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Por que existe chuva ácida?

 

17/12/2012

Autor e Coautor(es)
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Francisco Borges Camilo

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Yasmin Pinheiro Vidal

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Dina Mara Pinheiro Dantas

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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FRANCISCO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO NETO

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Luciane Mara Cardoso Freitas

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Shara Macedo Fontenelle Teixeira

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Luciane Mara Cardoso Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·Conceituar chuva ácida e conhecer suas causas e efeitos;

·Identificar a importância dos ácidos formados na chuva ácida;

·Detectar as consequências socioeconômicas, ambientais e para a saúde humana de algumas ocorrências de chuvas ácidas.

Duração das atividades
20 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é importante que os alunos tenham noções de:

  • Gases (características e presença no cotidiano);
  • Reações químicas;
  • Ácidos.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – O QUE É CHUVA ÁCIDA? NÓS COLABORAMOS PARA SUA FORMAÇÃO? SOFREMOS OS SEUS EFEITOS?

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Esta atividade ocorrerá no laboratório de informática educativa (LIE) e serão utilizados lápis, papéis para anotações e computadores com as seguintes animações Chuva ácida e  Formação da chuva ácida , estas estão disponibilizadas no Banco Internacional de objetos educacionais através dos seguintes links: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4943 e http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4915 .

Inicialmente, o professor deverá combinar com os alunos que a atividade será realizada em duplas e que eles participarão de todos os momentos.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL

A animação Formação da chuva ácida (figura 1) apresenta informações sobre as consequências das chuvas ácidas em monumentos, a definição de ácido, as fontes poluidoras e os gases que geram esse fenômeno. Já o recurso Chuva ácida (figura 2) simula a formação das moléculas dos ácidos a partir dos gases poluentes e apresenta uma abordagem geral das causas e consequências da chuva ácida.

       Figura 1 – Formação da chuva ácida                                                               Figura 2 – Chuva ácida

rgrtg             grtgr

As Figuras 1 e 2 foram adquiridas através dos seguintes endereços eletrônicos, respectivamente:

http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_chuvaacida.htm

http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-45-,00.html  

Acesso: 17/10/11

Observação: estes objetos também podem ser acessados online, entretanto o site da animação Chuva ácida solicita a realização de um cadastro.

 

-Instalação

Para que as animações sejam executadas, é necessário que seja instalado o software Adobe Flash Player, além de navegadores como Internet Explorer ou Mozilla Firefox.

Ao efetuar o download, o usuário deverá descompactar e procurar, na pasta do objeto, o arquivo que possui o símbolo do navegador de internet. Para descompactar, é necessário um programa de extração como o Winzip.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Inicialmente, o professor orientará a criação de um perfil do facebook para esta aula (mais informações sobre a criação do perfil em um tutorial indicado no campo “Recursos Complementares”). Esta aula propõe uma campanha de alerta para o fenômeno chuva ácida, assim, todas as produções elaboradas pelos alunos deverão ser postadas na rede social. Eles deverão se responsabilizar pela divulgação deste “material” enviando convites para a visualização da página.

Os alunos deverão discutir entre eles, e com o professor, como deverá ser o título e as configurações do perfil da rede social. Quanto a este último aspecto, é importante lembrar que todos os alunos deverão ter a senha do perfil e um email da turma para postar as produções realizadas nesta aula. Em seguida, o docente dividirá a turma em duplas. Como atividade introdutória, cada dupla escreverá em um papel o que conhece sobre a chuva ácida. Essas informações poderão ser conceitos, características, causas, consequências entre outras.

