Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto de Iniciação Científica Discente: Cuidados com a saúde e alimentação - O que é? O que é? Vive com os pés na cabeça! Aprendendo sobre o piolho - UCA

 

19/11/2012

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

•    Realizar pesquisas;
•    Interpretar informações;
•    Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas;
•    Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
•    Resolver situações-problema;
•    Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como poesias, textos jornalísticos e relatórios;
•    Organizar dados em gráficos;
•    Identificar características do piolho;
•    Compreender a importância de hábitos de higiene;
•    Reconhecer medidas profiláticas no tratamento do piolho;
•    Compreender os riscos que o piolho oferece a saúde;
•    Realizar entrevistas;
•    Organizar uma peça teatral.
 

Duração das atividades
A previsão é de um semestre, ou seja, em torno de 4 meses de duração, podendo variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas. Vamos utilizar no mínimo uma aula de 60 minutos por semana. Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática e Ética, dentre outros ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, a Webcam e o Tux Paint.   Estar inserido no processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas. Seguem algumas sugestões de atividades que poderão ser realizadas com os alunos.

É importante que essas atividades sejam todas agrupadas em uma pasta catálogo, ou caderno específico para o projeto – “Dossiê do Projeto”, no intuito de registrar todo o processo de realização, as aprendizagens e crescimento dos alunos. Se for possível, poderá também montar um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.

- O projeto de pesquisa deve conter  algumas etapas que são importantes para organizar e estruturar a pesquisa. Lembramos que o papel do professor enquanto mediador, orientador do processo é fundamental, pois os alunos do ensino fundamental inicial ainda não dominam a metodologia de pesquisa. Veja a sugestão a seguir:


1.    Escolha do tema (os alunos e professor definem o que querem pesquisar);
2.    Justificativa (os alunos buscam explicar a relevância do tema escolhido a ser estudado);
3.    Problematização (os alunos levantam curiosidades, perguntas que querem descobrir sobre o tema);
4.    Levantamento de hipóteses (eles pensam em possíveis respostas para suas curiosidades/ conhecimentos prévios sobre o tema);
5.    Os objetivos do projeto (o que queremos alcançar ao final do trabalho);
6.    Levantamento de fontes de pesquisa (relacionam as fontes de pesquisa);
7.    Execução da pesquisa (é a realização da pesquisa, direcionada pela problematização);
8.    Conclusão e depuração das hipóteses (dialogam sobre o que descobriram e se as suas hipóteses estavam corretas ou não);
9.    Socialização (expõem para a comunidade escolar os conhecimentos adquiridos com a pesquisa);
10.  Avaliação (Analisam como foi o processo de pesquisa, pontos positivos e negativos, bem como a sugestão de novas propostas).



1ª etapa: Escolha do tema: duas aulas de 60 min cada.


- Professor, o início do projeto se dá com a escolha do tema com os alunos. O tema poderá também ser sugerido por você, porém, é importante que ele desperte o interesse e a curiosidade dos alunos para que o projeto seja significativo para eles.


1) Instigue seus alunos a pensarem sobre o que querem pesquisar ao longo da semana, oriente-os a conversarem com seus pais também para saber o que eles pensam a respeito. Mas, caso já tenha o tema em mente, leve para sala de aula materiais como: filmes, livros, revistas, vídeos ou outros, que despertem o interesse dos alunos por aquele tema.


2) No dia da escolha do tema, organize sua turma em rodinha, e peça que deem sua opinião sobre o que querem pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador. Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a ética e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras. Portanto, estas duas aulas poderão se desdobrar em várias outras dependendo o caminho que a turma apontar.


Como detonar esse tema com seus alunos?


- Para desenvolver a pesquisa sobre  Piolhos com seus alunos, você poderá instigá-los sobre o tema da seguinte forma:

- Que tal contar uma história? Nossa sugestão é o livro “O piolho”, que pode ser encontrado em vídeo no sítio http://www.youtube.com/watch?v=oMIUyagBkgg - acesso em 20/08/2012. Organize seus alunos em rodinha, e conte a história. Você também poderá confeccionar fantoches para a contação da história. Discuta com eles sobre qual tema é abordado no livro e questione-os sobre:


•    Qual era o personagem principal?
•    Vocês sabem que bichinho é esse?
•    Já viram algum? Onde?
•    Você sabe do que ele se alimenta?
•    O que vocês acham de pesquisarmos mais sobre a vida desse bichinho?

menina lapis


- Em seguida, proponha uma atividade de registro da história. Um exemplo, é solicitar que façam um desenho do personagem principal, o piolho. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, para fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

- Você também poderá utilizar outras histórias sobre piolho. Veja duas sugestões abaixo:


1) Teatro com fantoches – Joãozinho e os piolhos – disponível em vídeo no sítio http://www.youtube.com/watch?v=vayj88tEaNE&feature=related - acesso em 23/08/2012.
2) História – o Piolho Malazartes – disponível no sítio http://www.pragentemiuda.org/2007/01/historia-o-piolho-malazartes-i.html (acesso em 23/08/2012).  A partir da história abaixo, você poderá propor uma interpretação de texto.

