Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


GPS - Vamos localizar os lugares? UCA/ Metodologia Científica

 

20/08/2012

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir a história da invenção do GPS (Sistema de Posicionamento Global);
  • Investigar a importância do GPS para o dia a dia das pessoas;
  • Conhecer a finalidade da utilização do GPS para auxiliar na localização geográfica;
  • Compreender o tipo de linguagem utilizada no aparelho e o seu funcionamento;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Compreender e vivenciar um trabalho de investigação científica pautado no diálogo com ênfase na observação e na experimentação;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões que envolvam localização geográfica. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

ENCONTRANDO CAMINHOS...

Professor, atualmente, com o advento das tecnologias da informação, somos convidados a refletir sobre nossas práticas aliadas aos interesses e vivências de nossos alunos. Em uma configuração diferenciada a aula ganha uma possibilidade maior de diálogo e troca de ideias em que tanto o aluno como o professor são parceiros na construção do conhecimento. Por isso, propomos esta aula, voltando nosso olhar para um trabalho coletivo que envolva a pesquisa e principalmente o respeito às diferenças de opiniões, de saberes, de formas de agir e compreender o mundo. Vamos lá!

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Diálogos sobre o tema: a vez e a voz dos alunos

Professor, os temas que são trabalhados em sala de aula ultrapassam a esfera escolar e se materializam na vida cotidiana dos alunos. Por isso, nada mais justo do que apresentar o tema e pedir a opinião da turma sobre o interesse em estudá-lo. Nossa estratégia pedagógica é tornar este momento o mais rico e atraente para os alunos, o que demandará mais do que atividades, mas um clima de respeito mútuo.

Professor, antes de iniciar qualquer tema com a turma algumas dicas são relevantes:

GPS 1.1

                                                                                      Fonte: Acervo da autora.

Após a etapa anterior, acreditamos que a roda de conversa é sempre um "ponta pé inicial” para a explosão de ideias sobre um determinado assunto. Professor, organize a roda de conversa e proponha para a turma o diálogo sobre a situação-problema abaixo, lembre-se que a mesma poderá ser elaborada a partir da realidade da turma:

Caio está na escola e assim que a aula terminar, ele precisa ir com sua mãe ao supermercado mais próximo da escola. No entanto, eles não sabem onde fica o supermercado, apenas conhecem o endereço. Como podemos ajudar Caio e sua mãe a encontrarem, de um modo mais fácil, o supermercado?

Neste momento, a participação de todos é fundamental para o envolvimento no trabalho. Nosso papel é instigar a participação de todos, valorizando todas as opiniões. Registre as ideias de cada aluno em uma cartolina, a qual deverá ser afixada no mural da sala de aula, juntamente com a situação-problema, para que todos possam ler as opiniões dos colegas.

Agora, converse com a turma sobre o que os alunos acham de conhecerem mais sobre uma forma interessante de se localizarem e que tem sido muito utilizada pelas pessoas, o GPS. A partir da expressão de cada um podemos saber o interesse pelo tema e como precisamos intervir na singularidade de cada um.

O que já sabemos sobre GPS

Aproveite este momento para fazer uma sondagem sobre o que já sabem sobre este aparelho, o GPS. Você poderá construir um cartaz com as ideias iniciais dos alunos e registrá-las na lousa para que copiem no caderno de Geografia.

O que queremos saber sobre GPS

Em seguida, a turma poderá expressar o que os alunos gostariam de saber sobre o GPS, sendo que este momento se constituirá em todo o decorrer do trabalho, uma vez que novas dúvidas e  curiosidades surgem. Também sugerimos que seja feito um cartaz com a turma das suas dúvidas e suas hipóteses sobre as mesmas, bem como seja registrada no caderno de Geografia.

Criando um canal de comunicação

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, a toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema.

Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros pesquisadores que também estão envolvidos com o estudo da temática “GPS”. Sendo assim, convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acesso em 13/05/2012.

Com a aula proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizarem passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que percebam a função do Blog e a sua importância para o registro e a divulgação do conhecimento. Énecessário ressaltar, que os alunos deverão acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observação que você professor necessita desempenhar.

Por que vamos pesquisar?

Escolhida a temática para estudo, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo do GPS. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  O registro desta atividade poderá ser feito no caderno de Geografia. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias.

Professor, as etapas descritas acima, poderão compor o rol de publicações do Blog dos alunos. Para isso, auxilie os alunos a organizarem estas postagens, observando os possíveis erros na digitação, para garantir a qualidade da produção dos alunos.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Nossas metas!

Professor, nosso trabalho pedagógico com os alunos, necessita ser permeado por Objetivos, claros e definidos coletivamente pelos seus participantes. Neste sentido, organize a turma para uma roda de conversa e solicite que expressem sobre o que querem descobrir, desenvolver e compreender sobre o tema. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos e depois afixe-a no mural da sala de aula. O registro também poderá ser feito individualmente no caderno de Geografia. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Descobrir o que é GPS;
  • Conhecer como surgiu o GPS;
  • Aprender a usar o GPS;
  • Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.

