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Projeto de Iniciação Científica Discente: Alimentação: criando hábitos saudáveis - UCA

 

20/09/2012

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

•    Realizar pesquisas;
•    Interpretar informações;
•    Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas;
•    Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
•    Resolver situações-problema;
•    Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como músicas, receitas e convites;
•    Organizar dados em gráficos;
•    Realizar entrevistas;
•    Conhecer os hábitos de alimentação dos familiares;
•    Comparar os hábitos de alimentação dos familiares entre pares;
•    Identificar hábitos de alimentação saudável;
•    Compreender a importância de uma alimentação balanceada para a saúde;
•    Construir um livro de receitas;
•    Compreender como funciona o sistema digestório;
•    Organizar uma feira gastronômica.
 

Duração das atividades
A previsão é de um semestre, ou seja, em torno de 4 meses de duração, podendo variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas. Vamos utilizar no mínimo uma aula de 60 minutos por semana. Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Saúde e Ética, dentre outros ou trabalhar com apenas um conteúdo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, a Webcam e o Tux Paint, estar inserido no processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas. Seguem algumas sugestões de atividades que poderão ser realizadas com os alunos.

É importante que essas atividades sejam todas agrupadas em uma pasta catálogo, ou caderno específico para o projeto – “Dossiê do Projeto”, no intuito de registrar todo o processo de realização, as aprendizagens e crescimento dos alunos. Se for possível, poderá também montar um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.

- O projeto de pesquisa deve conter algumas etapas que são importantes para organizar e estruturar a pesquisa. Lembramos que o papel do professor enquanto mediador, orientador do processo é fundamental, pois os alunos do ensino fundamental inicial ainda não dominam a metodologia de pesquisa. Veja a sugestão a seguir:

1.    Escolha do tema (os alunos e professor definem o que querem pesquisar)
2.    Justificativa (os alunos buscam explicar a relevância do tema escolhido a ser estudado)
3.    Problematização (os alunos levantam curiosidades, perguntas que querem descobrir sobre o tema);
4.    Levantamento de hipóteses (eles pensam em possíveis respostas para suas curiosidades/ conhecimentos prévios sobre o tema);
5.    Os objetivos do projeto (o que queremos alcançar ao final do trabalho);
6.    Levantamento de fontes de pesquisa (relacionam as fontes de pesquisa);
7.    Execução da pesquisa (é a realização da pesquisa, direcionada pela problematização);
8.    Conclusão e depuração das hipóteses (dialogam sobre o que descobriram e se suas hipóteses estavam corretas ou não)
9.    Socialização (expõem para a comunidade escolar os conhecimentos adquiridos com a pesquisa)
10.    Avaliação (Analisam como foi o processo de pesquisa, pontos positivos e negativos, bem como a sugestão de novas propostas)

 

1ª etapa: Escolha do tema: duas aulas de 60 min cada.


- Professor, o início do projeto se dá com a escolha do tema com os alunos. O tema poderá também ser sugerido por você, porém, é importante que ele desperte o interesse e a curiosidade dos alunos para que o projeto seja significativo para eles.


1) Instigue seus alunos a pensarem sobre o que querem pesquisar ao longo da semana, oriente-os a conversarem com seus pais também para saber o que eles pensam a respeito. Mas, caso já tenha o tema em mente, leve para sala de aula materiais como: filmes, livros, revistas, vídeos ou outros, que despertem o interesse dos alunos por aquele tema.


2) No dia da escolha do tema, organize sua turma em rodinha, e peça que deem sua opinião sobre o que querem pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador. Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a ética e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras. Portanto, estas duas aulas poderão se desdobrar em várias outras dependendo o caminho que a turma apontar.


Como detonar esse tema com seus alunos?


- Para desenvolver a pesquisa sobre a Alimentação: criando hábitos saudáveis com seus alunos, você poderá instigá-los sobre o tema da seguinte forma:

- Organize seus alunos em rodinha, em seguida, conte a história “Saladinha de Queixas” da autora: Tatiana Belinky. Nessa história as frutas, legumes e verduras reclamam do mau uso que os humanos fazem dos seus nomes, não percebendo a importância dos alimentos para a nossa saúde.
 

saladinha
 
 Fonte: acervo da autora


- Para que o momento da contação da história fique mais lúdico e interessante, providencie anteriormente, frutas, verduras e legumes que aparecem na história, e leve em uma caixa surpresa. No decorrer da contação utilize esses elementos, conforme os personagens forem aparecendo na história, retire-os da caixa e mostre aos alunos.


- Após a contação da história questione seus alunos sobre:


1) Por que temos que comer?
2) Como uma alimentação pode ser saudável?
3)  O que você come?
4) Quem gosta de comer frutas? Qual a sua fruta preferida?
5)  O que vocês mais gostam de comer: verduras ou legumes?
6)  Como você utiliza os alimentos no dia a dia?
7)  O que você come diariamente?
8) Agora, que tal descobrir os alimentos preferidos da turma?

 

menina lapis


Oriente os alunos a criarem uma tabela, com duas colunas e 10 linhas, para isso, solicite que utilizem os laptops por meio do KWord ( Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório>Processador de textos). Caso sua escola, não participe do PROUCA, você poderá orientá-los a criar a tabela utilizando régua e lápis de escrever, no caderno ou em uma folha separada.


