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O Planeta Terra funciona como uma Estufa?

 

06/11/2012

Autor e Coautor(es)
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Francisco Borges Camilo

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Yasmin Pinheiro Vidal

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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FRANCISCO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO NETO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Shara Macedo Fontenelle Teixeira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar o que é o efeito estufa;
  • Evidenciar as causas e consequências do efeito estufa;
  • Reconhecer a função de cada componente do efeito estufa;
  • Identificar ações que minimizam os efeitos nocivos do efeito estufa.
Duração das atividades
20 horas / aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter conhecimento sobre os gases presentes na atmosfera, radiação solar e representação gráfica.

Estratégias e recursos da aula

PREPARAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA

Esta aula utilizará a rede social Facebook, assim, antes de iniciar a realização das atividades propostas, o professor deverá dividir a turma em quatro grupos e orientar os alunos a criarem uma conta para cada equipe nessa rede social, através do site: http://www.facebook.com/. Em seguida, professor e alunos deverão criar um grupo fechado para a turma na rede social. Encontram-se dicas de como criar um grupo no seguinte endereço eletrônico: http://www.dicastutorial.com/2012/02/como-criar-um-grupo-no-facebook.html. Esta orientação inicial poderá ser realizada com a utilização de um projetor data-show para que todos os alunos participem.

 

ATIVIDADE 1: COMPREENDENDO O EFEITO ESTUFA, BEM COMO SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

INSTRUÇÕES INICIAIS

Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa (LIE) e em espaços extrassala. Serão necessários computadores com acesso a internet, um projetor data-show, cadernos e canetas. Compreendendo a flexibilidade geográfica e temporal possibilitada pelo Facebook, a utilização dessa rede social será uma tarefa extrassala, pois apenas a criação da conta e do grupo no Facebook será no LIE, junto com o professor. Os discentes deverão utilizar computadores com acesso à internet em casa, lan-house ou no laboratório de informática educativa da escola em um período diferente do horário da aula para realizar as tarefas extrassala.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL

Nesta atividade será utilizado o recurso digital Mudanças Ambientais Globais: o Efeito Estufa, disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais através do seguinte endereço eletrônico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1979.  Este objeto educacional é uma animação que relata os fatores que estão relacionados com o aumento da temperatura no efeito estufa. O computador deverá possuir um navegador de internet (Internet Explorer,Google Chrome ou Firefox). Ao fazer o download do objeto, é necessário extrair os arquivos, para isso, sugere-se programas como: WinRar, Winzip ou qualquer outro com a mesma finalidade. Após a extração dos arquivos, clicar no arquivo HTML para iniciar a animação.

 

ESTIMULANDO A REFLEXÃO

Inicialmente, o professor deverá informar aos alunos que a aula será sobre o Efeito Estufa e apresentar o vídeo Aquecimento Global disponível em http://www.youtube.com/watch?v=xE_MliTHFpA&feature=fvwrel, orientando-os a observarem principalmente se as imagens do espaço urbano correspondem à realidade local. Após a exibição do vídeo, o professor deverá propor os seguintes questionamentos aos discentes: “O que vocês entendem por efeito estufa?”, “Qual a relação do efeito estufa com o aquecimento global?”, “Qual imagem no vídeo foi mais chocante para vocês?”, “Quais imagens correspondem à nossa realidade local?”, “O que causa o efeito estufa?”, “Será o homem responsável por esse fenômeno?”, “O efeito estufa é o causador de tantas tragédias apresentadas no vídeo?”, “Qual a contribuição do homem nos desastres apresentados?”. Os alunos não precisam responder a todas estas perguntas agora, pois o objetivo é gerar um momento de reflexão. Entretanto, ao final da atividade, os discentes devem ser capazes de responder a estas perguntas sob um ponto de vista crítico a respeito do tema abordado.

 

O QUE SERÁ PRODUZIDO?

Antes de dar continuidade à realização dessa atividade, o professor deverá informar aos discentes que eles produzirão um texto, de no mínimo 15 linhas, a ser postado no Facebook, e um Podcast, ambos baseados no conhecimento adquirido sobre o efeito estufa nas etapas a seguir. É importante que os alunos sejam orientados a registrarem todas as informações que julgarem relevantes para gerar ideias ainda durante a abordagem do conteúdo.

