16/09/2009
Luciana Lacerda de Castro;Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Comparar animais e identificá-los.
Atividade 1 – Comparar fichas com imagens de animais e buscar o que existe em comum entre as imagens.
1º momento – O professor apresenta às crianças as características necessárias à identificação dos animais, as quais foram elaboradas junto a elas em aulas anteriores.
a) locomover-se a busca de alimentos;
b) reagir ao ambiente e aos outros animais conforme os seus interesses;
c) reproduzir-se gerando descendentes.
2º momento - O professor constrói pares de fichas com ilustrações de animais, cada par trata de uma das característica necessária à identificação dos animais. O professor faz a atividade em três etapas e organiza as crianças em duplas para procurar o que existe em comum entre os animais ao confrontar as fichas:
a) as fichas 1 e 2 (os animais se locomovem em busca de alimentos);
b) as fichas 3 e 4 (os animais reagem ao ambiente e aos outros animais se locomovendo, conforme seus interesses);
c) as fichas 5 e 6 (os animais se produzem, dando origem aos seus descendentes);
Obs.: Nesse momento o professor organiza a turma em duplas e orienta para observar e descrever o que conseguem perceber nas imagens das fichas, ou seja, o que os animais estão fazendo e procurar destacar a característica sugerida por cada par de ficha e falar em voz alta o que é comum entre os animais confrontados.
Obs.: Essas cacterísticas são formulações iniciais das crianças da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental.
3º momento - O Professor registra na lousa as respostas das crianças e retoma a discussão das características de identificação dos animais com elas.
Avaliar se as crianças no final do estudo conseguiram comparar e identificar os animais.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!