Em seguida, oriente-os anotarem em um lado da tabela “Alimentos que eu gosto”, e no outro lado “Alimentos que eu não gosto”. Solicite que cada aluno leia em voz alta o que escreveu nas colunas da tabela. Você poderá montar um mural na sala com as tabela construídas por eles. Segue abaixo o exemplo de tabela:

ALIMENTOS QUE EU GOSTO 

   

    ALIMENTOS QUE EU NÃO GOSTO
          

   
   
   
   
   
   
   
   
   

 
      
- Faça um gráfico com a turma, registrando os alimentos mais consumidos pela turma. Veja abaixo um exemplo:



ALIMENTOS CONSUMIDOS PELA TURMA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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FRUTAS

LEGUMES

SALGADINHOS

MACARRÃO

REFRIGERANTE

FEIJÃO

CHOCOLATE

CACHORRO QUENTE


                          
- Após, esse momento, converse com os alunos sobre a importância de terem uma alimentação saudável, comendo frutas, hortaliças, carne, leite, dentre outros alimentos que possuem substâncias que são importantes para nosso corpo e nossa saúde.


- Dialogue também sobre a importância de comer poucos alimentos industrializados, como doces, bolachas recheadas, dentre outros, pois esses alimentos podem fazer mal a saúde causando doenças como a obesidade.


- Convide-os a realizarem um projeto de pesquisa sobre o tema alimentação saudável, para que compreendam como adotar hábitos bons para a saúde.

Registrando:


1) Proponha que eles representem por meio de colagens ou desenhos o tema que irão pesquisar.  Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.


2) Resolução de situações-problema a partir do gráfico:


•    Quantos alunos gostam de comer bolacha recheada?
•    Quantos gostam de comer feijão?
•    Qual o alimento mais votado pela turma?
•    O que você pensa sobre ele? Será que ele é saudável?
•    Quantos alunos votaram ao todo?


Professor, se quiser registre as situações-problema ou faça adequações de acordo com o conteúdo trabalhado com seus alunos.
 

2ª etapa: Justificando o tema - uma aula de 60 min.


- Nesse momento do projeto, é importante explicar qual a importância de se pesquisar determinado tema, ou seja, em que o estudo desse tema pode contribuir para o aluno e para as pessoas de modo geral. Nesse sentido, questione-os sobre a importância em pesquisar sobre este tema e peça que registrem.

 

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:


1)    Em rodinha conversamos sobre os motivos pelos quais queremos pesquisar sobre hábitos saudáveis de alimentação. Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

Eu quero estudar sobre hábitos saudáveis de alimentação porque...



- Após a realização da atividade solicite que socializem suas justificativas. Posteriormente, solicite que colem no caderno de projetos ou no Portfólio. Se preferir, faça um consolidado ou um texto coletivo a partir das justificativas dos alunos. Se a sua turma for de 1º ano, faça a atividade oral, caso ainda não escrevam de forma autônoma.


3ª etapa: Problematização – uma aula de 60 min.


Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a importância desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas.


- Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa. Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala. Caso tenha um estagiário solicite a colaboração dele para não perder as questões. Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.


Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos:

ALUNO O QUE EU QUERO SABER SOBRE O TEMA?
Alex  O que devemos comer diariamente para sermos saudáveis?
Bianca O que é pirâmide alimentar?
Evellyn   Doce faz mal para a saúde?
Gabrielle Como as frutas ajudam nossa saúde?



  

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:


1)    Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:

O que eu quero saber sobre alimentação...



Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão na ficha sugerida anteriormente.
 

4ª etapa: Hipóteses – uma aula de 60 min.


Professor, explore com seus alunos o que são hipóteses. Se necessário, explique-lhes que as hipóteses representam o que pensamos ou sabemos sobre determinado assunto, que pode ser verdadeiro ou não, por isso temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou não a nossa hipótese.

- Nessa fase, os alunos devem descrever o que pensam sobre suas curiosidades e anotarem, pois ao final da pesquisa, eles irão comparar suas hipóteses iniciais sobre suas curiosidades com as conclusões que alcançaram por meio de suas pesquisas.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as hipóteses dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.


Veja um exemplo a seguir:


Questionamento da criança - problema

Alex  O que devemos comer diariamente para sermos saudáveis?

 
Hipótese da criança sobre seu questionamento?

Alex  Precisa comer de tudo um pouco.


Outra possibilidade é trocar as questões com os alunos, ou seja, o colega levanta uma hipótese sobre a problematização do colega.

Sugestão de atividade para esse momento:

 

menino tarefa

1) Pesquise em revistas, jornais ou livros usados figuras ou frases que ilustrem a sua hipótese.


2) Represente sua hipótese por meio de escrita e ilustre utilizando  colagem ou desenho.




5ª etapa: objetivos do projeto – uma aula de 60 min.


 - Professor, nesta etapa nós vamos juntamente com os alunos elencar os objetivos da pesquisa. Questione-os sobre o que vamos aprender ao estudar este tema, ao realizar esta pesquisa. Conduza a discussão para que digam sobre os objetivos. Registre na lousa e utilize a linguagem adequada. Veja uma sugestão:


Os objetivos de estudar sobre a ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL são:


•Descobrir a importância de uma alimentação balanceada em nossas vidas;
•Identificar alimentos e seus grupos de acordo com a pirâmide alimentar;
•Aprender sobre a pirâmide alimentar.



6ª etapa: Fontes de pesquisa – uma aula de 60 min


- Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de dados como fontes de pesquisa.

