Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PROCURANDO UM TESOURO NO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

 

19/08/2009

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Diferenciar o Sítio (Meio rural) da Cidade (Meio Urbano);

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversa com as crianças sobre a diferença entre a cidade e o sítio.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Visitando um Sítio – Aula de Campo


1º Momento: O (A) professor (a) deve conversar com as crianças sobre as diferenças entre o meio rural e urbano e propor às crianças uma visita a um sítio.


SUGESTÃO: Fazer uma enquete com os pais para saber quem tem um sítio e o disponibiliza para a aula de campo.


2º Momento: Antes de sair para a aula de campo no sítio (o) professor (a) deve conversar com as crianças sobre os combinados da aula de campo e o que vai ser observado no sítio (animais, a casa, as árvores). Quando chegar ao sítio observar o que foi proposto e registrar as falas das crianças. As fotos abaixo ilustram esse momento.

3º Momento: Depois de observar o (a) professor(a) deve conversar com as crianças e retomar com elas o que observaram no sítio, fazendo comparações com a cidade.


Atividade 2 – Caçando um Tesouro no Sítio


1º Momento: O (A) professor deve observar o espaço físico do sítio e construir um mapa que será lido dando às crianças as diretrizes de cada passo que devem fazer até encontrar o tesouro. Por exemplo: Vamos seguir em frente até a mangueira. Agora vamos caminhando até um lugar cheio e galinhas. Agora que viram as galinhas, vamos procurar o lugar que estão as vacas e assim até a última dica que chegará ao tesouro. Esse tesouro pode ser uma caixa de chocolate bem embalada ou algo que possa ser dividido entre todas as crianças.

Avaliação

Avaliar se as crianças percebem as diferenças entre o sítio (meio rural) e cidade (meio urbano);

Avaliar as atitudes das crianças no momento lúdico da caça ao tesouro;

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • antonia bachiega, Escola de Educação Especial Novos Horizontes , Mato Grosso do Sul - disse:
    antonia.bachiega@yahoo.com.br

    22/06/2010

    Cinco estrelas

    Verifiquei que a aula foi muito bem preparada, visando o lúdico que é primordial para a criança nessa faxetária de idade,e também enfatizando o ambiente concreto e saldável que é o sítio.Com certeza as crianças assimilaram com mais facilidade os conteúdos previstos atingindo os objetivos propostos.


  • maria, ESC MUL BELA VISTA , Goiás - disse:
    marianunes58@hotmail.com

    28/04/2010

    Cinco estrelas

    gostei da aula pois é muito interessante trabalhar com os alunos em aula campo...


  • Crìslei Bevilaqua Weber, UFSM , Rio Grande do Sul - disse:
    cris.bevilaqua@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Oi Uiliete,adorei sua aula. Como é fácil a gente fazer uma aula gostosa e interessante,desenvolvendo novos conhecimentos e o que eu achei muito legal é que vc mexeu com a imaginação das crianças,integrando o real com o imaginário.Acredito que esta aula eles devem ter amado,imagina o suspense na hora da procura do tesouro. Parabéns Críslei


  • Núbia Raquel, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    nubiaraquel2@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula se tornou um momento bastante agradável. Houve o despertar da curiosidade da criança para promover a participação ativa, em um ambiente tranquilo que transmite paz. Parabéns!


  • Rita MARIA L M FACHIN, Centro de Educação Infantil Marilene Rupp Bagatini , Santa Catarina - disse:
    lourdesmaffioletti@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Considero esta aula muito instrutiva, pois o contato com a natureza, os animais e plantas é indispensável para a formação do caracter de uma criança;despertando a sencibilidade e contribuindo para um convívio harmonioso com o meio ambiente desde a sua infância.Pretendo utilizar essa idéia para uma minha turma, pois valorizo muito a literatura de Monteiro Lobato.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.