 

PESQUISANDO E ANALISANDO INFORMAÇÕES

No laboratório de informática educativa (LIE), o professor deverá solicitar aos alunos que assistam atentamente à animação Mudanças Ambientais Globais: o Efeito Estufa.

 

 

 

Em seguida, os alunos se reorganizarão, formando grupos com os componentes escolhidos no início da aula, para a criação de contas na rede social (ver seção: PREPARAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA). Após a organização da turma, cada grupo receberá um tópico e os seus respectivos endereços eletrônicos sugeridos abaixo:

Equipe 1: O Efeito Estufa

Como ocorre o efeito estufa

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/2001-efeito_estufa-como_ocorre.shtml

Mecanismo atmosférico mantém o planeta aquecido

http://educacao.uol.com.br/geografia/efeito-estufa.jhtm

Artigo: A química no efeito estufa

Seções: A Terra: uma grande estufa e Como funciona a estufa Terra

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc08/quimsoc.pdf

Orientação: o grupo deverá abordar o conceito, o mecanismo e o processo de ação do Efeito Estufa.

 

Equipe 2: Os gases-Estufa

Gases do Efeito Estufa

http://www.suapesquisa.com/efeitoestufa/gases_do_efeito_estufa.htm

Causas e gases de efeito estufa

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/mudancas_climaticas/entenda_mais/causas_e_gases_de_efeito_estufa.html

Artigo: A química no efeito estufa

Seção: Gases do efeito estufa

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc08/quimsoc.pdf

Orientação: o grupo deverá abordar os conceitos e a ação dos gases do efeito estufa, também chamados de gases-estufa.

 

Equipe 3: O aumento do Efeito Estufa

Desmatamentos e Queimadas

http://tosabendomais.com.br/portal/atualidades.php?idAtualidade=68&acao=Ver

Artigo: A química no efeito estufa

Seção: O problema da emissão de gases-estufa no Brasil

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc08/quimsoc.pdf

Orientação: o grupo deverá abordar as ações que influenciam no aumento do Efeito Estufa.

 

Equipe 4: Consequências da poluição

Consequências do Efeito Estufa

http://www.suapesquisa.com/efeitoestufa/consequencias.htm

Consequências do aumento do efeito estufa

http://www.sitecurupira.com.br/meio_ambiente/meio_ambiente_consequencia.htm

Artigo: A química no efeito estufa

Seção: A estufa começa a ficar muito quente

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc08/quimsoc.pdf

Orientação: o grupo deverá abordar as consequências do aumento da presença dos gases-estufa na atmosfera para a sociedade e para o meio ambiente.

 

Observação: o docente poderá adicionar outros sites que julgar pertinentes a estes já sugeridos, verificando a adequação ao tópico e a quantidade de informação contida no site.

 

O QUE COMPREENDEMOS SOBRE O EFEITO ESTUFA

Após a pesquisa de informações nos sites e animação sugeridos acima, o professor deverá retomar os questionamentos propostos no momento de reflexão, estimulando os alunos a refletirem e buscarem respondê-los baseados, agora, no conhecimento já construído até o momento.

Em seguida, cada grupo deverá elaborar um texto apresentando sua compreensão sobre o efeito estufa e, em especial, sobre o tópico que ficou responsável e postar no Facebook (fica a critério do professor a determinação do prazo para a realização desta tarefa). Cada aluno deverá curtir e comentar os textos dos grupos aos quais não fizeram parte, expondo a sua opinião sobre os tópicos abordados pelos colegas.

Após as postagens dos textos, o professor deverá propor aos alunos o seguinte questionamento no Facebook, com o objetivo de estimular uma reflexão crítica sobre o tema: “O efeito estufa é um super-herói ou um vilão? Como seria a vida sem o efeito estufa? Em relação a este fenômeno, qual é a participação do vapor de água na atmosfera?”.

É HORA DE AGIR: VAMOS ALERTAR!

