Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ANIMAIS; imagens e características

 

16/09/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro;Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Comparar animais e identificá-los.

Duração das atividades
As atividades devem ser divididas em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Deve ser construído a conhecimento de que os objetos são confrontados por um conjunto de traços que os tornam comuns.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Comparar fichas com imagens de animais e buscar o que existe em comum entre as imagens.


1º momento – O professor apresenta às crianças as características necessárias à identificação dos animais, as quais foram elaboradas junto a elas em aulas anteriores.

  • Características :

a)  locomover-se a busca de alimentos;

b) reagir ao ambiente e aos outros animais conforme os seus interesses;

c) reproduzir-se gerando descendentes.

2º momento - O professor constrói pares de fichas com ilustrações de animais, cada par  trata de uma das característica necessária à identificação dos animais. O professor faz a atividade em três etapas e  organiza as crianças em duplas para procurar o que existe em comum entre os animais ao confrontar as fichas:

a) as fichas 1 e 2 (os animais se locomovem em busca de alimentos);

b) as fichas 3 e 4 (os animais reagem ao ambiente e aos outros animais se locomovendo, conforme seus interesses); 

c)  as fichas 5 e 6 (os animais se produzem, dando origem aos seus descendentes);

Obs.: Nesse momento o professor organiza a turma em duplas e orienta  para observar e descrever o  que conseguem perceber nas imagens das fichas, ou seja, o que os animais estão fazendo e procurar destacar a característica sugerida por cada par de ficha e falar em voz alta o que é comum entre os animais confrontados.

Obs.: Essas cacterísticas são formulações iniciais das crianças da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental.

3º momento - O Professor registra na lousa as respostas das crianças e retoma a discussão das características de identificação dos animais com elas.

Avaliação

Avaliar se as crianças no final do estudo conseguiram comparar e identificar os animais.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.