17/09/2012
BOQUEIRAO - PB ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO CONSELHEIRO JOSE BRAZ DO REGO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Sabemos que é o uso dos aparelhos celulares é, segundo muitos professores, um problema recorrente em sala de aula. Alguns afirmam que o aparelho distrai o aluno, desviando-o do principal foco da escola: a aprendizagem. Verdade é que mesmo antes da popularização dos aparelhos celulares ou mesmo de sua criação, a distração era um dos principais motivos apontados pelos professores como causadora do baixo desempenho dos alunos.
O aparelho celular se popularizou na última década, bem como houve uma redução considerável no valor de muitos aparelhos que chegam, inclusive, a sair de graça para o consumidor que adere a um plano específico de uma das tantas empresas de telefonia móvel presentes hoje no Brasil.
Outro dado importante reside no fato de os celulares evoluírem tanto a ponto de deixaram de ser apenas um aparelho telefônico e se tornarem filmadoras, calculadoras, editores de imagens, tocadores de música, players de vídeo, vídeo game, pequenos computadores em que se pode instalar e utilizar aplicativos dos mais diversos e, além de tudo isso, editam e transmitem mensagens de texto, as chamadas SMS.
Neste plano de aula, procuraremos desenvolver atividades que contemplem desde o estudo da história e evolução das comunicações, dos aparelhos celulares, à leitura e produção de mensagens de texto, que simulem as diversas situações de produção.
RECURSOS
ESTRATÉGIAS
Aulas 1 e 2
Inicie a aula perguntando quais alunos têm e se estão portando o aparelho celular. Em seguida, pedir para que eles descrevam quais as características dos celulares e o que o aparelho representa para eles.
Logo após a apresentação dos alunos, solicite aos alunos que eles disponham em uma mesinha ou birô os aparelhos celulares, que observem os formatos, tamanho e outras características que possam não ter sido apresentadas.
Passe o vídeo sobre a “Evolução dos aparelhos celulares” e, após a apresentação, discuta com os alunos que aspectos foram, para eles, mais relevantes nas transformações pelas quais os celulares passaram.
Solicite aos alunos que escrevam, no caderno, o que consideraram mais relevante nessa exposição inicial sobre a evolução da telefonia móvel.
Aulas 3 e 4
Mostre aos alunos modelos de cartas, bilhetes, e-mails e SMS, e peça para que leiam e procurem destacar suas características.
Apresente slides sobre a comunicação escrita e os elementos constituintes da comunicação.
Solicite aos alunos que identifiquem, nos textos, os elementos constituintes da comunicação.
Leia com os alunos, no Livro Didático (ou em material previamente elaborado pelo professor) , o capítulo correspondente às Funções da Linguagem, para levá-los a compreender quais elementos estão recebendo maior ênfase nos textos lidos anteriormente.
Aulas 5 e 6
Solicite aos alunos que produzam uma lista com o número do telefone celular dos alunos e do professor.
Envie mensagem de texto para os alunos, para que eles identifiquem as abreviações e compreendam o conteúdo da mensagem, os elementos da comunicação, as funções da linguagem.
Peça aos alunos que enviem torpedos com um comentário sobre a aula para o celular do professor, ou simule uma situação em que o aluno envia torpedo para o colega avisando que irá faltar à aula.
Aulas 7 e 8
Peça que os alunos leiam os torpedos recebidos e respondam-nos;
Promova uma discussão sobre a simplicidade e a velocidade com que a mensagem foi transmitida.
Solicite que os alunos destaquem o tipo de linguagem empregado, os elementos da comunicação e as funções da linguagem da mensagem produzida e enviada.
Peça, por fim, aos alunos que compartilhem o que aprenderam durante as aulas.
EVOLUÇÃO DO CELULAR (TEXTO)
EVOLUÇÃO DO CELULAR (VÍDEO)
USO PEDAGÓGICO DO APARELHO CELULAR
BLOG CRÔNICAS DE PROFESSOR (RELATO E IMAGENS DAS AULAS)
As avaliações ocorrerão basicamente em dois momentos:
(1) durante o desenvolvimento das atividades realizadas pelo aluno em seu caderno, no aparelho celular, durante eventuais pesquisas que o professor passe;
(2) durante as produções de textos orais e escritos. Nesse sentido, aferiremos em que medida os alunos estão alcançando um melhor desenvolvimento no que se refere aos conteúdos:
(a) procedimentais (leitura, escrita, estratégias de pesquisa e estudo);
(b) conceituais (o que ele deve saber sobre os conceitos propriamente ditos);
(c) atitudinais (capacidade de trabalhar em grupo, respeito às ideias dos outros, saber ouvir, aceitar críticas etc.).
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/07/2015
Cinco estrelasExcelente. Vou recomendar aos colegas na escola onde trabalho como professor.
15/07/2015
Cinco estrelasExcelente conteúdo. Vou recomendar aos professores da escola da qual faço parte, principalmente nas minhas aulas.
30/03/2015
Cinco estrelasExcelente! Aulas, a meu ver, necessárias atualmente, pois precisamos inserir os recursos disponíveis no celular em nossa prática pedagógica, com as devidas atualizações, para que o aluno analise e reconheça sua linguagem como legítima e a serviço da boa comunicação.
10/10/2014
Quatro estrelasBem planejada esta aula. Ajudará bastante professores que já não sabem mais o que fazer com tantos aparelhos( celulares) em sala de aula, Nota 1000!
06/10/2014
Cinco estrelasmuito bom. Vou tentar adaptar as aulas de história ou discutir a ideia com os meus colegas professores da escola.
24/09/2014
Cinco estrelasEspetacular. - Sou professor de LEMODERNA, e já venho trabalhando o gênero no espaço escolar, mesmo que, sendo proibido abre-se um leque para mostrar aos alunos que é possível utilizar o celular de maneira correta e pedagogicamente, sendo assim, extrai-se a sua proibição dando valor pedagogia. Este trabalho já foi relaizado aqui na Cidade de Pedro Canário-ES, onde o objeto do "desejo" é extremamente proibido.Neste caso, o professor novos horizonte de conhecimento perante aos alunos e fazendo o
23/06/2014
Cinco estrelasFantástica!
21/11/2012
Cinco estrelasLido muito com jovens que estão sempre ligados na rede via celular e, gostei muito da sugestão das aulas com o uso do celurar. Vou experimentar fazendo algumas adaptações para os alunos do 9ºano do Ensino Fundamental, Séries Finais. Parabéns professor pela sua contribuição.
12/10/2012
Quatro estrelasAchei esse material muito interessante e usarei em minhas aulas , fazendo algumas adaptações. Obrigada e Parabéns.
17/09/2012
Quatro estrelasmuito legal assim os alunos vão aprender a utilizar o aparelho celuclar não somente pra fazer ligações ou como mei de brincadeira, mas como um aliado que pode lhe serve até pra fazer pesquisas em sala de aula.