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Os desafios da era nuclear

 

06/11/2012

Autor e Coautor(es)
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Francisco Borges Camilo

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Yasmin Pinheiro Vidal

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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FRANCISCO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO NETO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Shara Macedo Fontenelle Teixeira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Energia química no cotidiano
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender como a energia nuclear é gerada nos processos de fissão e fusão dos núcleos atômicos;

- Construir uma opinião ou rever sua postura quanto ao uso da energia nuclear em usinas nucleares e armamentos militares;

- Reconhecer os aspectos positivos e negativos da utilização da energia nuclear.

Duração das atividades
15 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Termos específicos do estudo da estrutura atômica, como número atômico e número de massa, além de suas representações químicas;

- Modelos atômicos;

- Radioatividade e elementos radioativos;

- Noções sobre as partículas subatômicas.

Estratégias e recursos da aula

PREPARAÇÃO PARA A AULA:

Esta aula utilizará a rede social Facebook como ferramenta pedagógica. Antes de colocar em prática as atividades subsequentes, professor e alunos deverão criar um grupo no Facebook e adicionar todos os colegas da turma, bem como o professor. Ele deverá combinar a utilização desta ferramenta com os alunos no que diz respeito ao compartilhamento/postagem das produções no grupo da rede social. Nos recursos complementares, encontram-se tutoriais para a criação do grupo no Facebook.

 

ATIVIDADE 1: DE ONDE VEM A ENERGIA NUCLEAR?

INSTRUÇÕES INICIAIS

Esta atividade será desenvolvida no laboratório de informática educativa (LIE), e serão utilizadas folhas de papel ofício, canetinhas hidrográficas, caneta ou lápis, uma webcam, computadores com acesso à internet e um projetor data-show. A turma deverá ser organizada em duplas ou trios nas etapas 1 e 2 e em 3 grupos na etapa 3.

Os recursos educacionais Energia nuclear: Fissão e  Energia nuclear: Fusão serão utilizados nesta atividade e estão disponíveis para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais através dos seguintes endereços eletrônicos:  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16306 e http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19179. Cada um destes objetos apresenta um laboratório virtual onde os alunos poderão assistir a animação de duas sequências de reações nucleares de fusão e fissão, além de terem acesso à teoria, mapa interativo, problemas, entre outros. Seguem abaixo as interfaces dos objetos educacionais mencionado acima: 

Figura 1: Tela inicial do recurso Energia nuclear: Fissão.

dfvgf

Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16306

 

Figura 2: Tela inicial do recurso Energia nuclear: Fusão.

carnec

Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19179

Para visualizar estes recursos, é preciso que o computador tenha o programa Flash Player, caso contrário fazer o download de tal programa no endereço eletrônico http://www.adobe.com/br/products/flashplayer/.

 

INTRODUÇÃO

Inicialmente, o docente distribuirá os alunos nos computadores do LIE em duplas ou trios. Em seguida, pedindo a atenção dos alunos, acenderá um palito de fósforo na frente da sala e citará a seguinte sentença (ou pronunciará algo semelhante): 

“O fogo foi usado pelo Homo Erectus no norte da China há mais de 400 mil anos, e existem evidências claras que sugerem que possa ter sido usado ainda muito antes disso. Com o uso do fogo, deixou de ser necessário um grande esforço para rasgar a carne; ela poderia então ser cozinhada até ficar tenra. O fogo poderia ser usado para escavar um tronco ou endurecer a ponta de uma vara. O fogo poderia ser utilizado como cobertura numa ação de defesa e poderia servir para afugentar abelhas. O fogo poderia manter os animais ferozes à distância” (Fonte: http://resistir.info/energia/energia_e_evolucao_humana.html, acessado em 28/08/2012).

Usando o fogo como exemplo, o docente pedirá aos alunos a citação de outros tipos de energia que também surgiram para “facilitar” a vida do homem. Após ouvir as respostas e registrá-las num local reservado no quadro, ele deverá indicar aos discentes a leitura do seguinte texto: História dos combustíveis, disponível no endereço http://www.brasilescola.com/historia/historia-dos-combustiveis.htm. Posteriormente, sugere-se que as seguintes questões sejam propostas:

- A humanidade é “viciada” em energia? (Viciada no sentido de estar dependente das fontes de energia para suas tarefas cotidianas).