O piolho Malazartes

Malazartes era um piolho muito esperto, que habitava na cabeça de um menino chamado Luizinho, que, por sua vez, era inimigo número um da água, do sabão e do pente.

Assim, iam vivendo! Malazartes que adorava a sujeira da cabeça do Luizinho, reinava absoluto. Todos os dias saía para uma longa caminhada, entre os cabelos despenteados do pobre Luizinho, que se coçava desesperado. A noite era uma maravilha para Malazartes, porque, enquanto Luizinho dormia, ele fazia verdadeiros banquetes, sugando o sangue da cabeça do garoto.

Certo dia, rei Parasita Malazartes I estava feliz da vida em seu trono. Gordo e cheio de vida, ria satisfeito. Sabem por quê? É que ao seu lado estava sentada a rainha Piolhinda, sua esposa. Sim! Malazartes havia se casado, e anunciava a todos do reino que queriam ter muitos e muitos filhos.

Voltemos nossos olhos agora, para Luizinho. Enquanto Malazartes engordava e procriava, o menino (coitado!) estava de fazer dó: pálido, abatido, com os olhos tristes, tão magro e adoentado, que não tinha mais vontade de brincar e nem estudar. Passava o tempo todo sentado embaixo de uma árvore, coçando a cabeça com ambas as mãos.

Um dia, a mãe de Luizinho, preocupada com o seu aspecto, levou-o ao médico, dr. Sabidus Limpatudo. Dr Sabidus olhou para Luizinho, deu uma examinada, descobrindo rapidinho qual era o mal. Receitou para Luizinho: muita água e sabão na cabeça todos os dias, pentear os cabelos três a quatro vezes com o pente fino e observar. Aconselhou à mãe, ao menor indício de coceira, olhar na cabeça da criança e, constatando a presença do parasita, retirá-lo e matá-lo.

E, assim ao chegar em casa, para azar do rei Malazartes, da rainha e de toda a corte, Luizinho passou por uma verdadeira faxina. Primeiro, cortou os cabelos bem curtos, depois lavou muito bem e, em seguida, passou pente fino, conforme havia sido receitado. Acabou, desta forma o reinado de Parasita Malazarte I, voltando a saúde para Luizinho.

Quem vê Luizinho hoje, nem o reconhece. É um menino feliz, gordo e corado, está sempre disposto a brincar e, na sala de aula, então, agora que está livre dos piolhos, está sempre atento às lições, conseguindo assim aprender sem dificuldades.

E vocês querem saber de uma coisa? Luizinho e sua mãe, ficaram tão contentes com o resultado, que saíram ensinando a todos os vizinhos e coleguinhas da escola, como fazer para acabar com os piolhos. Deste modo, na comunidade onde mora Luizinho, foram exterminados os piolhos e vivem todos felizes e cheios de saúde. E quando chega um novo morador no bairro, ou um novo coleguinha na escola, fica logo conhecendo a história de Luizinho e o Rei Parasita Malazartes I.



2ª etapa: Justificando o tema - uma aula de 60 min.


- Nesse momento do projeto, é importante explicar qual a importância de se pesquisar determinado tema, em que o estudo desse tema pode contribuir para o aluno e para as pessoas de modo geral.  Nesse sentido, questione-os sobre a importância em pesquisar sobre este tema e peça que registrem.

menina lapis
Sugestão de atividade para esse momento:


1)    Em rodinha conversamos sobre os motivos pelos quais queremos pesquisar sobre o tema Piolhos. Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

O que eu quero saber sobre o piolho...



- Após a realização da atividade solicite que socializem suas justificativas. Posteriormente, oriente-os a colar no caderno de projetos ou no Portfólio. Se preferir, faça um consolidado em um texto coletivo a partir das justificativas dos alunos. Se a sua turma for de 1º ano, faça a atividade oral, caso ainda não escrevam de forma autônoma.


3ª etapa: Problematização – uma aula de 60 min.


Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a importância desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas.


- Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa. Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala. Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos:

Aluno O quero saber sobre o tema?
Alex    Como é o piolho?
Bianca Como é que se pega piolho?
Evellyn Do que ele se alimenta?
Gabrielle De que maneira podemos acabar com ele?
Joaquim O piolho prejudica a saúde?

menina lapis
 Sugestão de atividade para esse momento:


1)    Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:

O que eu quero saber sobre o piolho...



- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão na ficha sugerida anteriormente.

 

4ª etapa: Hipóteses – uma aula de 60 min.


Professor, explore com seus alunos o que são hipóteses. Se necessário, explique-lhes que as hipóteses representam o que pensamos ou sabemos sobre determinado assunto, que pode ser verdadeiro ou não, por isso temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou não a nossa hipótese.

