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Água para todos: saneamento básico e saúde – UCA/ Metodologia Cientifica

 

20/08/2012

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os problemas enfrentados pela população brasileira, em função da falta de saneamento básico e do uso inadequado da água;
  • Destacar as doenças causadas pela falta de infraestrutura em algumas regiões do Brasil;
  • Observar e conhecer os processos de tratamento de água, canalização e  tratamento de esgoto e limpeza pública de ruas e avenidas da cidade onde mora;
  • Compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 840 minutos –14 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos atitudes responsáveis que se deve ter para a preservação e a manutenção da natureza. Além de habilidades relativas à leitura, escrita e utilização de recursos do tablet, celular, gravador de áudio e do laptop Classmate com o uso dos programas:Tux Paint e Mozilla Firefox. É importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

 INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, como se trata de um Projeto de Pesquisa Científica em sala de aula é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-lo. O Projeto de Pesquisa busca evidências para o diálogo como base de desenvolvimento para atingir o conhecimento, através da Pesquisa com uma metodologia que propicie a troca de saberes, ao valorizar as participações dos alunos, dos professores e das ciências envolvidas. Fortalecendo o desenvolvimento da autonomia e da criticidade, incentivando a observação, o registro, a comparação, a investigação, que favorecem a solução de problemas reais de seu cotidiano, utilizando a linguagem para a generalização em diferentes situações e contextos das experiências vividas.

O próprio termo “Iniciação” significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma preparação preliminar para tal. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa:

 http://www.conteudoescola.com.br/colunistas/70 (Este texto informativo aborda como ensinar com Pesquisa: ensinar/ aprender/ fazendo). Acesso em 10/08/2012.

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml. Acesso em 01/08/2012.

(Texto que aborda a Pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem “Observar, registrar e comprovar hipóteses sem simplificar a linguagem nem infantilizar. Esse é o caminho para a Iniciação Científica.”).

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso em 01/08/2012.

(Texto que apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula, passos que o professor deve seguir na orientação do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Iniciação Científica até o relatório.).

Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Iniciação Científica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educação Básica utilize os sítios abaixo: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40123

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40631

Acessados em 01/08/2012.

Professor, você poderá construir um Wiki com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim convide a turma para criar um Wiki. 

Para explicar aos alunos o que é e como criar um Wiki ( ferramenta baseada na internet que funciona como um editor de texto online) você poderá utilizar o sítio:

 http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c. O que é um Wiki? (Este vídeo explica o que é Wiki e qual é o seu objetivo.). Acesso em 01/08/2012.

Professor, você poderá incentivar os alunos a usarem outros tipos de Wikis como:

A Zoho Wiki é uma plataforma para criação de Wikis com um editor WYSIWYG de HTML, controle de versões, subpáginas, tags, área de administração, rss feeds e endereços otimizados para motores de busca. Com a Zoho Wiki pode criar grupos e adicionar, editar e partilhar conteúdos entre eles.

http://weblinks.no.sapo.pt/crie-uma-wiki.html. Orientações de como criar e utilizar essas tecnologias. Acesso em 01/08/2012.

http://office.microsoft.com/pt-br/windows-sharepoint-services-help/criar-um-wiki-HA010226177.aspx. O texto online comenta como criar, editar, adicionar imagens. Acesso em 01/08/2012.

Com a atividade proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Wiki. É essencial a participação e o acompanhamento do professor, durante a realização do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poderão atualizar a postagem de cada etapa do Projeto.

Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “Água para todos: saneamento Básico e Saúde”, que será desenvolvido nesta aula.

 

 

 

bonecos UCA

Estratégias e recursos da aula 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, o Projeto pode surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento predeterminado. Exemplo: Um aluno da turma viajou para outra cidade e após ingerir água contaminada foi parar no hospital com diarreia e febre. A turma ficou interessada em pesquisar sobre o processo de tratamento da água e esgoto da cidade e investigar as doenças causadas pela falta de infraestrutura em algumas regiões do nosso país.

