Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto de iniciação Científica Discente: Disciplina: o segredo do bom aluno e do atleta vitorioso

 

01/11/2012

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Conhecer diferentes estratégias  de  estudo;
  • Aprender as diferentes formas de buscar conhecimento;
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, relatório, entrevista;
  • Identificar a disciplina enquanto facilitadora para o sucesso;
  • Relacionar as regras de sucesso dos esportistas com o sucesso na escola.
Duração das atividades
Previsão semestral. Uma aula semanal de 60 minutos, tendo em vista que a proposta é interdisciplinar, dialogando com diversas áreas do conhecimento.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam  utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox e possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar as atividades que não necessitam destes recursos ou utilizar o laboratório de informática.

Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA - grupos

Compreendendo a metodologia científica

Professor, a ideia de trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princípio de que o conhecimento adquirido pelas crianças quando elas participam enquanto sujeito do conhecimento, ou seja, quando se envolvem no processo de aprendizagem é bem maior do que quando são apenas meras expectadoras. 

Assim, pretendemos utilizar a metodologia de pesquisa para que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa.

Propomos algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade e contribuirão na construção de conhecimentos de seus alunos.

Sugerimos que as atividades realizadas ao longo do projeto sejam registradas e organizadas em uma pasta portfólio, para que possam ir avaliando e acompanhando o desenvolvimento do projeto e suas aprendizagens.   

O projeto de pesquisa está dividido em etapas, tais como:

1-      Levantamento do tema;

2-      A justificativa da escolha do tema;

3-      O levantamento das hipóteses;

4-      A problematização;

5-      O levantamento das fontes de pesquisa;

6-      Os trabalhos de pesquisa;

7-      A depuração das hipóteses;

8-      Sistematização/registro;

9-      A socialização dos resultados/culminância;

10-   A avaliação.

Para isso, em cada etapa teremos diversos momentos.

1ª Etapa: Definição do tema

Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na construção de conhecimentos, é importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos. Para isso, poderá, por exemplo, levar livros sobre o tema, assistirem a um vídeo ou filme. É interessante que utilize algo da atualidade para chamar a atenção de seus alunos. Para tanto, proponha algumas sugestões e deixe que eles escolham por meio de uma votação. Veja a seguir algumas sugestões de imagens que você poderá projetar para os alunos e desencadear a discussão:

1ª opção: Brinquedos radicais

Brinquedos radicais

Imagem disponível em: http://www.viacomercial.com.br/2012/07/09/lilian-linhares-ferias-com-criancas-no-parque-beto-carreiro-world/ - acesso em 14/09/2012.

2ª opção: Disciplina: o segredo do bom aluno e do atleta vitorioso.

Socrates - jogador de futebol

O ex-jogador de futebol Sócrates foi médico, notabilizou-se em sua militância política, atuou como técnico de futebol, articulista e comentarista esportivo. Também era músico e, eventualmente, ator e produtor teatral. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates_%28futebolista%29 – acesso em 16/09/2012. Imagem disponível em: http://www.blogusblog.com.br/site/?attachment_id=1959 - acesso em 14/09/2012.

3ª opção: O crescente uso da internet

Internet navegador Mozila - simbolo

Imagem disponível em: http://blog.foster.com.br/2009/08/mozilla-firefox-cresce-mais-que-o.html - acesso em 14/09/2012.

Professor faça uma rodinha e ouça os argumentos dos alunos em relação às sugestões apresentadas acima. Permita que todos falem e emitam livremente suas opiniões e conhecimentos acerca dos temas. Após esse momento, proceda a votação que pode ser tanto oral quanto escrita.

Votação - bonecos

Imagem disponível em: http://www.ubavbrasil.com.br/2012/01/dia-31-de-janeiro-teste-de-votacao.html - acesso em 14/09/2012.

2ª Etapa: Justificativa da escolha do tema

A justificativa da pesquisa científica é o momento em que o pesquisador oferece motivos para que as outras pessoas conheçam seu trabalho, ou seja, é quando mostramos a relevância do tema. Em  nosso caso, os alunos devem nesse momento, dizer por que escolheram esse tema e não outro qualquer. É responder “Por que” pesquisar este tema.