- Nessa fase, os alunos devem descrever o que pensam sobre suas curiosidades e anotarem, pois ao final da pesquisa, eles irão comparar suas hipóteses iniciais sobre suas curiosidades com as conclusões que alcançaram por meio de suas pesquisas.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as hipóteses dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.


Veja um exemplo a seguir:


Questionamento da criança - problema

Bianca Como é que se pega piolho?


Hipótese da criança sobre seu questionamento?

Bianca Ficando sem lavar a cabeça aí ele nasce.

 


Sugestão de atividade para esse momento:

menino tarefa


Pesquise em revistas, jornais ou livros usados figuras ou frases que ilustrem a sua hipótese.


1) Represente sua hipótese por meio de uma colagem e escrita.

 

 


 

5ª etapa: objetivos do projeto – uma aula de 60 min.

 

- Professor, nesta etapa nós vamos juntamente com os alunos elencar os objetivos da pesquisa. Questione-os sobre o que vamos aprender ao estudar este tema, ao realizar esta pesquisa. Conduza a discussão para que digam sobre os objetivos. Registre na lousa e utilize a linguagem adequada. Veja uma sugestão:

Os objetivos de estudar sobre o PIOLHO são:

·Descobrir a importância dos cuidados com a saúde e higiene do corpo;

·Identificar formas de contágio com o piolho;

·Aprender como acabar com o piolho;

·Compreender como o piolho pode prejudicar a nossa saúde.

 

6ª etapa: Fontes de pesquisa – uma aula de 60 min


- Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco com as fontes de pesquisa.

menina lapis
Sugestão de atividade para esse momento:


Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:


1)    Para descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos várias fontes de pesquisa, algumas delas são:
•    Livros;
•    Revistas;
•    Internet;
•    Fotografias;
•    Entrevistas;
•    Palestras.


     2) Agora responda: qual fonte de pesquisa você mais utiliza?


- Explique para seus alunos que, é importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste no “Dossiê” ou “Portfólio do Projeto” dos alunos e professor, o referencial bibliográfico consultado para a pesquisa.


- Diga também a eles sobre a importância de se respeitar a autoria da pesquisa, e que ao citar algum trecho escrito por outra pessoa é imprescindível que se coloque a fonte da qual ele foi retirado. Aproveite esse momento para ensinar seus alunos a colocarem referência bibliográfica em seus trabalhos, veja um exemplo:


MORAES, Vinicius de. A arca de Noé. Ilustrações de Nelson Cruz. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2004.

Professor, uma fonte importante é o sitio da ABNT http://www.abnt.org.br/  (acesso em 24/08/2012), no qual você se informa sobre as normas para todo tipo de trabalho acadêmico. Como são projetos de iniciação científica com crianças do ensino fundamental inicial não é necessário um rigor acadêmico, mas a informação é fundamental para que os alunos se familiarizem com a linguagem e a metodologia científica.



7ª etapa: Execução – Pesquisando


- Professor, você irá atuar como mediador, orientador do processo de pesquisa e aprendizagem dos alunos. Seu papel é propor situações nas quais os alunos pesquisem, vivenciem e experimentem na busca de solucionar seus questionamentos, com conhecimentos que eles irão adquirir ao longo da pesquisa.

- Como iniciar a pesquisa?


- No projeto em questão, iniciamos explorando com os alunos seus conhecimentos prévios sobre piolhos. Depois, partimos para as pesquisas buscando responder as questões que eles trouxeram. Lembre-se, o que direcionará o projeto são as perguntas dos alunos (a problematização) e nessa etapa busca-se resolver e responder as curiosidades dos mesmos.

menina lapis


Sugestões de atividades para esse momento: (Língua Portuguesa, Geografia, Artes, Matemática, História e Ética)


1) Pesquisando: Como é o piolho?


Oriente seus alunos a pesquisarem no material que eles trouxeram para compor o acervo de fontes de pesquisa, ou então na internet, imagens e informações sobre o piolho, abordando sua anatomia e suas características. Caso sua escola participe do PROUCA, eles poderão utilizar os laptops para realizar a pesquisa na internet, por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.
Sugerimos como fontes de pesquisa os seguintes sítios:


1) http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/piolho-pediculose/ - informações sobre o piolho e a pediculose oferecidas pelo médico Dráuzio Varella. Acesso em 25/08/2012


2) http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/02/piolhos-e-lendeas-nao-tem-relacao-com-falta-de-higiene-dos-cabelos.html - programa bem estar globo
10 mitos e verdades sobre o piolho. Acesso em 25/08/2012


3) http://www.piolho.org.br/ -  portal do piolho de uma universidade. Acesso em 25/08/2012

- Eles poderão produzir um texto consolidando as informações principais que encontraram na pesquisa.


2) Montando um painel: auxilie seus alunos a construírem um painel com as imagens, reportagens e informações que eles encontraram na realização da pesquisa sobre o piolho. Vocês poderão expor o painel na sala de aula e também utilizá-lo como apoio na realização de outras atividades durante o projeto.