Promova um momento de sensibilização do Projeto utilizando recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática. Neste sentido, apresente a música aos alunos de forma criativa, cantando ou dramatizando. Depois, leia a letra da música. Ela fala sobre a água de um jeito diferente.

poema ilustrado

TEIXEIRA, Francisco M. P. e CHIANCA, Rosaly Braga. A Aventura do Saber. Geografia 3º Ano. São Paulo: Leya, 2011 p.118.

 Questões para serem discutidas após a leitura da letra da música.

  • Você gostou da letra dessa música?
  • O que fala sobre a água?
  • Vamos seguir o caminho da água?
  • Por que é importante beber água tratada?

Agora imagine o caminho que a água está percorrendo na música. Faça um desenho desse caminho representando cada parte da letra da música.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “O ciclo da água”.

Inicialmente, proponha que a turma faça uma investigação sobre o trajeto que a água faz até chegar a nossas casas e peça que cada aluno dê sua opinião sobre esse tema. Em seguida, defina um título para o Projeto: “Água para todos: saneamento básico e saúde”.

 2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Caso prefira, organize os alunos em duplas ou grupos e oriente-os a registrarem em uma ficha a justificativa do Projeto. Veja alguns exemplos:

  • Queremos pesquisar o processo de saneamento básico na cidade.
  • Vamos investigar as doenças causadas pela falta de esgoto.
  • Precisamos conhecer como é feito o tratamento da água para o nosso consumo.
  • Vamos descobrir algumas cidades, que não possuem saneamento básico no Brasil.

Observação: É importante dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto.

A cada etapa do Projeto é fundamental o registro que poderá ser feito de várias maneiras:

  • Manualmente, no caderno de Projeto ou no Portifólio;
  • Digitalizado, utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto); o tablet e outros recursos tecnológicos como: Blog, Wiki, Fórum.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.

 3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que os alunos querem aprender com o estudo sobre “Água para todos: saneamento básico e saúde”. Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Descobrir os processos de tratamento da água;
  • Conhecer as doenças causadas pela falta de esgoto;
  • Identificar os processos de limpeza pública das ruas e avenidas da cidade;
  • Desenvolver o hábito do diálogo, da pesquisa e da troca de ideias.

Em seguida, é necessário construir juntamente com os alunos, os problemas a serem definidos, os alunos deverão criar questionamentos e dúvidas para delimitarem a abrangência da Pesquisa. Faz-se necessário, portanto, que o problema seja definido por meio de uma linguagem clara e objetiva e, preferencialmente, partindo de uma interrogação.

Logo após, as questões elaboradas pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses, que deverão sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que serão testados por meio da Pesquisa.

Como exemplo, observe:

  • Como é feito o tratamento da água?

Hipótese: Existe um lugar em que a água é tratada misturando líquidos e passando de um cano para outro.

  • Quais os riscos que a falta de saneamento básico podem causar para a população?

Hipótese: Ficamos doentes se tomarmos água suja e sem filtrar. 

  • Existe saneamento básico em todas as regiões do Brasil?

Hipótese: Não, já vi no jornal que algumas cidades não têm esgoto. As crianças brincam na água poluída ou nas enchentes. 

  • Por que não podemos consumir água diretamente dos rios e lagos?

Hipótese: Porque ficamos doentes. 

  • Como acontece o fornecimento de água em nossa casa?

Hipótese: Por meio de canos que ficam embaixo da terra. 

Professor, não se esqueça de criar um momento para a socialização dos problemas levantados e das possíveis soluções. 

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, retome a discussão anterior e converse com a turma sobre o processo investigativo: “Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”

Solicite que os alunos discutam entre os colegas como  poderão descobrir as respostas para suas questões, ou seja, as Fontes de Pesquisa, ou seja, precisamos decidir quais os recursos utilizaremos para respondermos as perguntas. Espera-se que eles sugiram: dicionários, livros, vídeos, entrevistas, trabalho de campo, fotografias dentre outras.

