Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com História em Quadrinhos

 

10/12/2012

Autor e Coautor(es)
Fabiana Paula Pereira
imagem do usuário

DOURADOS - MS EM ETALIVIO PENZO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

1. Observar e comentar características de cada personagem de Mauricío de Souza.

2. Fazer releitura de todos os personagem em especial e/ou a escolha a partir da observação da imagem;

3. Observar e criar os diferentes tipos de balões, letreiros e novos personagens(na STE) e onomatopéias;

4. Criar uma história em quadrinho usando o sofware educativo Hágaquê;

5. Apreciar textos em quadrinhos;

6. Diferenciar tipos de linguagem;

7. Aguçar o visual e o auditivo através do diferentes tipos de apreciação das histórias.

Duração das atividades
08 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Conhecendo Personagens de História em Quadrinhos – Suas características... (Mauricío de Souza)

Leitura de histórias

Tipos de Letreiro

Balões

Onomatopéias

Leitura e Releitura da capa 

Estratégias e recursos da aula

1º momento- 2 aulas de 1 hora  cada uma.

N a sala de aula , o professor deverá trazer diferentes  gibis , onde apresentará aos alunos o gênero textual: história em quadrinhos, além de apresentar os personagens da Turma da Mônica e as características  de cada um . Logo após os  alunos deverão escrever quais são os  seus personagens favoritos e o que gostam mais em um gibi.

Apresentar    vídeos do Youtube da turma da  Mônica.

sugestões: Chico Bento: Na roça é diferente 

LINK:http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0

.O Sumiço de todas  as mães

LINK-http://www.youtube.com/watch?v=fnMxdGEGm54

-Turma da Mônica: Boas Maneiras

LINK:http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8

-Turma da Mônica: Mingau com Chuva

LINK:http://www.youtube.com/watch?v=OfAhZGdAcV8

  2 º MOMENTO 2 AULAS DE 1 HORA  CADA  AULA

O professor realizará uma  apresentação em forma de slides, mostrando as  etapas para  a criação de uma história em quadrinho, e os tipos de balões utilizados em uma história em quadrinhos.

Sugestão :

 

 

Etapas de criação de uma história em Quadrinhos

¢  Personagens :
São eles que conduzem os enredos. Os personagens têm vontades, dramas, conflitos, ironias. É por meio de suas falas e ações que as histórias são contadas.

¢  Cenários
É nos cenários que as ações dos personagens acontecem. Há dois tipos de cenários, os internos (dentro de residências e outros prédios) e os externos (a rua, o espaço sideral, o céu).

Balões

¢  Criados especificamente para as histórias em quadrinhos (HQs), os balões possuem vários tipos, sendo os principais: de fala, de pensamento de ira,de berro, de sussurro. Neles são escritos os pensamentos e as falas dos personagens. O desenho deles é bem variado, mas em geral os de fala possuem um "rabinho" em direção ao personagem falante.

¢  FONTE: http://aartedeensinarblog.blogspot.com.br/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.html

Fonte-http://criandohqs.blogspot.com.br/2011/12/baloes-nos-quadrinhos.html

Fonte:http://francisprofessora.blogspot.com.br/2011/03/tipos-de-baloes-usados-em-hq-historias.html

FONTE:http://francisprofessora.blogspot.com.br/2011/03/tipos-de-baloes-usados-em-hq-historias.htm

 

3º Momento- 2 AULAS DE 1 HORA CADA UMA.

Os  alunos irão até a STE (Sala de Tecnologia  Educacional), onde o professor apresentará os recursos do software educativo Hagáquê. Onde cada  aluno deverá produzir sua história em quadrinho.

Fonte: http://hagaques.blogspot.com.br/2007/05/hagqu-construo-de-quadrinhos.html

Link para dowload Hágaquê: http://www.hagaque.cjb.net/Download Hagáquê

 Tutorial Hágaquê: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/

 

4º momento - 2 aulas de 1 hora  cada uma.

O professor deverá,  depois de corrigida cada história, imprimir o resultado dos  quadrinhos  produzidos e  elaborar na  sala de aula, com ajuda dos  alunos, uma  exposição de todas as histórias produzidas  incentivando a leitura e a criatividade. 

Recursos Complementares
Avaliação

 

 

A avaliação deverá considerar o conhecimento sistêmico, isto é, a transferência e aplicação dos conteúdos; a habilidade comunicativa, isto é, compreensão escrita e uso da língua escrita; e as atitudes.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rodrigo, Município , Santa Catarina - disse:
    rodrigo89b25@yahoo.com.br

    16/05/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns, atividade muito bem elaborada, de fácil compreensão e aplicação.


  • Angélica, Escola Municipal Nagen Jorge Saad , Mato Grosso do Sul - disse:
    angelica.pisoni@hotmail.com

    07/01/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a forma que essa aula foi elaborada. Está de maneira clara e fácil de trabalhar. Parabens


  • leila maria do carmo dos santos, Educação para o trânsito-DETRAN , Pará - disse:
    leilanedocarmo@hotmail.com

    13/12/2012

    Cinco estrelas

    parabens gostei bastante é uma metodologia em atingi uma clientela que a maioria conhece as histórias em quadrinhos, como trabalho na educação para o trânsito vou adaptar na educãção infantil. ABRAÇOS


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.