3) Confeccionando fantoches: após descobrirem informações  sobre o piolho e suas características, que tal construírem fantoches de piolho abordando a anatomia deles e também incentivando a preservação do ambiente, utilizando materiais recicláveis?

- No sítio http://www.pragentemiuda.org/2010/09/sr-e-sra-piolho-fantoches.html - acesso em 24/08/2012 - você encontra uma sugestão de fantoches para serem confeccionados passo a passo. As crianças irão adorar! Depois de prontos, vocês poderão utilizá-los também como móbiles para enfeitar a sala de aula. Veja abaixo os modelos:



pi

Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2010/09/sr-e-sra-piolho-fantoches.html - acesso em 25/08/2012

 

- No sítio http://www.pragentemiuda.org/2010/09/carimbo-com-dedinhos-piolho.html você encontra outra sugestão, a confecção de um piolho utilizando tinta e as digitais dos dedos das mãos. Veja abaixo:


p


Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2010/09/carimbo-com-dedinhos-piolho.html - acesso em 25/08/2012


4)  Quantos dias o piolho vive? Por que o piolho faz a cabeça coçar?


- Para esclarecer os alunos sobre essas dúvidas, você poderá contar com o recurso do portal http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14655 - acesso em 21/08/2012.


5) Cantando e aprendendo: aproveite esse momento para trabalhar músicas sobre o tema piolho. As músicas abaixo sugeridas abordam características e medidas profiláticas no tratamento contra piolhos. Reproduza e distribua a letra da música e explore também nesse momento características desse gênero textual.

 

Música 1:


Piolho
Cocoricó


Piolho
Piolho da cabeça

Vamos cantar
O nosso rock paulera
Pra todo mundo saber

O quê?
Que a mãe piolho bota ovo
Às vezes mais de cem
O ovo vem com cola
E gruda no cabelo de alguém
E uma semana depois
Os filhotes dizem oi

Vejam só vocês
Como a vida do piolho é curta
Dura só um mês

Mas nesse mês…
O piolho chupa sangue o tempo todo sem parar
O piolho chupa sangue o tempo todo sem parar

Piolho da cabeça
Pica o couro cabeludo
E solta uma saliva que não deixa,
Não deixa o buraquinho fechar
E esse buraquinho que não fecha
Faz a cabeça coçar… coçar… coçar…

E aí a história
Fica triste
Mas temos que contar

A coceira aumenta…
Chegam dedos enormes…
Que vem nos arrancar

A gente é forte
Agarra firme

Mas os seres humanos
Inventaram um veneno, imagine,
Extraído de uma flor…

O veneno vem num xampu

uh uh

Que mata o piolho sem dó

ó ó

Depois um pente fino
Carrega o que sobrou

ô ô

Mas estamos aí
Há milhares de anos
Nos cabelos humanos
Por todo o nosso planeta

Xô xampu, xô pente fino
Homem, velho, moça ou menino

Fiquem de olho:
Onde tem cabelo
Pode ter piolho


Fonte: http://www.vagalume.com.br/cocorico/piolho.html  - acesso em 25/08/2012



Registrando: interpretação de texto - música “Piolho”:


1)    Circule na letra da música a palavra piolho.
2)    Quantas vezes ela aparece na letra da música?
3)    Do que o piolho se alimenta?
4)    De acordo com a música, quanto tempo leva para os filhotes de piolho nascerem?
5)    Porque a cabeça coça quando estamos com piolho?
6)    Que medidas são elencadas na música para eliminar os piolhos?

Música 2:

Godofredo, o piolho
Xuxa


A festa estava muito boa
Todo mundo dançava sem parar
De repente começou o coça, coça
Era o Godofredo que chegou sem avisar
Coça, coça, coça aqui
Coça, coça, coça ali
Coça ali coça acolá
Todo mundo no salão não parava de coçar

Godofredo, Godofredo o piolho
Ele adora cucuruco de pimpolho
Godofredo, Godofredo o piolho
Ele adora cucuruco de pimpolho

Corre, corre, corre meu baixinho
Godofredo o piolho já chegou
Corre, corre, ele chega de mansinho
Godofredo o piolho é um terror
Godofredo, Godofredo o piolho

Coça, coça, coça aqui
Coça, coça, coça ali
Coça ali coça acolá
Todo mundo no salão não parava de coçar

Godofredo, Godofredo o piolho
Ele adora cucuruco de pimpolho
Godofredo, Godofredo o piolho
Ele adora cucuruco de pimpolho

Godofredo adora cabeludo
Nem os carecas Godofredo perdoa
No topete ele gosta de dançar
E na careca ele vai patinar
Para acabar com esse piolho
Eta bichinho abusado
Taca xampu, pente fino, sabonete
O Godofredo vai ficar arrasado

Godofredo, Godofredo o piolho
Ele adora cucuruco de pimpolho


Fonte: http://godofredoopiolho.xuxa.letrasdemusicas.com.br/ - acesso em 25/08/2012



Registrando: circule na letra da música, produtos de higiene pessoal que ajudam no combate ao piolho.

