Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


NOSSO MANGUE - Sua fauna e sua flora

 

19/11/2012

Autor e Coautor(es)
MARIA ADELAIDE DA SILVA OLIVEIRA
imagem do usuário

SAO LUIS - MA EC IRMAO PEDRO MARCOSINE BERTOL

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Promover o "conhecer" sobre o bioma MANGUE;
  • Compreender a importância de preservar os manguezais;
  • Reconhecer o mangue como um ecossistema muito presente em nosso país e em nossa cidade;
  • Entender que ele é fundamental para a sustentabilidade das comunidades que ali vivem;
  • Identificar problemas existentes nas áreas dos manguezais;
  • Diferenciar os componentes do mangue e reconhecer as suas relações.
Duração das atividades
2 meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Apresentar o projeto para a sala, oralmente ou com apresentação de slides; 
  • Verificar o conhecimento prévio dos alunos (o que eles já sabem) sobre o Mangue;
  • Apresentar um vídeo (documentário) para posteriormente fazer um paralelo sobre o que eles já sabem e sobre o que eles viram no vídeo.

 

Site do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ZpD1KxLv8Zo&feature=related

Estratégias e recursos da aula

          Iniciar o projeto, abrindo as atividades, com um  depoimento de um catador de caranguejo, morador da área do mangue. Esse depoimento servirá para estimular  a importância da preservação do mangue e mostrar para os alunos que as populações carentes residentes no entorno do mesmo,  retiram dali, sua alimentação e renda. Logo após a exposição oral do catador de caranguejos, apresentar para os alunos, cartazes com imagens da fauna e flora do mangue, aproveitando o momento, para falar um pouco das espécies que dependem do mangue para nascer, viver e se reproduzir,  mencionando que o mangue é um grande berçário para muitas espécies, principalmente para o caranguejo.

          No decorrer dos dias, a exploração da temática, acontecerá através de cartazes, poemas, música, interpretação textual e produção de textos (poema, quadrinha, adivinha, acróstico, paródia, texto expositivo, etc.), desenhos, pintura, confecção de origami, reciclagem e pesquisas na internet. Acontecerá também, como atividade final, o momento mais esperado por todos: a visitação ao mangue, onde os alunos irão visualizar e registrar, através de fotos, toda a diversidade de plantas e de animais encontrados por lá, bem como, outras curiosidades também. Na sequência levar os alunos para o laboratório de informática para que criem slides (Power Point) com os registros fotográficos de todos os trabalhos realizados em sala de aula e na atividade extraclasse. Os slides serão apresentados na culminância do projeto (apresentação com Data Show), assim como, todas as produções realizadas pelas crianças, celebrando assim, o Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

ATIVIDADE 1 -  Leitura do poema "MAR"

MAR

No mar

Tem siri e ostra,

Marisco e lagosta,

Bichos bonitos,

Bichos esquisitos

O mar

É lindo e gozado,

A gente entra doce,

E sai salgado.

        Zum-Zum-Zum, e Outras Poesias, de Lalau e Laura Beatriz. Companhia das Letrinhas.

 

- O poema deverá está escrito em um cartaz para que se possa realizar a leitura para a classe, em seguida será realizada a interpretação do texto. O professor fará perguntas como:

  • Quem já foi ao mar?
  • Alguém conhece o siri? E a lagosta?
  • O que o siri, a lagosta e o caranguejo têm em comum?
  • O siri e a lagosta vivem no mangue como o caranguejo? O que vocês acham?
  • Por que no poema diz que no mar têm bichos bonitos e bichos esquisitos?
  • De que bichos esquisitos a autora está falando?
  • No poema fala, que a gente entra doce no mar e depois sai salgado, o que isso quer dizer?
  • No mar tem sal?
  • O poema fala que o mar é lindo e gozado. Por quê?
  • Aproveitar também para fazer perguntas sobre quem escreveu o texto, o nome do livro e a editora. 

- Após a leitura e interpretação realizada oralmente, os alunos deverão transcrever o texto para o caderno, para que eles possam conhecer a estrutura de um poema. No momento o professor deverá fazer as intervenções necessárias, para que eles percebam que, num poema, as frases são chamadas de versos, e que cada verso está escrito numa linha. Outras atividades de escrita e leitura poderão estar sendo realizadas com esse texto, observando as hipóteses da sua turma; pré-silábica, silábica (com vl sonoro e sem vl sonoro), silábica-alfabético e alfabético. 

- Ilustrar o poema. (Livre). Nessa atividade deixar que o aluno crie a partir do entendimento dele sobre a leitura e discussão relacionado ao texto.