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:


Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:


1)    Para descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos várias fontes de pesquisa, algumas delas são:


•    Livros;
•    Revistas;
•    Internet;
•    Fotografias;
•    Entrevistas;
•    Palestras;
•    Trabalho de campo.


     2) Agora responda: qual fonte de pesquisa você mais utiliza  quando quer descobrir alguma coisa?


- Explique para seus alunos que, é importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste no “Dossiê” ou “Portfólio do Projeto” dos alunos e professor, o referencial bibliográfico consultado para a pesquisa. Diga também a eles sobre a importância de se respeitar a autoria da pesquisa, e que ao citar algum trecho escrito por outra pessoa é imprescindível que se coloque a fonte da qual ele foi retirado. Aproveite esse momento para ensinar seus alunos a colocarem referência bibliográfica em seus trabalhos.


- Professor, uma fonte importante é o sitio da ABNT http://www.abnt.org.br/ (acesso em 12/08/2012) no qual você se informa sobre as normas para todo tipo de trabalho acadêmico. Como este é um projeto de iniciação científica com crianças do ensino fundamental inicial não é necessário um rigor acadêmico, mas a informação é fundamental para que os alunos se familiarizem com a linguagem e a metodologia científica.

lembrete 
 

7ª etapa: Execução – Pesquisando


- Você irá atuar como mediador do processo de pesquisa e aprendizagem dos alunos. Seu papel é propor situações nas quais os alunos pesquisem, vivenciem e experimentem na busca de solucionar seus questionamentos, com conhecimentos que irão adquirir ao longo da pesquisa.

Como iniciar a pesquisa?


- O que direcionará o projeto são as perguntas dos alunos (a problematização) e nessa etapa busca-se resolver e responder as curiosidades dos mesmos.

menina lapis

Sugestões de atividades para esse momento: (Língua Portuguesa, Ciências, Matemática e Ética)

1)    Pesquisando em sala: solicite aos seus alunos que acessem a internet utilizando seus laptops e procurem diversas informações sobre os alimentos, seguindo os seguintes passos: Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Mas se não participam do PROUCA, leve-os até o laboratório de informática.


Veja abaixo algumas sugestões:


•    Conhecendo mais sobre as frutas: http://smartkids.com.br/especiais/frutas.html (acesso em 20/08/2012)


•    Conhecendo frutas, legumes e verduras:
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/vivamelhor/frutas_verduras_legumes.htm (acesso em 20/08/2012)
http://www.smartkids.com.br/especiais/legumes-e-verduras.html (acesso em 20/08/2012)


Professor, depois da pesquisa solicite que os alunos socializem as descobertas realizadas sobre a temática. Questione-os sobre:


•    Qual a importância das frutas, legumes e verduras para nossa saúde?
•    Você tem hábito de comer frutas, verduras e legumes diariamente?


- Oriente-os a fazerem um consolidado sobre os resultados da pesquisa, e em seguida vocês poderão expor as informações, imagens dentre outros recursos encontrados em um mural e expor na sala de aula. Caso sua escola participe do PROUCA, eles poderão realizar o registro escrito, utilizando as ferramentas do Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).

 

2)    Banana, bananeira, goiaba, goiabeira... trabalhando frutas por meio da música

 - Continue explorando a importância das frutas para a saúde de todos, em seguida, solicite que os alunos utilizem seus laptops, para assistirem ao vídeo “palavra cantada- música pomar”, no sítio  http://www.youtube.com/watch?v=MaH6E7mCYmk&feature=related (acesso em 23/08/2012). Para tanto, eles poderão utilizar o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Mas se não participam do PROUCA, leve-os até o laboratório de informática.

Cante a música e explore sua letra com eles, enfatizando o nome das frutas e as árvores frutíferas correspondentes as mesmas.


pomar 
   
Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=MaH6E7mCYmk&feature=related (acesso em 23/08/2012)


Após esse momento, realize com as crianças um desafio, abordando a relação de correspondência entre o nome da fruta (substantivo primitivo) e seu pé de origem (substantivo derivado) como forma de registro. Sugerimos o seguinte:


  DESAFIO: PREENCHA A CRUZADINHA COM OS NOMES DAS FRUTAS DE ACORDO COM A SUA ÁRVORE DE ORIGEM.


1. DO MAMOEIRO                                                    5. DA PEREIRA
2. DO ABACATEIRO                                                6. DA PITANGUEIRA
3. DO CAJUEIRO                                                     7. DO AÇAIZEIRO
4. DO INGAZEIRO                                                   
 

cruzadinha
     
Fonte: Acervo da autora
 

3)    Pesquisa com familiares

menino tarefa

1- Professor, escreva em fichas de papel nomes de frutas, na mesma quantidade do número de alunos da turma, por exemplo, se a turma for composta de 20 (vinte) alunos, escreva 20 (vinte) nomes de frutas em fichas de papel para serem sorteadas. Sorteie um nome de fruta para cada aluno.


2-Depois, solicite que os alunos levem os laptops para casa e pesquisem utilizando a internet, com a ajuda de seus pais e/ou outro responsável, um benefício para a saúde da fruta sorteada por ele. Poderão também pesquisar em livros, revistas e outros.

 

O aluno deverá trazer para a próxima aula suas descobertas, escritas no caderno de tarefas de casa e a fruta pesquisada, para a realização de um piquenique.

