21/08/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Fazer combinação de peças e fazer construções com blocos lógicos; desenvolver a imaginação e a capacidade de interação.
Tamanhos, formas e cores
Atividade 1 - Brincar espontaneamente com os blocos lógicos.
1º momento - O professor propicia momentos livres aos alunos para manipular livremente os Blocos Lógicos e explorar as peças de diversas maneiras, com variadas combinações. Nesse momento, entrega às crianças os blocos lógicos e deixa que façam suas combinações, que usem a criatividade para brincar.
Atividade 2 - Fazer combinações de peças e construir objetos.
1 º momento - O professor deverá fazer uma grande roda e, por meio de conversa, orientar os alunos para observar o espaço da sala de aula; em seguida, elas sentam para brincar de construir a sala com peças do bloco. Sugerimos alguns aspectos que devem ser levantados pelo professor e explorados pelos alunos.
A partir dessas questões o professor deverá sugerir que as crianças tentem representar esse espaço com os blocos lógicos, como segue nas imagens abaixo:
2º momento - O professor estimula os alunos para falar do modo como fizeram a construção, que peças utilizaram e o que conseguiram representar com os blocos. Solicitar que eles apontem onde está cada coisa que eles representaram.
Avaliar se as crianças conseguiram representar e se fizeram algumas relações das formas presentes no ambiente com as formas dos blocos lógicos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/05/2013
Cinco estrelasAtividade muito proveitosa.