Cada equipe criará uma história fictícia sobre o efeito estufa buscando estabelecer relações com o tópico desenvolvido no item Pesquisando e Analisando Informações.  Esta produção será postada no Facebook no formato de um Podcast (áudio). Cada equipe deverá observar as seguintes orientações:

1.      Elaborar a história em discurso direto, ou seja, quando os próprios personagens falam. Poderá ser incluído um narrador, caso seja necessário expor informações adicionais à cena. O Podcast terá entre 5 e 10 minutos de duração.

2.      Criar uma imagem que simbolize a história elaborada pelo grupo. Esta imagem será utilizada como a “capa” do Podcast e deverá conter o título da história e dados de identificação do grupo, como por exemplo, o primeiro nome dos integrantes, série e turma.

3.      Apresentar o roteiro da história ao professor antes de iniciar a produção do áudio, a fim de que este avalie a relação da história com o tópico pesquisado pelo grupo e caso seja necessário proponha sugestões.

4.      Na produção do áudio, os alunos devem ficar atentos à qualidade do som gravado. Lembrando que também devem ser preparados efeitos especiais de som e pequenas trilhas sonoras (observando o cuidado com os direitos autorais dos materiais utilizados). Seguem links com exemplos de podcasts:

                                        http://jovempan.uol.com.br/noticias/saopaulo/2012/05/sabesp-cria-disputa-de-condominios-contra-desperdicio-de-agua.html

                                        http://www.ecodesenvolvimento.org/podcast

5.      Ao publicar o Podcast, o próprio grupo deverá colocar o primeiro comentário informando: o tópico da equipe, o resumo da história (duas ou três linhas), os nomes dos integrantes, citar os recursos utilizados caso estes tenham direitos autorais, por exemplo: música/cantor.

A publicação no facebook poderá ser realizada de duas maneiras:

·         Utilizando o site Soundcloud (endereço www.soundcloud.com)para fazer o upload do arquivo de áudio e compartilhar na rede social. Nesse caso, os grupos deverão associar-se ao site fazendo o “Signup” utilizando os dados da conta do facebook. Há um espaço específico para fazer o upload da imagem da capa. Um tutorial pode ser encontrado no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=_zFp_weT9PE.

·         O Facebook não permite a postagem de arquivo de áudio, por isso, a segunda maneira consiste em converter o Podcast em um arquivo com formato de vídeo. Seguem orientações para esta escolha de publicação:

a. Abrir a imagem produzida (símbolo do grupo) em um editor de vídeo;

b. Abrir o arquivo de som do Podcast no mesmo programa;

c. Expandir a imagem até o final do áudio, por exemplo, se o áudio durar 6 minutos, a imagem deve ser configurada para durar o mesmo tempo. Geralmente isto é feito nos programas de edição “arrastando” a borda da direita com o mouse até o final da região ocupada pelo áudio, que aparece numa região abaixo da figura;

d. Salvar o arquivo com o formato de vídeo;

e. Postar o vídeo final no Facebook da equipe.

Como resultado final, os internautas ouvirão a história, e a imagem ficará estática até o final da exibição do áudio. Este vídeo deverá ser exibido em um momento (descrito na atividade 3) reservado para o convite à comunidade escolar para participar de uma campanha de conscientização acerca dos aspectos envolvidos nessa temática.

As etapas desta atividade estão resumidas na Tabela 1. Convém ressaltar que o professor poderá modificar a duração de cada etapa de acordo com a conveniência de sua aplicação com a turma.

Tabela 1: Cronograma da atividade 1

Atividade1

       Etapas

Desafios Propostos*

Duração

Local

1ª Etapa

Utilização dos recursos digitais (vídeo e animação), leitura dos links sugeridos, discussão a partir de questionamentos e início da elaboração dos textos e dos roteiros dos Podcasts

8 hora/aula

LIE

2ª Etapa

Produção dos textos e publicação no grupo do Facebook

3 dias

Extrassala

3ª Etapa

Produção do roteiro dos Podcasts

1 semana

Extrassala

4ª Etapa

Publicação dos Podcasts no Facebook

2  semanas

Extrassala

*O período para a criação das contas na rede social não consta na tabela, uma vez que esta deverá acontecer antes da aplicação da aula.