Em seguida, os alunos entregarão as anotações ao professor e este disponibilizará os seguintes objetos educacionais: Chuva ácida e Formação da chuva ácida e os seguintes questionamentos a serem discutidos entre os alunos e o professor após a visualização dos objetos educacionais propostos: Como os ácidos ficam retidos nas nuvens? Por que nem todas as substâncias que são consideradas poluentes do ar podem provocar a chuva ácida? Existe chuva ácida mesmo em ambientes que não são poluídos? Após a visualização das animações e a discussão sobre os questionamentos propostos, o docente devolverá aos alunos, de forma aleatória, as anotações realizadas anteriormente para que eles possam corrigir as informações uns dos outros. Após a correção, os alunos deverão elaborar um texto a partir das informações anteriormente conhecidas e das que continham nos textos dos colegas, conceituando chuva ácida, descrevendo o processo de sua formação e avaliando suas causas e consequências para os seres humanos. Esta produção deverá ser postada no facebook para auxiliar o desenvolvimento do momento de sistematização desta atividade. A definição do tamanho do texto (número de linhas) fica a critério do professor.

 

MOMENTO DO ALUNO

Este é o momento em que os alunos desenvolverão a atividade proposta.

 

DISCUSSÃO

O professor deverá solicitar aos alunos que exponham as informações equivocadas sobre chuva ácida e discutam sobre suas correções. Observação: As duplas deverão apresentar a informação original e a versão corrigida.

Em seguida, o docente deverá atuar como mediador estimulando a produção de argumentos em um debate sobre a chuva ácida no local em que residem os alunos, a partir dos seguintes questionamentos: É possível ocorrer chuva ácida em nossa cidade de forma a gerar prejuízos? Por quê?

 

SISTEMATIZAÇÃO

Este será o momento da formalização do conteúdo desta atividade. O professor pedirá aos alunos que citem assuntos relevantes abordados nas anotações que fizeram e, em seguida, ele deverá comentar sobre o que foi citado. É interessante que o docente aborde, principalmente, as informações que foram mais confundidas durante as correções realizadas na atividade. Os alunos poderão complementar seus textos elaborados nesta atividade com as explicações do professor e, em seguida, deverão postá-los no facebook. Após este momento, os alunos irão fazer cartazes, a serem fixados em local visível na escola, apresentando imagens com legendas de atividades que colaboram com a formação da chuva ácida.

 

ATIVIDADE 2

MATERIAIS NECESSÁRIOS

Nesta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet além de câmeras digitais ou celulares com câmera para a elaboração de um vídeo.

NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA...

Inicialmente, o professor apresentará a seguinte figura aos alunos:

Figura 3 – Ácido é perigoso

rgrg

Fonte: www.placasonline.com.br

Com o objetivo de salientar os aspectos perigosos e corrosivos dos ácidos, o professor deverá propor os seguintes questionamentos aos alunos: “Nós utilizamos ácidos em nosso cotidiano?”, “Em que situações?” e “Se não tomarmos cuidado, que danos eles podem provocar?”.

 

Em seguida, os alunos irão pesquisar na internet sobre os ácidos que compõem a chuva ácida. Neste momento, sugere-se que os alunos trabalhem em pequenos grupos, duplas ou trios, dependendo da quantidade de computadores disponíveis no LIE. Os ácidos estudados serão: H2SO2, H2SO4, H2CO3, HNO3,HF e HCl. Para organizar as informações encontradas os discentes deverão construir mapas conceituais. O recurso WebCMap é um objeto educacional que  proporciona a construção destes mapas de maneira bem simples e está disponível para uso no Portal do Professor através do seguinte endereço eletrônico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/13159/open/file/editor_mc1011.swf?sequence=3. Mais informações sobre a utilização dos mapas conceituais podem ser encontras nos sites sugeridos nos Recursos Complementares desta aula.

Durante a pesquisa, o professor deverá lançar perguntas que estimulem a curiosidade e a reflexão dos alunos, como também os oriente no desenvolvimento da pesquisa que fundamentará a produção de mapas conceituais com informações, como por exemplo, sobre as atividades que levam a liberação dos óxidos ácidos na atmosfera e as consequências da chuva ácida de cada ácido sugerido para o estudo. A figura 4 traz um modelo para organizar as ideias pesquisadas pelos grupos em forma de mapa conceitual. Os alunos podem preencher os retângulos com informações para diferentes óxidos e ácidos que tomariam a posição das retas em cor rosa no esquema. É importante observar que a região superior do mapa mostra eventos que ocorrem antes da chuva ácida, e a parte inferior apresenta propriedades do ácido e as consequências que este acarreta quando em contato com outros materiais, ou seja, após a chuva.