- A evolução e conquistas do homem ao longo dos anos estão ligadas a evolução que ocorreu nas fontes de energia?

- Qual é a energia mais polêmica dos últimos anos e que NÃO foi mencionada no texto? (Espera-se que os alunos indiquem neste momento a energia nuclear, sendo necessário que o professor ofereça mais dicas se não obtiver esta resposta espontaneamente).

O professor, então, apresentará aos alunos o seguinte artigo com o auxílio do projetor: Combustível nuclear pode manter Curiosity em Marte por 14 anos, disponível no site: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=combustivel-nuclear-curiosity-marte&id=010130120809 (acessado em 28/08/2012), onde optará pela leitura do texto pelos alunos ou por uma exposição resumida do conteúdo abordado. Objetiva-se, aqui, chamar a atenção dos discentes para o fato da energia nuclear estar sendo utilizada na exploração espacial, insinuando, desta maneira, que esta fonte de energia tem grande potencial futurístico.

Em seguida, o docente deverá propor os seguintes questionamentos: “No caso do palito de fósforo, é necessário o oxigênio mais o combustível madeira para a obtenção do fogo. A energia do motor de um carro vem do consumo da gasolina. O que a energia nuclear consome? Vocês sabem o que é energia nuclear? Como ela é produzida pelos átomos?”. Os alunos não precisarão responder estas questões, pois neste momento busca-se apenas motivar o estudo do tema proposto. Entretanto, ao final da atividade, espera-se que os discentes sejam capazes de respondê-las.

 

DESENVOLVENDO A ATIVIDADE

Seguem o desenvolvimento das quatro etapas desta atividade, bem como o seu respectivo cronograma (tabela 1).

 

ETAPA 1 – CONHECENDO OS PROCESSOS DE FUSÃO E FISSÃO

Após o momento introdutório, ainda com a mesma formação, ou seja, com os alunos organizados em duplas ou trios, o professor indicará os seguintes sites a serem explorados:

O que é fusão e fissão nuclear?

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-fusao-e-fissao-nuclear

 

Átomos, Fissão e Fusão Nuclear

https://sites.google.com/site/kbjr12/atomos-e-fissao-nuclear

 

Energia Nuclear (somente as opções: Fusão Nuclear e Fissão Nuclear)

http://www2.elektro.com.br/elektroescolas/flashs/nuclear.swf

 

Fissão Nuclear

http://ciencia-vela.blogspot.com.br/2008/02/fisso-nuclear.html

 

Fissão e Fusão

http://www.feiradeciencias.com.br/sala23/23_MA06.asp

 

Combustível Nuclear

http://www.infoescola.com/quimica/combustivel-nuclear/

                    

Materiais Fissionáveis

http://pt.scribd.com/doc/55260709/38/Materiais-Fissionaveis

 

Impasses com a energia nuclear

http://letrasdespidas.wordpress.com/2007/07/28/impasses-com-a-energia-nuclear/

*Todos os sites foram acessados em: 28/08/2012.

O professor solicitará que os alunos tomem nota de toda informação que julgar relevante ou interessante.

Deverá ficar claro para a turma a diferença entre o combustível físsil, o fissionável e o fértil, assim como os termos transmutação, materiais transurânicos e nêutrons lentos (ou térmicos). Para certificar-se de que os alunos compreenderam estes conceitos, o docente os escreverá no quadro e pedirá para que os alunos expliquem seus significados. Ao obter a definição correta de cada termo, esta também será escrita no quadro.

 

ETAPA 2 – CALCULANDO A ENERGIA LIBERADA

Os discentes utilizarão os recursos educacionais Fissão nuclear e Fusão nuclear em dois momentos:

Momento 1– Os alunos irão “navegar” livremente nos ícones Teoria, Mapa Interativo e História e Tecnologia dos dois recursos, pois estes contêm informações acerca do conteúdo abordado. O docente determinará a duração deste momento aos alunos.

