19/11/2012
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
Ana Maria Albuquerque de Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Perceber a relação entre o descarte do lixo e a cidadania
Conhecer como cidades populosas cuidam do descarte do lixo produzido pelos seus habitantes
Conscientizar-se a respeito da importância de jogar o lixo no lugar correto
Conhecimentos sobre preservação do meio ambiente e reciclagem
Habilidades básicas de leitura, interpretação e escrita de textos
Conhecimento básico do gênero textual jogral
Esta aula será desenvolvida no laboratório de informática educativa (LIE) e serão utilizados os seguintes recursos: folhas de ofício, lápis ou caneta, cartolina, fita adesiva, canetinhas. A turma deverá ser organizada em duplas.
A animação “Lixo? Nem pensar!” apresenta o personagem Sisguinha que ao deparar-se com lixo nas ruas terá que realizar uma das seguintes atitudes: recolher o lixo ou deixar jogado na rua. A partir da escolha da atitude do personagem, o desfecho da história poderá ser diferente. A animação está disponível no BIOE no seguinte endereço: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6200>
IMAGEM 1 - Animação "Lixo? Nem pensar!"
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6200
Inicialmente, o professor abordará o assunto da aula por meio de alguns questionamentos, tais como: “Vocês acham que as ruas de nossa cidade são limpas? As pessoas jogam mais lixo na lixeira ou nas ruas? Vocês já viram alguém jogar lixo no chão ao invés de jogá-lo na lixeira? Vocês tiveram vontade de pegar o lixo e fazer o que é correto? Acham que as pessoas que jogam lixo nas ruas deveriam ser multadas? Que tipo de multa deveria ser aplicado? Se vocês fossem os responsáveis pela limpeza da cidade, o que fariam para conscientizar as pessoas a jogarem o lixo no lugar certo?“. Após conhecer um pouco sobre a compreensão dos alunos acerca dessa temática, o professor deverá apresentar a animação “Lixo? Nem pensar!” (expor a animação apenas até o momento em que são apresentadas as duas opções ao personagem) e estimular os alunos a refletirem sobre as duas possibilidades que dispomos ao passar pela mesma situação vivida pelo personagem. Em seguida, ele explicará que em duplas, os alunos terão que escolher o desfecho da história e produzir um texto com o título “O lixo e o dever do cidadão“.
Os alunos estarão em duplas, escolhendo o desfecho da história na animação e produzindo um texto denominado “O lixo e o dever do cidadão”.
Neste momento, os alunos apresentarão os textos produzidos socializando com os colegas e professor a escolha para o desfecho da referida história. Propõe-se que o professor converse um pouco mais sobre o assunto suscitando mais perguntas direcionadas ao que foi assistido, como sugestão: “Por que as pessoas ainda jogam lixo nas ruas?”, “O que é feito com o lixo recolhido nas ruas?”, “Qual o dever do cidadão em relação ao lixo?”.
Recomenda-se que o professor ressalte a pequena quantidade de lixo encaminhada para os locais adequados já que a maior parte deste material é jogada nas ruas, em rios e lixões clandestinos. Propõe-se que, orientados pelo professor, os alunos produzam um jogral sobre “O lixo e o dever do cidadão”. Sugere-se que os alunos apresentem este jogral em outras turmas.
