19/08/2009
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Diferenciar o Sítio (Meio rural) da Cidade (Meio Urbano);
Conversa com as crianças sobre a diferença entre a cidade e o sítio.
Atividade 1 – Visitando um Sítio – Aula de Campo
1º Momento: O (A) professor (a) deve conversar com as crianças sobre as diferenças entre o meio rural e urbano e propor às crianças uma visita a um sítio.
SUGESTÃO: Fazer uma enquete com os pais para saber quem tem um sítio e o disponibiliza para a aula de campo.
2º Momento: Antes de sair para a aula de campo no sítio (o) professor (a) deve conversar com as crianças sobre os combinados da aula de campo e o que vai ser observado no sítio (animais, a casa, as árvores). Quando chegar ao sítio observar o que foi proposto e registrar as falas das crianças. As fotos abaixo ilustram esse momento.
3º Momento: Depois de observar o (a) professor(a) deve conversar com as crianças e retomar com elas o que observaram no sítio, fazendo comparações com a cidade.
Atividade 2 – Caçando um Tesouro no Sítio
1º Momento: O (A) professor deve observar o espaço físico do sítio e construir um mapa que será lido dando às crianças as diretrizes de cada passo que devem fazer até encontrar o tesouro. Por exemplo: Vamos seguir em frente até a mangueira. Agora vamos caminhando até um lugar cheio e galinhas. Agora que viram as galinhas, vamos procurar o lugar que estão as vacas e assim até a última dica que chegará ao tesouro. Esse tesouro pode ser uma caixa de chocolate bem embalada ou algo que possa ser dividido entre todas as crianças.
Avaliar se as crianças percebem as diferenças entre o sítio (meio rural) e cidade (meio urbano);
Avaliar as atitudes das crianças no momento lúdico da caça ao tesouro;
Cinco estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/06/2010
Cinco estrelasVerifiquei que a aula foi muito bem preparada, visando o lúdico que é primordial para a criança nessa faxetária de idade,e também enfatizando o ambiente concreto e saldável que é o sítio.Com certeza as crianças assimilaram com mais facilidade os conteúdos previstos atingindo os objetivos propostos.
28/04/2010
Cinco estrelasgostei da aula pois é muito interessante trabalhar com os alunos em aula campo...
24/03/2010
Cinco estrelasOi Uiliete,adorei sua aula. Como é fácil a gente fazer uma aula gostosa e interessante,desenvolvendo novos conhecimentos e o que eu achei muito legal é que vc mexeu com a imaginação das crianças,integrando o real com o imaginário.Acredito que esta aula eles devem ter amado,imagina o suspense na hora da procura do tesouro. Parabéns Críslei
24/03/2010
Cinco estrelasA aula se tornou um momento bastante agradável. Houve o despertar da curiosidade da criança para promover a participação ativa, em um ambiente tranquilo que transmite paz. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasConsidero esta aula muito instrutiva, pois o contato com a natureza, os animais e plantas é indispensável para a formação do caracter de uma criança;despertando a sencibilidade e contribuindo para um convívio harmonioso com o meio ambiente desde a sua infância.Pretendo utilizar essa idéia para uma minha turma, pois valorizo muito a literatura de Monteiro Lobato.