Momento 2- O docente deverá apresentar aos alunos o ícone laboratório virtual de cada recurso, onde os alunos assistirão à animação das reações e calcularão a energia da reação nos dois processos, fusão e fissão. O professor iniciará anotando na lousa a primeira reação que as animações simulam no laboratório virtual e calculando, junto com os discentes, a variação de massa e a energia da reação. Para isto, serão utilizados os valores de massa atômica fornecidos na tabela 1 do recurso (os alunos deverão possuir papel e lápis ou caneta para fazer as anotações pertinentes). No recurso Fissão nuclear, por exemplo, o cálculo para a primeira sequência de reação nuclear será:

Massas atômicas retiradas da Tabela 1 do recurso educacional Fissão nuclear.

Urânio( (23592 U)

92

143

235,043924

235

Bário (14156Ba)

56

85

140,914

141

Criptônio (9236 Kr)

36

56

91,926

92

Nêutron(1 0 n)

0

1

1,008665

1

 

fgbgff

Reação de Fissão Nuclear presente no Laboratório virtual

 

sxs

 

Fonte: Diagramas produzidos pelo autor, utilizando as imagens do recurso educacional Fissão nuclear

Após o compartilhamento do cálculo quanto à primeira reação de cada recurso, agora, será solicitado aos alunos os cálculos para as outras reações, o detalhamento destes é apresentado no ícone “Avaliação” ao clicar no botão “Gestão de erros” (d). Entretanto, como sugere o próprio recurso, a comparação das respostas só deverá ocorrer após os alunos construírem uma resposta própria. O professor deverá ficar atento ao desenvolvimento dos cálculos dos discentes e intervir sempre que necessário para orientá-los.

 

ETAPA 3 – CONHECENDO OUTROS COMBUSTÍVEIS NUCLEARES

O professor dividirá a turma em três grupos, ficando cada um destes com um combustível nuclear e uma reação de fissão do urânio-235:

Grupo 1

Combustível: tório (232Th)

Reação de fissão: 235U92 + n →97Rb37 + 137Cs55 + 2n

 

Grupo 2

Combustível: plutônio (239Pu)

Reação de fissão: 235U92 + n →97Zr40 + 137Te52 + 2n

 

Grupo 3

Combustível: urânio (isótopos 233U e 238U)

Reação de fissão: 235U92 + n →87Br35 + 143La57 + 6n

 

O docente explicará aos grupos como serão as duas produções resultantes das tarefas a serem realizadas nesta etapa da atividade, estas serão posteriormente publicadas no grupo da turma no Facebook. Seguem as instruções para as duas produções:

Produção 1- Deverá ser realizada uma pesquisa, na internet e em livros, sobre o combustível que a equipe ficou responsável. Como produto final desta pesquisa, a equipe elaborará um texto descritivo (mínimo de 15 linhas) constando informações tais como:

a)      Onde é encontrado ou como é formado o isótopo em questão;

b)      Classificação entre físsil, fissionável e fértil;

c)      Vantagens/desvantagens em comparação com o urânio-235.

 

Produção 2- Cada equipe criará uma animação simulando a sua reação nuclear. Para isso, o professor deverá disponibilizar o programa JellyCam  no computador que tiver a webcam instalada para a montagem das imagens em um arquivo de vídeo. Inicialmente, os alunos assistirão ao tutorial sobre o JellyCam indicado nos recursos complementares. Em seguida, os alunos criarão seus próprios desenhos coloridos nas folhas de papel ofício e os fotografarão na sequência correta de seus desenhos utilizando a webcam. Sugere-se que os discentes produzam os rascunhos das animações nos cadernos. Todas as partículas e átomos envolvidos na reação em cadeia devem estar devidamente identificados na simulação e acompanhados da sua respectiva energia da reação (a ser calculada pelo grupo), esta será publicada com a animação em forma de comentário.

O docente deverá estimular a turma a ler, assistir e comentar as produções dos colegas publicadas no Facebook.