Professor, ao realizar uma Pesquisa Científica é necessário o envolvimento dos participantes, tanto na execução quanto na elaboração das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conteúdos. Sugerimos os conteúdos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:

  • Língua Portuguesa: Gêneros textuais (entrevistas, cartas, poemas, relatos), estrutura de textos, discurso narrativo, reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e  coesão);
  • História: Levantamento de problemas ambientais (passado e presente) e discussão de soluções;
  • Geografia: Possibilitar uma gama de informações e o seu entendimento pelos alunos que envolvam, dentre outros aspectos, o estudo da água e sua estação de tratamento, problemas ambientais; município; meio ambiente: preservação;
  • Matemática: Interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas (confecção e interpretação); estatística e probabilidade;
  • Informática: Linguagem digital, criação de wiki, fórum, Movie Maker, navegação na Internet;
  • Temas transversais: Ética, cidadania, natureza e sociedade;
  • Artes: Leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos, pinturas.

Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades poderão ser desenvolvidas durante várias semanas.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, solicite que os alunos desenhem, numa folha de papel como acham que acontece o tratamento de água e a distribuição de água potável até as nossas casas.

Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Estimule os alunos a usarem a imaginação. Depois peça que mostrem seus desenhos aos colegas e professor. Organize uma exposição no mural da sala de aula.

Explorando o texto online

Inicialmente, propomos uma investigação online para os alunos identificarem os processos de instalação de redes de água e esgoto e de tratamento da água.

Solicite que os alunos acessem os sítios sugeridos no laptop Classmate, utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.

Discuta com a turma as informações presentes nos textos, durante a leitura dos mesmos.

http://www.brasilescola.com/geografia/tratamento-de-agua-e-esgoto.htm (Este texto comenta o tratamento da água e as doenças causadas por água contaminada.) Acesso em 01/08/2012.

http://www.mananciais.org.br/2011/09/saneamento-no-brasil/ (Este texto informa sobre a importância do saneamento básico no Brasil, das regiões privilegiadas e as que precisam de uma atenção especial por parte do governo). Acesso em 01/08/2012.

Questões para serem discutidas:

  • Porque o saneamento básico no Brasil está longe de ser adequado?
  • Quais regiões possuem os melhores serviços de saneamento básico no país?
  • Água sem tratamento básico apresenta quais tipos de doenças?

Professor, segue abaixo outra sugestão de texto informativo.

 rede de água Esgoto

 TEIXEIRA, Francisco M. P; CHIACANA, Rosaly Braga. A Aventura do Saber – Geografia 3ºAno. São Paulo: Leya, 2011.p. 98,99.

Em seguida, proponha aos alunos a criação de um “Fórum Online” para discussão das informações pesquisadas.

Nele os alunos podem postar todas as discussões do trabalho e estabelecerem um intercâmbio com outras escolas de diversas regiões do país. Para isso, se precisar, solicite a colaboração de algum estagiário ou monitor de informática para auxiliar todo o processo de construção do “Fórum”.

Um “Fórum” é mais dinâmico que um site como tantos que estamos acostumados ver, é uma comunidade de amigos que se reúnem para discutir suas informações,  trocar ideias e divulgar curiosidades. Propor um “Fórum” é mais barato, porque ele reúne as características do sítio, mas sem dar tanto trabalho. É como um Blog, porque você pode administrar com facilidade, através de um painel de controle muito simplificado.

  • Assista ao vídeo sobre as etapas para a criação de um "Fórum":

http://www.youtube.com/watch?v=GgnN7Fg6ajg Acesso em 01/08/2012.

  • Leitura do texto detalhado dos passos a serem seguidos para a criação de um "Fórum".

http://www.forumeiros.com/criar-um-forum Acesso em 01/08/2012.

Em seguida, organize os alunos para elaboração de um pequeno texto online com as informações pesquisadas. Ao terminarem sugira que troquem seus textos com outros alunos, para que outros colegas possam analisar os dados e acrescentar de acordo com a sua experiência e conhecimento sobre o assunto da Pesquisa.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Estação de Tratamento de Água e Esgoto!

Professor, agende em sua cidade, com antecedência, uma visita dos alunos, à Estação de Tratamento da Água e Esgoto, proponha um “Trabalho de Campo”, para poderem explorar mais esse tema.

 Peça aos alunos que providenciem equipamentos para a observação e registro do “Trabalho de Campo”, como: máquina fotográfica, filmadora, tablet, celular com câmera.

 Logo após, o “Trabalho de Campo” proponha uma discussão sobre o que os alunos aprenderam: 

  • O que vocês viram na estação de tratamento de água?
  • Quais as etapas de tratamento de água vocês observaram?
  • Existe algo que precise mudar na estação de tratamento da sua cidade? Explique.
  • Se você fosse o prefeito, qual importância daria para a estação de tratamento de água e esgoto?

