10/12/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
- Discutir junto com os alunos quais brincadeiras folclóricas eles conhecem, quais gostariam de conhecer, além de discutir a importância de brincar.
-Realizar uma pesquisa dentro da sala de aula, para saber quantos alunos conhecem e tiveram contato com o computador, além de descobrir quais são as dificuldades que possuem em questão aos softwares que serão utilizados, como o sistema Línux Educacional.
Os alunos serão divididos em grupos e irão escolher quais brincadeiras querem aprender e pesquisar;
Sugestões de brincadeiras:
-Barra Manteiga;
-Cabo de Guerra;
-Morto e Vivo
-Cobra-cega;
-Caçador de tartaruga;
-Balança Caixão;
-Papagaio;
-Queimada;
-Estilingue;
-Peteca;
-Lasca Romeu;
-Cavalinho de Pau;
-Chicote Queimado;
-Alerta;
-Bola no Ar;
-Batata Quente;
-Pular Cobrinha;
-Amarelinha;
Feito os grupos os alunos serão levados para a sala de tecnologia educacional (STE), onde com a ajuda do professor da STE, os alunos irão aprender a utilizar a ferramenta do Linux educacional - Broffice IMPRESS;
Onde irão aprender:
-Como salvar um documento;
-Como inserir slides e formatá-lo;
-Como inserir figuras, imagens ;
-Como formatar caractere, parágrafo; plano de fundo e inserir imagens;
-Depois que aprenderem a utilizar as ferramentas do Impress, os alunos iniciarão uma pesquisa na internet sobre sua brincadeira onde deverá copiar no caderno os dados mais importantes de sua brincadeira para que depois possam organizar esses dados em forma de slides;
-Cada grupo prepara seu trabalho, digita os dados pesquisados e organiza em forma de apresentação em Impress ( Slides) , utilizando também algumas imagens da brincadeira escolhida através de pesquisa na internet.
FONTE:http://proinfointegradocanapi.blogspot.com.br/2011/06/5-encontro-1705.html
VEJA O VÍDEO :http://www.youtube.com/watch?v=XicyX2yR2-8
-Os alunos junto com o professor de artes irão até a STE , onde o professor da STE, deverá apresentar aos alunos como usar as ferramentas do Kolourpaint; ( ferramenta de desenho do linux educacional);
DATA SHOW
IMPRESSORA
COMPUTADOR
LINKS DE PESQUISAS:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/brincadeiras_folclore.htm
http://penninha.blogspot.com.br/2010/08/brincadeiras-do-folclore-brasileiro-sp.html
http://www.brasilescola.com/cultura/brincadeiras-brinquedos-culturais.htm
VÍDEOS:
http://www.youtube.com/watch?v=7ddymq8S3ms
http://www.youtube.com/watch?v=8Qr_I5VhpVQ
http://www.youtube.com/watch?v=9GX0IAxn70s
ATIVIDADES SOBRE BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS:
VEJA TAMBÉM OS SITES COM MAIS ATIVIDADES:
http://ocantinhodanisa.blogspot.com.br/2009_07_01_archive.html:
http://profecarminha.blogspot.com.br/2011/07/dezenas-de-atividades-para-imprimir.html
IMAGENS DE BRINCADEIRAS:
AMARELINHA
PULAR COBRINHA
CAVALO DE PAU
QUEIMADA
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/02/2013
Cinco estrelasotima suas ideias, nao deixe de postar coisas maravilhosas.
24/01/2013
Cinco estrelasFANTASTICA A AULA, GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO COM VOCES. ABRAÇOS
16/12/2012
Cinco estrelasAula muito boa e bem elaborada. Parabéns