 

ETAPA 4 – CONSUMO DE COMBUSTÍVEL POR DIVERSAS FONTES DE ENERGIA

O docente concluirá esta atividade apresentando a tabela abaixo e chamando a atenção dos alunos para o consumo de combustível de cada fonte de energia.

Tabela 1: Quantidade de combustível para manter uma família durante um mês

carne

Fonte: Revista Superinteressante (2007)

Sugere-se que o professor inicie com as outras fontes de energia e reserve a energia nuclear para o final.  Ao chegar nesta fonte, ele perguntará aos alunos quais são os dois processos que geram esta energia e, depois de ouvir as respostas dos discentes, destacará no quadro a equação da equivalência massa-energia de Einstein (E = m.c2) e fará novamente a pergunta: “O que a energia nuclear consome?”. Os alunos poderão responder “átomos de urânio”, neste caso, apontando para a equação, o professor deve orientar os alunos a perceberem que uma quantidade pequena de massa é convertida em grande quantidade de energia na quebra dos núcleos dos átomos, ou seja, a energia nuclear consome massa.

 

                                                                                 Tabela 2: Cronograma da atividade 1       

Atividade 1

Etapas

Tarefas

Duração

Local

1ª. Etapa

Pesquisa sobre o processo de fusão e fissão nuclear, e também combustíveis nucleares.

 2 horas/aula

LIE

2ª. Etapa

Utilizar a equação da equivalência massa-energia para calcular a energia da reação, com o apoio dos objetos educacionais.

2 horas/aula

LIE

3ª. Etapa

Momento 1: Elaboração de texto abordando um combustível nuclear e sua postagem na rede social.

4 horas/aula

LIE

Momento 2: Criação de uma animação simulando o processo de fissão do núcleo de urânio-235 e sua postagem na rede social

4ª. Etapa

Conclusão do conteúdo

Alguns minutos ao final da etapa anterior

LIE

Fonte: Criação do autor

 

ATIVIDADE 2: A ENERGIA NUCLEAR E A SOCIEDADE

 

INSTRUÇÕES INICIAIS

Esta atividade será desenvolvida no laboratório de informática educativa (LIE) e será necessário o uso de computadores com acesso à internet e de um projetor data-show. O professor acordará com os alunos as seguintes regras:

- Divisão da turma em 3 (três) grupos (os alunos poderão optar pela formação estabelecida na etapa 3 da atividade 1);

- Evitar conversas durante a exibição dos vídeos;

- Atenção durante a apresentação dos seminários.

Os recursos a serem utilizados nesta atividade são: Tudo se Transforma - Energia Nuclear 1 e Tudo se Transforma - Energia Nuclear 2, ambos disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais. Seguem sucintas descrições acerca de cada um destes recursos:  

1-      O vídeo Tudo se Transforma - Energia Nuclear 1 (ver figura 3) apresenta um guia didático explicando os seguintes tópicos: energia nuclear, fissão nuclear, fusão nuclear, reações em cadeia, princípio de equivalência entre massa e energia e bomba atômica. Este recurso possui uma duração de 11 minutos e 49 segundos e pode ser encontrado no endereço eletrônico http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18536. Sua interface pode ser vista na figura 3. 

2-      O vídeo Tudo se Transforma - Energia Nuclear 2 (ver figura 4) continua abordando o conteúdo apresentado no primeiro vídeo, apresentando um guia didático que explica os seguintes tópicos: energia nuclear, decaimento radioativo, fissão nuclear, fusão nuclear, reações em cadeia, usinas nucleares e benefícios e riscos dessas usinas. Este recurso tem duração de 12 minutos e 24 segundos e pode ser encontrado no endereço eletrônico http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18535.

É preciso que o computador tenha o programa Flash Player para visualizar estes recursos. Caso contrário, fazer o download de tal programa no endereço eletrônico http://www.adobe.com/br/products/flashplayer/.