Professor, caso sua cidade não possua esse serviço, segue abaixo imagens para discutir com os alunos sobre as etapas da água numa estação de tratamento.

 

estação 

http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-ambiental/tratamento-de-esgotos (Este sítio apresenta as diversas etapas de tratamento, que o esgoto passa antes de retornar ao meio ambiente.). Acesso em 01/08/2012.

 estação1

http://wwwlceefmfranciscoguerreirochaves.blogspot.com.br/2012/06/objetivos-promover-reflexoes-sobre.html (Este sítio explica as etapas de tratamento da água até chegar a nossas casas.). Acesso em 01/08/2012.

 estação 3

 http://aimportanciadaaguaemnossasvidas.blogspot.com.br/2008/09/estao-de-tratamento-da-gua-eta.html (Este sítio demonstra como a água é tratada nas estações de tratamento de água, através de processos diversos, da captação até a rede de distribuição.). Acesso em 01/08/2012.

Professor, oriente os alunos para que em pequenos grupos, elaborem desenhos  contendo informações sobre as observações feitas na Estação de Tratamento.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos. Oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “A estação de tratamento da minha cidade”.

Observação: Caso sua cidade ainda não possua esse serviço, essa seria uma ótima oportunidade para você e seus alunos elaborarem uma carta ao prefeito da cidade destacando a importância de uma estação de tratamento de água e esgoto em sua cidade.

  MAQUETE DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO

Professor, depois das leituras dos textos, das pesquisas online e do trabalho de campo, oriente os alunos na construção de uma maquete para a exposição. Para isso organize a turma em dois grupos, o 1º grupo ficará responsável em criar a maquete da Estação de Tratamento de Esgoto e o 2º grupo a maquete da Estação de  Tratamento de Água.

 maquete 1 maquete 2

http://estamosnanet5ano2009.blogspot.com.br/2009/04/as-nossas-estacoes-de-tratamento.html Acesso em 12/08/2012.

Faça uma lista com os alunos dos materiais necessários e a quantidades de cada item para a construção das maquetes.

menino 

A água é um elemento indispensável para a vida dos seres humanos, plantas e animais. Apesar da água ser tão importante em nossa vida, muitas vezes não a utilizamos corretamente, causando desperdício. Além disso, grande parte da água tratada é perdida por vazamentos. Desperdício e vazamentos podem acarretar falta de água para a população.

Pesquise com seus familiares e responda as questões abaixo:

  1. Como acontece o fornecimento de água na sua casa?
  2. Na sua casa há caixa d’água? Você sabe onde ela se localiza?
  3. A conta de água de sua família é elevada? Tente elencar os motivos que tornam a conta de água muito alta.

 

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

OS CAMINHOS DA ÁGUA, ONTEM E HOJE

Professor, é importante comparar os caminhos que a água percorre até chegar em nossas casas. Antigamente eram construídos aquedutos (um sistema de canais artificiais por onde a água escoava) a água saía dos lugares mais altos (onde se localizavam as nascentes) e chegavam aos chafarizes pela força da gravidade. As pessoas iam até os chafarizes e enchiam baldes, bacias, latas e barris de água para levar para casa.

Disponibilize para os alunos as ilustrações e informações contidas nos pequenos textos abaixo, a fim de que possam discutir sobre as etapas de captação da água, desde antigamente até os dias de hoje.

água 

TEIXEIRA, Francisco M. P; CHIACANA, Rosaly Braga. A Aventura do SaberGeografia. 3ºAno. São Paulo: Leya, 2011. p. 100.

Professor, informe aos alunos, que nas cidades em que não havia o sistema de aquedutos, a população retirava água diretamente dos rios, poços ou das cisternas. O que acontece em algumas regiões do Brasil.