Professor, é importante que você solicite frutas da época e de preço acessível a todos os alunos. Caso preferir, poderá providenciar as frutas e trazer para os alunos.



Socializando nossas descobertas... Hora do piquenique


Professor, para a realização desta atividade você deverá providenciar:

- 1 (um) forro de mesa grande,
- 1 (uma) faca,
- 1 (uma) caneta de retro projetor e saquinhos ou copinhos para tomar café descartáveis, na mesma quantidade do número de alunos, para armazenar e identificar as sementes das frutas trazidas pelos alunos para o piquenique.

 

Organize a turma em uma roda de conversa e solicite que os alunos socializem entre si as descobertas realizadas na pesquisa que fizeram em casa. Questione um aluno de cada vez, perguntando:


-Qual foi a fruta que você pesquisou?
-Qual benefício ela traz para a saúde?

Depois que o aluno apresentar suas descobertas, peça para que mostre a fruta pesquisada para os colegas e oriente-os a observarem sua textura, o cheiro, a cor, etc.

Leve os alunos para o pátio da escola para fazer o piquenique. Para tanto, solicite que levem as frutas que trouxeram de casa. No caso de frutas que são degustadas com casca, como maçã e pera, verifique se foram higienizadas e aquelas que necessitam serem descascadas, solicite a ajuda de um estagiário ou de alguém da cantina para descascar e picar, como o caso do abacaxi, banana, abacate e outras.

Chegando ao pátio, coloque o forro de mesa no chão, e organize os alunos em seu entorno. Entregue um copinho ou saquinho para cada um deles armazenar as sementes de sua fruta, mas esclareça que nem todas as frutas nós conseguiremos as sementes, como é o caso do abacaxi e da banana que geralmente são reproduzidas por meio de mudas.

Disponha as frutas sobre o forro e inicie o piquenique. Corte cada fruta, mostre a(s) semente(s) para os alunos e separe-a(s) em um copinho ou saquinho, escrevendo o nome da fruta nele, utilizando a caneta de retro projetor.

Retome o benefício de cada fruta e sirva para eles uma de cada vez para que degustem. Você poderá solicitar que as crianças fotografem o momento do piquenique utilizando a Webcam que está na área de trabalho do laptop do professor ou utilizem uma máquina fotográfica digital.

Leve as sementes para a sala de aula, e deixe-as expostas ao sol por 3 (três) dias, até que fiquem bem sequinhas. Imprima as fotos tiradas pelos alunos. As sementes e as fotos serão utilizadas posteriormente na confecção do álbum da turma sobre as frutas estudadas.
 
 

4)    Confeccionando um álbum sobre as frutas trabalhadas


 Professor, para a realização desta atividade providencie 10 (dez) folhas de papel A4 coloridas, revistas, folhetos de supermercado contendo imagens de frutas, tesoura e cola.

Inicie a aula retomando com os alunos as descobertas realizadas sobre as frutas. Depois diga-lhes  que nesta aula eles construirão o álbum das frutas trabalhadas durante o estudo desse tema. Entregue-lhes a folha de registro que irá compor o álbum das frutas estudadas e oriente-os na realização desse registro. Distribua as sementes das frutas que eles pesquisaram para que colem na atividade. Sugestão de registro para a confecção do álbum de frutas:

ALUNO:
 


FRUTA PESQUISADA: _________________________________________________________________________________________________________________


 
 SEU BENEFÍCIO PARA A SAÚDE: _________________________________________________________________________________________________________________


 
SEMENTE DA FRUTA PESQUISADA:


 
DESENHO DA ÁRVORE FRUTÍFERA DE SUA ORIGEM:

 

 

 


   
- Realize a correção do registro feito pelos alunos individualmente. Depois escolha com eles as fotos que irão compor o álbum, e cole-as em folhas de papel A4 coloridas escrevendo a partir da sugestão deles, um título para representar os momentos fotografados, por exemplo: Nosso piquenique.

- Confeccione a capa do álbum com os alunos, para isto escolha com eles um título para esse álbum que deverá vir escrito na capa.


5) Hortaliças e seus benefícios: pesquisando e plantando


Que tal descobrir um pouco mais sobre as hortaliças e seus benefícios para a saúde? Para tanto, oriente seus alunos a realizarem uma pesquisa em sala buscando informações sobre os benefícios das hortaliças para a saúde.

Deixe que eles socializem os resultados da pesquisa na rodinha. Em seguida, leve para a sala de aula sementes de hortaliças que possam ser plantadas na horta de sua escola, dentro de uma caixa surpresa. Revele a novidade aos alunos e leve-os para a horta para realizar o plantio.

- Veja uma sugestão de um vídeo ensinado “Como fazer - horta na sua casa! É só clicar!!”. Caso prefira, mostre-o aos seus alunos acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=UZ-R-iOu4xw (acesso em 28/08/2012), utilizando o Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet).

- Para a realização desta aula providencie um espaço na escola com terra, adubo orgânico, sementes de algumas hortaliças e pás para os alunos mexerem na terra. Caso a sua escola não possua canteiros disponíveis, você poderá providenciar floreiras de cimento ou mesmo de plástico. Se for possível, solicite também que eles tragam luvas de casa.

