos celulares (dos alunos)

 

ESTRATÉGIAS

Aulas 1 e 2

Inicie a aula perguntando quais alunos têm e se estão portando o aparelho celular. Em seguida, pedir para que eles descrevam quais as características dos celulares e o que o aparelho representa para eles.

Logo após a apresentação dos alunos, solicite aos alunos que eles disponham em uma mesinha ou birô os aparelhos celulares, que observem os formatos, tamanho e outras características que possam não ter sido apresentadas.

Passe o vídeo sobre a “Evolução dos aparelhos celulares” e, após a apresentação, discuta com os alunos que aspectos foram, para eles, mais relevantes nas transformações pelas quais os celulares passaram.

Solicite aos alunos que escrevam, no caderno, o que consideraram mais relevante nessa exposição inicial sobre a evolução da telefonia móvel.

 

Aulas 3 e 4

Mostre aos alunos modelos de cartas, bilhetes, e-mails e SMS, e peça para que leiam e procurem destacar suas características.

Apresente slides sobre a comunicação escrita e os elementos constituintes da comunicação.

Solicite aos alunos que identifiquem, nos textos, os elementos constituintes da comunicação.

Leia com os alunos, no Livro Didático (ou em material previamente elaborado pelo professor) , o capítulo correspondente às Funções da Linguagem, para levá-los a compreender quais elementos estão recebendo maior ênfase nos textos lidos anteriormente.

 

Aulas 5 e 6

Solicite aos alunos que produzam uma lista com o número do telefone celular dos alunos e do professor.

Envie mensagem de texto para os alunos, para que eles identifiquem as abreviações e compreendam o conteúdo da mensagem, os elementos da comunicação, as funções da linguagem.

Peça aos alunos que enviem torpedos com um comentário sobre a aula para o celular do professor, ou simule uma situação em que o aluno envia torpedo para o colega avisando que irá faltar à aula.

 

Aulas 7 e 8

Peça que os alunos leiam os torpedos recebidos e respondam-nos;

Promova uma discussão sobre a simplicidade e a velocidade com que a mensagem foi transmitida.

Solicite que os alunos destaquem o tipo de linguagem empregado, os elementos da comunicação e as funções da linguagem da mensagem produzida e enviada.

Peça, por fim, aos alunos que compartilhem o que aprenderam durante as aulas.

Recursos Complementares
Avaliação

As avaliações ocorrerão basicamente em dois momentos:

(1) durante o desenvolvimento das atividades realizadas pelo aluno em seu caderno, no aparelho celular, durante eventuais pesquisas que o professor passe;

(2) durante as produções de textos orais e escritos. Nesse sentido, aferiremos em que medida os alunos estão alcançando um melhor desenvolvimento no que se refere aos conteúdos:

        (a) procedimentais (leitura, escrita, estratégias de pesquisa e estudo);

        (b) conceituais (o que ele deve saber sobre os conceitos propriamente ditos);

        (c) atitudinais (capacidade de trabalhar em grupo, respeito às ideias dos outros, saber ouvir, aceitar críticas etc.).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 7/10 - 70%
  • Quatro estrelas 3/10 - 30%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marcos Antonio Pereira, E E Pero Vaz de Caminha , Minas Gerais - disse:
    pereiramarcosmg@yahoo.com.br

    15/07/2015

    Cinco estrelas

    Excelente. Vou recomendar aos colegas na escola onde trabalho como professor.


  • Marcos Antonio Pereira, Escola Estadual Pero Vaz de , Minas Gerais - disse:
    pereiramarcosmg@yahoo.com.br

    15/07/2015

    Cinco estrelas

    Excelente conteúdo. Vou recomendar aos professores da escola da qual faço parte, principalmente nas minhas aulas.


  • Lúcia Valéria de Souza Pereira Coimbra, Colégio Estadual Paulo Assis Ribeiro , Rio de Janeiro - disse:
    luciavaleriaspc@hotmail.com

    30/03/2015

    Cinco estrelas

    Excelente! Aulas, a meu ver, necessárias atualmente, pois precisamos inserir os recursos disponíveis no celular em nossa prática pedagógica, com as devidas atualizações, para que o aluno analise e reconheça sua linguagem como legítima e a serviço da boa comunicação.


  • elizabeth, U.I. Profª Lêda Tájra , Maranhão - disse:
    elizabeth.telino@hotmail.com

    10/10/2014

    Quatro estrelas

    Bem planejada esta aula. Ajudará bastante professores que já não sabem mais o que fazer com tantos aparelhos( celulares) em sala de aula, Nota 1000!


  • Eva Claudino Bezerra da Silva , escola municipal Delmiro Alexandre e escola estadual Conego Emanuel , Pernambuco - disse:
    evaclaudino@hotmail.com

    06/10/2014

    Cinco estrelas

    muito bom. Vou tentar adaptar as aulas de história ou discutir a ideia com os meus colegas professores da escola.


  • Almir de Jesus pereira, E.E.E.M"MANOEL DUARTE DA CUNHA" 2014 e "E.E.E.F.M.F. DO SUL" 2013 , Espírito Santo - disse:
    almir.pereira.facebook@gmail.com

    24/09/2014

    Cinco estrelas

    Espetacular. - Sou professor de LEMODERNA, e já venho trabalhando o gênero no espaço escolar, mesmo que, sendo proibido abre-se um leque para mostrar aos alunos que é possível utilizar o celular de maneira correta e pedagogicamente, sendo assim, extrai-se a sua proibição dando valor pedagogia. Este trabalho já foi relaizado aqui na Cidade de Pedro Canário-ES, onde o objeto do "desejo" é extremamente proibido.Neste caso, o professor novos horizonte de conhecimento perante aos alunos e fazendo o


  • Anelise Sander Ane, Colégio estadual Santos Dumont , Rio Grande do Sul - disse:
    anesander@yahoo.com.br

    23/06/2014

    Cinco estrelas

    Fantástica!


  • Maria Alice Schettini Costa, EMEF JULITE MIRANDA FREITAS , Espírito Santo - disse:
    netnet@globo.com

    21/11/2012

    Cinco estrelas

    Lido muito com jovens que estão sempre ligados na rede via celular e, gostei muito da sugestão das aulas com o uso do celurar. Vou experimentar fazendo algumas adaptações para os alunos do 9ºano do Ensino Fundamental, Séries Finais. Parabéns professor pela sua contribuição.


  • Valdirene Diniz Xavier, ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MEDIO SEVERINO FARIAS , Pernambuco - disse:
    valeaxavier@hotmail.com

    12/10/2012

    Quatro estrelas

    Achei esse material muito interessante e usarei em minhas aulas , fazendo algumas adaptações. Obrigada e Parabéns.


  • josilene de jesus costa, Universidade Estadual do Maranhão , Maranhão - disse:
    josilenne2012@hotmail.com

    17/09/2012

    Quatro estrelas

    muito legal assim os alunos vão aprender a utilizar o aparelho celuclar não somente pra fazer ligações ou como mei de brincadeira, mas como um aliado que pode lhe serve até pra fazer pesquisas em sala de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.