Hoje muitas casas recebem água tratada. Contudo, isso ainda não é uma realidade para todas as pessoas. Há diversos lugares aonde a água encanada e tratada ainda não chega. Em alguns locais, rede de distribuição de água é deficiente e há falhas no abastecimento. Veja a seguir:

Muitas pessoas precisam tirar água de poços.

poços

Ir até o rio buscar água.

 buscar água

Ou esperar pelo caminho o caminhão pipa, em lugares onde chove pouco e os serviços públicos são precários. 

caminhão Pipa 

Fonte das imagens: TEIXEIRA, Francisco M. P; CHIACANA, Rosaly Braga. A Aventura do Saber – Geografia. 3ºAno. São Paulo: Leya, 2011. p. 101.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA DOS RIOS

Professor, informe aos alunos que a água dos rios é utilizada em muitas atividades do nosso dia a dia, não só para beber. Você sabe como essas águas podem ser aproveitadas?

Por ser fonte de água doce os rios servem para abastecer a população dos municípios. Com essa água também é possível irrigar as plantações e matar a sede dos animais.

Os rios que correm em áreas planas são navegáveis e utilizados para o transporte de pessoas e mercadorias. Já nos rios em que há quedas d’água é possível produzir energia elétrica. Além disso, as pessoas podem conseguir seu sustento por meio da pesca ou utilizar os rios para atividades de lazer.

FORMAS DE APROVEITAMENTO DOS RIOS

onde encontrar água lazer barco

MAESTU, Juliana. Projeto Buriti: geografia 3ºAno. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011. p.66 e 67.

COMO A ÁGUA CHEGA ÀS NOSSAS CASAS?

Professor, informe os alunos que a água retirada dos rios para abastecer a população precisa ser tratada antes de ser consumida.

Nas estações de tratamento, as impurezas da água são eliminadas com a aplicação de produtos químicos e a realização de várias filtragens. Depois, de limpa, a água é armazenada em reservatórios. Por fim, ela é distribuída para o município.

PARA ONDE VAI A ÁGUA QUE SAI DAS CASAS?

A água suja e os dejetos produzidos nas moradias, estabelecimentos comerciais, indústrias e escolas, por exemplo, voltam para os rios na forma de esgoto. Antes de ser lançado nos rios, o esgoto deve passar por estações de tratamento para evitar a contaminação das águas.

 

Estação de tratamento captação de água

MAESTU, Juliana. Projeto Buriti: geografia 3ºAno. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011. p.68 e 69.

A seguir, questione os alunos:

  1. O que acontece com a água nas estações de tratamento?
  2. Por que o esgoto deve passar por estações de tratamento antes de ser lançado no rio?
  3. Por que a água precisa ser tratada antes de ser consumida?
  4. De onde vem a água que você consome?
  5. Para onde vai a água suja produzida em sua casa?
  6. Existem estações de tratamento de água em seu município?

MUITOS RIOS ESTÃO POLUÍDOS

Quando se joga lixo nos rios, suas águas ficam poluídas ou contaminadas. Isso também ocorre quando se lança esgoto sem tratamento nos rios.

A água poluída ou contaminada pode causar doenças e prejudicar os animais e plantas. Por isso, é importante não jogar lixo nos rios e tratar o esgoto. Fazendo isso também ajudamos a preservar o ambiente de vários animais e plantas que vivem nos rios.

 

Observe o desenho e responda os questionamentos:

  1. O que o desenho mostra?
  2. O que polui a água do rio mostrado no desenho?
  3. O que pode acontecer com as pessoas que consumirem essa água?
  4. As pessoas mostradas no desenho parecem não gostar da situação do rio. Você gosta de ver rios como o mostrado nesse desenho? Por quê?

MAESTU, Juliana. Projeto Buriti: geografia 3ºAno. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011. p.71.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

No lugar que você mora há rios poluídos? Se a resposta for positiva, converse com os colegas sobre a causa dessa poluição e o que poderia ser feito para evitá-la.

Sugestão: Promova uma campanha de alerta a população da sua cidade em defesa da preservação dos rios.

Professor, divulgue as informações coletadas com os alunos de diversas formas: cartazes, Blogs, Wikis, telejornais da sua cidade. A forma depende dos recursos que a sua escola ou cidade dispõem.

8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

INVESTIGANDO REGIÕES BRASILEIRAS

Professor, solicite aos alunos que façam uma investigação online para definirem o que é saneamento básico e quais as regiões brasileiras, que ainda não possuem tratamento de água e saneamento básico. É importante discutir a situação da cidade onde moram.

