Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bicicleta: do esporte à sustentabilidade

 

20/09/2012

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

ROSÂNGELA MENTA MELLO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as modalidades esportivas do ciclismo.

- Identificar as relações entre ciclismo, meio ambiente e mobilidade urbana.

- Conhecer o Código de Trânsito e as leis referentes os ciclistas.

Duração das atividades
Aproximadamente 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

"A bicicleta é um veículo com duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio usuário (ciclista) através de pedais, ou também, um velocípede de duas rodas iguais e de pequeno diâmetro". Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bicicleta acesso em: 02/09/2012.

O objetivo dessa aula é explorar e discutir sobre as diversas formas que esse veículo pode contribuir para o esporte, meio ambiente e para a mobilidade urbana. Dessa forma pretendemos abordar o tema de uma forma que contemple tanto a parte técnica, voltada a sua aplicação no esporte, como também dialogar sobre a questão social do ciclismo, contextualizando a bicicleta em suas diversas aplicações e especificidades.

Para isso a sugestão é dividir a aula em quatro momentos:

evolucao

1º Momento: introduzir o conteúdo abordando o uso da bicicleta no campo esportivo, conhecendo suas modalidades individuais e por equipes e seus locais de competição.



2º Momento: analisar o uso da bicicleta como meio de lazer e de sustentabilidade, por meio da leitura e interpretação do artigo "A relação entre ciclismo, meio ambiente e mobilidade urbana".



3º Momento: conhecer as relações entre o Código de Trânsito com as bicicletas e os ciclistas.

 

4º Momento: para finalizar a aula propor aos alunos a elaboração de um Mapa Conceitual com o objetivo de sintetizar e organizar o conhecimento adquirido pelos alunos no decorrer das atividades propostas.

Fig.13 - A Evolução Formal a Bicicleta: da Draisiana de madeira à Estrutura Formal do quadro duplo tradicional:  1 - 1818, Draisiana (Karl von Drais); 2 - 1830, Velocípede (Thomas McCall); 3 - 1860, Bicicleta com pedal (Pirre Michaux); 4 - 1870, Roda Grande (James Starley); 5 - 1885, Bicicleta Segura (John Kemp Starley); 6 - 1960, Bicicleta de Corrida; 7 - 1970, Mountain Bike.

Imagem disponível em: http://saberdesign.com.br/content/dhist%C3%B3ria-1-bicicleta acesso em: 07/09/2012.

 

Atividade 1 - Elaboração do Portfólio

Todas as atividades de pesquisa e debates devem ser registradas no portfólio. O portfólio permite aos alunos recolher informações, selecionar, refletir, direcionar para novos desafios e partilhar as conclusões e os resultados. Segue abaixo orientações para auxiliar na construção individual de um portfólio:

Elaborando um Portfólio
Portfolio
O Portfólio, em sua construção, requer um título e uma apresentação que sirva de orientação para o seu leitor sobre o que encontrará, com relação ao processo. As linguagens e os materiais utilizados no Portfólio são livres, desde que coerentes com o seu conteúdo. O Portfólio pode ser elaborado e apresentado por meio de vários suportes como: em pastas variadas, em livros encadernados, Cd-rom, disquetes, fita de vídeo, em forma de revistas, jornais, sites, criações artísticas, dentre outros.
 
Veja mais: GUMAN, Antonio Barioni; REZENDE, Eliane Mendonça Marquez de; LOYOLA, Maria Emilia Silva; ABREU, Nelson de. PORTFÓLIO: conceito e construção.
 
Fonte da imagem: educaja.com.br/2008/03/educacao-portfolio.html (acesso em 09/04/2012).

 

Atividade 2 - Explorando as Modalidades do Ciclismo

De acordo com Tubino (2007) o ciclismo é um esporte por equipe ou individual onde o sujeito utiliza a bicicleta para disputar corridas em estradas, pistas cobertas ou não, terrenos acidentados com aclives e declives dentre outros, permitindo também a prática do esporte-lazer.

Nesse esporte, tanto nas Olimpíadas como nos Jogos Pan-Americanos, é dividido em quatro modalidades. Para explorar essas modalidades, individuais e por equipes, do ciclismo a sugestão é dividir a turma em quatro equipes, onde cada uma fica responsável pela pesquisa, levantamento de dados sobre a modalidade pertinente a sua equipe.