Motivados pelos Jogos Olímpicos Londres 2012, imaginemos que os alunos tenham escolhido a segunda opção que foi sugerida e tenham se decidido por pesquisar Disciplina: o segredo do bom aluno e do atleta vitorioso.

Após a escolha do tema, é interessante uma nova roda de conversa para que eles sejam estimulados novamente com as seguintes questões:

- Por que escolheram pesquisar sobre este tema?

- Algum aluno dessa sala gosta de praticar esporte? Pratica algum? Qual?

- Existe alguma relação entre esporte e estudo?

- Quem se considera um atleta habilidoso?

- Quem se considera um aluno disciplinado?

- Será que quem é disciplinado consegue sucesso em todas as áreas da vida?

Professor, para dinamizar o processo e permitir que os alunos participem ativamente como sujeito da pesquisa, solicite que formem duplas e que escolham uma das perguntas acima. Eles anotarão em uma folha – que depois será inserida em sua pasta portfólio – as respostas do colega da dupla. Essa atividade permite que o aluno fale mais abertamente e que desenvolva a habilidade de ouvir o colega. Caso seus alunos ainda sejam parcialmente alfabetizados, eles podem optar por registros a partir de desenhos. Se sua escola faz parte do projeto Um Computador por Aluno (UCA), utilize o seu laptop metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura – kolour Paint ou o tablet,  desenhem e escrevam os motivos da escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

 

Disciplina - a trilha do sucesso

  Imagem disponível em: http://www.extra.com.br/livros/administracaoenegocios/LivrosDesenvolvimentoProfissional/Disciplina-A-Trilha-do-Sucesso-141897.html - acesso em 14/09/2012

 

 

Após a realização da atividade, solicite que socializem suas justificativas. Professor, faça um consolidado em forma de texto coletivo junto com os alunos e solicite que coloquem o texto na pasta portfólio do projeto.

3ª etapa: Problematização

Professor discuta com seus alunos sobre a importância desta etapa da pesquisa. Deixe claro neste momento, que os problemas serão criados por eles a partir do tema que vamos pesquisar. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir o projeto de pesquisa, pois vão tentar descobrir as respostas para elas. Dê exemplos para que entendam bem.

Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa, até porque o tema é muito abrangente e certamente eles vão querer descobrir dezenas de coisas.

Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

Anote o nome de cada aluno e na frente de seu questionamento. As perguntas deles servirão para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos relativos ao Projeto de iniciação Científica Discente – Disciplina: o segredo do bom aluno e do atleta vitorioso.

 Aluno

O que eu quero saber sobre o tema

Edwiges

Qual é o papel da disciplina no esporte?

Vitor

Existe alguma relação entre esporte e estudo?

Luana

Quem não ganha é porque não foi disciplinado?

Gabriel

Todo bom aluno é um atleta vitorioso?

4ª etapa: Hipóteses

Hipotese - frase

Imagem disponível em: http://www.sofrases.com/hipotese-e-uma-coisa-que-nao-e.aspx - acesso em 14/09/2012.

Estamos avançando com o projeto. Após a escolha do tema, sua justificativa e a construção da problematização do objeto de nossa pesquisa este é o momento de estimular os alunos a elaborarem suas HIPÓTESES, ou seja, quais são as possíveis respostas que eles têm para as questões levantadas por eles mesmos?

Uma hipótese é algo que “eu acho” que é, pois, ainda não tenho certeza. Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese. Por exemplo, quando alguém tapa seus olhos, você não sabe quem é, mas pode ser que tenha uma hipótese, ou seja, você acha que é alguém que você conhece.

Gato tapando o olho do cachorro

Imagem disponível em: http://mensagensdiarias.com.br/a-surpresa/ - acesso em 14/09/2012.

Professor, proponha uma atividade-brincadeira com seus alunos para que possam compreender melhor o conceito de hipótese.

Aluna UCA

1) Escolha um aluno e coloque uma venda em seus olhos. Uma fila deve ser formada e os colegas devem apertar sua mão. O objetivo é que o aluno que está com a venda nos olhos tente descobrir quem é o colega que aperta a sua mão.

2) Ouça os alunos que tiveram os olhos vendados e pergunte qual era o critério para tentar descobrir os nomes dos colegas.

