12/11/2012
Ana Maria Albuquerque de Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Conhecer os movimentos de rotação e translação
Identificar as estações do ano
Conhecimentos básicos sobre a divisão do tempo (horas, semanas, dias, meses e ano) e as estações climáticas
Conhecimento do gênero textual jornal
Para esta aula serão utilizados os seguintes recursos:
folhas de papel ofício
cartolina
canetinhas
lápis ou caneta
cadernos
cola
globo terrestre ou bola de isopor
lanterna
O vídeo “De onde vem o dia e a noite?” apresenta o processo de formação dos dias e das noites, a partir dos movimentos terrestres. Fazer o download do vídeo através do site do BIOE <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/663>.
IMAGEM 1 - VÍDEO “DE ONDE VEM O DIA E A NOITE?”
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/663 (Acesso: 24/07/2012)
Segue a descrição das etapas desta atividade:
Etapa 1 – No laboratório de informática ou na sala de vídeo, o professor deverá iniciar a atividade fazendo o seguinte questionamento: "De onde vem o dia e a noite?". Sugere-se que o professor anote no quadro as respostas dos alunos. Em seguida, o docente deverá explicar que a turma irá assistir ao vídeo: “De onde vem o dia e a noite?” para responder aos seguintes questionamentos: "O sol faz algum tipo de movimento? Qual é o nome deste movimento? Quanto é a sua duração? A Terra realiza algum movimento? Qual é o nome deste movimento? Quanto é a sua duração?" , onde os alunos individualmente deverão anotar as respostas no caderno. Terminada a exibição do vídeo e as anotações, o professor deverá dividir a turma em duplas para produzirem desenhos sobre “A formação do dia e da noite” utilizando as informações do vídeo e as anotações realizadas.
Etapa 2 – Com o objetivo de abordar os efeitos dos movimentos do sol, o professor conduzirá a turma até um local ensolarado (quadra, pátio) na escola e deverá propor as seguintes tarefas:
Identificar os locais onde há sombra e circular com um giz.
Em duplas, posicionarem-se em um local adequado para a formação das suas próprias sombras, também circulando-as com um giz.
Nesse momento, o professor deverá estimulá-los a pensar como essas sombras mudariam de acordo com o passar das horas no decorrer de um dia. As respostas dos alunos deverão ser anotadas pelo professor e retomadas no momento da discussão.
Os alunos estarão assistindo ao vídeo, realizando as anotações no caderno, produzindo os desenhos em duplas e analisando os efeitos dos movimentos do sol.
Os alunos estarão apresentando suas anotações e os desenhos produzidos em duplas. Em seguida, o professor deverá propor os seguintes questionamentos para iniciar o debate sobre a temática abordada: “Por que temos a impressão de que o Sol se movimenta?”, “Por que no vídeo o Sol diz que ele nunca descansa?”, “O que os movimentos de rotação e translação produzem? Como esses movimentos influenciam os nossos hábitos?”.
O professor irá formalizar a atividade explicando que desde tempos antigos existia uma curiosidade sobre o universo, o formato da Terra e os movimentos realizados pela Terra e Sol. O professor deverá realizar uma simulação com a ajuda dos alunos para explicar os movimentos de rotação utilizando as anotações realizadas durante a atividade. Para isso, ele deverá escolher quatro alunos que com o auxílio de um globo terrestre e uma lanterna irão representar os movimentos.
Esta atividade será realizada no laboratório de informática educativa, e serão utilizados os seguintes recursos:
cadernos
cartolinas
canetinhas
cola
canetas ou lápis
Para fazer a introdução a esta atividade, o professor deverá questionar os alunos: “O que são as estações do ano? Quais são as estações do ano?”, “Qual é o movimento que produz as estações do ano? Como isso acontece?”. O docente explicará que os alunos organizados em quatro grupos irão pesquisar sobre uma estação do ano. Sugere-se a seguinte organização para os grupos:
1º grupo: Verão
2º grupo: Inverno
3º grupo: Primavera
4º grupo: Outono
Cada grupo ficará responsável por responder os questionamentos apresentados abaixo correspondendo a sua estação do ano, como também, pesquisar imagens referentes à estação e anotar no caderno as respostas.
Sugestões de questionamentos para a pesquisa:
Quais são as características da estação do ano do seu grupo?
Qual o período de ocorrência da estação do ano conforme o calendário? Elas ocorrem na mesma época em todos os lugares do mundo?
