19/08/2009
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Executar movimentos para a construção de uma coreografia.
As características do personagem Emília.
Atividade 1 – Vivenciando um momento lúdico com Emília
1º Momento: O (A) professor (a) deve conversar com as crianças sobre as características de Emília por meio da história “A Pílula Falante”. O (a) professor (a) deve incentivar as crianças a conhecerem a história de Emília, criando uma expectativa com a visita que a mesma fará a sala.
Referencia: LOBATO, Jose Bento Monteiro. A Pilula Falante. Editora Brasiliense, 1994.
SUGESTÃO: O (A) professor (a) pode convidar alguém (funcionária, mãe, professora) para se caracterizar de Emília.
2º Momento: Na roda o (o) professor (a) conversa com as crianças sobra a visita que Emília fará a sala, explicando o que irá acontecer (brincadeiras, dança, conversa). Em seguida convida Emília a entrar na sala para conversar com as crianças ( Onde você mora Emília? Quem mora com você? Como você chegou aqui?), brincar e dançar a música “Emília, a boneca gente” de Baby Consuelo, proporcionando às crianças um momento no mundo da imaginação. As fotos abaixo ilustram esse momento. A música “Emíia, a boneca gente” de Baby Consuelo pode ser encontrada no site: http://www.youtube.com/watch?v=bpd9_IM97UU.
Atividade 2 – Contagiados pelo mundo imaginário do Sítio do pica pau Amarelo.
1º Momento: O (A) professor (a) deve conversar com as crianças retomando as características de cada personagem, incentivando-as a pensarem e/ou fazerem movimentos que lembrem cada personagem ( Saci, Narizinho, Emília, Pedrinho), na expectativa de criar movimentos para a construção de uma coreografia com a música “Sítio do Picapau Amarelo” de Gilberto Gil. As fotos abaixo ilustram momento.
A música “Sítio do Pica pau Amarelo”, pode ser encontrada no site: http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/46244/
2º Momento: O (A) professor(a) deve conversar com as crianças sobre os movimentos que foram criados para cada personagem e sugerir que&n bsp;movimentem o corpo ao ritmo da música, deixando que as crianças explorem o espaço e todas as possibilidades corporais. Depois o (a) professor (a) pode perguntar se as crianças gostariam de apresentar a coreografia construída para outra turma da escola e se gostariam de utilizar algum figurino ou adereço que lembra sse algum dos personagens do sitio. Assim, as crianças serão transportadas para o mundo da imaginação vivenciando “Emílias, Narizinhos, Pedinhos e Sacis”. Veja abaixo a ilustração desse momento:
SUGESTÃO: As fantasias dos personagens devem ser combinadas com as crianças e depois com os pais.
Avaliar a criatividade e a habilidade das crianças na coordenação dos movimentos para a construção da coreografia;
Avaliar as atitudes das crianças no momento lúdico.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/12/2012
Cinco estrelasAMEI E AMO E AMO MUITO MAIS A EMILIA DE VERDADE
03/05/2011
Quatro estrelasParabéns por sua criatividade,carinhoso abraço.
20/06/2010
Quatro estrelasAdorei a sua aula! Também trabalho bastante a partir do lúdico! Acredito que ao brincar a criança desempenha muitas funções, tais como: o pensamento criativo, o desenvolvimento social e emocional. Por isso as brincadeiras devem ser adequadas aos interesses, às necessidades e às capacidades das etapas de desenvolvimento na qual a criança se encontra. Brincar é, antes de tudo, uma linguagem secreta da criança, que deve ser respeitada, mesmo que não seja entendida, pois ela desenvolverá a auto-estima, a confiança, a criatividade, a imaginação, a cooperação,... Para a criança os brinquedos podem ser tudo que envolve o seu ambiente, desde que este lhe permita explorar, descobrir inventar, experimentar, criar e viver com alegria.
24/03/2010
Cinco estrelasUiliete,amei esta sua criação,acho que o lúdico é muito importante para aprendizagem dos nossos pequenos,e trazer algum personagem onde eles possam brincar e explorar é fantástico,parabéns. Críslei