Figura 3: Tela inicial do vídeo Tudo se Transforma - Energia Nuclear 1.

c

Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18536

 

Figura 4: Interface do vídeo Tudo se Transforma - Energia Nuclear 2.

carne

Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18535

 

INTRODUÇÃO

O docente iniciará a atividade lembrando ou informando sobre o incidente que ocorreu em 28 de Abril de 2012, no Rio de Janeiro, no qual ladrões roubaram um carro que transportava uma cápsula com a substância radioativa Selênio-75 (reportagens sobre o assunto podem ser encontradas em links indicados nos recursos complementares). O docente deverá destacar que o Selênio-75 é utilizado para fazer radiografias e que o contato direto e sem controle com este elemento faz mal a saúde, podendo provocar queimaduras em contato com a pele. O objetivo deste momento introdutório é fazer com que os alunos reflitam sobre a utilização de materiais radioativos, pois estes necessitam de cuidado adequado em seu manuseio.

ETAPAS DA ATIVIDADE

Segue a descrição de cada uma das etapas desta atividade (a tabela 2 apresenta o cronograma das tarefas propostas):

ETAPA 1: A ENERGIA NUCLEAR E O QUE ELA NOS TROUXE

Após a conversa introdutória, o professor convidará os alunos, organizados em duplas ou trios, a assistirem aos vídeos Tudo se Transforma - Energia Nuclear 1 e Tudo se Transforma - Energia Nuclear 2. Ressalta-se que o docente deverá solicitar aos alunos o registro das dúvidas que surgirem durante a exibição do vídeo, para que sejam esclarecidas posteriormente. Após a exibição dos vídeos, os alunos deverão discutir sobre o conteúdo dos vídeos, para isto segue o questionamento inicial para o debate: “A energia nuclear em si não é um mal, mas sim as ações irresponsáveis dos homens?”. Neste momento é importante enfatizar que essa fonte de energia, assim como outras, possui suas vantagens e desvantagens, a fim de gerar nos discentes um senso crítico sobre a utilização desta fonte.

 

1.1 COMPARTILHANDO O CONHECIMENTO COM OS COLEGAS

Em seguida, a turma deverá ser dividida em três grupos, cada qual com um tema e atribuições diferentes. Estes grupos, em um momento a ser combinado, deverão apresentar suas produções para os colegas na forma de seminário obedecendo aos seguintes critérios:

· Prazo de 15 (quinze) dias para a elaboração do seminário;

· Produção do seminário utilizando um programa para criação/edição e exibição de apresentações gráficas (por exemplo: Power Point (Windows) ou Impress (Linux));

· O seminário deve seguir a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento do tema e conclusão;

· Buscar fatos curiosos e interessantes do tema proposto;

· Os grupos deverão inserir em suas apresentações fotos e cenas de filmes pertinentes ao assunto;

· Todos os integrantes da equipe devem participar da apresentação;

· A apresentação de cada equipe deve ter duração de 20 minutos;

· Momento de perguntas e compartilhamento de opiniões ao final de cada apresentação.

O processo de organização dos integrantes, criação de ideias e pesquisa iniciarão na sala de aula, onde o professor poderá minimizar as dúvidas que surgirem neste momento de preparação. Entretanto, a maior parte desta preparação deverá ser feita como extrassala. Sugere-se um prazo de duas semanas para o desenvolvimento do seminário. Contudo, a duração do seminário e data de apresentação podem ser modificadas pelo professor e adaptadas à realidade da turma.

 

1.2 TEMAS, ATRIBUIÇÕES E SUGESTÕES DE FONTES DE PESQUISA

Grupo1: Usinas nucleares no Brasil e no mundo.

Este grupo deve trazer as seguintes informações em seu seminário:

a. Como funciona uma usina nuclear;

b. Em que áreas as usinas nucleares são preferencialmente instaladas;

c. Comparar a porcentagem de energia elétrica produzida pelas usinas nucleares com aquelas produzidas por outras fontes de energia elétrica e ao consumo humano;

d. Mostrar em forma de gráfico e discutir a evolução histórica do número de reatores comerciais;

e. Os cuidados na manutenção de uma usina nuclear.

Sugestões de sites:

Animação sobre usina nuclear.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18398

Imagens de usinas nucleares e seu funcionamento.

http://www.nuctec.com.br/educacional/funcionam.html

Texto sobre os piores acidentes com usinas nucleares.