Figura 4: Modelo de organização das informações da pesquisa em um mapa conceitual.

GFDG

Fonte: Imagem produzida pelo autor com o auxílio do recurso WebCMap

 

Sugestão de perguntas a serem propostas para o desenvolvimento da pesquisa e construção do mapa conceitual:

·Como os óxidos ácidos chegam à atmosfera? Existem processos naturais que produzem esses gases ou apenas atividades humanas?

·Se fôssemos proibidos de liberar os reagentes responsáveis pela chuva ácida na atmosfera, quais atividades humanas deveriam parar? Como isso afetaria nosso dia-a-dia?

·Quais consequências podem ser observadas devido à precipitação de chuva ácida? Cite e comente exemplos econômicos e ambientais.

                ·A chuva ácida tem cor ou cheiro diferente?

 

Seguem abaixo algumas sugestões de sites para auxiliar os alunos na pesquisa:

Chuva ácida

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/quimica/quimica_inorganica/compostos_inorganicos_oxidos/chuva_acida

Chuva ácida

http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-ambiental/chuva-acida

Chuva ácida

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-chuva-acida/chuva-acida-2.php

Poluentes Inorgânicos do ar

http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ar_polinorg.html

Óxidos de azoto - Formação e relevância

http://www.atmosphere.mpg.de/enid/3__Ozono_e__xidos_de_azoto/-_NOx_2mf.html 

Alguns compostos inorgânicos I-10

http://www.mspc.eng.br/quim2/cpin110.shtml

Impactos da Chuva Ácida nas Florestas

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAO5cAK/impactos-chuva-acida-nas-florestas  (Todos os sites acessados em 10/12/12).

 

Os mapas conceituais produzidos pelos discentes deverão ser salvos em forma de imagem. Para isto, ao finalizá-lo deve-se apertar o botão Print Screen do teclado (este comando copia a tela do computador - PrtSr) e colar em um programa de criação de desenhos como o Paint, no Windows, através do comando “Ctrl+v”. Sugere-se apagar as bordas e deixar apenas a parte de interesse da imagem, que é o mapa. Após esta edição, basta salvar o arquivo. Os mapas deverão ser publicados em um álbum na rede social da turma.

Para finalizar este momento, o docente discutirá com os alunos sobre a capacidade que estas chuvas ácidas têm de se locomover em grandes distâncias, através do seguinte questionamento: “A chuva ácida é um problema local? “.

Exemplo de uma situação a ser proposta: Um repórter entrevista um jovem aluno que mora numa pequena cidade agrícola. O repórter tenta cobrir a notícia de que uma precipitação de chuva ácida comprometeu 70% da colheita do semestre deixando a população desolada. Ao perguntar ao jovem aluno o que ele achava das consequências da chuva ácida, o aluno respondeu: “O justo paga pelo pecador!”. O que o aluno quis dizer com isto?

O professor deverá enfatizar com os alunos o fato de que suas atitudes muitas vezes afetam não a si mesmo, mas outras pessoas. Neste caso, uma comunidade agrícola foi destruída devido à liberação desenfreada de óxidos na atmosfera por grandes centros urbanos/industriais localizados a quilômetros de distância.

O professor deverá acompanhar todo o momento de pesquisa dos alunos e tirar as dúvidas que surgirem colaborando assim para o desenvolvimento da próxima etapa da atividade.

 

VAMOS PRODUZIR UM VÍDEO?