 

6) Tarefa de casa: como se pega piolho?


- Oriente seus alunos a pesquisarem em sítios, revistas e jornais, maneiras de se contrair o piolho, com auxílio dos seus familiares. Em seguida, eles deverão listar as formas de contágio que descobriram para socializar na próxima aula com os colegas. Para registrar eles poderão utilizar as ferramentas do Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).


7) Socialização: nesse momento, os alunos deverão socializar suas entrevistas e as descobertas que fizeram sobre as maneiras de pegar piolho. Aproveite para dialogar com eles sobre a importância de evitar o contágio, e também de respeitar os colegas que por acaso tiverem contraído o piolho, explicando-lhes que isso pode acontecer com qualquer um de nós, porém deve ser tratado.


8) Abordando a ortografia: sugerimos como atividade de registro um ditado, abordando a escrita de palavras relacionadas com a temática, como por exemplo: piolho, boné, pente, escova, cabelo, dentre outros.

- Você também poderá explorar a quantidade de vogais e consoantes das palavras ditadas.
- Depois do ditado realize a correção, solicitando que os alunos observem a escrita convencional das palavras no quadro.
- Você poderá entregar um quadro como sugerimos abaixo, para que eles registrem as palavras ditadas.


DITADO COM PALAVRAS SOBRE O TEMA: PIOLHO


TENTATIVA DE ESCRITA

    ESCRITA CONVENCIONAL
 QUANTIDADE VOGAIS QUANTIDADE CONSOANTES
       
       
       
       
       
       
       
       
       


           
- Caso opte pelo uso do laptop UCA dos alunos, eles poderão utilizar o Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) para criar a tabela acima, com 2 colunas e o número de linhas de acordo com a quantidade de palavras que você irá ditar. Eles poderão registrar/digitar as palavras ditadas, depois poderão salvar no computador ou então imprimir e colar em seus cadernos.

 

9) Entrevista com familiares: Proponha aos alunos que realizem como tarefa de casa uma pesquisa com seus pais, tios, avós e outros familiares sobre o tema piolho. Para tanto, construa com eles um roteiro de entrevista, aproveitando para trabalhar esse gênero textual e suas características.

menino tarefa

Roteiro de entrevista:

 

Nome do entrevistado: ___________________________________________________
Idade:________________
 

Perguntas:
1)    Você sabe o que é piolho?
2)    Como pode pegar?
3)    Você já teve piolho?
4)    Como se sentia nesse período?
5)    O que fez para combater esse parasita?

6)    Que dica você daria aos meus colegas para que possamos evitar o contágio com esse parasita?

- Se a sua escola faz parte do UCA, solicite que registrem a entrevista por meio de .de filmagem acessando Webcam localizada na área de trabalho do laptop UCA.


10) Socialização: nesse momento, os alunos deverão socializar suas entrevistas e as descobertas que fizeram. Em seguida, proponha a construção de um gráfico, para registrar a quantidade de familiares que já pegaram piolho quando crianças ou na fase adulta. O gráfico poderá ser realizado em uma folha quadriculada ou utilizando o laptop UCA, por meio da ferramenta Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).


Se a sua turma ainda não trabalhou com gráficos faça uma introdução sobre os diferentes gráficos e a sua função. Se possível, recorte de jornais ou revistas usadas e  leve para sala alguns exemplos ou acesse http://office.microsoft.com/pt-br/help/exemplos-de-tipos-de-graficos-HP005262319.aspx - acesso em 25/08/2012 - para visualizar diferentes tipos de gráficos.

Veja um exemplo abaixo:

TIVERAM PIOLHO

NÃO TIVERAM PIOLHO

 

 

x

 

x

 

x

 

x

 

x

 

x

 

x

x

x

x

 
- Depois de realizarem esta atividade você poderá propor situações problemas contextualizadas a partir dos dados do gráfico.

 

11) Por que o piolho fica na cabeça e não na barba?

- Para responder essa pergunta dos alunos, você poderá utilizar um recurso de áudio produzido a partir do acervo radiofônico da Rádio UFMG Educativa - Programa Universidade das Crianças que aborda sobre o piolho, cita os diferentes tipos e os locais em que eles gostam de se alojar. Esse recurso encontra-se disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27820 - (Acesso em 26/08/2012).

- Após explorar o recurso com seus alunos, solicite que eles registrem por meio de escrita ou desenho o que compreenderam sobre o assunto. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, para fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.


12) Palestra: o piolho prejudica a saúde?

- Convide um profissional da área da saúde para que ele possa palestrar ou ser entrevistado pelos alunos, esclarecendo as dúvidas que eles ainda tiverem sobre o assunto, e enfatizando principalmente os malefícios que esse parasita pode trazer a saúde. Vocês poderão confeccionar um convite para esse profissional, abordando nesse momento a função social e as características desse gênero textual.