Fotografe esse momento utilizando a Webcam dos laptops dos alunos, ou então utilizando uma maquina fotográfica. Veja a seguir o momento do plantio das mudas de hortaliças realizado com os alunos do 1º ano A da Eseba-UFU.


 
horta

Fonte: Acervo da autora


Acompanhe com os alunos o processo de crescimento das hortaliças plantadas, aguando-as duas vezes ao dia. Depois que estiverem bem crescidas, os alunos poderão utilizá-las para fazer receitas culinárias na escola, ou então, realize uma colheita coletiva, na qual, cada aluno poderá levar para casa uma hortaliça para comer com seus familiares.


6)    Trabalhando uma história: organize os alunos em rodinha e conte a  história: “O Sr. Roda dos Alimentos” Autora: Raquel Martins, para isso utilize o data show para projetar a história. Você encontra a história no sítio: http://educacaodeinfancia.com/historia-a-sr-roda-dos-alimentos/. (acesso em 28/08/2012)

A partir dessa história introduza com os alunos a Pirâmide Alimentar.  Para tornar esse momento ainda mais lúdico, eles poderão acessar o vídeo http://smartkids.com.br/desenhos-animados/animacoes-alimentacao.html (acesso em 28/08/2012), utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet). Ou então, eles poderão acessá-lo no laboratório de informática.

 

piramide
 
Fonte: http://smartkids.com.br/desenhos-animados/animacoes-alimentacao.html (acesso em 28/08/2012)



- Explique-lhes que a Pirâmide Alimentar, é um gráfico que mostra as quantidades e proporções que podem/devem ser ingeridas de cada alimento de forma balanceada, por isso é muito importante segui-la.


7)    Construindo uma pirâmide alimentar: oriente os alunos a construírem uma pirâmide alimentar, para isso providencie: cartolina branca; revistas, panfletos com imagens de alimentos; cola e canetinhas ou pincéis ou solicite que tragam de casa estes materiais.
Eles deverão recortar imagens de alimentos presentes em cada grupo da pirâmide. Em seguida colar os alimentos recortados na cartolina separando-os como na pirâmide alimentar. Você poderá expor os trabalhos na sala de aula ou no mural no corredor da escola.

8)    Entrevista com familiares: o que comemos diariamente?

 
Oriente seus alunos a realizarem uma entrevista com seus familiares, sobre seus hábitos alimentares diários. Se preferir use um questionário para facilitar o levantamento de dados, veja nossa sugestão:

Aluno (a) ____________________________________

Entrevistado: _________________________________

 

menino tarefa

entrevista

Fonte da Imagem: acervo da autora

Classifique os hábitos alimentares do entrevistado em:


(   ) Balanceado
(   ) Moderado
(   ) Irregular
 




9)     Socialização da entrevista: deixe que os alunos socializem os resultados da entrevista realizada em casa, e discuta sobre as avaliações que eles fizeram dos hábitos alimentares dos familiares.  Discuta com eles a possibilidade da realização de uma palestra com um(a) nutricionista, para que ele(a) possa esclarecer duvidas dos alunos e por sua vez, montar um cardápio balanceado para os familiares de acordo com as indicações da pirâmide alimentar.

10)     Elaborando um convite: oriente os alunos a construírem um convite para o(a) nutricionista, abordando por sua vez as características desse gênero textual. Se for uma turma de 1º ano e eles ainda não escreverem de forma autônoma você poderá propor uma tentativa de escrita e depois fazer a reescrita. Outra possibilidade é fazer um texto coletivo, mas se forem turmas de 2º ou 3º anos poderão fazer individualmente e posteriormente elegerem aquele que ficou melhor.

11)     Lembre-se de planejar esta atividade junto com os alunos, discuta com eles sobre:

 

  • Data da entrevista;
  • Horário;
  • Local;
  • O que vamos perguntar;
  • Como devemos nos comportar.


12)     Palestra com nutricionista: nesse momento os alunos poderão aproveitar para esclarecer dúvidas em relação a temática estudada, realizando perguntas e interagindo entre eles e o(a) profissional convidado(a). Eles poderão solicitar o(a) nutricionista que construa junto a eles um cardápio para seus familiares baseado na pirâmide alimentar, e depois levar para casa, incentivando a mudança de hábitos.

13)     Relatório da entrevista: solicite que seus alunos produzam um texto contando como foi a experiência da palestra e suas descobertas com esse momento.

14)     Construindo um cardápio personalizado: divida os alunos em duplas e proponha a construção de um cardápio com sugestões de uma alimentação saudável e adequada para sua idade. No sítio indicado abaixo, os alunos poderão encontrar cardápios adequados para sua idade criados por uma nutricionista. Eles poderão acessá-lo no laboratório de informática ou então pelos seus laptops por meio do Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet).


Sítio: http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/sugestao-de-cardapio-para-as-lancheiras-dos-pequenos-20100225.html (acesso em 28/08/2012)

 

15)    Socializando: depois de dialogar nas duplas, os alunos poderão expor seus cardápios personalizados para a turma, ouvindo opiniões e colaborações dos colegas para seu cardápio.

16)    Criando uma lista: acesse o texto informativo abaixo e explore com seus alunos. Aproveite esse momento para explorar as características desse gênero.

