19/11/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Site do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ZpD1KxLv8Zo&feature=related
Iniciar o projeto, abrindo as atividades, com um depoimento de um catador de caranguejo, morador da área do mangue. Esse depoimento servirá para estimular a importância da preservação do mangue e mostrar para os alunos que as populações carentes residentes no entorno do mesmo, retiram dali, sua alimentação e renda. Logo após a exposição oral do catador de caranguejos, apresentar para os alunos, cartazes com imagens da fauna e flora do mangue, aproveitando o momento, para falar um pouco das espécies que dependem do mangue para nascer, viver e se reproduzir, mencionando que o mangue é um grande berçário para muitas espécies, principalmente para o caranguejo.
No decorrer dos dias, a exploração da temática, acontecerá através de cartazes, poemas, música, interpretação textual e produção de textos (poema, quadrinha, adivinha, acróstico, paródia, texto expositivo, etc.), desenhos, pintura, confecção de origami, reciclagem e pesquisas na internet. Acontecerá também, como atividade final, o momento mais esperado por todos: a visitação ao mangue, onde os alunos irão visualizar e registrar, através de fotos, toda a diversidade de plantas e de animais encontrados por lá, bem como, outras curiosidades também. Na sequência levar os alunos para o laboratório de informática para que criem slides (Power Point) com os registros fotográficos de todos os trabalhos realizados em sala de aula e na atividade extraclasse. Os slides serão apresentados na culminância do projeto (apresentação com Data Show), assim como, todas as produções realizadas pelas crianças, celebrando assim, o Dia Mundial do Meio Ambiente.
ATIVIDADE 1 - Leitura do poema "MAR"
MAR
No mar
Tem siri e ostra,
Marisco e lagosta,
Bichos bonitos,
Bichos esquisitos
O mar
É lindo e gozado,
A gente entra doce,
E sai salgado.
Zum-Zum-Zum, e Outras Poesias, de Lalau e Laura Beatriz. Companhia das Letrinhas.
- O poema deverá está escrito em um cartaz para que se possa realizar a leitura para a classe, em seguida será realizada a interpretação do texto. O professor fará perguntas como:
- Após a leitura e interpretação realizada oralmente, os alunos deverão transcrever o texto para o caderno, para que eles possam conhecer a estrutura de um poema. No momento o professor deverá fazer as intervenções necessárias, para que eles percebam que, num poema, as frases são chamadas de versos, e que cada verso está escrito numa linha. Outras atividades de escrita e leitura poderão estar sendo realizadas com esse texto, observando as hipóteses da sua turma; pré-silábica, silábica (com vl sonoro e sem vl sonoro), silábica-alfabético e alfabético.
- Ilustrar o poema. (Livre). Nessa atividade deixar que o aluno crie a partir do entendimento dele sobre a leitura e discussão relacionado ao texto.
ATIVIDADE 2 - Criar um acróstico com a palavra CARANGUEJO
- Conversa motivadora inicial com os alunos, verificando seus conhecimentos prévios e preparando-os para a aprendizagem do gênero textual "acróstico".
-Explique para as crianças o que é Acróstico.
ATIVIDADE 3 - Ler e cantar para brincar
- Esta atividade será um momento de descontração, antecedendo a próxima atividade do projeto.
CARANGUEJO NÃO É PEIXE
Fui à Espanha
Buscar meu chapéu
Azul e branco
Da cor daquele céu
Olha palma, palma, palma
Olha pé, pé, pé
Olha roda, roda, roda
Caranguejo peixe é
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré
Samba crioula
Que vem da Bahia
Pega essa menina
E joga na bacia
A bacia é de prata, areada com sabão
E depois de areada
Vai lavar o seu roupão.
O roupão é de seda
Camiseta de filó
Cada um pega o seu par
Para dar bênção à vovó
A benção vovó, a benção vovó!
-Trabalhar com os alunos um origami - caranguejo
Inserir a dobradura de papel numa aula, num projeto, além de ser prazeroso, você professor, estará trabalhando a concentração e o raciocínio. Através das dobraduras as crianças aprendem além dos conceitos geométricos, aprendem também, sequência de ordens (sequência temporal). Aproveite o momento e peça para que eles construam um origami de caranguejo. Siga o passo-a-passo, observando a imagem abaixo:
ORIGAMI - CARANGUEJO
http://perspectivasdoolhar.blogspot.com.br/2012/08/origami-animais-marinhos-15-caranguejo.html
- Reciclar é preciso!
