18/01/2013
Bárbara Santiago da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Geografia | O homem criador de paisagem/modificador de paisagem |
- Discutir sobre a importância da preservação da Amazônia;
- Analisar a situação atual da Amazônia frente à ocupação e a exploração dos espaços e recursos naturais.
- Bioma Amazônico;
1o. Passo:
Professor(a), inicie a aula fazendo um levantamento junto aos alunos sobre toda informação e conhecimento que eles têm sobre a Amazônia brasileira. Como sugestão, utilize uma pergunta geradora para fomentar as discussões:
AMAZÔNIA, quando se escuta e visualiza este nome o que vocês pensam? Faz lembrar algo? |
- Professor(a), depois de um tempo, promova uma discussão a partir da leitura das anotações dos grupos.
2o. Passo:
Professor(a), passe um vídeo para os alunos que dê um panorama sobre o Bioma Amazônico. Como sugestão, exiba o vídeo abaixo e paralelo ao vídeo distribua algumas perguntas para promover um debate após a exibição:
1- De acordo com o vídeo, que menções o vídeo faz sobre a dimensão do Bioma? 2- É possível afirmar o número de espécies/organismos que o Bioma abriga? Justifique. 3- Por que a reportagem faz o uso do termo "mal irremediável" em relação a perda de parte da biodiversidade? 4- Que informações o vídeo faz sobre o PIB e o Bioma? 5- O que se pode dizer sobre o desmatamento? |
Vídeo 01 - Bom dia Brasil, Biomas do Brasil - Amazônia
Fontes: Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/biomas-do-brasil-a-maior-biodiversidade-do-planeta/1169255/>, acesso em 09 Dez.. 2012.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=PCvE-bx1QeM>, acesso em 09 Dez. 2012.
3o. Passo:
Professor(a), para embasar um pouco mais as informações mostradas no vídeo da aula passada, distribua para os alunos textos ou fragmentos de textos que abordem as informações, como sugestão:
FLORESTA AMAZÔNICA. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/geografia/floresta_amazonica.htm>, acesso em: 24 Ago. 2012. |
- Após a leitura do texto, coloque a seguinte questão para ampliar o debate: De acordo com o vídeo da aula anterior e o texto supracitado, o que é a Amazônia brasileira e quais são os desafios encontrados para a sua preservação?
4o. Passo:
Professor(a), disponibilize o restante da aula para os alunos buscarem mais informações sobre a Amazônia brasileira. Divida-os em grupos, de forma que alguns grupos irão para a biblioteca da escola e outros irão para o Laboratório de Informática. Sendo assim, peça para os alunos organizarem e fazerem a pesquisa da seguinte maneira:
- Buscar fontes confiáveis: sites, livros, periódicos, artigos, revistas, etc.; - Fazer a leitura do material destacando as informações que o grupo julgar relevante; - Relacionar todas as fontes utilizadas. Colocando se possível: data, horário, autor, nome do arquivo, etc. Observação: Professor(a), dê algumas sugestões de tópicos para os alunos buscarem sobre a Amazônia brasileira: a) Populações tradicionais na Amazônia; b) Avanço da fronteira agrícola na Amazônia; c) Impactos das hidrelétricas na bacia amazônica; d) Expansão da Soja e o desmatamento; e) Valorização e desvalorização dos recursos naturais da Amazônia; f) A questão cultural nas pequenas cidades da Amazônia; g) O legado deixado por Chico Mendes para Amazônia; etc. - Professor(a), deixe livre também para algum tema que partir dos alunos. |
5o. Passo:
Professor(a), destine parte dessa aula para a continuação da pesquisa e após retorne com os alunos para a sala de aula e proponha a seguinte atividade para eles organizarem a pesquisa:
A finalização do trabalho será por meio de um texto elaborado por cada grupo. Os elementos que deverão conter na produção: a- Tema - sugeridos na aula anterior; b- Título c- Introdução/Justificativa - aqui os grupos irão expressar o motivo da escolha do tema e fazer uma abordagem geral das problemáticas envolvendo o tema; d- Desenvolvimento - aqui os grupos irão expor fragmentos levantados na pesquisa; e- Considerações finais - nesse momento os grupos tentarão colocar suas percepções sobre o tema, de acordo com o estudado durante as aulas; f- Referências - todo o material utilizado para a confecção do texto (livros, sites, etc.) os alunos terão que discriminá-los aqui. |
VIAJANDO PELA FLORESTA AMAZÔNICA. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30983>, acesso em: 20 Ago. 2012.
GREENPEACE. Disponível em: <http://www.greenpeace.org/brasil/pt/>, acesso em: 20 Ago. 2012.
GLOBO AMAZÔNIA. Disponível em: <http://www.globoamazonia.com/>, acesso em: 20 Ago. 2012.
O QUE É A AMAZÔNIA? Disponível em: <http://geomaurotorres.blogspot.com.br/2009/05/o-que-e-amazonia.html>, acesso em: 08 Dez. 2012.
ESCOLA DA AMAZÔNIA. Disponível em: <http://www.escoladaamazonia.org/>, acesso em: 09 Set. 2012.
Professor(a), é importante avaliar o entendimento e compreensão dos alunos sobre o que é a Amazônia brasileira e sua importância para o país. Avaliar a concepção dos alunos a respeito da preservação, ocupação e exploração dos recursos naturais em que a Amazônia se encontra. É importante levar em conta a participação em sala e comprometimento durante a realização das diferentes atividades propostas como parte da avaliação. O professor(a), também, poderá realizar uma conversa final com a turma e fazer um diagnóstico dos objetivos alcançados durante as diversas etapas das aulas.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/03/2013
Cinco estrelasexcelente.
31/01/2013
Quatro estrelasOtima aula. principalmente a parte que indus aos alunos a fazer um trabalho retirando informações de varias fontes.
28/01/2013
Cinco estrelasAula bem elaborada, com certeza ajudará muitos professores que têm dificuldade em elaborar um plano de aula e os alunos serão benefiados no aprendizado de forma positiva, com uma aula dinâmica.