Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reaprendendo as brincadeiras folclóricas

 

10/12/2012

Autor e Coautor(es)
Fabiana Paula Pereira
imagem do usuário

DOURADOS - MS EM ETALIVIO PENZO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

-Repassar valores culturais.
-Conhecer as  brincadeiras folclóricas.
-Desenvolver a linguagem oral e escrita.
- Desenvolver a criatividade.
-Socializar os conhecimentos adquiridos através de apresentação  
-Demonstrar através de registros desenhado os diferentes tipos de brincadeiras pesquisadas.
Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Discutir junto com os alunos quais brincadeiras folclóricas eles conhecem, quais gostariam de conhecer, além de discutir a importância de brincar.

-Realizar uma pesquisa dentro da sala de aula, para saber quantos  alunos conhecem e  tiveram contato com o computador, além de descobrir quais  são as dificuldades que possuem em questão aos softwares que  serão  utilizados, como o sistema Línux Educacional.

Estratégias e recursos da aula

1º momento- 3 aulas de 50 minutos cada.

Os alunos  serão divididos em grupos e irão escolher quais brincadeiras querem aprender e pesquisar;

Sugestões de brincadeiras:

-Barra Manteiga;

-Cabo de Guerra;

-Morto e Vivo

-Cobra-cega;

-Caçador de tartaruga;

-Balança Caixão;

-Papagaio;

-Queimada;

-Estilingue;

-Peteca;

-Lasca Romeu;

-Cavalinho de Pau;

-Chicote Queimado;

-Alerta;

-Bola no Ar;

-Batata Quente;

-Pular Cobrinha;

-Amarelinha;

 

Feito os grupos os alunos serão levados para a sala de tecnologia educacional (STE), onde com a ajuda do professor da STE, os  alunos irão aprender a utilizar a ferramenta do Linux educacional - Broffice IMPRESS;

LE3 Desktop.jpg

Onde irão aprender:

-Como salvar um documento;

-Como inserir slides e formatá-lo;

-Como inserir figuras, imagens ;

-Como formatar caractere, parágrafo; plano de fundo e inserir imagens;

-Depois que  aprenderem a utilizar as ferramentas do Impress, os alunos iniciarão uma pesquisa na internet  sobre sua brincadeira onde  deverá copiar  no caderno os dados mais importantes  de sua brincadeira  para que  depois possam organizar esses  dados em forma de slides;

-Cada grupo  prepara  seu trabalho, digita os dados pesquisados  e organiza   em forma de apresentação em Impress ( Slides) , utilizando também algumas  imagens  da brincadeira escolhida  através de pesquisa na internet.

 

FONTE:http://proinfointegradocanapi.blogspot.com.br/2011/06/5-encontro-1705.html

VEJA O VÍDEO :http://www.youtube.com/watch?v=XicyX2yR2-8

 2 º momento - 2 aulas de 50 minutos cada.

-Os  alunos junto com o professor de artes irão  até a STE , onde o professor da STE, deverá  apresentar aos alunos como usar as ferramentas do Kolourpaint; ( ferramenta de  desenho do linux educacional);

- Onde cada  grupo irá representar em forma de desenho  a  brincadeira folclórica escolhida , inserindo-a no slides realizados anteriormente.
-Depois do trabalho pronto,  os grupos  deverão apresentar o resultado do seu trabalho feito em forma de  slides  para toda  a escola.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE: linuxeducacional.blogspot.com
Visite o blog  com dicas de como usar o Kolorpaint : http://escadinhadosaber.blogspot.com.br/2012/04/projeto-kolorpaint.html
 
 

3 º momento - 2 aulas de 50 minutos cada.

- OS alunos junto com o professor de  educação física irão até a quadra , onde executarão as brincadeiras pesquisadas.
Recursos Complementares
Avaliação

 

-  Acontecerá no decorrer do processo  de observação e execução das atividades além  da observação e análise  frequente da participação dos alunos em todas as etapas do desenvolvimento do trabalho.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.