10 DICAS DE ALIMENTAÇÃO E HÁBITOS SAUDÁVEIS


1 – Consuma de 5 a 6 refeições por dia, reduzindo a quantidade de alimentos em cada uma delas. Não deixe de fazer as refeições principais: café da manhã, almoço e jantar.  Tenha sempre algum lanche para consumir entre as refeições principais, como: barra de cereais, frutas, iogurtes etc;

2 – Aumente o consumo de fibras e alimentos integrais. Como as fibras não são digeridas elas não acrescentam calorias à alimentação e aumentam a sensação de saciedade, além de auxiliar no melhor funcionamento do intestino. As frutas e os vegetais folhosos são excelentes fontes de fibras e são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes;

3 – Diminua o consumo de açúcar e doces;

4 – Use sal com moderação. Alimentos que contenham sal devem ser evitados: temperos prontos, shoyo e caldos de carnes. Dê preferência a ervas naturais como condimento;

5 – Evite frituras. Utilize sempre óleos de origem vegetal na preparação dos alimentos. Óleo de: canola, milho, girassol e soja. O azeite de oliva é indicado para o tempero de saladas. Retire a pele do frango e a gordura aparente das carnes antes do preparo;

6 –Evite o consumo de alimentos embutidos e enlatados: milho, ervilha, salsicha, presunto, salame, palmito, etc, pois são ricos em sal e conservantes;

7 –Dê preferência aos alimentos assados, cozidos, grelhados em substituição as frituras;

8 –Aumente o consumo de peixes, por pelo menos 2 a 3 vezes por semana. Os peixes possuem um baixo teor de gordura quando comparado às outras carnes, sendo que essa gordura apresenta uma série de benefícios no combate e prevenção de várias doenças;

9 – Beba no mínimo 2 litros de água por dia;

10 – Pratique atividade física no mínimo 3 vezes por semana.


Fonte: http://www.panetteriazn.com.br/dicas-de-nutricao/10-dicas-para-alimentacao-e-habitos-saudaveis (acesso em 28/08/2012)



Discuta com eles as informações contidas no texto, em seguida proponha a criação de uma lista contendo alguns hábitos alimentares importantes para uma boa saúde. Eles poderão utilizar as ferramentas do KWord ( Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório>Processador de textos), para produzir a lista. Em seguida, oriente-os a socializarem a lista por e-mail com seus familiares, colegas de outras turmas e escolas.


17) Confecção  de receitas: que tal confeccionar com seus alunos receitas nutritivas e saborosas?


Para tanto você poderá selecionar receitas com eles e depois sortear uma ou mais para ser feita. Antes disso explore:

- Texto instrucional: receita


Organize a turma em uma roda de conversa e solicite que os alunos socializem entre si as receitas pesquisadas por cada um, utilizando seus laptops.
Professor, sugerimos alguns sítios onde você poderá encontrar receitas utilizando frutas e hortaliças


http://culinaria.terra.com.br/galerias/0,,OI150702-EI36,00-Confira+receitas+com+frutas+e+hortalicas+de+outono.html - acesso em 29/08/2012
http://tudogostoso.uol.com.br/categorias/1042-frutas-1.html -  acesso em 29/08/2012
http://www.mondialline.com.br/novo/ingles/manual/CF-01.pdf - acesso em 29/08/2012


Providencie as receitas impressas para explorá-las enquanto gênero textual  com seus alunos. Converse com eles sobre, as características de uma receita culinária, ou seja, como ela é escrita, qual é a sua estrutura textual, qual é a sua função. Questione-os:


-O que estamos lendo?
-Como se escreve uma receita culinária?
-Para que serve uma receita?

 

Salada de Frutas


Ingredientes:
•    2 mamões papaia pequenos
•    1 laranja média
•    5 bananas
•    2 maçãs
•    5 morangos maduros
•    1 pêssego
•    10 grãos de uva (qualquer variedade)
•    1 caixa leite condensado
•    10 cubos de gelo
•    1/2 colher (sopa) canela em pó


Modo de preparo:


1.    Pique todos os ingredientes, a laranja em pedaços menores que as outras frutas, depois ela solta o caldo e a salada não fica tão ácida.
2.    Coloque tudo em um prato fundo e adicione o leite condensado, a canela em pó e o gelo, mexa por alguns segundos e leve a geladeira por 30 minutos.
3.    Fica uma delícia!


Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/787-salada-de-frutas-gostosa.html - acesso em 29/08/2012


 
 Depois você poderá realizar um problematoteca como exemplo:


- Quantos mamões você utiliza para fazer a salada?
- Ao todo quantas frutas foram utilizadas para a confecção da salada?
- Qual é a fruta que utilizamos em maior quantidade?
- Quais frutas utilizamos em menor quantidade?
-Quais frutas iniciam com a mesma letra?
- Escreva o nome dos ingredientes utilizados na receita que não são frutas?
- Represente por meio de desenhos, a quantidade de cada ingrediente utilizado para  fazer a salada de frutas.


18) Colocando a mão na massa: fazendo as receitas sorteadas


- Nessa aula você irá fazer a(s) receita(s) receitas sorteada(s) com os alunos. Você deve providenciar os ingredientes necessários, pedindo os ingredientes para os alunos ou então providenciar e trazer para a escola. Solicite que os alunos tragam de casa: aventais e toucas.

Leve-os, juntamente com as receitas e os ingredientes para a cozinha e realize com eles as receitas, uma de cada vez. Mas, se em sua escola não for possível utilizar a cozinha, organize a sala, juntando as mesinhas para fazer uma mesa grande, de forma que os alunos possam ficar em sua volta, forre a mesa.