Onde e como podemos pesquisar?

Após este momento de construção e registro das hipóteses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Em seguida, solicite que cada aluno registre no caderno de Geografia as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Pesquisa, torna-se condição primordial a busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compondo uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a busca de materiais contidos na Pesquisa, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes fontes de Pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma:

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestra
  • Trabalho individual e em grupo
  • Experiência
  • Observação

Professor, um trabalho com uma proposta de Pesquisa, requer total envolvimento dos participantes, tanto na sua execução quanto na sua elaboração. Por isso, recorra às sugestões dos alunos para elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar a partir do tema. Sugerimos as seguintes possibilidades a serem exploradas nas mais diversificadas atividades que perpassam a presente aula:

Matemática: Explorar o tratamento da informação, recorrendo à organização de dados obtidos na investigação.

Português: Desenvolver um trabalho pautado na alfabetização dos alunos, com foco na escrita e na leitura, visando intervir nos momentos de trabalho de escrita espontânea e coletiva com a turma.

Geografia: Explorar o conhecimento de mapas e de localização geográfica.

Ética: Viabilizar metodologias de trabalho que concretizam vivências individuais e coletivas na construção do conhecimento, visando observar e trabalhar com as possíveis contradições e dificuldades de relações interpessoais.

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão a investigação. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do trabalho. A turma poderá propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam possíveis de serem realizados, bem como outros momentos. Acreditamos que a organização de um cronograma conjunto com a turma facilita a vivência do aluno com o conhecimento da Pesquisa como um todo e facilita o envolvimento do educando na execução das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participação. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de Geografia, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequível o curso da investigação.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Procedimentos da Pesquisa: mãos a obra!

Professor, para iniciar, indicamos que a turma faça a leitura do texto online, sugerido abaixo, com o objetivo de conhecer como ocorreu a invenção do GPS. Para a leitura de textos online, vale algumas dicas:

GPS 2

 Fonte: Acervo da autora.

 

Agora, solicite que acessem o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, acessando o sítio sugerido abaixo:

Como chegar lá sem se perder

GPS 4 

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/como-chegar-la-sem-se-perder/. (Reportagem sobre as diferentes formas utilizadas pelo homem para se localizar) - .Acesso em 08/08/2012.

Após a leitura do texto online, possibilite um momento de troca de ideias sobre o que os alunos compreenderam. Em seguida, como registro, sugerimos que a turma construa uma bússola. Para orientações sobre o processo de produção, acesse os sítios abaixo e providencie o material necessário para cada aluno.

GPS 5

Fonte: http://www.silvestre.eng.br/astronomia/astrodicas/bussola/. (Sítio referência para construção de uma bússola) - Acesso em 08/08/2012.

GPS 6

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/construa-uma-bussola/. (Texto que auxilia na construção de uma bússsola) - Acesso em 14/08/2012.

No processo de construção da bússola aproveite para explorar a Rosa dos Ventos com a turma, com ênfase nas localizações. Para isso, organize os alunos em duplas e deixe que conheçam o jogo abaixo:

GPS 7

Fonte: http://www.sogeografia.com.br/Jogos/rosaventos.html. (Jogo online) - Acesso em 08/08/2012.

Experiência: mão na massa!

Após toda a exploração e construção da bússola, possibilite uma vivência em que cada aluno possa observar o funcionamento de seu aparelho. Para contribuir com a orientação da bússola, explique para os alunos da turma, que poderão contar com a orientação do nascer do Sol, em sua própria residência, sabendo que o mesmo nasce no leste. 

Nossa autoria!

O processo de autoria é fundamental no trabalho em sala de aula, uma vez que se relaciona às necessidades dos alunos e aos seus interesses mais reais. Por isso, depois de realizado o trabalho com a bússola, elabore com a turma um texto coletivo, explicando o passo a passo na construção de uma bússola, bem como a sua utilidade. Lembramos que a construção do texto coletivo envolve:

GPS 12 

                                                                       Fonte: Acervo da autora.

Este texto poderá ser incluído no Blog da turma, bem como ser afixado nos murais da escola, com o intuito de divulgar o conhecimento.

Professor, a partir do texto abaixo, os alunos terão acesso a informações sobre a utilização e a importância do GPS na vida do homem. Por isso, sua leitura é fundamental e poderá ser realizada online, a partir do acesso do sítio a seguir:

Das estrelas ao GPS

GPS 8 

Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/das-estrelas-ao-gps/. (Texto online sobre a evolução tecnológica até chegar ao GPS) - Acesso em 08/08/2012.