Atenção professor! Nessa atividade, procure conversar com os alunos anteriormente, sobre a importância da reciclagem, retomando as questões dos cuidados que devemos ter com o lixo produzido pelos seres humanos e que, muitas vezes, são jogados no meio ambiente, prejudicando ecossistemas como o mangue, por exemplo. Debater questões como essa: O que fazer com o lixo que nós produzimos? É HORA DE RECICLAR (caranguejo) - Atividade
Obs. Caso não consiga as embalagens de sanduíches, você poderá substituir por caixas que tenham o mesmo formato.
http://www.pragentemiuda.org/2012_05_01_archive.html
ATIVIDADE 4 - Navegar é preciso
- Esta atividade tem como objetivo principal, além da leitura, fazer uma reflexão sobre a importância deste ecossistema para o meio ambiente e para nossas vidas.
1. Levar os alunos para o laboratório de informática, acessar o site http://issuu.com/crabboycomics/docs/manguezal e clicar na história em quadrinhos do Menino Caranguejo Manguezal. Além dessa historinha, lá você encontrará várias outras.
2. Num outro momento, levá-los novamente para assistir ao vídeo (curta) "CARANGA - do outro lado do manguezal". Site: http://www.caranguejo.org.br/caranga-do-outro-lado-do-manguezal/
ATIVIDADE 5 - Produção textual
ATIVIDADE 6 - Visitação ao MANGUE
- Chegou o dia mais esperado por todos: A visitação ao mangue. Professor, no dia anterior ao passeio, converse com os alunos sobre esse momento, é bom que eles se sintam seguros e estimulados. Faça perguntas do tipo: Alguém aqui já foi ao mangue? Como será essa visita? Será que vamos encontrar caranguejos? Será que o mangue da nossa cidade está poluído?
Atenção professor! A visita ao mangue deverá ser comunicada com antecedência aos pais. Observe e liste alguns itens que serão necessários para que as crianças levem consigo durante o passeio. Exemplo: Garrafa com água, chapéu, boné. Todos deverão estar calçados com tênis!
BOM TRABALHO PROFESSOR!
- Poema: O MAR
Zum-Zum-Zum, e Outras Poesias, de Lalau e Laura Beatriz. Companhia das Letrinhas.
- Cantiga de roda - CARANGUEJO NÃO É PEIXE
http://letras.mus.br/cantigas-populares/1483143/
- História em quadrinhos - Menino Caranguejo Manguezal
http://issuu.com/crabboycomics/docs/manguezal
- Tirinhas (sugestão para trabalhar atividades (produções)
http://www.meninocaranguejo.com
-Vídeo - CARANGA - Do outro lado do manguezal (curta)
http://www.caranguejo.org.br/caranga-do-outro-lado-do-manguezal/
- Sites pesquisa
www.escolakids.com/manguezal.htm
http://www.brasilescola.com/brasil/mangues.htm
www.wikipedia.org/wiki/Manguezal
www.youtube.com/watch?v=yrmWIzDWNhE
http://www.youtube.com/watch?v=2dcSrxtVJ6Q&feature=related
www.alunosonline.com.br/geografia/manguezal.
http://www.youtube.com/watch?v=ZpD1KxLv8Zo&feature=related
- Site busca
OUTROS RECURSOS
A avaliação será processual e contínua, deverá ser realizada em todas as etapas do projeto envolvendo a observação, participação, realização de atividades, interesse dos alunos e análise reflexiva constante das tarefas desenvolvidas em sala de aula para que assim o professor possa perceber os avanços , necessidades e dificuldades dos alunos e fazer as intervenções necessárias.
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/12/2012
Quatro estrelasParabéns professora Adelaíde! Sua aula está muito boa e motivadora. É muito importante possibilitar às crianças conhecerem o meio onde vivem, assim podem valorizar e utilizar esse meio de forma consciente e sustentável. A diversidade de estratégias utilizadas, com certeza vai favorecer muitas aprendizagens. Um grande abraço....
22/11/2012
Duas estrelasbom
21/11/2012
Cinco estrelasA aula da professora Adelaíde está riquíssima em organização e criatividade. Os objetivos estão bem definidos, as estratégias bem elaboradas e as atividades propostas para os alunos são bastante estimulantes. Eles, com certeza, irão ficar bastante envolvidos com esse trabalho elaborado pela Professora Adelíde, que mais uma vez está de Parabéns!!