Lembre-se de orientá-los a lavar bem os alimentos que são consumidos com casca e as hortaliças. Caso as receitas sejam realizadas pelos familiares, realize intervenções reforçando os cuidados no preparo dos alimentos e os benéficos das frutas e hortaliças para a saúde.

Você poderá fotografar ou gravar esse momento utilizando a Webcam, que está na área de trabalho de seu laptop, ou ainda convidar um dos alunos para realizar essa tarefa.


19)  Construindo um livro de receitas da turma


Professor, para confeccionar esse livro você deverá reunir com seus alunos algumas receitas saudáveis e nutritivas. Eles poderão copiá-las e confeccionar o livro. Outra sugestão é fazer um livro de receitas virtual, para tanto reúna em um pen-drive, todas as receitas que os alunos selecionaram, e organizá-las em ordem alfabética. Confeccione também a capa do livro, dessa forma, ele poderá ser enviado virtualmente por e-mail a outras turmas da escola.

- Você poderá organizar o livro, contemplando os seguintes itens:

-Título, autores, justificativa, sumário, as receitas de cada aluno, falas dos alunos sobre o que aprenderam e fotos registrando o estudo sobre alimentação.


20) Conhecendo o sistema digestório

- BRINCANDO DE MACACO DIZ:  


Professor, a alimentação está intimamente ligada a digestão, portanto instigue os alunos a questionarem sobre como ocorre a digestão dos alimentos dentro de nosso corpo, para isso discuta com eles sobre como vamos descobrir. Levante os conhecimentos prévios que eles têm sobre “sistema digestório”. Posteriormente proponha uma brincadeira divertida, veja a seguir:


Para este brincadeira cada aluno deve ter uma fruta, de preferência uma maçã.
Combine que todos os alunos devem seguir as ordens do macaco, senão sai da brincadeira:


1) Morder a fruta.
2) Mastigar 10 vezes.
3) Engolir
4) Sorrir
5) Olhar para esquerda.
6) Levantar a fruta para o alto.
7) Morder novamente.
8) Mastigar 15 vezes.
9) Engolir... (criar comandos e brincar com movimentos, mastigação, lateralidade...).

Ao final da brincadeira pergunte o que exige mais mastigação a bolacha ou a maçã, por quê? Trabalhe sobre a importância da mastigação para a boa digestão dos alimentos.

Professor, utilizando o mapa do sistema digestório ou com a ajuda de uma criança faça o caminho da fruta pelo nosso corpo. Questione e deixe formularem hipóteses:


1.    Qual a importância dos dentes e da saliva no processo de digestão?
2.     Porque cozinhamos alguns alimentos?
3.    O que é mais saudável: cozinhar ou fritar?  Justifique?

- Se possível leve os alunos para o Laboratório de Informática e acesse o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=Ii1BqYbtqpU (acesso em 01/09/2012)  e você verá um vídeo que mostra todo processo da digestão do alimento. Eles também poderão acessar o vídeo utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet).

 

aparelho digestivo


Fonte imagem aparelho digestório: http://aparelhodigestorionutri.blogspot.com/2009/06/sistema-digestorio_19.html  -  (acesso em 01/09/2012)

Acesse também o sítio a seguir: http://www.smartkids.com.br/passatempos/sistema-digestorio.html  - (acesso em 01/09/2012), nele você encontrará diversas brincadeiras e jogos envolvendo o sistema digestório. Os alunos vão adorar!    


21) Jogos sobre alimentação


Professor, apresente aos alunos algumas sugestões de jogos educativos sobre alimentação. Solicite que acessem os sítios abaixo pelo programa Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) e escolham os jogos que querem participar.

  • Jogo das Frutas

http://smartkids.com.br/jogos-educativos/come-come-frutopia.html - acesso em 23/08/2012

  • Jogo da Alimentação

http://jcvovar.files.wordpress.com/2009/10/tabuleiro_alimentsaudavel.jpg - acesso em 23/08/2012

  • Jogo dos Legumes

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-legumes.html - acesso em 23/08/2012
http://www.smartkids.com.br/especiais/legumes-e-verduras.html - acesso em 23/08/2012


Após a realização dos jogos pergunte aos alunos sobre o que acharam desse momento? Qual foi o jogo mais interessante? O que aprenderam sobre a alimentação?


                                             
8ª etapa: Conclusões e depuração de hipóteses


- Nesse momento do projeto, os alunos deverão voltar em suas perguntas e hipóteses iniciais e compararem com o resultado de suas pesquisas, e então verificar se sua hipótese estava correta ou não. Em seguida, deverão sistematizar as respostas das perguntas iniciais para compor a conclusão em seu relatório. Veja um exemplo:


Questionamento da criança - problema

  Alex  O que devemos comer diariamente para sermos saudáveis?


Hipótese da criança sobre seu questionamento?

Alex Precisa comer de tudo um pouco.


  
Sugestão de atividade para esse momento:

 

Aluno    Problema Hipótese Conclusão
Alex O que devemos comer diariamente para sermos saudáveis?  Precisa comer de tudo um pouco.    Descobrimos que precisamos ter uma alimentação balanceada, comendo um pouco de cada alimento sem exageros, seguindo as indicações da pirâmide alimentar.



    

9ª etapa: Apresentação e exposição


- Nessa fase você irá organizar com seus alunos uma forma de socializar suas descobertas sobre os temas trabalhados na pesquisa. Pode ser uma apresentação cultural, uma feira expositiva com cartazes, maquetes, materiais característicos do tema em pesquisa, dentre outros, o que importa é socializar com os familiares e outras turmas da escola, o que eles aprenderam durante a pesquisa.