Professor, depois destas atividades os alunos estão prontos para levantar as hipóteses sobre o tema. Para isso, retome com eles a problematização. Se forem alunos de 1º ano que ainda não escrevem com autonomia, utilize a atividade para trabalhar a tentativa de escrita, ou seja, eles vão elaborar a sua hipótese e escrever da forma que estão pensando e depois você faz a reescrita com eles. Outra possibilidade é retomar cada uma das questões levantadas na problematização e fazer oralmente. Solicite que alguém, um estagiário,  um monitor ou outro professor, vá anotando as hipóteses para você. Posteriormente, digite e trabalhe com os alunos esta atividade escrita.

Os alunos de 2º e 3º anos podem  realizar a atividade individualmente, para isso deve  retomar as questões levantadas por eles e cada um elabora uma hipótese sobre sua questão ou sobre a questão levantada pelo colega.

Veja um exemplo abaixo:

Edwiges

Problematização: Qual é o papel da disciplina no esporte?

 Vitor

Hipótese: Acho que é criar as regras dos jogos.

 5ª etapa: Fontes de pesquisa

Professor, esta etapa é de fundamental importância para a pesquisa. Por isso é importante orientar os alunos, pois existem lugares seguros e de credibilidade aos olhos da sociedade científica e ao mesmo tempo, fontes nada confiáveis. Portanto, você deverá orientar seus alunos para que “pesquisem” bem antes de divulgar qualquer resultado. Nesse sentido, é importante envolver os pais nessa atividade, pois, são eles que ajudarão seus alunos na coleta de material em casa para que os mesmos sejam trabalhados em sala.

Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.

Sugestão de atividade para esse momento. Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:

1)      Para descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não, vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos várias fontes de pesquisa, algumas delas são:

a) Sugerimos em destaque a ferramenta Acervo digital  (imagem disponível em: http://eacervo.blogspot.com.br/2012/08/acervo-digital-da-unesp-vai-abrigar.html - acesso em 15/09/2012). Acervo é uma palavra de origem no latim, acervus que condiz com coleção ou conjunto, neste caso, a coleção é digital, o que facilita a pesquisa e a torna menos onerosa;

      b) Livros, revistas e jornais;

      c) Fotografias, entrevistas e palestras;

      d) Pesquisa de campo.

2) Agora responda: qual fonte de pesquisa você mais utiliza quando quer descobrir uma informação importante? Questione-os também sobre onde vamos encontrar estas fontes de pesquisa. Registre na lousa e solicite que façam o registro no caderno ou na pasta portfólio.

Lembrete importante:

Professor, explique para seus alunos que, é importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste na pasta portfólio ou mesmo no caderno.

 

 

6ª etapa: Pesquisa

Professor, este é o momento oportuno da pesquisa. Mas, o que é pesquisa? Para tanto, vejamos o que é de fato uma pesquisa: “Entende-se por pesquisa, o processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador”. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa - acesso em 15/09/2012.

Existem vários tipos de pesquisa, como a bibliográfica, a descritiva, laboratorial, a empírica, a de campo, a acadêmica e outras, sendo que a pesquisa pode ser feita por um único pesquisador e/ou de forma coletiva. Por se tratar de alunos no ensino fundamental, recomenda-se que a pesquisa seja feita coletivamente.

Pesquisadores - equipe.

Imagem disponível em: http://blogdajor72.wordpress.com/page/27/ - acesso em 15/09/2012.

Vamos iniciar de fato a nossa pesquisa. Para tanto sugerimos duas atividades: uma pesquisa bibliográfica e um trabalho de campo.

Atividade 1– Pesquisa bibliográfica

A pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos, etc. Todo material recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistemática que se faz acompanhar de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir à fundamentação teórica do estudo. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa - acesso em 11/09/2012.

Professor, tendo em vista a faixa etária de sua turma, ensino fundamental inicial, você terá que fazer algumas adequações quanto a essa modalidade de pesquisa. Para dar continuidade ao processo da pesquisa, em rodinha, dê seu depoimento do quanto você precisou ter disciplina para chegar aonde chegou.

Homem carrgando muitos livros

Imagem disponível em: http://erhtuti.blogspot.com.br/2011/06/ser-professor-e-aprendiz.html - acesso em 14/09/2012.