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/os-piores-acidentes-com-usinas-nucleares-e-su/blog/33736/

(Todos os sites foram acessados em: 18/07/2012).

 

Grupo 2: Energia nuclear e impacto ambiental.

Este grupo deverá:

a. Localizar as usinas nucleares no mundo;

A equipe deverá utilizar a ferramenta Google maps que está disponível no site https://maps.google.com.br/.

Para criar o mapa, após fazer o login na conta do Gmail, os alunos deverão seguir os seguintes passos:

1.      Clicar em “meus lugares”;

2.      Clicar em “criar mapa”;

3.      Colocar o título equipe 2 e na descrição preencher com o nome da equipe;

4.      Localizar cidade onde ocorreu o acidente e clicar em “adicionar marcador de lugar”;

5.      Preencher o título e colocar as características do acidente na descrição;

6.      Clicar em “salvar”;

7.      Clicar em “meus lugares”;

Observe se o mapa foi publicado dando permissão para os colegas acessarem.

b. A energia nuclear como uma fonte limpa para o planeta;

c. Lixo nuclear: como surge e o que fazer com ele;

d. Os acidentes nas usinas nucleares no Brasil e no mundo.

Quanto a este último tópico, o grupo deverá pesquisar especialmente sobre o acidente em Fukushima, Japão, e o acidente com o Césio-137 no Brasil, buscando informações sobre suas causas e a área de contaminação. Entretanto, os alunos podem pesquisar sobre outros incidentes como material extra.

e. Consequências ambientais da contaminação por radiação após um acidente;

f. Reação da radiação nos seres vivos. Incluir mutações genéticas.

Sugestões de sites:

- Texto explicando sobre a energia nuclear e as usinas no Brasil.

http://areaseg.com/vote2/html/un.html

- Principais acidentes nucleares registrados.

http://www.library.com.br/Filosofia/nucleare.htm

- Texto sobre o acidente nuclear na Ucrânia e no Brasil.

http://www.nuctec.com.br/educacional/acidentes.html

- Animação sobre lixo radioativo.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19393

(Todos os sites foram acessados em: 18/07/2012).

 

Grupo 3: Energia nuclear e armamentos militares.

Este grupo deve trazer as seguintes informações em seu seminário:

a. Quais são os tipos, como funcionam e qual o alcance das bombas nucleares;

b. Como são feitos os testes destes dispositivos;

c. Poder de devastação de uma bomba nuclear;

A equipe deverá falar sobre a destruição causada pela grande geração de energia na detonação de uma bomba e de sua interação com os seres vivos. Por exemplo, a doença que chamaram de “fervura do sangue”.

d. Bombas nucleares na II guerra mundial:

Mostrar no final deste tópico as consequências das bombas na vida dos japoneses hoje em dia;

e. Os países que possuem programas nucleares:

Identificar a localização dos países em um mapa seguindo as mesmas instruções fornecidas para a equipe 2.

Neste tópico, a equipe deverá destacar o programa nuclear da Coréia do Norte e o impacto que a notícia desse projeto causou em outros países.

f. Falar sobre a constante ameaça de uma guerra nuclear.

Sugestões de sites:

- Texto sobre o armamento nuclear: um pesadelo mundial.

http://www.reservaer.com.br/biblioteca/e-books/reflexoes4/33-armamentonuclear.html

- Texto sobre os perigos e investimentos da energia nuclear.

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Nuclear/

- Países com armamentos nucleares.

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/paises-possuem-armas-nucleares-quais-deles-nao-estao-tratado-nao-proliferacao-armas-nucleares-473379.shtml

(Todos os sites foram acessados em 20/07/2012).

Sugere-se que os alunos comentem na rede social suas impressões sobre os seminários, apontando tópicos que julgaram mais relevantes ou interessantes durante a apresentação dos colegas.