- Nesse projeto, sugerimos como forma de socializar os resultados, uma exposição e também a realização de uma feira gastronômica na qual os alunos poderão socializar as descobertas e possibilitar que os pais degustem receitas alternativas e nutritivas confeccionadas pelos alunos durante o projeto.

Organizando a Feira Gastronômica e a exposição


Planeje com eles todas as ações:

  • Confeccione com seus alunos os convites para serem enviados aos seus familiares e as outras turmas da escola. Aproveite esse momento para trabalhar com eles as características desse gênero textual. Os convites poderão ser confeccionados no computador e impressos para divulgação, ou ainda, enviados via e-mail para os convidados.
  • Confeccione cartazes, faixas, panfletos informativos com seus alunos e distribua para divulgar a exposição.  Eles também poderão ser confeccionados no computador e impressos para divulgação, ou ainda, enviados via e-mail para a comunidade escolar e outras turmas.
  • Decida com os alunos, quais receitas serão realizadas e por sua vez degustadas. Convide familiares para fazer as receitas com os alunos, envolvendo-os nesse processo.
  • Reservem um espaço adequado em sua escola para a realização da exposição e da feira.
  • Organize também um momento para que os alunos socializem com seus pais e outros alunos da escola suas descobertas realizadas durante a pesquisa. Para tanto, lembre-se  de retomar com os alunos as descobertas realizadas durante o projeto e as atividades realizadas.
  • Confeccionem também murais e cartazes com trabalhos e fotos dos alunos retratando o processo de pesquisa e suas descobertas. Ou então, apresentações no Kpresenter ou power point, para que seus alunos apresentem no dia da gincana.
  • Ensaie as apresentações, e construa junto com eles enfeites para compor o cenário e combine o vestuário para o dia da apresentação.
  • Registre o momento da apresentação.
  • Se o Dossiê ou portfólio do projeto já estiver concluído, deixe-o exposto para que os visitantes possam analisá-los e dar sua opinião, para isso mantenha ao lado um bloco ou folhas e lápis para o registro.

 

10ª etapa: Avaliando

 

  • Converse com os seus alunos no sentido de analisar os pontos positivos e negativos da pesquisa, bem como liste com eles sugestões para as próximas pesquisas que serão realizadas. Para isso, analise todo o processo da pesquisa, as atividades realizadas, as opiniões das famílias que foram registradas, dentre outros materiais, no sentido de buscar melhorias para a próxima pesquisa.
Recursos Complementares

Recurso do portal: preparando os alimentos - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21261 (acesso em 20/08/2012)

Recurso do portal: a importância da nutrição - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21534 (acesso em 21/08/2012)

Recurso do portal: o papel dos nutrientes - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36019 (acesso em 20/08/2012)

Recurso do portal: jogo da pirâmide dos alimentos - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19068 (acesso em 22/08/2012)

Recurso do portal: conservação dos alimentos - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10410 (acesso em 22/08/2012)

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma autônoma e participaram das situações propostas, se realizaram leituras interpretando as informações de um texto e compreendendo a estrutura de diferentes gêneros textuais; resolveram situações-problema; se souberam organizar dados em gráficos; e exploraram a temática da pesquisa conhecendo hábitos de alimentação saudável e a importância para a saúde de se realizar uma alimentação balanceada; se compreenderam como funciona o sistema digestório e participaram da organização e realização da feira gastronômica.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

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Opiniões

  • andrea silveira, Escola estadual Adir Mascia , Rio Grande do Sul - disse:
    andreadesil@hotmail.com

    23/06/2015

    Cinco estrelas

    Excelente projeto, bem completo e abrangente. Parabéns


  • Mariana Lopes, Gaspar Bartholomay , Rio Grande do Sul - disse:
    mariii.lopes14@hotmail.com

    10/10/2013

    Cinco estrelas

    Este site ajudou me muito para uma pesquisa para a escola. Agora quando precisar de uma pesquisa sobre a alimentação já sei que site pesquisar. Obrigado!!


  • RUTH CORSINO, Secretaria Municipal de Água Clara. , Mato Grosso do Sul - disse:
    ruth.biologa@gmail.com

    19/02/2013

    Cinco estrelas

    Laisinha Preciso da estrutura do projeto passo a passo novamente Mais uma vez quero dizer-lhe que seus projetos são todos maravilhosos.Cada um melhor que outro.


  • Divanei de Moura Silva, Escola Estadual Francisco R Macedo , Roraima - disse:
    ddivanei@yahoo.com.br

    12/11/2012

    Quatro estrelas

    É um plano muito bom, é isso que trabalho em equipe demonstra.


  • Claudia Ribeiro de Sousa, E M E F SEVERO ALVES , Pará - disse:
    claudinhapaulino24@hotmail.com

    19/10/2012

    Cinco estrelas

    NOSSA MUITO INTERESSANTE VOU ADOTAR A PESQUISA PARA MEUS SOBRINHOS TAMBÉM.É MUITO ONTERESSANTE


  • leda, CURSO PROINFO , São Paulo - disse:
    leda.granucci@hotmail.com

    06/10/2012

    Cinco estrelas

    LAIS , ADOREI O SEU PROJETO! EXCELENTE..... POSSO COLAR!!! ABR. LEDA


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