Esta atividade será desenvolvida no laboratório de informática educativa (LIE). Para fazer a introdução a esta atividade, o professor deverá indagar: “Jogar lixo nas ruas é crime?”, “Vocês acham que a multa por jogar lixo na rua conscientiza as pessoas? Por quê?”. Em seguida, com o objetivo de conhecer diversas maneiras de lidar com essa temática, o docente dividirá a turma em cinco grupos e explicará que eles deverão pesquisar as estratégias aplicadas nas cinco cidades mais populosas do Brasil no que diz respeito à limpeza urbana, coleta seletiva e reciclagem, e anotando no caderno os dados encontrados. Seguem abaixo, as cidades mais populosas do país, sugestões de sites e roteiro de pesquisa:
IMAGEM 2 - Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as cidades mais populosas
Fonte: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_capitais_do_Brasil_por_popula%C3%A7%C3%A3o> (Acesso: 03/09/2012)
Sugestões de sites para pesquisa:
Sites, artigos e vídeos das prefeituras das cidades citadas acima:
Autoridade Municipal de Limpeza Urbana <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/amlurb/>
Companhia Municipal de Limpeza Urbana <http://www.rio.rj.gov.br/web/comlurb/listaconteudo?search-type=servicos&type-link=ver-todas&secretaria=/comlurb>
Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: as impressões ao observar espaços urbanos em duas cidades brasileiras e seis capitais europeias <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1213&class=02>
Serviço de Limpeza Urbana <http://www.slu.df.gov.br/>
Conceito de Saneamento básico <http://www.fortaleza.ce.gov.br/acfor/conceito>
Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento <http://www.fortaleza.ce.gov.br/acfor>
Rotina da Coleta de Lixo de Fortaleza (Parte 1) <http://www.youtube.com/watch?v=MHuWG3uYyFU&feature=player_embedded#!>
Rotina da Coleta de Lixo de Fortaleza (Parte 2) <http://www.youtube.com/watch?v=sMJs2KmYfXc&feature=player_embedded>
Riscos e doenças <http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/doencas.htm>
Lixo e doenças <http://ecovida.no.comunidades.net/index.php?pagina=1624683365_04>
O que o lixo representa para a comunidade? <http://www.suhab.am.gov.br/home/downloads/lixo.pdf>
Enchentes trazem lixo, entulho e doenças <http://www.corposaun.com/enchentes-trazem-lixo-entulho-doencas/7705/>
Doenças causadas pelo lixo <http://terrapedeajuda.blogspot.com.br/2008/05/algumas-d-oenas-causadas-pelo-lixo.html>
Problemas causados pelo lixo na água, solo e saúde <http://www.educacao.cc/ambiental/problemas-causados-pelo-lixo-na-agua-solo-e-saude/>
Entrevista sobre doenças provocadas pelo lixo <http://www.imperatriznoticias.com.br/component/content/article/69-boxes/551-entrevista-sobre-doencas-causadas-pelo-lixo>
Dicas em Saúde - Cuidados com o lixo <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/244_lixo_cuidados.html>
Todos os links foram acessados em 07/11/2012
Roteiro de Pesquisa:
- Como é feita a coleta domiciliar na cidade pesquisada?
- Existe coleta seletiva com em pontos espalhados pela cidade?
- Algum tipo de penalidade é aplicada a quem joga lixo na rua?
- São realizadas campanhas de conscientização e mobilização com respeito à destinação correta do lixo?
- Há catadores de lixo na cidade? Como é realizado o trabalho dessa categoria?
- O que é feito com o lixo recolhido?
- Qual é a relação entre lixo (hospitalar, doméstico, industrial, ...) e saúde?
Sugere-se também o acesso ao site da Câmara de Vereadores da cidade, como também, realizar a busca no Google utilizando palavras-chave.
Em seguida, cada um dos grupos irá apresentar como a limpeza urbana, coleta seletiva e reciclagem são desenvolvidas na respectiva cidade pesquisada, e caso os alunos morem na cidade pesquisada o professor deverá estimulá-los a verificar se as ações que estão sendo apresentadas de fato são realizadas nos bairros onde residem, e caso os alunos não morem na cidade pesquisada o professor deverá estimulá-los a verificar quais ações pesquisadas também são realizadas nos bairros onde residem. Para que os alunos reflitam sobre as condições de limpeza urbana da sua cidade, o professor deverá propor os seguintes questionamentos: “Quais soluções vocês indicariam para que o lixo da nossa cidade tenha um destino correto?” e “Qual é o papel do poder público (municipal, estadual e federal) no que se refere à coleta e destinação do lixo?”.
Com o objetivo de utilizar os conhecimentos obtidos nas atividades anteriores sobre a destinação do lixo, o professor deverá propor aos alunos a elaboração de uma cartilha sobre este assunto, com a escola como local de ação e a comunidade escolar como público-alvo desta produção. Recomenda-se o seguinte título: “Jogue o lixo no lixo”. Esta atividade será desenvolvida no laboratório de informática educativa (LIE) e segue abaixo a descrição de suas etapas:
O docente deverá explicar que, em duplas, os alunos irão analisar alguns exemplos de cartilha e anotar no caderno os seguintes itens:
Público-alvo
Apresentação do texto (desenhos, cores, linguagem de fácil compreensão)
Sugestão de cartilhas a serem analisadas:
Cartilha de educação ambiental: Semeando um mundo melhor <http://www.institutocamargocorrea.org.br/Documents/CartilhaSemeandoumMundoMelhor.pdf>
Cartilha do projeto reciclar: Planetinha e sua turma <http://www.projetoreciclar.ufv.br/docs/cartilha/planetinha.pdf>
Cartilha da reciclagem <http://www.estadao.com.br/especiais/perguntas-e-respostas-sobre-reciclagem,28552.htm>
Cartilha do projeto reciclar: Cuidando do planeta <http://www.projetoreciclar.ufv.br/docs/cartilha/cuidando_planeta.pdf>
Cartilhas do projeto reciclar <http://www.projetoreciclar.ufv.br/?area=cartilhas>
Todos os sites foram acessados em 03/09/2012
Concluída a análise das cartilhas, o professor deverá formar um “círculo de conversa” sobre o que foi pesquisado, no qual os alunos deverão expor o que encontraram, a respeito do público-alvo e da apresentação do texto nas cartilhas, e suas dúvidas. Para incentivar a participação de todos os alunos, o professor poderá utilizar a dinâmica de grupo denominada “batata quente”. Nesta, uma bola de papel vai passando entre todos até que, com um sinal do professor ou ao término de uma música, a “batata” cai nas mãos de alguém, indicando a pessoa que deverá falar.