BMX Estrada Mountain Bike Pista

 

Sugestão de Recursos para Pesquisa:

Infográfico - Jogos Olímpicos Infográfico - Jogos Pan-Americanos
Ciclisao Olimpico Ciclisco Pan
Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/multimidia/infografia/olimpiadas2012/esportes/ciclismo/index.html acesso em: 07/09/2012. Disponível em: http://e.i.uol.com.br/pan/2007/modalidades/infograficos/ciclismo.swf acesso em: 07/09/2012.

Sugestão de Sites para Pesquisa:

 
- CBC - Confederação Brasileira de Ciclismo. Disponível em: http://www.cbc.esp.br/default/index.php acesso em: 07/09/2012.
 
- Brasil Olímpico - Ciclismo. Disponível em: http://www.brasilolimpico.com.br/ciclismo acesso em: 07/09/2012.
 
- Sua Pesquisa. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/ciclismo.htm acesso em: 07/09/2012.
 
- Brasil Escola - O Ciclismo e suas modalidades. Disponível em: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/ciclismo.htm acesso em: 07/09/2012.
 
Conclusão da atividade: após a visualização e análise dos recursos apresentados nos dois infográficos e nas pesquisas nos sites sugeridos, solicitar aos alunos o registro de suas considerações de forma individual dessa atividade no portfólio.  Esses dados serão utilizados posteriormente pelo grupo para auxiliar na elaboração de um Mapa Conceitual.
 
 

Atividade 3 - Leitura e Interpretação de Texto

A bicicleta e sua relação com o esporte foi o foco da atividade anterior, agora essa mesma bicicleta esta presente nessa atividade, mas com uma abordagem no campo da sociedade. Dois grandes problemas sociais da atualidade são a crise de mobilidade urbana e a crise ambiental, mas de que maneira a bicicleta insere-se nesse contexto?

 
- Qual a relação da bicicleta com as questões ambientais?
 
- Qual o papel da bicicleta na mobilidade urbana?

Para respondermos essas questões a sugestão é continuarmos com os quatros grupos formados na atividade “Explorando as Modalidades do Ciclismo”. Cada grupo fica responsável pela leitura e análise de um tema presente no artigo “A relação entre ciclismo, meio ambiente e mobilidade urbana”. O objetivo dessa atividade é a construção do aluno “leitor” também nas aulas de Educação Física. 

  • Sugestão de temas:
  • A crise ambiental
  • A bicicleta e O ciclismo
  • O ciclismo no espaço urbano
  • O ciclismo na natureza

 

  • Artigo para leitura e análise:
artigo
 
A relação entre ciclismo, meio ambiente e mobilidade urbana
 
Resumo:
 
Este estudo pretende realizar uma reflexão sobre o ciclismo como opção de esporte, lazer e transporte urbano, focando sua relação com a crise ambiental e o discurso do desenvolvimento sustentável, bem como as questões relativas à crise de mobilidade urbana nas grandes cidades. Busca refletir sobre a inserção da bicicleta nesse cenário como opção de transporte ecologicamente correta, sustentável, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente, para um acesso democrático ao espaço urbano e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
 
Unitermos: Ciclismo. Meio ambiente. Urbanismo.
 
 
SANTOS, U.V.; SILVA, E.R.; FERREIRA, N.T.; COSTA, V.L.M. A relação entre ciclismo, meio ambiente e mobilidade urbana. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 150, Novembro de 2010. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd150/ciclismo-meio-ambiente-e-mobilidade-urbana.htm>. Acesso em: 02 set. 2012.

Conclusão da atividadeapós a leitura e análise de debate do artigo, solicitar aos alunos o registro de suas considerações de forma individual dessa atividade no portfólio.  Esses dados serão utilizados posteriormente pelo grupo para auxiliar na elaboração de um Mapa Conceitual.

 

Atividade 4 - Por dentro das Leis de Trânsito

Ao longo dessa aula o aluno vai conhecendo os vários cenários em que a bicicleta esta inserida. Nessa atividade o local a ser explorado é o cenário urbano. Discutir sobre a relação entre o ciclista e o motorista, pois ambos transitam pelo mesmo local, as ruas das cidades. 

- O que diz o Código de Trânsito Brasileiro sobre a segurança no trânsito em relação ao ciclista?

- Como deveria ser uma cidade que compreende a função social da bicicleta em relação à mobilidade urbana?