Para exemplificar a necessidade da disciplina para se obter sucesso no esporte e na escola, motive seus alunos com os vídeos abaixo. Se sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou seu tablet, mas se não participam deste projeto, podem assistir ao vídeo do laboratório de informática da escola. Para isso, poderá também, utilizar um projetor multimídia para projetar para os alunos. Grave antecipadamente os vídeos ou conecte o projetor a um computador ligado a internet.

Disciplina - militares chinesas

Vídeo completo disponível em: http://mais.uol.com.br/view/9d1qqdho43o5/militares-chinesas-dando-show-de-disciplina-04020E98326AC8C12326?types=A – acesso em 14/09/2012.

Disciplina - militares chinesas

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bHlp1bvLxSc – acesso em 15/09/2012.

1) Observe o quadro abaixo. Ele faz referência ao quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos Londres 2012. Agora responda o que se pede abaixo:

COLOCAÇÃO

PAÍS

OURO

PRATA

BRONZE

TOTAL

Estados Unidos

46

29

29

104

China

38

27

23

88

Grã-Bretanha

29

17

19

65

22º

Brasil

3

5

9

17

 

a) Qual é o país que se encontra em destaque?

b) Você acha que esse país foi tão bem colocado porque foram disciplinados ou foi por coincidência?

c) Você é disciplinado em seus estudos?

d) Você acha que um aluno que tira boas notas é disciplinado para estudar ou é por coincidência?

2) Discussão oral: Solicite que os alunos leiam suas respostas da opção d para que possam conversar sobre a relação disciplina nos estudos x boas

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Professor, a partir da atividade anterior você poderá dialogar com a Matemática, trabalhando com gráficos. Eles possibilitam explorar conceitos como: mais, menos, maior, menor, adição, subtração, multiplicação, divisão, dentre outros, para isso você deverá adequar ao conteúdo que estiver trabalhando.

Se a sua turma ainda não trabalhou com gráficos faça uma introdução sobre os diferentes gráficos e a sua função. Se possível, recorte de jornais ou revistas usada e leve para sala alguns exemplos ou acesse http://office.microsoft.com/pt-br/help/exemplos-de-tipos-de-graficos-HP005262319.aspx para visualizar diferentes tipos de gráficos.

Os gráfico poderão ser elaborados em uma folha quadriculada ou utilizando o laptop UCA, por meio da ferramenta KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos). A atividade anterior possibilita a elaboração de 2  gráficos, o que facilita a visualização dos dados. Se considerar que são muitos dados e que os gráficos poderão ficar grandes, limite aos 3 melhores  atletas que atuaram em modalidades individuais e aos 3 países melhores classificados, mas inclua o Brasil, mesmo que não esteja entre os 3 melhores, para que os alunos verifiquem a diferença existente.

1-      Desempenho dos maiores medalhistas nos Jogos Olímpicos Londres 2012.

2-      Quadro completo de medalhas dos Jogos Olímpicos Londres 2012.

 

 Proponha situações-problema a partir dos gráficos elaborados, para que possam ser resolvidas pelos alunos. As atividades contextualizadas a partir de dados concretos são mais significativas o que contribui para uma melhor compreensão e, portanto facilita a aprendizagem.

Atividade 2:

Explore com seus alunos os textos a seguir, eles possibilitam uma boa reflexão sobre regras e atitudes para um bom desempenho nos estudos.

Dicas de estudo

Imagem disponível em: http://www.gramado.cnecrs.org.br/site/index.php/a-equipe/professores/dicas-de-estudo - acesso em 15/09/2012.

Dicas de estudo - Rotina

Imagem disponível em: http://jornalguerino.blogspot.com.br/2011/04/dicas-de-prova-bim-1-2011.html- acesso em 15/09/2012.

Dicas de estudo - Rotina

                                                                                                         Imagem disponível em: http://amandacavalca.blogspot.com.br/2011/01/dicas-de-estudo.html- acesso em 15/09/2012.                                                                                                                        

1)      Professor, para concluir esta atividade, solicite que seus alunos criem uma história em quadrinhos com o tema: O aluno disciplinado nos estudos é vitorioso.