Peça que os alunos acessem os sítios sugeridos, no laptop Classmate, utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.

  • Textos

Saneamento no Brasil

http://www.mananciais.org.br/category/saneamento/saiba-mais-saneamento/

(Este texto discute sobre a importância do saneamento básico no país, pois mais da metade dos municípios não possuem rede coletora de esgoto). Acesso em 07/08/2012.

Saneamento: você sabia?

http://www.mananciais.org.br/category/voce-sabia/saneamento-voce-sabia/

(Este texto traz em porcentagem informações sobre a realidade do nosso país em relação ao saneamento básico). Acesso em 07/08/2012.

                  Dois terços de todo esgoto gerado no Brasil não são tratados.

                  http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/09/dois-tercos-de-todo-esgoto-gerado-no-brasil-nao-sao-tratados.html

                 (Este texto jornalístico destaca algumas regiões brasileiras que não possuem saneamento básico e apresenta o ranking da coleta e do tratamento de esgoto de algumas cidades.). Acesso em 07/08/2012. 

    Bom dia investiga qualidade de água que chega à casa dos brasileiros.

  • Reportagens

              http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/03/bom-dia-investiga-qualidade-da-agua-que-chega-na-casa-dos-brasileiros.html

               (A reportagem investiga a qualidade da água que chega à casa dos brasileiros. As reservas são muitas e de qualidade, mas o abastecimento ainda não é para todos.). Acesso em 07/08/2012.

               O que é saneamento básico?

                http://www.mananciais.org.br/category/saneamento/videos-saneamento/

                ( A reportagem aborda sobre o que é saneamento básico, sua importância e cidades brasileiras que não possuem saneamento e nem rede de esgoto.). Acesso em 07/08/2012.

                TV Globo - Jornal Nacional - Pesquisa trata Brasil/ Ibope

                 http://www.tratabrasil.org.br/multimidia.php?codigo=461

                (Esta reportagem comenta sobre a falta de cobrança da população com os serviços de saneamento básico em várias regiões brasileiras.). Acesso em 07/08/2012.

                 Professor, segue abaixo o endereço eletrônico de um sítio no qual você e seus alunos poderão obter informações sobre a Lei do Saneamento Básico.

                 Lei do Saneamento Básico

                  http://www.tratabrasil.org.br/detalhe.php?secao=23. Acesso em 07/08/2012.

Proponha aos alunos, que depois da Pesquisa elaborem uma lista das regiões brasileiras que não possuem saneamento básico. Como é direito de toda cidade ter saneamento básico, concluída a listagem, peça aos alunos que a divulguem para toda a comunidade escolar, utilizando Blog, Wiki, Fórum, outdoor e rádio da escola.

A lista poderá ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptop Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Não se esqueça do título: “Regiões Brasileiras sem saneamento básico”.

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

DOENÇAS CAUSADAS PELA FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO

Professor, inicie a atividade com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um diálogo com os alunos sobre a falta de saneamento básico e as consequências causadas à população, como por exemplo, as doenças.

Investigue se algum aluno ou familiares já adquiriram doenças causadas pela ausência de saneamento básico.

EXPLORANDO O VÍDEO

Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma antes do vídeo. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos ao assistirem o vídeo, peça a eles que façam anotações e respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais para a Pesquisa.

  • O que você achou do vídeo?
  • Qual o problema que essa comunidade enfrenta?
  • Por que a falta de esgoto causa doenças?
  • Quais as doenças mais comuns citadas na reportagem?

Professor, peça aos alunos que utilizem seus laptops para acessarem os sítios utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou os tablets.

  • Vídeo

Regiões sem saneamento básico sofrem com enchentes

http://mais.uol.com.br/view/99at89ajv6h1/regioes-sem-saneamento-basico-sofrem-com-enchentes-04021A3270E4A18326?types=A ( Esta reportagem comenta sobre as enchentes, que em contato com o esgoto a céu aberto podem causar graves problemas à saúde. As regiões com a falta de saneamento básico adequado são as mais afetadas). Acesso em 07/08/2012.