 

ATIVIDADE 2: MÃOS-NA-MASSA: REALIZANDO EXPERIMENTOS!

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Esta atividade será desenvolvida na sala de aula, laboratório de ciências ou pátio da escola, e serão necessários: computador com projetor data-show, caderno, lápis ou canetas e o material para a realização do experimento, especificado abaixo:

• Garrafas de plástico (PET) de 500 ml ou de maior volume (é importante destacar que será necessário mais material para a produção do CO2 na medida em que sejam escolhidas garrafas com maior volume);

• Termômetros de vidro;

• Lâmpada incandescente com potência entre 100 a 250 W com suporte ou luz solar;

• Fita adesiva;

• Cordão ou linha grossa;

• Cronômetro ou relógio;

• Tesoura;

• Papel ou notebook para registrar as medidas;

• Papel milimetrado;

• Água;

• Vinagre;

• Bicarbonato de sódio;

• Canudinho ou vareta;

• Caixa de palito de fósforo.

O material para o experimento deverá ser providenciado para cada um dos grupos, estes deverão ter as mesmas formações da atividade 1. Sugere-se que o professor solicite com antecedência aos alunos alguns materiais, como por exemplo, as garrafas PET.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor deverá fazer a introdução desta atividade da seguinte forma: “Vocês já aprenderam na atividade anterior o que é o efeito estufa e como ele ocorre. Que tal visualizar o efeito estufa a partir de um experimento feito por nós mesmos?”. Em seguida, o docente deverá apresentar maiores detalhes sobre o experimento e, após perceber que os alunos entenderam o procedimento, solicitar a eles predições sobre o que acontecerá com o ar dentro da garrafa quando este for iluminado por 10 minutos. As hipóteses dos alunos deverão ser registradas no quadro.

Neste experimento, as equipes deverão tomar nota de quatro conjuntos de temperaturas, chamados sistemas, a cada minuto, preenchendo assim a tabela 2 abaixo:

Tabela 2: Registro das temperaturas

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Sistemas:

A = Temperatura lida no termômetro ao ar livre

B = Temperatura lida no termômetro dentro da garrafa vazia

C = Temperatura lida no termômetro dentro da garrafa com vapor d´água

D = Temperatura lida no termômetro dentro da garrafa com dióxido de carbono

Todas as leituras de temperaturas deverão ser realizadas ao mesmo tempo para garantir a mesma intensidade de luz sobre todas as garrafas e o mesmo intervalo de tempo expostas a radiação luminosa. Recomenda-se que os integrantes organizem um revezamento para fazer as leituras de temperatura, desta maneira, todos participarão do experimento na aquisição dos dados. Optando por realizar esta atividade com luzes incandescentes, certifique-se de que todas as garrafas se encontram à mesma distância da luz, conforme ilustra a figura 1. No caso da escola possuir um pátio, os alunos poderiam utilizar a luz solar incidindo diretamente nas garrafas.

Figura 1: Todas as garrafas devem estar à mesma distância, “d”, da luz.

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Fonte: Imagem produzida pelo autor.

 

Os sistemas B e C poderão ser montados com as garrafas inteiras, com uma diferença, o acréscimo de ¼ de colher de água dentro da garrafa C antes de fechá-la. Entretanto, para a formação da camada de dióxido de carbono, CO2, no sistema D, sugere-se que proceda como mostra a figura 2.

Figura 2: Montagem da garrafa com o termômetro e a camada de CO2 (sistema D).

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Fonte: The Greenhouse Effect - Part One: Warming the Earth Experiment, http://wildbc.org/publications-resources/climatechange/greenhouse-effect-part1.pdf (foto modificada pelo autor).