Após a pesquisa, os grupos deverão montar um vídeo de alerta para o cuidado com os ácidos, fazendo uma reportagem contendo as informações pesquisadas. Os alunos devem desenvolver a tarefa com criatividade, mas o professor deverá verificar se as informações propostas no roteiro de pesquisa constam no vídeo.  Abaixo estão algumas sugestões de elaboração dos vídeos:

 

·         Equipe 1: Esse grupo deverá elaborar uma entrevista em que um aluno será o repórter e os outros serão os cientistas;

·         Equipe 2: Os alunos apresentarão um  “game” onde um integrante deverá ser o apresentador e os outros formarão as equipes que participarão do “game”.

·         Equipe 3: Os integrantes deverão apresentar um jornal de televisão mostrando notícias a respeito de seu tema.

·         Equipe 4: Os alunos deverão apresentar um programa de calouros onde as músicas serão paródias contendo os itens do roteiro de pesquisa.

·         Equipe 5: Esse grupo deverá elaborar um documentário a respeito do ácido pesquisado.

 

Os vídeos deverão ser postados no perfil do facebook criado na atividade anterior. O prazo para o cumprimento desta atividade será determinado pelo professor.

 

DE VOLTA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA...

Após o prazo estabelecido para a postagem das equipes, o professor deverá propor um encontro com a turma no laboratório de informática educativa. Nesse momento, ele orientará os alunos a comentarem no facebook as postagens dos vídeos produzidos. Dessa forma, os grupos deverão elaborar uma opinião a respeito das informações apresentadas sobre os respectivos ácidos e a relação com o fenômeno da chuva ácida. Em seguida, o docente deverá propor um debate no Facebook a partir do seguinte questionamento: Quais são os outros fenômenos que também são resultantes da emissão de gases na atmosfera assim como a chuva ácida? Como esses fenômenos contribuem para a degradação ambiental?

 

VOCÊ SABE QUAL É O ÁCIDO...?

Neste momento, sugere-se que o professor fale sobre cada um dos ácidos apresentados nos vídeos, isto sem nomeá-los. Dessa forma, ele realizará uma dinâmica em que serão expostas as informações e os alunos tentarão identificar o ácido que corresponde às características mencionadas. O aluno que acertar primeiro deverá escrever a fórmula do ácido no quadro, assim como as suas características em forma de itens. Isto se repetirá para cada ácido estudado.

 

ATIVIDADE 3

MATERIAIS NECESSÁRIOS

Para o desenvolvimento desta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet e aparelhos gravadores de áudio, como celulares, câmeras digitais entre outros.

 

INTRODUÇÃO

No laboratório de informática educativa, o professor fará a introdução desta atividade da seguinte forma: “Nós já sabemos mais sobre o fenômeno chuva ácida e conhecemos os danos que ela pode provocar. Mas será que esse fenômeno ocorre mesmo no mundo real? Vocês acham que existem populações sofrendo tais danos? Vocês já ouviram alguma notícia relatando algum caso desse fenômeno? Vejamos...”

 

LEITURA DE NOTÍCIAS

O professor orientará a formação de seis grupos e cada um destes analisará um texto a respeito de algum registro de ocorrência de chuva ácida.

Seguem abaixo sugestões de textos a serem utilizados:

 

China admite que a chuva ácida afeta metade do país

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1087079-EI299,00.html

Acesso: 05/09/11

Chuvas ácidas causam declínio na população de pássaros

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/1204

Acesso: 05/09/11

Instituto de meteorologia registra chuva ácida em Manaus

http://portalamazonia.globo.com/new-structure/view/scripts/noticias/noticia.php?id=96531

Acesso: 05/09/11

Águas corrosivas

http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=452576

Acesso: 05/09/11

Chuva ácida volta a preocupar cientistas

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/chuva+acida+volta+a+preocupa+cientistas/n1237769814792.html 

Acesso: 05/09/11

Poluição atmosférica e chuvas ácidas

http://vilapraiadeancora.blogs.sapo.pt/54542.html

Acesso: 05/09/11

 

PRODUZINDO UM PODCAST

Os grupos irão elaborar uma historinha em forma de Podcast, na qual deverão ser apresentadas as consequências socioeconômicas, ambientais e para a saúde humana diante da ocorrência apresentada no respectivo texto. Para elaborar as historinhas, os alunos deverão criar e dividir os personagens e ser responsáveis também pelos efeitos especiais do áudio. Os podcast deverão ser postados no facebook, de acordo com a data limite estabelecida pelo professor. Sugere-se o seguinte site para converter o áudio em podcast: http://brasilpodcast.com/web/.