Outras sugestões de Pesquisas para serem discutidas em sala de aula:

  • Texto informativo: Doenças causadas pela falta de saneamento básico

http://keroagua.blogspot.com.br/2008/06/doenas-causadas-pela-falta-de.html (Este sítio contém uma lista com o nome das doenças causadas pela falta de saneamento básico e a forma de contágio). Acesso em 07/08/2012.

http://www.esgotoevida.org.br/saude_saneamento.php (Este sítio informa sobre as consequências da falta de saneamento básico no Brasil e no mundo. O texto dispõe de uma tabela com os nomes das principais doenças ocasionadas pela falta de saneamento básico e as formas de transmissão e de prevenção.). Acesso em 07/08/2012.

Professor, elabore com os alunos, uma tabela para que possa ser enviada aos pais, informando-os, sobre as doenças que podem ser adquiridas em decorrência da falta de saneamento básico.

A tabela poderá ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).

10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Se possível convide um enfermeiro ou médico para dialogar com os alunos sobre as doenças causadas pela falta de saneamento básico na cidade. Informe o que os alunos já sabem e o que ainda desejam descobrir, assim o profissional poderá apresentar informações complementares à Pesquisa.

Antes da entrevista é importante ter um roteiro. Construa-o junto com os alunos destacando suas principais dúvidas.

  • Quais as doenças mais frequentes ocasionadas pela falta de saneamento básico?
  • Quais as melhores formas de se evitar essas doenças?
  • Quais são os sintomas da Esquistossomose, Febre Amarela, Dengue e Elefantíase?
  • Existe tratamento para essas doenças? Cite quais e como são realizados.

Solicite que durante a entrevista os alunos façam as anotações por meio de registro escrito ou com o uso de palavras chave. Além disso, se houver o consentimento do palestrante grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens). Os alunos também poderão utilizar outros recursos tecnológicos para gravar esse momento, como o celular, o tablet ou gravador de áudio.

Professor, ao final prepare uma roda de conversa onde cada aluno possa compartilhar seus registros, ou apenas o que ouviu.

menino

Investigue se alguém da sua família ou pessoa conhecida, já teve alguma doença relacionada com a falta de saneamento básico. Caso encontre, peça que descreva como foi realizado o tratamento. Anote a resposta no caderno e discuta com seus colegas na próxima aula.

 11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 De olho na experiência

Professor, converse com os alunos sobre as informações que coletaram nas entrevistas realizadas com os familiares e pessoas conhecidas. Depois, proponha que realizem, de forma simples, a experiência do tratamento água.

Como limpar a água?

Objetivo: Conhecer processos em uso, no tratamento (caso da filtração) e na obtenção de água potável.

Em uma jarra com água, coloque um pouco de terra e folhas secas. Essa água vai representar a coletada de lagos e rios, a ideia é agir de modo a “limpar” essa água.

Pegue uma garrafa PET de 2 litros e corte-a ao meio. Na parte do bico, coloque um chumaço de algodão por dentro da garrafa de modo a fechar o gargalo.

Coloque, depois, algumas pedras pequenas sobre o algodão e cubra com areia.

Despeje lentamente a água “suja” dentro da garrafa, fazendo-a passar pela areia. Por fim, compare a água antes e depois da ação do filtro.

experiência 

 http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/isto-da-certo/2011/03/21/7-experiencias-com-agua-para-fazer-em-casa/. Acesso em 07/08/2012.

 Logo após, converse com os alunos sobre a experiência realizada em sala de aula: 

  • Vocês gostaram de realizar a experiência?
  • O que mais chamou atenção?
  • Quais as etapas que a água passou para filtrar?
  • Que cor era a água antes da experiência e como ficou depois de filtrada?

Professor, converse com os alunos da turma sobre o que aprenderam com o tema: “Água para todos: saneamento básico e saúde”, enfatize que alguns cuidados são fundamentais para a manutenção da saúde e do bem estar da população e que, conforme foi pesquisado, a falta de saneamento básico ocasiona várias doenças, como Hepatite, Leptospirose, Cólera, Doenças de Pele, Diarreia, Tifo, Febre Amarela, Viroses, Amarelão, Esquistossomose, dentre outras.