Quando a garrafa estiver pronta para ser lacrada, adiciona-se o vinagre e o bicarbonato de sódio na proporção 5:1 (por exemplo, 5 ml de vinagre para 1 ml de pó do sal). O gás produzido nesta mistura será o CO2, que é mais denso que o ar e, por isso, não escapará tão rápido da garrafa.  Para testar a camada de dióxido de carbono gerada na reação, acenda um palito de fósforo preso com a fita adesiva na ponta de um canudinho ou vareta e o aproxime do fundo da garrafa. O palito apagará ao atingir a camada do gás. Após o teste, passe a fita lacrando a garrafa. Evite movimentar muito a garrafa neste momento.

Após a coleta das leituras, os alunos irão, individualmente, construir os 4 (quarto) gráficos sobrepostos em um papel reservado para este fim (ver figura 3). Ressalta-se que o docente poderá preparar algo semelhante ao apresentado na figura 3 ou utilizar papel milimetrado. Os discentes devem ligar os pontos, percebendo, assim, o comportamento da curva para cada sistema.

Figura 3: Papel para construir os gráficos sobrepostos.

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Fonte: http://www.starhop.com/library/pdf/studyguide/elementary/GloJar-7.pdf(modificada pelo autor).

Como tarefa extrassala, os grupos deverão elaborar textos com imagens relacionando a experiência realizada com o efeito estufa, buscando relacionar cada componente do experimento com os existentes no efeito estufa explorado na atividade 1, por exemplo, o vapor d’água dentro da garrafa representa a grande quantidade de vapor de H2O na atmosfera devido a evaporação na superfície dos oceanos. Já o gás CO2 produzido dentro da garrafa, é o mesmo produzido pelos carros.

Os textos deverão ser postados no grupo do Facebook no prazo de uma semana.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Os grupos irão desenvolver a atividade proposta com o acompanhamento do professor.

 

DISCUSSÃO:

Neste momento, o professor solicitará aos alunos que apresentem e comparem os gráficos resultantes. Na figura 4, pode-se observar o resultado de um experimento semelhante ao que foi proposto nesta atividade, retirado de um artigo publicado em 2001 no Jornal de Educação em Geociência (traduzido). A curva A representa o comportamento do sistema enriquecido com dióxido de carbono, e a curva B deve-se ao ambiente apenas com vapor de água. Os discentes devem obter resultados aproximadamente semelhantes.

Figura 4: Resultado característico mostrando a diferença no aquecimento de um container enriquecido com CO2 (A) e o controle contendo apenas vapor d’água (B).

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Fonte: GREENHOUSE EFFECT IN THE CLASSROOM: A PROJECT- AND LABORATORY-BASED CURRICULUM: Susann B. Lueddecke , Nicholas Pinter* Scott A. McManus Journal of Geoscience Education, v.49, n.3, May, 2001, p. 274-279 Southern Illinois University, http://ag.arizona.edu/arizonawet/resources/adapt-apply-documents/Greenhouse%20Effect%20Lueddecke_v49n3p274.pdf (modificada pelo autor).

Recomenda-se que o docente estimule uma discussão, através do Facebook, acerca do fenômeno Efeito Estufa simulado no experimento, propondo os seguintes questionamentos durante 3 dias: “O experimento que acabamos de realizar não simula a complexidade que realmente ocorre no sistema terrestre. Quais variáveis estão faltando?” Possíveis respostas: superfície terrestre, camadas dos gases na atmosfera com composições ligeiramente diferente, correntes de ar... “Outra estufa bastante conhecida é aquela construída nos jardins. Qual a relação dos fatores presentes no experimento realizado com os fatores de uma estufa de flores?” e “Como aumentar ainda mais a temperatura dentro da garrafa?” Possíveis respostas: aumentando a potência da lâmpada ou aproximando a mesma da garrafa... Em seguida, o professor deverá estimular os alunos a refletirem sobre a importância das plantas neste ecossistema, propondo a seguinte pergunta: “O que aconteceria se colocássemos plantas dentro das garrafas?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Objetivando formalizar o conteúdo abordado, o professor deverá dividir a turma em dois grupos e posicionar um grupo de costas e o outro de frente para o quadro. Depois, irá dividir o quadro branco em duas partes, e escrever em um lado os nomes dos componentes do experimento e no outro os componentes do fenômeno “real” do Efeito Estufa, sendo estes enumerados sem repetição, (observe figura 5 como modelo).