- Lembre-se, que o planejamento desta atividade deve ser realizado junto com os alunos, prevendo; o dia, horário, local, o roteiro da entrevista e outras informações importantes.
- Eles poderão fotografar o momento da palestra/entrevista utilizando a máquina fotográfica, ou então a Webcam localizada na área de trabalho do laptop UCA.

13) Campanha: Piolho sai daqui!!!

- Após a palestra com o profissional da área da saúde, organize com seus alunos uma campanha de combate ao piolho em sua escola. Para tanto, eles poderão confeccionar cartazes e panfletos informativos, alertando sobre o piolho, as formas de contagio, medidas profiláticas e os perigos que este oferece a saúde.


- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, para fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

- Eles também poderão utilizar o Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) para escrever as informações nos panfletos.


- Cole os cartazes na escola, e distribua os panfletos em horários onde há uma maior concentração de pessoas na escola.
- Os panfletos também poderão ser enviados via e-mail.
- Outra sugestão é produzir um vídeo educativo ensinando como prevenir e eliminar o piolho. Para tanto, os alunos poderão filmar momentos da pesquisa, falas de profissionais, dentre outros, utilizando a máquina fotográfica, ou então a Webcam localizada na área de trabalho do laptop UCA.


14) Realizando experiência: xampu caseiro - Trabalhando com texto instrucional


- Depois de muito pesquisar sobre o piolho, que tal brincar de farmacêutico e fabricar um xampu caseiro, que ajuda a acabar com o piolho?

- Para tanto, leve seus alunos para o laboratório de Ciências de sua escola, e providencie os materiais necessários.

- Veja uma sugestão de receita disponível no sítio http://www.pragentemiuda.org/2007/01/receita-shampoo-anti-piolho.html - (Acesso em 26/08/2012).

 

INDICAÇÃO: Combate Piolhos e mata lêndeas

Ingredientes:
•    100 grs de folhas verdes de Melão de São Caetano
•    100 grs folhas verdes de boldo
•    100 grs de folhas verdes de Erva de Santa Maria
•    50 grs de folhas verdes de arruda
•    1 barra (200grs) de sabão de coco


Preparo:

Cozinhar as ervas em 1 litro de água por 15 minutos. Coar e acrescentar o sabão ralado ou picado e retornar ao fogo até que o sabão seja diluído. Deixe esfriar e guarde em frascos escuros. Lave a cabeça diariamente, deixando este Shampoo agir por 15 minutos. Repita a ação e passe o pente fino, até que o piolho desapareça totalmente.

DICA: Escolha um dia e faça a receita em sala de aula, junto com as crianças... Peça para cada uma trazer frascos vazios de shampoo de casa para colocar, ou garrafas pet de 600 ml.

Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2007/01/receita-shampoo-anti-piolho.html (Acesso em 26/08/2012).



- Eles poderão fotografar o momento da experiência utilizando a máquina fotográfica, ou então a Webcam localizada na área de trabalho do laptop UCA.

Aproveite esse momento, para explorar o gênero textual receita, suas funções e características. Após a realização da receita, você também poderá propor a resolução de situações-problema. Veja um exemplo abaixo:

a)    Se somarmos a quantidade de folhas de boldo  com as de arruda, qual será o resultado?
b)    Se eu quiser dobrar a receita, qual a quantidade de cada ingrediente eu deverei utilizar?
c)    E uma receita dá para fazer 3 frascos de xampu, quantas receitas precisamos fazer para que cada aluno da sala ganhe um frasco, se temos 24 alunos na sala?


15) Construindo paródias e poemas:

- Proponha aos seus alunos a criação de poemas, poesias e paródias abordando o tema estudado, piolho. Aborde as características de cada um desses gêneros textuais. Será um momento rico e que além de tratar do tema estudado, ainda incentivará a criatividade dos alunos. Veja abaixo alguns exemplos de paródias e poemas que podem ser construídos:

Pimpolho, o Piolho

Pimpolho é um piolho
Folgado como ele só
Adora morar na cabeça
De criança...Veja só.

Pimpolho esperto que é
Se esconde o maximo que pode
E acredite no que eu lhe digo, criança
Não há água que o afogue.

Para acabar com Pimpolho
E todos os seus irmãos
É preciso um bom preparado
Além de água e sabão

Cortar o cabelo bem curto
Pode ser a solução
Mas é preciso também
Tomar certa precaução

Mas preste muita atenção
Piolho não é pulga nem barata
Nunca use inseticida
Senão é você quem se acaba.

O bom mesmo é fazer
Uma boa mistura de água
Com vinagre e sabão
Depois é só enxaguar
E o pente-fino passar.

Augusta Schimidt    Quem sou eu?
Eu mordo sua cabeça,
Eu tiro a sua paz!
E se você não lava ela,
Eu coço, coço muito mais...
Quem sou eu?

Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2007/01/parodias-poemas-e-quadrinha.html
acesso em 26/08/2012

 

Dom Piolito

Vejam só o Dom piolito,
Como é dentuço e atrevido...

Com um só pulo, quem diria!
Saltou da cabeça do Joãozinho,
Pra cabeça da Maria!

Coça, coça, mas que fria!
- Tira a mão da cabeça, Maria!

Mas a mamãe da Maria,
Caprichosa e dedicada,

Pegou um pente e deu um jeito,
Naquela coceira danada!

Cata aqui, cata acolá,
Lava, lava, cata tudo...

Agora Maria ficou livre,
Do Dom Piolito cascudo!

Mari Barbosa

Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2007/01/parodias-poemas-e-quadrinha.html
acesso em 26/08/2012


 

TCHAU PIOLHO
Música: Atirei o pau no gato

Eu lavo minha cabeça-ça
tenho as unhas-nhas
Bem curtinhas-nhas
E piolho-lho
Não vou ter, ter, ter,
Ele vai é procurar outra cabeça!
Tchau!
Angela A. A. Lima

Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2007/01/parodias-poemas-e-quadrinha.html
acesso em 26/08/2012


 

PIOLHO BICHO FEIO
Música: Ciranda cirandinha

Não lavei os meus cabelos,
E piolho eu peguei...
Coço, coço o dia inteiro,
Não agüento mais coçar.

Com o piolho, bicho feio,
Vou agora acabar
Manter meus cabelos limpos,
Para ele não mais voltar!

Angela A. A. Lima

Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2007/01/parodias-poemas-e-quadrinha.html acesso em 26/08/2012


 


QUADRINHA

O piolho é um inseto parasita,
Que mora em cabeça suja!
Ele pica e não faz fita...
Adoecendo a dita cuja!
Vou lavar minha cabeça,
Quero as unhas bem curtinhas,
Este bicho vai embora,
Procurar outras sujinhas.
Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2007/01/parodias-poemas-e-quadrinha.html acesso em 26/08/2012


- Vocês poderão apresentar as produções no dia da finalização do projeto.


16) Montando um blog: oriente seus alunos a montarem um blog para que possam postar semanalmente, informações, atividades e descobertas realizadas com a pesquisa sobre o piolho. Dessa forma, eles poderão se comunicar com outras comunidades escolares também, ampliando as relações para além da escola local.
Alguns sítios oferecem orientações sobre a criação do blog, veja a seguir o link do Portal do Professor, ele fornece as instruções para você criar o Blog com a sua turma: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84 (acesso em 29/08/2012), depois, clicar em "Produção de Textos Colaborativos usando a internet".
Outra opção: http://www.criarumblog.com/pt/ - (acesso em 26/08/2012).

17) Atividades extras:  que tal aplicar algumas atividades extras sobre o tema estudado? Sugerimos alguns sítios nos quais você poderá encontrar atividades e imprimir para abordar com seus alunos. Veja as sugestões abaixo:

http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com.br/2010/03/projeto-caca-piolho.html - atividades abordando o tema piolho.


http://rosecraveiro.blogspot.com.br/2010/01/piolho.html - atividades sobre o piolho e seu combate.

Essas atividades também poderão compor o portfólio do projeto de pesquisa.

18) Jogando piolho fora:

- Depois de tantas pesquisas que tal jogar um pouco e continuar aprendendo? Para tanto, seguem abaixo sugestões de alguns sítios nos quais são disponibilizados jogos gratuitos abordando a temática piolho.  Eles poderão acessar os jogos utilizando as ferramentas do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) ou então no laboratório de informática da escola.


1) Jogo caça ao piolho: http://jogossimples.com.br/jogar-caca-ao-piolho-online.html (acesso em 27/08/2012)
2) Jogo cata piolho: http://mrjogos.uol.com.br/jogos-online/jogo-de-cata-piolho/ (acesso em 27/08/2012)
3) Jogo mata piolho:  http://www.cadajogo.com.br/jogo/mata_piolho.html (acesso em 27/08/2012)


19) Roteiro da peça: Produção de texto sobre o piolho


Professor, se a sua turma for de 1º ano faça esta atividade coletivamente, criando o cenário, os personagens e as falas, mas se for turma de 2º ou 3º ano experimente uma atividade individual e depois faça um consolidado ou realize uma eleição para escolherem qual será o texto que será encenado. É importante que eles entendam como é a estrutura deste tipo de texto, para isso mostre-lhes o roteiro de uma peça de teatro.

No Portal do Professor, você encontra recursos que auxiliam nesta atividade. Veja o sítio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27906 - (acesso em 27/08/2012) - que tem como objetivo incentivar o uso das artes como complemento e desenvolvimento de atividades escolares.

Outro recurso disponível você encontra em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28027- (acesso em 27/08/2012) - que tem como objetivo apresentar como o teatro ajuda o aluno na criatividade, autoestima e diálogo.