Observação: antes dos alunos gravarem o podcast, o professor deverá verificar se o texto que a equipe preparou para a gravação está abordando o tema solicitado de maneira adequada e relevante. Por isso, sugere-se que o docente marque uma data para que os grupos apresentem individualmente esse texto. Nos Recursos complementares, encontram-se alguns tutoriais para a utilização mais aperfeiçoada de podcast.

 

DISCUSSÃO

No laboratório de informática educativa, o professor deverá orientar os alunos a fazerem comentários no facebook acerca das histórias elaboradas pelos outros grupos. Depois disso, ele deverá propor uma discussão a partir dos seguintes questionamentos: Qual seria a melhor forma para solucionar os problemas causados pela chuva ácida, atuando em sua prevenção ou em sua remediação? Por quê? Quais as possíveis formas de prevenção? Como os países que não possuem boas condições econômicas podem enfrentar os problemas causados pela chuva ácida?

 

RELACIONANDO A CHUVA ÁCIDA COM OUTROS FENÔMENOS CLIMÁTICOS

O professor deverá relacionar as consequências da chuva ácida com as de outros fenômenos climáticos decorrentes da poluição atmosférica como efeito estufa, smog fotoquímico, inversão térmica entre outros. É importante também que ele enfatize o papel do homem tanto na geração de impactos negativos quanto em sua ação para promover a recuperação dos danos e prevenção dos impactos.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos

Objetos educacionais:

É tempo de química! - Substâncias poluentes: Vídeo que apresenta informações sobre substâncias que poluem o meio ambiente. Está disponível para download no site: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18475Acesso: 09/09/11

 

A química nossa de cada dia: Fabricando chuva ácida: Este vídeo apresenta informações e experimento sobre chuva ácida. Está disponível para download no site: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/20014

Acesso: 11/01/12

 

Sugestões de links para professores

Artigo científico:

“A importância do estudo da chuva ácida na abordagem climatológica”

http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/14/a_importancia_do_estudo_das_chuvas_acidas.pdfAcesso: 01/05/12

 

Tutorial:

“Como usar o facebook”

http://www.blogdozemarcos.com/2011/01/tutorial-como-usar-o-facebook.html

Acesso: 22/08/2012

 

“Tutorial: Como fazer um podcast? Aula 1.”

http://www.gaveteiro.com/tutoriais/video-aula-como-fazer-um-podcast/

Acesso: 21/06/2012

 

“Justale podcast”

http://www.justalepodcast.blogger.com.br/crie.htm

Acesso: 21/06/2012

 

“Mapas conceituais como ferramentas de aprendizagem”

http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/mapas.htm

Acesso: 11/12/12

 

“Aplicação de mapas conceituais em sala de aula”

http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/mapa_conceitual.mspx

Acesso: 11/12/12

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

Notícia:

“Como fazer um vídeo”

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387

Acesso: 01/05/12

Avaliação

Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos conseguiram compreender o conceito do fenômeno da chuva ácida, assim como suas principais causas e efeitos através da correção dos textos. Na atividade 2, poderá ser averiguada a compreensão dos alunos acerca da importância dos ácidos na formação da chuva ácida a partir da análise dos vídeos produzidos. Já na atividade 3, poderá ser verificado se os alunos conseguiram identificar as consequências da chuva ácida, nas seguintes vertentes: socioeconômicas, ambientais e saúde humana através das historinhas produzidas no podcast.

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