 

1.3 O QUE AS PESSOAS PENSAM SOBRE A ENERGIA NUCLEAR?

Após a apresentação dos seminários, cada grupo criará uma enquete no Facebook, na qual eles buscarão saber o que as pessoas pensam sobre a energia nuclear.  Poderão participar amigos e familiares que possuam conta na rede social e acesso a enquete. Esta atividade também deverá ser feita extrassala e os resultados e conclusões serão apresentados ao final da atividade 3. Um tutorial sobre como criar uma enquete no Facebook foi adicionado aos recursos complementares. As enquetes podem ser para responder “sim” ou “não”, ou a equipe pode apresentar até 4 (quatro) alternativas de voto, isto dependerá da criatividade do grupo.

Exemplos de perguntas para as enquetes:

Grupo 1:

- Você sabe como a energia nuclear é gerada?

- Você conhece os sistemas de segurança adotados numa usina nuclear?

- Você sabia que 100 gramas de urânio, em termos de energia, equivalem a 200 toneladas de carvão?

 

Grupo 2:

-Você sabe quantos acidentes já aconteceram em usinas nucleares?

-Você sabe quantas usinas nucleares existem no mundo?

 

Grupo 3:

- Você já ouviu falar sobre as consequências da detonação de uma bomba atômica?

- Você concorda que países possuam programas nucleares?

- Você acredita que numa possível guerra a humanidade utilize armas nucleares?

 

 

Tabela 2: Cronograma da atividade 2

Atividade 2

Momentos

Afazer

Duração

Local

Aprofundando o conhecimento sobre energia nuclear

Assistir aos dois vídeos e discutir com os colegas de sala

1 hora/aula

LIE

Compartilhando o conhecimento

Preparação do seminário

1 hora aula + duas semanas para elaboração

Extrassala

Apresentação do seminário

20 minutos para cada equipe

Sala de aula

Estudo sobre a visão das pessoas comuns sobre a energia nuclear

Enquete no facebook

Apresentação dos resultados deve coincidir com a sistematização da atividade 3

Extrassala

Fonte: Criação do autor

 

ATIVIDADE 3 – OS BENEFÍCIOS E OS MALEFÍCIOS DA ENERGIA NUCLEAR DISCUTIDOS EM UM JÚRI: QUAL É O SEU POSICIONAMENTO ACERCA DO TEMA?

 

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Esta atividade se desenvolverá na sala de aula, e serão necessários caneta e papel. O docente acordará com os alunos as seguintes regras:

- Participação na atividade;

- Organização na sala de aula durante a atividade.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Nessa atividade, o professor explicará aos alunos que a turma simulará um tribunal e todos terão papéis específicos. Sendo assim, os discentes serão divididos, por meio de sorteio, em: advogados de acusação, advogados de defesa, jurados, guardas, público na audiência e réus, cientistas e professores especialistas em energia nuclear para serem ouvidos como testemunhas de acusação e defesa. Os réus serão investidores que querem obter a licença para instalar uma usina nuclear no litoral brasileiro e deverão produzir um texto argumentando o porquê do investimento na usina nuclear. O julgamento terá como tema: Os benefícios e malefícios que a usina nuclear trará para a região. Os advogados de acusação irão mostrar os pontos negativos e os de defesa os pontos positivos que surgirão com a instalação da usina. O juiz mediará o julgamento e o público também participará como em um tribunal, manifestando o seu ponto de vista, sem esquecer que em um tribunal existem regras e a ordem deve prevalecer. Os cientistas e professores especialistas irão depor, podendo fornecer dados que contribuam para a defesa ou para a acusação dos réus. Ao final do julgamento, os jurados se deslocarão para o centro da sala e darão o seu voto chegando, desta forma, a um veredicto.Todos na audiência poderão escutar o ponto de vista dos jurados, e o juiz apresentará a sentença final.

 

MOMENTO DO ALUNO

Cada grupo se reunirá para preparar a sua apresentação de acusação ou defesa e, também, para organizar a sala com os devidos lugares: juiz, guardas, público, réus e testemunhas de defesa e acusação.

