Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Atitude filosófica e Senso comum

 

18/01/2013

Autor e Coautor(es)
ELISANDRA ANGREWSKI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosangela Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Filosofia História da filosofia
Ensino Médio Filosofia O que é filosofia
Ensino Médio Filosofia Teoria do conhecimento
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar atitudes filosóficas;

- Diferenciar atitude filosófica de senso comum;

- Refletir sobre as atitudes cotidianas.

Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Iniciar a aula apresentando aos alunos as imagens abaixo e solicitar que falem sobre outras questões que despertam a curiosidade, a dúvida ou a admiração.

Fonte: Adaptado de http://blogmail.com.br/o-que-sao-os-memes-da-internet/. Acesso em ago de 2012.

 

Depois dessa conversa inicial apresente a tira seguinte que propõe uma reflexão sobre o tempo e pergunte se os alunos já haviam pensado sobre o assunto nessa perspectiva.

 

Sobre a recurso:

O recurso se trata de uma tirinha, na qual estão sendo abordadas as temáticas da fluidez e velocidade do tempo na vida.

 

Ao iniciar a aula levando o aluno a pensar sobre essas questões promove-se a reflexão sobre o cotidiano.

Explique que diante das situações corriqueiras os indivíduos são levados a se posicionar passivamente, sem questionamento, ou ativamente, questionando. Essas duas formas definem, em grande medida, o que é o senso comum e o que é a atitude filosófica.

Na sequência proponha aos alunos a seguinte questão: como você se coloca frente aos acontecimentos diários?

Solicite que os alunos reflitam sobre isso durante todo o percurso dessa sequência de aulas.

 
ATIVIDADE 1

 

A atitude filosófica exige um certo distanciamento do cotidiano. Para facilitar o entendimento do que é esse distanciamento pode-se utilizar o vídeo "Zoom do Cosmos" com intuito de promover a percepção do Cosmos como algo infinitamente maior do que os fatos e os atos do cotidiano.

Pedir que os alunos, durante a exibição do vídeo,  reflitam sobre aquilo que definem como verdade absoluta.

Zoom do cosmos

Descrição: Esse vídeo apresenta uma sequência de imagens e tem início com a unidade de medida de 10 milhões de anos luz (Cosmos) e se encerra com a aproximação em 1 femtometer (composição de uma folha).

Tempo: 1' 31”

Fonte: Portal Dia a Dia Educação

Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_08/singlefile.php?cid=10&lid=106. Acesso em ago 2012.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na sequência apresente o vídeo "Você sabe com quem está falando?"

Solicite que os alunos observem como as relações entre as pessoas muitas vezes é pautada em relações autoritárias, preconceituosas e superficiais.

Descrição: Este vídeo é um trecho de uma palestra proferida pelo filósofo Mario Sérgio Cortella em 2007.

Tempo: 9' 34”

Fonte: YouTube

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=P3NpHryB-fQ. Acesso em ago 2012

 

Depois de ver os vídeos os alunos deverão, em duplas, elencar acontecimentos que considerem importantes para a humanidade. Na sequência as anotações deverão ser trocadas entre as duplas, que irão justificar como esses acontecimentos, apontados pelos colegas como importantes, afetam o seu dia a dia.

Finalmente as anotações serão socializadas e o professor deve conduzir o debate com objetivo de promover o pensamento crítico sobre os fatos relatados como importantes.

Questões como as que seguem devem ser as norteadoras da atividade:

  • Qual é a fonte da informação sobre o acontecimento?

  • Porque afeta seu dia a dia?

  • Só alterou o seu dia a dia?

  • Onde aconteceu?

  • Quando aconteceu?

 

As apresentações tendem a reforçar a ideia de que mesmo quando nos propomos a pensar sobre os acontecimentos que interferem no nosso cotidiano, a reflexão é extremamente difícil e complexa e, muitas vezes, percebemos que acontecimentos propagandeados como relevantes em nada afetam a vida das pessoas.

ATIVIDADE 2 - Leitura de texto

 

Leitura da parte 1 intitulada "(...) O problema crucial é o seguinte: a filosofia  aspira à verdade total, que o mundo não quer. A filosofia, é, portanto, perturbadora da paz" do texto sobre atitude filosófica e senso comum disponível em http://ialexandria.sites.uol.com.br/textos/israel_textos/que_e_filosofia.htm. Acesso em ago 2012.

Para realização da leitura é possível conduzir os alunos ao laboratório de informática para que acessem o site e leiam o texto ou, conforme o quadro ao lado, também é possível fotocopiar o texto e distribuir aos alunos.

Reproduza para os alunos o texto indicado no link acima e solicite a leitura silenciosa.

 

 

Em seguida, peça que um ou mais alunos realizem a leitura oral e discuta com a turma o conteúdo do texto, fazendo as seguintes perguntas:

  1. Qual o assunto do texto?

  2. Qual a opinião do autor sobre o tema?

  3. Para que público leitor ele foi escrito?

  4. Que mensagem o texto transmite?

  5. Qual a sua opinião sobre as ideias apresentadas no texto?

Sugira que os alunos também elaborem perguntas durante essa conversa, buscando compreender o texto.

Terminado o "bate papo" sobre o texto, disponha os alunos em pequenos grupos (duplas ou trios), peça que eles identifiquem a principal informação de cada parágrafo e a resumam em uma frase (escrita com as palavras deles).