 

 

ATIVIDADE 2 - Criar um acróstico com a palavra CARANGUEJO

- Conversa motivadora inicial com os alunos, verificando seus conhecimentos prévios e preparando-os para a aprendizagem do gênero textual "acróstico".

-Explique para as crianças o que é  Acróstico.

 

 

ATIVIDADE 3 - Ler e cantar para brincar

- Esta atividade será um momento de descontração, antecedendo a próxima atividade do projeto.

  • Expor a cantiga de roda, escrito, num cartaz e fazer a leitura coletiva do texto;
  • Aproveitar o momento e trabalhar a leitura individual dos alunos, fazendo as intervenções necessárias, principalmente na segmentação do texto, para que eles possam entender que, o que se fala é o que se escreve; 
  • Escrever lista de palavras (nomes de bichinhos que moram no mar)
  • Na sequência colocar o CD (disponível no youtube) e ouvir a música com os alunos;

 

CARANGUEJO NÃO É PEIXE

Fui à Espanha
Buscar meu chapéu
Azul e branco
Da cor daquele céu

Olha palma, palma, palma
Olha pé, pé, pé
Olha roda, roda, roda
Caranguejo peixe é

Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré

Samba crioula
Que vem da Bahia
Pega essa menina
E joga na bacia

A bacia é de prata, areada com sabão
E depois de areada
Vai lavar o seu roupão.

O roupão é de seda
Camiseta de filó
Cada um pega o seu par
Para dar bênção à vovó

A benção vovó, a benção vovó!

 

-Trabalhar com os alunos  um origami - caranguejo

          Inserir a dobradura de papel numa aula, num projeto, além de ser prazeroso, você professor, estará trabalhando a concentração e o raciocínio. Através das dobraduras as crianças aprendem além dos conceitos geométricos, aprendem também, sequência de ordens (sequência temporal). Aproveite o momento e peça para que eles construam um origami de caranguejo. Siga o passo-a-passo, observando a imagem abaixo:

 

                            ORIGAMI - CARANGUEJO

Origami

http://perspectivasdoolhar.blogspot.com.br/2012/08/origami-animais-marinhos-15-caranguejo.html

 

- Reciclar é preciso!

          Atenção professor! Nessa atividade, procure conversar com os alunos anteriormente, sobre a importância da reciclagem, retomando as questões dos cuidados que devemos ter com o lixo produzido pelos seres humanos e que, muitas vezes, são jogados no meio ambiente, prejudicando ecossistemas como o mangue, por exemplo. Debater questões como essa: O que fazer com o lixo que nós produzimos? É HORA DE RECICLAR (caranguejo) - Atividade

  • O momento pede a colaboração dos pais e/ou responsáveis. Faça um bilhetinho pedindo para que eles consigam através das lanchonetes, embalagens usadas de sanduíches (pode ser de isopor ou de papelão) e canudinhos. Peça para que eles limpem o material adquirido e enviem para a escola através do filho(a).
  • Siga o modelo da imagem abaixo, do brinquedo (caranguejo) que foi confeccionado com material reciclado. Observe o passo-a-passo e explique para as crianças como fazer!

 

Obs. Caso não consiga as embalagens de sanduíches, você poderá substituir por caixas que tenham o mesmo formato. 

 

Reciclagem

http://www.pragentemiuda.org/2012_05_01_archive.html

 

 

ATIVIDADE 4 - Navegar é preciso

- Esta atividade tem como objetivo principal, além da leitura, fazer uma reflexão sobre a importância deste ecossistema para o meio ambiente e para nossas vidas.

1.     Levar os alunos para o laboratório de informática, acessar o site http://issuu.com/crabboycomics/docs/manguezal e clicar na história em quadrinhos do Menino Caranguejo Manguezal. Além dessa historinha, lá você encontrará várias outras. 

2.     Num outro momento, levá-los novamente para assistir ao vídeo (curta) "CARANGA - do outro lado do manguezal". Site: http://www.caranguejo.org.br/caranga-do-outro-lado-do-manguezal/

 

 

ATIVIDADE 5 - Produção textual

  1. Navegar na internet, procurando informações sobre o bioma MANGUE. Pedir que os alunos façam uma pesquisa utilizando palavras-chave como: MANGUE, MANGUEZAL, BIOMAS, etc.;
  2. Pedir que eles leiam tudo com muita atenção e depois para produzir um texto(coletivo) expositivo de tudo que eles aprenderam. Você poderá ser o escriba.
  3. Divida os alunos em grupo e peça que construam cartazes sobre o que aprenderam. Oriente-os a planejarem o que vão fazer antes de realizarem a atividade. Lembre aos alunos que o trabalho em grupo requer saber ouvir e respeitar a opinião dos colegas para poderem decidir, em conjunto, o que irão fazer.