 

DISCUSSÃO

Esse é o momento do julgamento. O grupo de advogados de acusação colocará em evidência os riscos que a população estará exposta com a liberação da licença para o funcionamento da usina e os advogados de defesa irão mostrar os benefícios para o Estado, cabendo a cada grupo (acusação e defesa), intimar aos réus e as testemunhas para o interrogatório. O professor também fará perguntas para os réus, assim como os alunos que estarão assistindo ao julgamento. Os guardas manterão a ordem para não haver nenhum movimento de desordem no tribunal, juntamente com o juiz que conduzirá o julgamento.

 

SISTEMATIZAÇÃO

Ao final do julgamento, o professor perguntará aos discentes se eles acharam justa a sentença. O docente também deve comentar e discutir sobre as manifestações que estão ocorrendo no nordeste brasileiro contra a instalação de uma usina nuclear no rio São Francisco, no município de Itacuruba- Pe (links com mais detalhes sobre este caso são indicados nos recursos complementares).

Para finalizar a abordagem desta aula, os grupos irão mostrar o resultado da enquete, conversar com os colegas de sala sobre as opiniões coletadas, buscando uma conclusão a respeito do ponto de vista dos participantes da enquete a respeito da energia nuclear e verificar se: o ponto de vista está de acordo com o que foi aprendido em sala? As pessoas estão bem esclarecidas sobre o uso da energia nuclear?

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

- Apostila educativa em pdf sobre energia nuclear.

http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/energia.pdf

- Texto sobre debates da segurança da energia nuclear.

http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/energia_nuclear.htm

- Animação/simulação sobre fissão nuclear.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16334

- Imagens de explosões nucleares.

http://www.google.com.br/search?q=armas+nucleares&hl=pt-BR&sa=X&prmd=imvnsb&tbm=isch&tbo=u&source=univ&ei=3381T7OsGeLj0gGw8ryxAg&ved=0CFgQsAQ&biw=1024&bih=679

- Aprendendo a instalar e usar o Jellycam criador de vídeos para stop motion:

http://www.youtube.com/watch?v=ja6wiH4mAtk

(Todos os sites foram acessados em 25/07/2012).

 

Sugestões de links para professores:

- Site sobre o protesto contra a instalação de uma usina nuclear no rio São Francisco.

http://sertaomelhor.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=265:itacuruba-promove-ato-de-protesto-contra-usina-nuclear&catid=39:o-sertao-e-assim&Itemid=48

- Carta de Itacuruba sobre a usina nuclear.

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/carta-de-itacuruba-nuclear-no-obrigado/blog/37653/

- Site comentando sobre o selênio-75.

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/04/30/material-radioativo-roubado-no-rio-pode-matar-diz-comissao/

- Site sobre o roubo do selênio-75.

http://extra.globo.com/noticias/brasil/policia-segue-busca-por-material-radioativo-roubado-no-rio-4774806.html

- Site resumindo sobre a recuperação do selênio-75.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2012/05/01/interna_brasil,300322/carro-roubado-com-material-radioativo-e-encontrado-no-suburbio-do-rio.shtml

- Tutorial para criação do grupo no Facebook

http://www.tudosobrefacebook.com.br/index.php/2011/03/grupos-no-facebook-para-que-eles-servem-e-como-cria-los

- Tutorial para criar perguntas e enquetes na rede social

http://www.tudosobrefacebook.com.br/index.php/2011/05/atualizacoes-nos-grupos-do-facebook/

(Todos os sites foram acessado em 20/07/2012).


Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

- Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem                                          

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84

- Entenda como funciona o Facebook                                 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.html?busca=facebook&categoria=&x=7&y=13

(Todos os sites foram acessado em 20/07/2012).
 

Avaliação

Na atividade1, o professor poderá verificar se os alunos compreenderam a geração de energia através da fusão e fissão nuclear de átomos, avaliando a qualidade e coerência das informações dos textos e os elementos comunicativos utilizados nas animações. Na atividade 2, o docente poderá avaliar a apresentação dos seminários, observando se os alunos construíram ou reconstruíram suas opiniões acerca do uso da energia nuclear em usinas nucleares e armamentos militares. Na última atividade, recomenda-se ao docente averiguar se os alunos reconheceram os aspectos negativos e positivos da utilização da energia nuclear a partir do desempenho dos seus respectivos papéis no júri simulado.

 

 

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