Professor, consulte os “Recursos do Portal” Sítio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84, Intercâmbios virtuais e redes sociais, depois abra: Produção de Histórias em quadrinhos.

 Lembrete importante ao professor:

Oriente seus alunos para que essa história seja inserida na pasta portfólio ou mesmo no caderno. Devem ser recolhidas as fontes e a bibliografia da atividade.

 

 

Veja o exemplo da atividade desenvolvida por um aluno do 3º ano da Escola de Educação Básica de Universidade Federal de Uberlândia ESEBA/UFU.

Cebolinha em:

O aluno disciplinado nos estudos é vitorioso.

 

Cebolinha e Cascão - amigos inseparaveis Cascão: Oi Cebolinha, vamos jogar futebol? O dia está ótimo para brincarmos!

Cebolinha: Está mesmo, mas infelizmente tenho que ir para casa estudar, pois, tenho prova.

 

Cascão: Mas você já foi aprovado de ano. Estudar mais para quê?

Cebolinha: Amigo, mesmo que eu já tenha passado tenho que estudar, pois, o conhecimento e vou adquirir é muito mais importante do que a nota da prova. Tchau!

Cebolinha - tchau

Cebolinha - computador Colega: Vamos bater um papo amigo?

Cebolinha: Nossa que susto amigo... Mas hoje não posso. Tenho que estudar para a prova. Tchau!

Cebolinha dormindo Antes de fazer uma prova é necessário dormir bem na noite anterior. Boa noite!

Vou estudar bastante para tirar uma nota boa na prova. Minha mãe vai ficar orgulhosa...Cebolinha lendo

Cebolinha e Monica - formatura

Cebolinha: Obá! Vale a pena ser disciplinado nos estudos. O aluno só tem a ganhar. Legal!

Imagem 1 – disponível em: http://centralpowerpoint.blogspot.com.br/2010/11/cascao-e-cebolinha.html - acesso em 15/09/2012.

Imagem 2 – disponível em: https://www.papelefesta.com.br/cat/41-turma-da-monica/518-mini-painel-cebolinha-lp- - acesso em 15/09/2012.

Imagem 3 – disponível em: http://www.grafolalia.blogger.com.br/2007_01_01_archive.html - acesso em 15/09/2012.

Imagem 4 – disponível em: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=744455# - acesso em 15/09/2012.

Imagem 5 – disponível em: http://quadrinhosdobem.blogspot.com.br/2012/02/desenhos-turma-da-monica-cebolinha.html - acesso em 15/09/2012.

Imagem 6 – disponível em: http://rebecastiago.wordpress.com/page/2/ – acesso em 15/09/2012.

2) Após a criação da história em quadrinhos, solicite que cada aluno represente sua história por meio de uma teça teatral. Obs.: registre a peça teatral com fotos e/ou filmagens.

Atividade 3: Atletas de alto nível

Professor, nesta etapa da pesquisa já é interessante que seus alunos já quase entendam a importância da disciplina para se obter sucesso tanto na escola quanto na vida. Apresente exemplos de atletas que só se destacaram no cenário mundial porque foram disciplinados. Apresente atletas brasileiros e internacionais de sucesso reconhecido mundialmente.

Solicite que seus alunos assistam aos vídeos a seguir. Para isso, solicite que utilizem seus laptops UCA acessando o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou utilizem o tablet, mas se não participam deste projeto, podem assistir ao vídeo do laboratório de informática da escola.

Cesar Cielo - nadador disciplinado de alto nivel

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ii6AzGaCWwQ#! – acesso em 15/09/2012.

Nascido em Santa Bárbara do Oeste, no interior de São Paulo, César Cielo treina e estuda na Universidade de Auburn no estado do Alabama, nos Estados Unidos. O brasileiro é treinado pelo australiano Brett Hawke, que disputou a Olimpíada de Atenas em 2004, quando ficou em sexto lugar na prova dos 50m livre.

É muito estafante a rotina de treinamento de um atleta de ponta como César Cielo, são mais de oito horas diárias de treinamento e com uma superalimentação, ou seja, isso é o trabalho dele!

Outra modalidade olímpica que exige uma disciplina rigorosa de treinos é a ginástica artística. A seguir uma das equipes mais vitoriosas do mundo: as russas.