 

 

ATIVIDADE 6 - Visitação ao MANGUE

- Chegou o dia mais esperado por todos: A visitação ao mangue. Professor, no dia anterior ao passeio, converse com os alunos sobre esse momento, é bom que eles se sintam seguros e estimulados. Faça perguntas do tipo: Alguém aqui já foi ao mangue? Como será essa visita? Será que vamos encontrar caranguejos? Será que o mangue da nossa cidade está poluído?

Atenção professor! A visita ao mangue deverá ser comunicada com antecedência aos pais. Observe e liste alguns itens que serão necessários para que as crianças levem consigo durante o passeio. Exemplo: Garrafa com água, chapéu, boné. Todos deverão estar calçados com tênis!

  1. Levar os alunos para visitar o mangue e registrar através de fotos, tudo que eles viram de interessante por lá!
  2. Na culminância do projeto, convide aos pais e toda a escola, para visitarem a exposição dos trabalhos realizados e assistirem a uma apresentação (slides) de tudo que aconteceu durante todo trabalho realizado na escola como também no momento da visita ao mangue.

 

BOM TRABALHO PROFESSOR!

Recursos Complementares

 

- Poema: O MAR

Zum-Zum-Zum, e Outras Poesias, de Lalau e Laura Beatriz. Companhia das Letrinhas.

- Cantiga de roda - CARANGUEJO NÃO É PEIXE

http://letras.mus.br/cantigas-populares/1483143/

- História em quadrinhos - Menino Caranguejo Manguezal

http://issuu.com/crabboycomics/docs/manguezal

- Tirinhas (sugestão para trabalhar atividades (produções)

http://www.meninocaranguejo.com

-Vídeo - CARANGA - Do outro lado do manguezal (curta)

http://www.caranguejo.org.br/caranga-do-outro-lado-do-manguezal/

- Sites pesquisa

www.escolakids.com/manguezal.htm

http://www.brasilescola.com/brasil/mangues.htm

www.wikipedia.org/wiki/Manguezal

www.youtube.com/watch?v=yrmWIzDWNhE

http://www.youtube.com/watch?v=2dcSrxtVJ6Q&feature=related

www.alunosonline.com.br/geografia/manguezal.

http://www.youtube.com/watch?v=ZpD1KxLv8Zo&feature=related

 

- Site busca

www.google.com.br

 

OUTROS RECURSOS

  • Cartazes
  • Micro system
  • CD
  • DVD
  • Vídeo
  • Televisão
  • Máquina fotográfica
  • Data Show
  • PC (Laboratório de informática)
  • Internet
  • Tinta guache
  • Hidrocor
  • Chamex
  • Cola
  • Canudo
  • Embalagem usada (isopor) lanche
  • Bola pequena de isopor
  • palito de churrasco
  • Giz
Avaliação

               A avaliação será processual e contínua, deverá ser realizada em todas as etapas do projeto envolvendo a observação, participação, realização de atividades, interesse dos alunos e análise reflexiva constante das tarefas desenvolvidas em sala de aula para que assim o professor possa perceber os avanços , necessidades e dificuldades dos alunos e fazer as intervenções necessárias.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 1/3 - 33.33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Regiana Froz Campos, SEMED , Maranhão - disse:
    regyfroz@yahoo.com.br

    03/12/2012

    Quatro estrelas

    Parabéns professora Adelaíde! Sua aula está muito boa e motivadora. É muito importante possibilitar às crianças conhecerem o meio onde vivem, assim podem valorizar e utilizar esse meio de forma consciente e sustentável. A diversidade de estratégias utilizadas, com certeza vai favorecer muitas aprendizagens. Um grande abraço....


  • marlucia pereira da rocha, EEEFM FLORESTA DO SUL , Espírito Santo - disse:
    lucia_rocha_cb@hotmail.com

    22/11/2012

    Duas estrelas

    bom


  • Ana Luzia B. Rodrigues, NTE SL2 , Maranhão - disse:
    ntesl2@gmail.com

    21/11/2012

    Cinco estrelas

    A aula da professora Adelaíde está riquíssima em organização e criatividade. Os objetivos estão bem definidos, as estratégias bem elaboradas e as atividades propostas para os alunos são bastante estimulantes. Eles, com certeza, irão ficar bastante envolvidos com esse trabalho elaborado pela Professora Adelíde, que mais uma vez está de Parabéns!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.