Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BRINCANDO COM EMÍLIA NO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

 

19/08/2009

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Executar movimentos para a construção de uma coreografia.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As características do personagem Emília.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Vivenciando um momento lúdico com Emília


1º Momento: O (A) professor (a) deve conversar com as crianças sobre as características de Emília por meio da história “A Pílula Falante”. O (a) professor (a) deve incentivar as crianças a conhecerem a história de Emília, criando uma expectativa com a visita que a mesma fará a sala.


 Referencia: LOBATO, Jose Bento Monteiro. A Pilula Falante. Editora Brasiliense, 1994.


SUGESTÃO: O (A) professor (a) pode convidar alguém (funcionária, mãe, professora) para se caracterizar de Emília.


2º Momento: Na roda o (o) professor (a) conversa com as crianças sobra a visita que Emília fará a sala, explicando o que irá acontecer (brincadeiras, dança, conversa). Em seguida convida Emília a entrar na sala para conversar com as crianças ( Onde você mora Emília? Quem mora com você? Como você chegou aqui?), brincar e dançar a música “Emília, a boneca gente” de Baby Consuelo, proporcionando às crianças um momento no mundo da imaginação. As fotos abaixo ilustram esse momento. A música “Emíia, a boneca gente” de Baby Consuelo pode ser encontrada no site: http://www.youtube.com/watch?v=bpd9_IM97UU.

Atividade 2 – Contagiados pelo mundo imaginário do Sítio do pica  pau Amarelo.


1º Momento: O (A) professor (a) deve conversar com as crianças retomando as características de cada personagem, incentivando-as a pensarem e/ou fazerem movimentos que lembrem cada personagem ( Saci, Narizinho, Emília, Pedrinho), na expectativa de criar movimentos para a construção de uma coreografia com a música “Sítio do Picapau Amarelo” de Gilberto Gil. As fotos abaixo ilustram  momento.

A música “Sítio do Pica pau Amarelo”, pode ser encontrada no site: http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/46244/


2º Momento: O (A) professor(a) deve conversar com as crianças sobre os movimentos que foram criados para cada personagem e sugerir que&n bsp;movimentem o corpo ao ritmo da música, deixando que as crianças explorem o espaço e todas as possibilidades corporais. Depois o (a) professor (a) pode perguntar se as crianças gostariam de apresentar a coreografia construída para outra turma da escola e se gostariam de utilizar algum figurino ou adereço que lembra sse algum dos personagens do sitio. Assim, as crianças serão transportadas para o mundo da imaginação vivenciando “Emílias, Narizinhos, Pedinhos e Sacis”. Veja abaixo a ilustração desse momento:

SUGESTÃO: As fantasias dos personagens devem ser combinadas com as crianças e depois com os pais.

Avaliação

Avaliar a criatividade e a habilidade das crianças na coordenação dos movimentos para a construção da coreografia;

Avaliar as atitudes das crianças no momento lúdico.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • EMILIA, EMILIA , Rio de Janeiro - disse:
    alaneterene@yaho.com.br

    12/12/2012

    Cinco estrelas

    AMEI E AMO E AMO MUITO MAIS A EMILIA DE VERDADE


  • ana lucia , Jardim de infância Prof.Maia Vinagre , Rio de Janeiro - disse:
    duque.lin@yahoo.com.br

    03/05/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns por sua criatividade,carinhoso abraço.


  • Eliane ludwig, Escola de Educação Básica Raul Pompéia , Santa Catarina - disse:
    eliane_ludwig@hotmail.com

    20/06/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a sua aula! Também trabalho bastante a partir do lúdico! Acredito que ao brincar a criança desempenha muitas funções, tais como: o pensamento criativo, o desenvolvimento social e emocional. Por isso as brincadeiras devem ser adequadas aos interesses, às necessidades e às capacidades das etapas de desenvolvimento na qual a criança se encontra. Brincar é, antes de tudo, uma linguagem secreta da criança, que deve ser respeitada, mesmo que não seja entendida, pois ela desenvolverá a auto-estima, a confiança, a criatividade, a imaginação, a cooperação,... Para a criança os brinquedos podem ser tudo que envolve o seu ambiente, desde que este lhe permita explorar, descobrir inventar, experimentar, criar e viver com alegria.


  • Críslei Bevilaqua Weber, UFSM , Rio Grande do Sul - disse:
    cris.bevilaqua@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uiliete,amei esta sua criação,acho que o lúdico é muito importante para aprendizagem dos nossos pequenos,e trazer algum personagem onde eles possam brincar e explorar é fantástico,parabéns. Críslei


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.