Russia - dança com 5 bolas

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bNn68CcRoKo&feature=related – acesso em 15/09/2012.

Atividade 4: Trabalho de Campo

O trabalho de campo é um atrativo a mais para a pesquisa. No entanto, os alunos não podem confundir o trabalho de campo com um passeio, pois, não o é. Ao contrário, constitui parte de um experimento científico, pois é uma estratégia de pesquisa, devendo ter, portanto, um roteiro bem planejado, observação atenta e organização nos registros, sob pena de que se isso não ocorrer, os resultados podem não ser satisfatórios. Para tanto, deve ser levado com toda a seriedade por parte dos alunos.

O trabalho de campo, geralmente, não é realizado no interior da escola, assim, deve manter o respeito pelas regras e muita disciplina, o cuidado deve ser redobrado e muito bem planejado anteriormente para que não haja prejuízo com o conteúdo a ser pesquisado e para que a integridade física dos pesquisadores envolvidos seja garantida. A parte burocrática é fundamental: combinar com a direção da escola a saída – principalmente se o transporte for solicitado por ela; solicitar autorização dos pais para que seu filho deixe os limites da escola; definição do local; preparo do lanche e outros.

Professor, sugira aos alunos desenvolverem o Trabalho de Campo na universidade de sua cidade, mais especificamente no campus onde se situa o curso de Educação Física. Nesse local, vocês encontrarão alunos praticantes das mais diversas modalidades esportivas. Explore-os ao máximo: colham depoimentos, gravem entrevistas orais e escritas, pesquise sobre algum aparelho de ginástica que lhe chame a atenção. Providencie que seus alunos possam ser acompanhados e orientados para utilizarem algum aparelho e vivenciarem de fato a pesquisa.

Crianca - atleta olimpica

Imagem disponível em: http://saudeinfantil.blog.br/2012/08/a-exploracao-infantil-nos-jogos-olimpicos/ - acesso em 11/09/2012.

Aula de ginastica olimpica - criancas

Imagem disponível em: http://folhajovem.com.br/news.php?news=3396 - acesso em 11/09/2012.

Professor, para enriquecer o trabalho de campo, consiga um estudante do curso de Educação Física da universidade de sua cidade ou um professor desta área, para ministrar uma palestra para seus alunos com o tema: “A prática esportiva auxilia a criança a ser disciplinada”.

Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a Pesquisa de Campo, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, leve uma máquina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno leve. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados. Um componente do grupo ficará responsável pelos registros (fotos, filmagens) e de divulgar o material produzido por ele entre os colegas da sala.

Professor, se as condições colaborarem e/ou for conveniente, convide os pais para participarem,   para que os laços família-escola sejam estreitados. Caso sua cidade não possua uma universidade, leve seus alunos a um clube ou academia da cidade que ofereça aulas de futebol, vôlei, basquete ou dança.

Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento:

1 – Língua Portuguesa: elaboração do roteiro de entrevista, relatório, elaboração de uma carta de agradecimento à instituição que acolheu os alunos;

2 – Matemática: estimativa do gasto com transporte e lanche, elaboração de situações-problema a partir de questões reais, vivenciadas pelos alunos, tais como: estimativa do tempo que vamos gastar para ir e voltar do trabalho de campo, dentre outras.

3 Geografia: registro do trajeto percorrido, pontos de referência;

4 – Educação Física: propicia o incentivo à prática esportiva e acompanhamento de profissionais da área;

5 Ética: diálogo, respeito ao gosto e preferência esportiva do colega.

7ª etapa: Confrontação das hipóteses com  os dados pesquisados

Professor, ao concluírem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hipóteses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Você poderá propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematização), a hipótese (o que pensavam sobre a questão) e o que descobriram e verifiquem se a sua hipótese era verdadeira ou não.

8ª Etapa: Registros e avaliação

Professor, além de os alunos registrarem as atividades desenvolvidas ao longo do trabalho, você também deve realizar os seus registros durante todo o processo. Isso para que você possa apoiá-los no que for necessário e para que tenha subsídio para avaliá-los ao término do trabalho de pesquisa. Se tiver um estagiário, solicite a colaboração dele nestes registros, pois é uma importante contribuição.