No Brasil temos as quatro estações do ano? Em quais regiões do Brasil verifica-se o acontecimento da estação do ano de acordo com o período de ocorrência? Por que não conseguimos perceber as estações do ano em todas as regiões brasileiras?
Sugestões de sites para realizar a pesquisa:
<http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Astronomia/?pg=2>
<http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm>
<http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/>
<http://www.simepar.br/site/internas/conteudo/meteorologia/estacoes_ano.shtml>
<http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estacoes-do-ano/astronomia-estacoes-do-ano.php>
<http://www.mercosur.int/msweb/portal%20intermediario/turismo_pag/PT/quandoir.html>
Todos os sites foram acessados em 26/07/2012
Terminada a pesquisa e as anotações, cada grupo deverá produzir um cartaz com as informações obtidas e ilustrar com as imagens pesquisadas. Concluída a elaboração dos cartazes, os grupos deverão expor para a turma sua pesquisa. Sugere-se que o professor indague a turma “Vocês conseguem perceber as mudanças de cada estação do ano em nossa cidade?”, “As estações do ano modificam a vida dos seres vivos? O que elas modificam?”.
Para esta atividade serão utilizados os seguintes recursos:
● jornais impressos
● cartolinas
● canetinhas
● folhas de papel ofício
No laboratório de informática, o professor deverá perguntar se os alunos conhecem o jornal mural e apresentar alguns exemplos:
IMAGEM 2 - JORNAL MURAL
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_U1sZLVvVPww/S8JZIQcye9I/AAAAAAAAARI/NnGcODvcMCc/s1600/100_3678.JPG (Acesso: 26/07/2012)
IMAGEM 3 - JORNAL MURAL
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_St-tHWSrufE/TREkI-sRFlI/AAAAAAAABvE/z65tzL295dM/s1600/DSC02881.JPG (Acesso: 26/07/2012)
IMAGEM 4 - JORNAL DA TURMA
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_IBfTFratX4M/SlO-SgeFwSI/AAAAAAAAAD4/bQrrGTfCGQs/s400/Fotos+projetos+153.jpg (Acesso: 26/07/2012)
O docente deverá explicar que a turma irá produzir um jornal mural sobre “Os movimentos do Planeta Terra e as estações do ano”.
O professor explicará que cada grupo deverá produzir um pequeno artigo para o jornal mural utilizando as informações da atividade 1 e 2. Os desenhos sobre “A formação do dia e da noite” da atividade 1 também deverão ser usados para ilustrar o jornal mural.
§ Como fazer um Jornal - Passo a Passo http://comofas.com/como-fazer-um-jornal/ (site recomendado pelo Portal do Professor)
§ Movimentos da Terra http://educacao.uol.com.br/geografia/movimentos-da-terra-rotacao-translacao-e-estacoes-do-ano.jhtm
§ Por que existem as estações do ano http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-existem-as-estacoes-do-ano
§ Saiba como fazer um jornal escolar http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2010/07/13/saiba-como-fazer-um-jornal-escolar/ (site recomendado pelo Portal do Professor)
§ Astronomia Parte 2: Estações do Ano http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte2.html
§ O mundo em um prato
http://www.ovonoalvo.org.br/resources/2010_professores_OMundoEmUmPrato2.pdf
§ Era uma vez o Sol, a Terra e a Lua http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/era-vez-sol-terra-lua-426157.shtml
§ O jornal mural na escola http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/mural.pdf (site recomendado pelo Portal do Professor)
§ O jornal mural http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504
§ Professor dá dicas de como fazer e usar um jornal na escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=809
§ Jornal virtual atinge público maior, com menor custo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=810
§ Sucessão dos dias e das noites http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23697
§ Estações do ano http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23413
§ Estações do ano http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14447
§ Astronomia: atividade 2 - As sombras provocadas por uma lanterna e pelo sol mudam ou não de lugar? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23632
Todos os sites foram acessados em 24/07/2012
Na atividade 1, o docente deverá verificar a compreensão dos alunos sobre os movimentos de rotação e translação. A partir da pesquisa realizada na atividade 2, o professor deverá averiguar se os alunos conhecem as estações do ano. Na atividade 3, o docente deverá verificar como os alunos apresentam os movimentos terrestres e as estações do ano a partir do jornal mural.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/04/2013
Cinco estrelasGostei muito do projeto, pois é atual e agrega a mídia para facilitar a aprendizagem dos alunos.
31/03/2013
Três estrelasGostei da aula
12/11/2012
Cinco estrelasO plano é providencial, pois dessa forma a aprendizagem será satisfatória.