16/09/2008
José Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Desenvolvimento da atividade
Motivação / Introdução (10 min.)
Os fenômenos estudados pela física vão desde os eventos na escala atômica até os de escala astronômica. A necessidade de representar números ora muito pequenos, ora muito grandes fez com que um recurso denominado Notação Científica fosse incorporado como ferramenta na descrição quantitativa dos fenômenos. Nessa aula iremos explorar um pouco mais esse recurso sob a perspectiva de seu emprego em questões envolvendo diferentes dimensões.
Na sala de aula (20 min.)
Os números abaixo representam respectivamente a massa de um elétron, de um homem adulto e do nosso Sol. Percebam o quão diferentes são esses números na escala de dimensão.
* me=0,000000000000000000000000000000911kg
* mH=85kg
* mS=1990000000000000000000000000000kg
A dificuldade de representação e operacionalização dessas grandezas nos remete a um outro modelo de representação numérica denominado Notação Científica. Apresentamos agora dois exemplos de transformação de colocação de um número em Notação Científica:
Exemplo 1: Um número maior que 1: (7000)
Podemos representar 7000 como: 7x1000
Colocando o multiplicador na base 10, teremos: 1000=103
Dessa forma: 7000=7.103
Poderíamos ter feito essa transformação de forma mais simples apenas “movendo” a vírgula para a esquerda até chegar no numeral “7”. O expoente da base 10 seria o número de “casas decimais” no percurso.
Ex: Como 100=1 podemos dizer que:
7000=7000, .100
7000=700,0 .101
7000=70,00 .102
7000=7,000 .103=7.103
Exemplo 2: Um número menor que 1: (0,025)
Podemos representar 0,025 como: 2,5/100
Colocando o divisor na base 10, teremos: 100=102
Dessa forma: 0,025=2,5/102=2,5.10-2
Poderíamos ter feito essa transformação de forma mais simples apenas “movendo” a vírgula para a direita até passar o numeral “2”. O expoente da base 10 seria o número de “casas decimais” no percurso.
Ex: Como 100=1 podemos dizer que:
0,025=0,025.100
0,025=00,25.10-1
0,025=002,5.10-2= 2,5.10-2
Usando esse raciocínio as massas que apresentamos no início desse tópico ficam na Notação Científ ica como:
* me=9,11.10-31kg
* mH=8,5.101kg
* mS=1,99.1030kg
Na sala de informática (20 min.)
O Objeto de Aprendizagem do Rived denominado Uma Viagem nas Dimensões (logo abaixo) deverá ser usado a fim de que o aluno tenha chance de explorar e verificar a magnitude de alguns parâmetros empregados na área de ciências.
Oriente os alunos a interagir com a simulação observando a magnitude das dimensões dos elementos que o O.A. trata.
Avaliação:
O aluno será avaliado através das respostas do relatório em anexo.
Nome | Tipo |
---|---|
Viagem nas dimensões | Animação/simulação |
Quatro estrelas 1 classificações
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03/10/2013
Quatro estrelasIdeal para comparação entre diferentes dimensões.