Figura 5: Modelo de preparação do quadro para a sistematização.

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Fonte: http://caujak.blogspot.com.br/2012/05/des-aula-7-utilizacao-dos-recursos.html(modificada pelo autor).

No momento seguinte, será explicado aos alunos que um colega do grupo que está sentado de costas para a lousa sorteará um papel no qual estará escrito um número que se refere a um dos componentes escritos no quadro. Este aluno, guardando segredo do número sorteado, sentará no centro da sala, de frente para o outro grupo. O objetivo desta dinâmica é descobrir o número sorteado através de perguntas, mas o aluno que está entre os dois grupos só poderá responder “sim” ou “não”, como por exemplo, você tem ação refletora dos raios solares? Sim ou não? Vale ressaltar que cada grupo terá até três chances, ou seja, poderá fazer até três perguntas, e em seguida deverá dizer qual componente eles acreditam que o colega sorteou.

Quando o grupo emitir sua resposta, o professor poderá riscar no quadro o nome do componente em questão. Se for um componente do experimento, deverá pedir ao grupo que respondeu o nome do componente do Efeito Estufa real que tem função similar e também riscá-lo da lista do quadro. Caso contrário, se o sorteado foi um componente do Efeito Estufa real, o professor deverá pedir ao grupo que indique o componente do experimento.

Observação: a cada ciclo de perguntas os grupos devem trocar de posição.

 

ATIVIDADE 3: ORGANIZANDO UMA CAMPANHA PARA CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE ESCOLAR A RESPEITO DO EFEITO ESTUFA!

INSTRUÇÕES INICIAIS

Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa, bem como em espaços extrassala. Serão utilizados computadores com acesso a internet, projetor data-show, caderno para anotações, caneta e lápis. O docente deverá dividir a turma em novos quatro grupos, destacando que é fundamental a participação de todos os alunos para a realização da atividade. As etapas para a realização desta atividade serão descritas a seguir:

ETAPA 1: PROPONDO A CAMPANHA AOS ALUNOS 

Inicialmente, o professor apresentará no projetor data-show as figuras 5 e 6, Planeta Terra em nossas mãos e Salve o Planeta – Aquecimento Global, respectivamente, e solicitará aos alunos que baseados nestas indiquem a atividade que será desenvolvida agora. Complementando, caso os alunos tenham acertado a atividade ou revelando-a em caso contrário, o professor deverá comentar: “Já conhecemos o efeito estufa, a proteção que ele gera para os seres vivos na Terra e as consequências causadas por um desequilíbrio deste fenômeno. Pergunta-se: o que podemos fazer para combater o aumento da temperatura do efeito estufa? Como diminuir o aquecimento global? O que fazer para sensibilizar mais pessoas acerca desse problema?”.

Figura 6: Plante Terra em nossas mãos

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Fonte: http://planetaterraemnossasmaos.blogspot.com.br/2008/10/o-efeito-estufa.html

 

Figura 7: Salve o Planeta – Aquecimento Global

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Fonte: http://dialogospoliticos.wordpress.com/2009/11/29/brasil-assume-lideranca-contra-aquecimento-global/.

Após essa conversa introdutória, o professor deverá propor aos grupos que elaborem uma Campanha Preventiva que exponha medidas minimizadoras do aumento do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento global. A Campanha deverá ser feita em toda escola e também na rede social Facebook, esta deverá ser um dos principais meios de divulgação das ações da turma neste evento. Os alunos devem usar a criatividade, e sugerir as soluções a partir do conhecimento no assunto, da leitura dos sites sugeridos e da efetiva possibilidade de realizar estas soluções no cotidiano.