9ª Etapa: Conclusão e Socialização

Para concluirmos uma pesquisa é necessário revermos a problematização, analisarmos se todas as dúvidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para saber se as hipóteses são pertinentes ou não. Caso alguma lacuna apareça é preciso escolher outra estratégia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.

Professor, o aluno que é de fato disciplinado com suas tarefas escolares é geralmente amante de um bom desafio. Desafie seus alunos a ensaiarem e exibirem no recreio da escola danças típicas de sua região ou algumas modalidades de esporte. Se possível, solicite o auxílio do professor de Educação Física da escola. Para isso é necessário um bom planejamento:

  •  Organize equipes de trabalho;
  •  Estabeleçam as possíveis datas para as apresentações e comuniquem com a direção da escola, solicitando autorização;
  •  Confeccionem cartazes, folhetos, convites e divulguem entre a comunidade escolar e pais;
  •  Definam o local e a decoração;
  •  Estabeleçam datas para os ensaios;
  •  No dia da apresentação exponham os materiais elaborados no decorrer da pesquisa;
  •  Definam as equipes de apresentação das danças ou esportes e quem vai explicar sobre o que aprenderam com a pesquisa.

Professor, as redes sociais hoje representam uma excelente oportunidade para socializarem novos conhecimentos. Aproveite este recurso e proponha aos alunos que utilizem este meio para socializarem os resultados da pesquisa. Consulte os “Recursos do Portal do Professor MEC” Sítio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84, Intercâmbios virtuais e redes sociais, depois abra: Comunicação virtual e redes sociais: uso de redes sociais como método alternativo de aprendizagem ou redes sociais na escola.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

- http://www.studygs.net/portuges/discipline.htm

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Disciplina

 

 Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Notícias

- http://www.brasilescola.com/redacao/carta-aberta.htm

Disciplina - a trilha do sucesso

Imagem disponível em: http://www.extra.com.br/livros/administracaoenegocios/LivrosDesenvolvimentoProfissional/Disciplina-A-Trilha-do-Sucesso-141897.html - acesso em 14/09/2012.

Este livro tem como objetivo refletir sobre a autodisciplina: eu mando eu obedeço, que é uma das características necessárias e presentes em quase todas as listas de autores e profissionais, quando tratam de assuntos relacionados com o sucesso, a liderança, a qualidade de vida e outros temas afins. É comum vermos estes autores citarem a autodisciplina como um dos pilares de sustentação sem entrar no mérito de como ser disciplinado. Dentro deste contexto, e pela necessidade de resultados de curto prazo das empresas e da própria vida pessoal atual, a obra faz uma analogia da maratona, que busca resultados no longo prazo com as corridas de 100 metros, de curto prazo. Para ser disciplinado devemos ter um sentido de vida e nos dedicarmos integralmente a ele, como diversos atletas nos ensinam com suas vitoriosas carreiras. Dentro desta metáfora que os conceitos vão sendo passados a cada km (capítulo).

Avaliação

Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. O projeto além de socializar o conhecimento historicamente acumulado (currículo prescrito) das diversas disciplinas, tem como principal objetivo oportunizar aos professores e alunos a  construção de uma pesquisa, ou seja, possibilita não apenas o acesso ao conhecimento, mas a aquisição das estratégias e metodologia de pesquisa, assim os alunos serão mais autônomos e criativos. Portanto, verifique se eles se envolveram e compreenderam as diferentes etapas percorridas ao longo do projeto além de desenvolver habilidades de leitura e escrita, se envolveram nas atividades propostas, utilizaram adequadamente o laptop UCA e se perceberam a importância e a necessidade de ser disciplinado, tanto no esporte quanto na vida.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alessandra Silva Ramos Fernandes, EEEFProf Amelia Toledo do Rosário , Espírito Santo - disse:
    alessandrasrf@yahoo.com.br

    05/07/2016

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante essa sequencia didática pois, além de associar a vitória dos jogos com a vitória, ou seja, bom desempenho também na sala de aula, despertou nas crianças o trabalho em equipe e a persistência.


  • Sandra Regina Silva, EM CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE , Minas Gerais - disse:
    sandrareginasilva@uai.com.br

    08/11/2012

    Quatro estrelas

    Extremamente clara e criativa. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.