Vivendo em um ambiente saudável, nos desenvolvemos e aprendemos mais e temos uma qualidade de vida bem melhor. Para isso, a cidade precisa de cuidados como limpeza pública de ruas e avenidas. Professor, peça aos alunos que investiguem com familiares e moradores, como anda o serviço de limpeza das vias públicas na cidade onde moram. Depois elabore, um texto coletivo em sua sala de aula, com a ajuda de todos os alunos e divulgue-o no Blog, Wiki ou Fórum da turma.

 12ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, crie uma forma de registro para expor as conclusões às quais os alunos chegaram, seja por meio de texto individual ou coletivo. Retome as questões levantadas no início da Pesquisa, a fim dos alunos as comprovarem ou refutarem, respondendo seu questionamento inicial. Depois, peça que represente sua resposta por meio de desenhos ou recortes. 

Veja o exemplo: 

  • Como é feito o tratamento da água?
  •  

Conclusões:___________________________________________________

______________________________________________________________

______________________________________________________________

 DESENHOS OU RECORTES 

 

Ao concluir a Pesquisa, deve ser feita a indicação das referências, trata-se de todos os documentos que lhe serviram de fonte de informação, sejam eles expressos por meio eletrônico (sítios), livros, periódicos, documentos internos, fichário de biblioteca, entre outros.

13ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Convide os pais e familiares dos alunos, para conhecerem todo o trabalho construído pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresentação, juntamente com os alunos, agende a data e os horários e providencie os materiais que julgar necessários.

Elabore juntamente com os alunos o convite para a apresentação, que poderá ser feito no tablet ou no laptop.

Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de colocar o data, horário e local da apresentação.

Ao terminar, salve em um pendrive o convite que os alunos digitaram e imprima-o para ser divulgado e distribuído para a comunidade escolar e seus usuários.

14ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, a forma da apresentação do Projeto deverá ser construída com a participação dos alunos e de acordo com sua faixa etária.  Organize o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola, pátio, ou até mesmo a sala de aula. Algumas sugestões podem ser discutidas com eles, tais como:

  • Exposição das maquetes;
  • Mural com as fotos do trabalho de campo;
  • Experiência: Como limpar a água;
  • Vídeo no Movie Maker das fotos de todo o decorrer do Projeto;
  • Comunicação oral sobre as Pesquisas realizadas e os resultados.

Instruções para a elaboração do vídeo: 

http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related.  O vídeo informa os passos de como construir um vídeo pelo programa Movie Maker. Acesso 10/05/2012.

http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html. Passo a passo Windows Movie Maker.Acesso 10/05/2012.

Ao final da apresentação é fundamental agradecer ao público pelo envolvimento da família e dos demais colaboradores.

No dia posterior, peça aos alunos, que registrem no caderno de Projeto, no tablet e ou no laptop suas opiniões sobre: o que aprenderam, o que a Pesquisa contribuiu para conhecer mais sobre o tema, o que foi fácil e difícil realizar, enfim, suas descobertas sobre “A água para todos: saneamento Básico e Saúde”. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

 http://site.sabesp.com.br/site/contents/swf/tratamento_agua.swf?width=1200&height=1000 (Este sítio apresenta uma animação que mostra as etapas de tratamento de água e seus significados). Acesso em 07/08/2012.

 http://www.brasilescola.com/geografia/tratamento-de-agua-e-esgoto.htm (Este texto informativo comenta sobre as etapas de tratamento da água e as doenças causadas pela  falta de esgoto nas cidades). Acesso em 07/08/2012.

 Sugestões de links para os professores:

 http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/agua-saneamento-basico-690252.shtml?page=all (Neste site da revista “Nova Escola” você encontrará dicas de atividades extras para trabalhar com os alunos sobre a água).Acesso em 07/08/2012.

Avaliação

Os projetos de Iniciação Científica transformam a avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:

  • Observação do comportamento do aluno: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares e capacidade de cooperação;
  • Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente pelo aluno;
  • Dados registrados com referências diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.

Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da metodologia de Projetos de Iniciação Cientifica e se, identificaram os problemas enfrentados pela falta de saneamento básico e uso inadequado da água; destacaram as doenças causadas pela falta de infraestrutura em algumas regiões do Brasil; observaram e conheceram os processos do tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos; limpeza pública de ruas e avenidas da cidade onde moram e quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

 

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