8ª etapa: Conclusões e depuração de hipóteses


- Nesse momento do projeto, os alunos deverão voltar em suas perguntas e hipóteses iniciais e compararem com o resultado de suas pesquisas, e então verificar se sua hipótese estava correta ou não. Em seguida, deverão sistematizar as respostas das perguntas iniciais para compor a conclusão em seu relatório. Veja um exemplo:

Aluno Problema Hipótese    Conclusão
Bianca Como é que se pega piolho? Se ficar sem lavar a cabeça aí ele nasce. O pilho pode ser contraído através do contato dos cabelos com outros cabelos ou objetos que tem piolhos ou ovinhos deles (lêndeas), como bonés, escovas, pentes, dentre outros. Aí o piolho gruda no cabelo da outra pessoa e vai se reproduzindo.


         
9ª etapa: Apresentação e exposição


- Nessa fase você irá organizar com seus alunos uma forma de socializar suas descobertas sobre os temas trabalhados na pesquisa. Pode ser uma apresentação cultural, uma feira expositiva com cartazes, maquetes, materiais característicos do tema em pesquisa, dentre outros, o que importa é socializar com os familiares e outras turmas da escola, o que eles aprenderam durante a pesquisa.


- Nesse projeto, sugerimos como forma de socializar os resultados, uma exposição e também a realização de uma peça teatral a partir dos textos criados por eles e que  apresentarão para seus familiares as descobertas alcançadas durante o projeto.


Organizando a exposição e a peça teatral!


- Organize com seus alunos a apresentação da peça teatral e uma exposição na qual eles poderão apresentar suas descobertas aos familiares e também a comunidade escolar. Vocês poderão nomear a peça como “A caça ao piolho”. Para tanto, planeje com eles todas as ações:

 

  • Confeccione com seus alunos os convites para serem enviados aos seus familiares e as outras turmas da escola. Aproveite esse momento para trabalhar com eles as características desse gênero textual. Os convites poderão ser confeccionados no computador e impressos para divulgação, ou ainda, enviados via e-mail para os convidados.
  • Confeccione cartazes, faixas, panfletos informativos com seus alunos e distribua para divulgar a peça teatral.  Eles também poderão ser confeccionados no computador e impressos para divulgação, ou ainda, enviados via e-mail para a comunidade escolar e outras turmas.
  • Organize um espaço como um Anfiteatro de sua escola, para que os alunos, anteriormente a peça teatral, apresentem utilizando seus computadores as descobertas realizadas durante a pesquisa, e exponham os murais com fotos, painéis, dentre outros, das atividades realizadas durante o projeto.
  • Organize também um momento para que os alunos socializem com seus pais e outros alunos da escola suas descobertas realizadas durante a pesquisa. Para tanto, lembre-se  de retomar com os alunos as descobertas realizadas durante o projeto e as atividades realizadas.
  • Confeccionem também murais e cartazes com trabalhos e fotos dos alunos retratando o processo de pesquisa e suas descobertas. Ou então, apresentações no Kpresenter ou power point, para que seus alunos apresentem no dia da apresentação.
  • Ensaie as apresentações, e construa junto com eles enfeites para compor o cenário e combine o vestuário para o dia da apresentação.
  • Registre o momento da apresentação.
  • Se o Dossiê ou portfólio do projeto já estiver concluído, deixe-o exposto para que os visitantes possam analisá-los e dar sua opinião, para isso mantenha ao lado um bloco ou folhas e lápis para o registro.

 

10ª etapa: Avaliando

 

  • Converse com os seus alunos no sentido de analisar os pontos positivos e negativos da pesquisa, bem como liste com eles sugestões para as próximas pesquisas que serão realizadas. Para isso, analise todo o processo da pesquisa, as atividades realizadas, as opiniões das famílias que foram registradas, dentre outros materiais, no sentido de buscar melhorias para a próxima pesquisa.
Recursos Complementares

Sítios:

Portal do Professor: acesse o recurso mostra um exemplo de como trabalhar com gráficos:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36226

Dicas smartkids sobre higiene sugestão: desfile de penteados - http://www.smartkids.com.br/especiais/cabelos-penteados.html - Acesso em 22/08/2012

Explicação sobre o piolho e sua reprodução - http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/piolho.htm -  Acesso em 22/08/2012

Informações sobre o piolho - http://www.escolakids.com/piolho.htm -  Acesso em 22/08/2012
 

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma autônoma e participaram das situações propostas, se realizaram leituras interpretando as informações de um texto e compreendendo a estrutura de diferentes gêneros textuais; resolveram situações-problema; se souberam organizar dados em gráficos; e exploraram a temática da pesquisa conhecendo as características do piolho, as formas de contágio e medidas profiláticas, bem como compreendendo os prejuízos do piolho para a saúde humana.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Heliene, Centro Educacional Netanias Alves Veiga , Bahia - disse:
    helieneaquino@yahoo.com.br

    26/04/2015

    Cinco estrelas

    Achei maravilhosa! Rica em sugestões de atividades e de recursos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.