Para responder essas questões solicitar que permaneçam nas equipes já constituídas para que juntos analisem os recursos abaixo:

Guia do Ciclista
Uma cidade amiga da bicicleta HQ Com o trânsito não se brinca
Guia do Ciclista cidade amiga da bicicleta HQ Transito
Disponível em: http://www.homenett.com.br/detran/guiacicl.html acesso em: 07/09/2012. Disponível em: http://epoca.globo.com/infograficos/512_bikes.html acesso em: 07/09/2012.

Sugestão de Sites para Pesquisa:

- Escola de Bicicleta - Segurança no trânsito. Disponível em: http://www.escoladebicicleta.com.br/dicas.html acesso em: 07/09/2012.

- Gazeta do Povo - Artigo: Lei da Mobilidade Urbana e a Bicicleta. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/blog/irevirdebike/?id=1214744&tit=artigo:-lei-da-mobilidade-urbana-e-a-bicicleta acesso em: 07/09/2012.

- Clube dos Amigos da Bike - A Bicicleta e o Código Nacional de Trânsito. Disponível em : http://www.cab.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=391&Itemid=2 acesso em: 07/09/2012.

Conclusão da atividadeapós a visualização, leitura e análise do Guia do Ciclista, do infográfico Uma cidade amiga da bicicleta, da História em Quadrinhos Com o trânsito não se brinca e dos sites sugeridos, solicitar aos alunos o registro de suas considerações de forma individual dessa atividade no portfólio.  Esses dados serão utilizados posteriormente pelo grupo para auxiliar na elaboração de um Mapa Conceitual.

 

Atividade 5 - Aplicação à realidade - Mapas Conceituais

Para finalizarmos essa aula a sugestão é solicitar aos alunos a elaboração de um Mapa Conceitual por equipe. No decorrer de todas as atividades cada grupo ficou responsável pela pesquisa, análise, leitura, visualização, entre outros diversos recursos. Chega o momento de sintetizar tudo que estudaram, para isso podem recorrer aos portfólios individuais para auxiliar na construção coletiva de seu grupo.

Desenvolvimento da atividade: cada grupo deve elaborar um mapa conceitual abordando todos os temas que seu incumbido ao seu grupo nas atividades anteriores.
Obs.: a palavra "bicicleta" deve ser o ponto de partida comum a todos os grupos, a partir dela, cada grupo a relaciona com seus temas pertinentes.
 
Mapa Conceitual
Mapa conceitual

 

Explique que os mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. 
 
Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos. 
 
Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool ( cmap.ihmc.us/download/) (acessado em 21/11/2010).
 
Tutorial para trabalhar com mapas conceituais está disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm acesso em 07/09/2012.

Conclusão da aula: os grupos deverão apresentar seus Mapas Conceituais de forma expositiva, socializando com o os outros alunos e professor suas considerações. Através desse novo debate, o professor poderá perceber se os objetivos foram alcançados de acordo com as respostas dos alunos, observando se houve maior desenvoltura e propriedade nos argumentos nesse segundo momento.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
HQ Com o trânsito não se brinca Imagem
Recursos Complementares

 

Dicas 2

Atividades práticas:

 

- Promover passeios ciclísticos, pode-se estar fazendo em conjunto com outras disciplinas, ou até mesmo em conjunto com a comunidade, fazendo assim um passeio ciclístico pelos arredores da escola, podendo estar desenvolvendo juntamente com este passeio alguma campanha, como por exemplo, a conscientização da importância da bicicleta para o aquecimento global.

 

- É possível estar promovendo uma saída de campo, a um velódromo ou pista de outra modalidade de ciclismo, para que os alunos vivencie como é andar de bicicleta nestes espaços.

 

- O professor pode estar montando na escola algum circuito que lembre determinada prova de ciclismo.

Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/o-ciclismo-na-escola/74063/#ixzz25WnnR0nk acesso em: 07/09/2012.

 

 

 

Avaliação

- A avaliação deve se caracterizar como um processo contínuo, permanente e cumulativo, tal qual preconiza a LDB no 9394/96, em que o professor organizará e reorganizará o seu trabalho. (Fonte: Diretriz Curricular de Educação Física do Paraná, pg.77)

 
- Para a avaliação dessa aula pode-se utilizar alguns instrumentos de avaliação de acordo com cada atividade proposta.
 
- Acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, sua interação durante a construção, apresentação e discussão das atividades solicitadas.
 
- Apresentação dos trabalhos, o desenvolvimento de cada grupo, a organização, a forma de apresentação individual e coletiva.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.