Concluída a leitura do texto, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e possibilite que cada grupo construa um cartaz, contendo as diferentes formas já utilizadas pelo homem para se localizar geograficamente. Após todos terminarem, organize um momento de apresentação dos trabalhos para a turma. Este momento poderá ser filmado por você e em seguida ser assistido com a turma. Os cartazes poderão ser afixados no mural da sala de aula. Solicite que cada aluno faça um registro individual no caderno de Geografia.

 De olho no vídeo!

Professor, agora propomos que a turma assista ao vídeo abaixo, buscando conhecer o funcionamento do GPS.

Como funciona um GPS

GPS 9 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=y99Yth0f9BI. (Vídeo sobre o funcionamento do GPS) - Acesso em 08/08/2012.

As aventuras do Geodetetive 6: GPS

Depois, cada aluno poderá elaborar uma ilustração do funcionamento do GPS, utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint, ou o próprio tablet. Os alunos poderão realizar uma busca de imagens no sítio www.google.com.br e inseri-las no trabalho. O trabalho poderá ser impresso e afixado no mural da sala de aula.

Como e onde podemos usar um GPS!

Agora, acesse e explore com a turma o sítio abaixo, na intenção de compreender as várias utilidades de um aparelho GPS.

A invasão do GPS

GPS 10 

Fonte: http://super.abril.com.br/multimidia/info_516263.shtml. (Imagem interativa sobre os usos do GPS) - Acesso em 08/08/2012.

Mediante a exploração do sítio acima, a turma poderá construir outro cartaz, ilustrando as diferentes formas em que podemos usar o GPS. Para este cartaz, sugerimos o trabalho em grupo de quatro ou cinco alunos, bem como a utilização de revistas, jornais, panfletos, para que seja feito um trabalho com recorte e colagem. Este trabalho poderá ser apresentado às outras turmas da escola, com o objetivo de socializar as informações.

O mapa da nossa cidade! Encontrando caminhos!

Professor, providencie o mapa da sua cidade e faça a exploração do mesmo com a turma. Se possível, é importante que cada aluno tenha o seu próprio mapa. Você poderá conseguir este mapa facilmente pelo sítio abaixo. Desta forma, a turma poderá conhecer o mapa tanto em seu aspecto físico, impresso, quanto online. Nestas duas modalidades a turma terá oportunidade de conhecer os nomes das ruas próximas à escola, bem como próximas à sua residência.

GPS 11

Fonte: https://maps.google.com.br/. (Sítio interessante localização geográfica) - Acesso em: 08/08/2012.

Após a exploração do sítio e do mapa, providencie um GPS e planeje com a turma uma aula passeio, na qual poderá escolher um local de origem/saída, bem como um destino/chegada. Juntamente com os alunos, registre os dados no GPS e veja a rota calculada pelo aparelho. O interessante é fazer um passeio por um lugar conhecido pela turma e outro desconhecido. Antes de iniciar o trajeto, seja ele em um veículo apropriado ou a pé, é interessante que registrem em uma folha o caminho selecionado pelo GPS e que possam dizer se conhecem outro caminho que também levará ao mesmo destino.

No passeio, aproveite a aula para trabalhar trajeto, localização, bem como o nome das ruas por onde estão passando.

De volta à escola, possibilite um diálogo com a turma sobre as facilidades e as dificuldades encontradas com a utilização do aparelho. Solicite que cada aluno faça um desenho do trajeto realizado, tentando representar o modelo do GPS, com os nomes das ruas. Em seguida, cada um poderá apresentar o seu trabalho para o grupo.

Professor, as atividades que poderão compor o Blog deverão ser escolhidas conjuntamente com a turma. É importante criar no Blog, uma forma de divulgação dos sítios pesquisados pela turma.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, nesta etapa do trabalho de Pesquisa, é fundamental retomar o que os alunos elegeram para descobrir. O objetivo principal deste momento é possibilitar que a turma descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do trabalho até o momento atual de conclusão do mesmo.

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;
  • Participação nas atividades propostas;
  • Compreensão do processo de Pesquisa.

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno de Geografia.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
As aventuras do Geodetetive 6: GPS Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Texto “Para que serve um GPS” – http://www.mbe.com.br/gps/curso/para_que_serve_um_gps.htm. Acesso em12/08/2012.

Sugestões de links para professores:

Texto "GPS – Sistema de Posicionamento Global", no site da Sua Pesquisa - http://www.brasilescola.com/geografia/gpssistema-posicionamento-global.htm. Acesso em12/08/2012.

Avaliação

Avaliar significa acompanhar o processo e intervir nas possíveis dificuldades de forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido com o tema “GPS” a observação e o registro do professor frente ao envolvimento, o desenvolvimento e as possíveis dúvidas que possam surgir, são fundamentais para acompanhar e perceber o real interesse e participação do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.