Organizados em cinco grupos, os alunos deverão pesquisar informações e imagens relacionadas ao descarte do lixo. Em seguida, cada um dos grupos deverá produzir um texto no caderno sobre o seu respectivo tópico. Seguem abaixo os tópicos e suas respectivas sugestões de sites para pesquisa:
Tópicos:
1º grupo - O que é lixo? Tipos de lixo (reciclável e não reciclável)
2º grupo - Tempo de decomposição do lixo
3º grupo - Seja consciente! Jogue o lixo no local adequado (Dicas)
4º grupo - Reciclagem
5º grupo - Coleta seletiva
Sugestões de sites:
O que é lixo reciclável <http://www.idealdicas.com/o-que-e-lixo-reciclavel/>
Tempo de decomposição <http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=252&id=146&option=com_content&task=view>
Lixeira é alternativa mais eficaz de contenção da sujeira nas cidades <http://www.cestosdelixoelixeiras.com.br/coleta-seletiva/85-lixeira-sujeira-cidade-saopaulo.html>
O projeto - Lixo no lixo, cidade no capricho <http://hotsites.atribuna.com.br/atribuna/lixonolixo/>
Todos os sites foram acessados em 03/09/2012
Após a produção do texto, o professor deverá solicitar que um integrante de cada grupo apresente o seu texto a outro grupo, para que os alunos possam complementar as informações de cada texto com sugestões de informações e/ou indicação de possíveis erros ortográficos, sob a supervisão do professor. Em seguida, os grupos deverão reescrever o texto em folhas de papel ofício e ilustrar com as imagens pesquisadas na internet ou com desenhos produzidos pelos próprios integrantes do grupo.
O docente e os alunos produzirão a capa e a apresentação da cartilha em folhas de papel ofício. Propõe-se que cada grupo produza uma capa para ser escolhida pela turma.
Concluída a produção da cartilha contendo todos os textos produzidos pelos alunos, esta deverá ser socializada entre todos os integrantes da comunidade escolar, especialmente os professores das outras turmas, com o objetivo de incentivar a abordagem desse tema com todos os alunos da escola. Sugere-se que a cartilha seja entregue na biblioteca da escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Lixo? Nem pensar! | Animação/simulação |
§ Lixo das ruas também polui rios <http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/129529/>
§ Um problema de todos <http://www.educacional.com.br/reportagens/enchentes/problemaTodos.asp>
§ Como elaborar uma boa cartilha <http://www.cartilhasecia.com.br/dicas-para-elaboracao-de-cartilhas>
§ O lixo e as ruas de Nápoles <http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/67740/>
§ Lixo no lixo <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12153>
Todos os sites foram acessados em 04/09/2012
Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos perceberam que jogar o lixo no local correto é uma atitude de cidadania a partir dos desfechos da história elaborados por eles. Na atividade 2, o professor poderá averiguar se os alunos compreenderam as diversas maneiras que as cidades lidam com o descarte do lixo a partir da apresentação das informações pesquisadas bem como da comparação da realidade local com o que foi percebido nessas cidades. Na atividade 3, o professor poderá verificar, por meio do envolvimento dos alunos na confecção da cartilha, a compreensão destes acerca da importância de reciclar e jogar o lixo nos lugares adequados.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/12/2012
Cinco estrelasDiante a grande oferta de produtos e serviços que saem de linha em velocidade 'luz', em consequência do avanço tecnológico e a acessibilidade à estes, a produção de lixo seja ele doméstico, eletrônico ou etc. tende a aumentar a proporção a cada dias, por isso abordar temas e questões ligadas a estes são de extrema importância.
20/11/2012
Quatro estrelasa aula está bem elaborada. Parabéns