No momento da socialização, selecione um grupo para apresentar a frase do primeiro parágrafo, outro para o segundo, e assim sucessivamente, até terminar o texto. Vá anotando no quadro as frases citadas pelos alunos. Depois de terminar a transcrição no quadro, peça que os alunos leiam os enunciados na ordem e verifiquem se a sequência está de acordo com a do texto e se as informações mais significativas estão contempladas.

Após a reflexão dos alunos, explique-lhes que acabaram de sintetizar um texto, a partir das ideias principais dos seus parágrafos. Argumente que este tipo de atividade é importante para sistematizar os conhecimentos adquiridos, ajuda a compreender os textos lidos e serve como aliada no estudo.

Depois da leitura do texto os alunos deverão estabelecer as diferenças entre atitude filosófica e senso comum. Pode-se fazer um quadro contendo as características de cada uma das formas de conhecimento.

Senso Comum

Atitude Filosófica

 

 

 

 

 

 

 

 


O professor deverá sistematizar no quadro de giz as diferenças entre senso comum e atitude filosófica.
 

ATIVIDADE 3

 

Na sequência, para auxiliar no entendimento da diferença entre esses dois tipos de conhecimento pode-se utilizar o trecho do filme "A Ilha", que mostra a inquietude que se afirma na negatividade própria do filósofo em contraposição ao conformismo e aceitação acerca do estado das coisas.

Fonte: Portal Dia a Dia Educação

Sobre o filme "A Ilha" - 

EUA, 2005, 127 min, Ficção Científica. Direção: Michael Bay

Lincoln Six Echo reside num centro de alta tecnologia, dotado de um grande sistema de segurança que controla cada passo. Todos os residentes nesse centro acreditam que estão ali por serem os únicos sobreviventes de uma contaminação que devastou o resto da população e o mundo. Os sobreviventes esperam “ganhar na loteria”, o que significa ser enviado para uma ilha paradisíaca - único local que não foi atingido pela suposta contaminação. Porém, o mundo em que vivem, assim como a ilha, não passam de uma invenção.

Palavras-chave: atitude filosófica, passividade, dúvida, ingenuidade, inquietude.

Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20338 Acesso em ago 2012.

 

 

Depois de ver o trecho do filme os alunos, individualmente, deverão identificar e registrar em seus cadernos qual personagem apresenta atitude filosófica e qual parece agir de acordo com o senso comum, para então, socializarem suas informações com os demais colegas.


ATIVIDADE 4

Os alunos organizados em grupos deverão selecionar um objeto, uma ideia e um valor e, a partir disso, empreender as três perguntas que constituem as características básicas da atitude filosófica:

O que é? Como é? Por que é?

Sugestão para organizar a atividade

1. Organize as duplas através de sorteio.
2. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos dessa atividade.
3. Os alunos deverão anotar no caderno os resultados da atividade.


Depois de concluída a atividade é hora de socializar as reflexões dessa sequência de aulas.

 

 

No laboratório de informática os alunos organizados em grupos de 3 ou 4 membros produzirão um folder sobre o conteúdo trabalhado nas aulas.

 

Esse material poderá  ser impresso e distribuído aos demais alunos da escola. Se não for possível fazer um grande número de cópias, sugerimos colocá-lo em locais estratégicos como biblioteca, sala do Grêmio Estudantil ou refeitório/cantina.

 

Sobre o Folder:   É um impresso pequeno, constituído de uma só folha de papel com uma ou mais dobras, e que apresenta conteúdo informativo ou publicitário.

 

Para a produção desse material sugerimos que os grupos definam quais elementos constituirão o folder. 

 

Por exemplo: esquema, quadro, característica da atitude filosófica e do senso comum, reflexões próprias, situações, imagens (serão pesquisadas na internet) lembrando que a resposta da pergunta inicial (Como nos posicionamos frente aos acontecimentos do cotidiano?) deverá estar presente nesse material.

 

Depois dessa etapa, os grupos definirão o layout (estrutura) do folder, ou seja, como se dará a disposição das informações no material.

 

Assim que concluírem seus rascunhos os alunos, utilizando o software livre Scribus, passarão a produzir seu próprio material informativo.

 

Para a pesquisa de imagens sugerimos a utilização do Google Imagens. O professor poderá indicar combinações de palavras para a busca.

 

Sobre o Scribus:  É um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O tempo Imagem
Recursos Complementares

 

Trecho de Filme


Sugestão de notícia

 

Sites

Avaliação

Durante o processo o professor deverá estar atento à participação dos alunos e ao final, solicitar que os alunos façam uma auto-avaliação levando em consideração:

  • Compreensão das características das atitudes filosóficas em contraposição ao senso comum.
  • Participação nos debates em sala de aula.
  • Participação ativa nos trabalhos em grupo.

O professor deverá contrapor suas anotações às auto-avaliações e repassar aos alunos suas observações do processo, apontando a coerência ou a incoerência das auto-avaliações.

 

Referências

Alexandria. I. Que é filosofia? Disponível em: http://ialexandria.sites.uol.com.br/textos/israel_textos/que_e_filosofia.htm. Acesso em set 2012

Jaspers, Karl. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Cultrix, 1971.

Souza F. F., Caroline. Produção de sínteses: Esquema e mapa mental.  Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28438. acesso em set 2012.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.