 

ETAPA 2: PESQUISANDO MANEIRAS DE CONTER AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Seguem abaixo alguns textos que poderão servir para a construção de medidas preventivas ao aquecimento global nocivo:

Texto 1: DEZ COISAS A SE FAZER (sobre o aquecimento global)

http://www.overmundo.com.br/overblog/dez-coisas-a-se-fazer-sobre-o-aquecimento-global

 

Texto 2: Dicas para Combater o Aquecimento Global 01

http://maeterra.info/2008/06/dicas-para-combater-o-aquecimento-global-01/

 

Texto 3: 50 Ações contra o aquecimento global

http://mudeomundo.com.br/50-acoes-contra-o-aquecimento-global/

 

Texto 4: 101 dicas que contribuem para a redução das mudanças climáticas

http://www.forumclima.pr.gov.br/arquivos/File/sema101dicas.pdf

 

Texto 5:Geólogo dá dicas de como diminuir emissão de gases poluentes

http://www.clicrbs.com.br/especiais/jsp/default.jsp?template=2095.dwt&newsID=a2168404.htm&tab=00052&order=datepublished&espid=21&section=Not%EDcias&subTab=04813

*Todos os sites tiveram acesso em 02/agosto/2012.

Cada um dos grupos deverá receber um dos quatro primeiros textos e o quinto deverá ser lido por todos os alunos.

 

ETAPA 3: ELABORANDO E SELECIONANDO AS MELHORES SOLUÇÕES

Antes da aplicação da campanha na escola, acontecerá um processo elaboração de soluções, estas de acordo com a realidade local, como também, de seleção das melhores soluções coletadas na pesquisa realizada na etapa anterior. Cada equipe deverá elaborar um texto com 10 soluções para minimizar o efeito estufa e o aquecimento global, explicando o porquê da escolha de tais medidas serem importantes nesse contexto. As soluções apresentadas devem ter a efetiva possibilidade de realização pelos alunos e seus familiares, pois devem realmente apontar uma ação nos hábitos diários dos discentes. Os textos serão publicados no Grupo do Facebook. Lembrando que qualquer equipe poderá comentar ou curtir o texto da outra equipe, expondo a sua opinião sobre as soluções apresentadas.

Observação: com o objetivo de evitar repetições nas soluções sugeridas, o docente indicará um tempo de visita, pesquisa e avaliação nos sites indicados e em seguida solicitará a cada grupo que escreva no quadro branco, alternadamente, uma das medidas escolhidas. Os outros grupos não poderão repetir uma medida já anotada no quadro. Por isso, sugere-se que as equipes selecionem mais de 10 medidas para o caso de ter que excluir alguma devido às possíveis repetições.

Após esse momento, cada grupo deverá eleger entre as 10 (dez) soluções iniciais as 5(cinco) melhores e realizar uma enquete sobre estas no facebook. A equipe deverá perguntar no Grupo do Facebook: “Qual a melhor ação que você pode tomar para minimizar o aquecimento global?”. Para criar a enquete no grupo, deve-se clicar na opção Perguntar, escrever a pergunta no espaço disponível para colocar as opções de soluções, clicar na opção Adicionar opções de enquete e, em seguida, clicar em Publicar.

Todos os alunos devem votar na melhor solução de cada equipe. Deverão ser eleitas as três medidas mais votadas de cada equipe. Como são quatro grupos, serão selecionadas, definitivamente, 12 soluções diferentes.

 

ETAPA 4: ANÚNCIO VIRTUAL SOBRE A CAMPANHA

O professor deverá criar um Evento no Facebook marcando o dia da mobilização na escola e convidando todos a participarem desse movimento. Os alunos deverão convidar todos os contatos que tem da escola, e pedir que todos os colegas de outras classes façam a mesma coisa. Quanto mais gente melhor! Eles poderão criar imagens, situações, textos, paródias, HQ, convidando todos a participarem da Campanha contra o aquecimento global. Os podcasts da atividade 1 também deverão ser utilizados nesse momento. O que vale é a criatividade!

O evento na rede social deve ser criado um mês antes da realização da mobilização.

O professor deverá criar um Evento no Facebook marcando o dia da mobilização na escola e convidando todos a participar desse movimento. Os alunos deverão convidar todos os contatos que tem da escola, e pedir que todos os colegas de outras classes façam a mesma coisa, quanto mais gente melhor! No site Como criar e personalizar um evento no Facebook disponível em http://www.tudosobrefacebook.com.br/index.php/2011/03/como-criar-e-personalizar-um-evento-no-facebook/ dicas de como criar um evento.

Os alunos deverão criar cartazes, panfletos e cartilhas contendo informações sobre o efeito estufa, aquecimento global, consequências e medidas capazes de diminuir este problema a serem distribuídos entre os presentes no dia da campanha.Cada equipe deverá expor as três soluções escolhidas e mais votadas no grupo do Facebook.

Observação: no dia anterior a realização da campanha os grupos deverão visitar as salas de aulas e outras dependências da escola para convidar toda a comunidade escolar para o evento.

 

ETAPA 5: CAMPANHA NA ESCOLA

O docente, juntamente com a coordenação pedagógica da escola, deverá escolher dia e horário apropriado para a mobilização. Os grupos deverão apresentar os podcasts produzidos na atividade 1, um resumo dos textos produzidos na atividade 2, como também, as soluções selecionadas para a minimização do aquecimento global.

 

ETAPA 6: SOCIALIZANDO A EXPERIÊNCIA DE REALIZAR UMA CAMPANHA

Após a realização da mobilização na escola, os alunos irão publicar no Facebook um comentário descrevendo a experiência de realizar uma campanha de conscientização envolvendo a temática do efeito estufa. O professor da turma e todos que estiveram presentes na mobilização também poderão expor suas impressões acerca da temática e/ou do evento.

Tabela 3: Cronograma da atividade 3

Atividade 3

Etapas

Desafios Propostos

Duração

Local

1ª Etapa

Propondo a atividade.

1 hora/aula

LIE

2ª Etapa

Leitura dos links sugeridos, produção dos textos e publicação no grupo do Facebook.

3 hora/aula

LIE

3ª Etapa

Elaboração e selecionando soluções.

1 hora/aula

LIE

4ª Etapa

Criar evento no Facebook e planejar a divulgação da campanha.

1 mês

Extrassala

5ª Etapa

Campanha contra o Aquecimento Global na escola.

A ser definido

Extrassala

6ª Etapa

Comentários sobre a campanha escolar.

10 dias

Extrassala

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mudanças ambientais globais: o efeito estufa Animação/simulação
Recursos Complementares

 

Sugestões de links para alunos

Como criar páginas no Facebook

http://www.osabetudo.com/tutorial-como-criar-paginas-no-facebook/

Ar - Poluição, Efeito Estufa... que se pode fazer?

http://penseverdeja.blogspot.com.br/2009_07_01_archive.html

Campanha Aquecimento Global

http://www.youtube.com/watch?v=hggHPAOrFQU

A física e o cotidiano: Efeito Estufa

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17608

Para a visualização deste áudio é necessário que o computador possua o programa Media Player Classic.

 

Sugestões de links para professores

O efeito estufa

http://www.geocities.ws/saladefisica5/leituras/estufa.html

Posts com Tag ‘efeito estufa’

http://raquelrolnik.wordpress.com/tag/efeito-estufa/

Incríveis campanhas contra o aquecimento global

http://escoladecriatividade.com.br/2012/02/incriveis-campanhas-contra-o-aquecimento-global/

Facebook para Educadores

http://educotraducoes.wordpress.com/2012/05/06/facebook-para-educadores/

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml

Entenda como funciona o Facebook

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1313595-6174,00-ENTENDA+COMO+FUNCIONA+O+FACEBOOK.html

*Todos os sites tiveram acesso 06/agosto/2012.

Avaliação

Na atividade 1, o professor poderá averiguar se houve entendimento dos alunos em relação ao conceito e função do efeito estufa, assim como das consequências do desequilíbrio deste fenômeno causado pelo homem, através da elaboração dos textos e dos Podcasts. Já na atividade 2, poderá ser constatado se os alunos relacionaram o efeito dos gases-estufa ao aumento do aquecimento global e conseguiram identificar a função de cada componente do Efeito Estufa, a partir das conclusões apresentadas pelos discentes após a realização do experimento prático. Na atividade 3, poderá ser verificado se os alunos conseguiram compreender as ações e atitudes que podem reduzir o aumento do efeito estufa e do aquecimento global, a partir da elaboração e realização da campanha preventiva na escola.

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