25/11/2012
Lucimeyre de A. Tristão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Usar adequadamente a grafia do hífen,
Conhecer as regras para uso do hífen;
Utilizar a linguagem oral e escrita para expressar suas ideias observando as novas regras de ortografia.
- É necessario que o professor faça um levantamento para saber o que os alunos sabem sobre o uso do hífen, e o acordo ortográfico.
- aula interativa;
- aula em laboratório de informática;
-atividades em grupo.
Aula 1
Introdução da aula: Assistir com os alunos o vídeo Hífen salvo previamente no pen drive para exibição no dat-show:
- Depois do término do video será feito uma revisão do conteúdo com os alunos e depois o professor passará esse conteúdo no quadro para que os mesmos possam copiar, os alunos deverão fazer a atividade na próxima aula por causa do tempo.
Conteúdo:
HÍFEN
É um sinal que serve para separar sílabas ligar pronomes aos pronomes aos verbos e formar palavras compostas. Na formação de palavras, algumas convenções são adotadas segundo o Acordo Ortográfico. As principais.
Na derivação
Emprega-se o hífen para separar o prefixo ou pseudoprefixo do segundo elemento quando:
1) O segundo elemento começa por h: extra-humano, pré-história, anti-higiênico, super-homem.
Exceções: palavras iniciadas pelos prefixos des- e in- e cujo segundo elemento perdeu o h inicial: desumano, inábil.
2) o primeiro elemento termina com a mesma vogal com que inicia o segundo: anti-ibérico, micro-ondas, semi-internato.
Nas formações com prefixo co-, pro-, pré- e re-, estes se aglutinam, em geral, com o segundo elemento, mesmo quando iniciado por o ou e: coordenar, coautor, procônsul, preeleito, reeleição.
3) o prefixo hiper-, inter-, super- e sub- são seguidos por elementos iniciados por r ou h: hiper-rígido, inter-religioso, super-requintado, sub-reitor.
4) a palavra inicia pelos prefixos pós-, pré- e pró-: pré-escolar, pós-graduação, pró-desenvolvimento.
Não se emprega hífen quando:
1) O primeiro elemento termina em vogal e o segundo inicia por r ou s: antirreligioso, contrarregra, cosseno, microrradiografia.
Observe que se deve dobrar o r ou s:
2) o primeiro elemento termina em vogal diferente da que inicia o segundo: antiaéreo, agroindustrial.
Na composição
Emprega-se hífen quando:
1) Elementos mantêm tonicidade própria: decreto-lei, guarda-noturno.
Exceções: paraquedas, bateboca, tocafitas.
2) a palavra designa espécie botânica ou zoológicas: amor-perfeito, vitória-régia.
3) a palavra se inicia por além, aquém, recém e sem: além-mar, recém-casados, sem-cerimônia.
Aula 2 (EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO)
O professor levará para sala de aula cópias do exercício abaixo e após um tempo, fará a correção com os alunos retirando as duvidas que surgirem.
Exercício de fixação:
1 -Transcreva as frases a seguir em seu caderno, completando-as com as formas adequadas das palavras indicadas:
a. Comer sem lavar as mãos é (anti-higiênico/antihigiênico)
b. Ele fez um esforço (sobre-humano/ sobrehumano) para terminar este trabalho.
c. Aquelas pessoas vivem em condições (subumanas/sub-humanas)
d. Ele é um engenheiro (aeroespacial/ aero-espacial)
e. Estou cursando (auto-escola/ autoescola) para aprender a dirigir.
f. O acidente ocorreu no acesso à (auto-estrada/ autoestrada).
g. Meu professor é um dos (co-autores/ coautores) desta obra.
h. O governo adotou medidas (anti-inflacionárias/ antiinflacionárias)
i. Os (exalunos/ ex-alunos) visitaram sua antiga escola.
2 – Em seu caderno transcreva a forma correta das palavras abaixo:
Inter-atividade/interatividade
Além-mundo/ além mundo
Co-ordenar/ coordenar
Guarda-chuva/ guardachuva
Castanha-do-pará/ castanha do Pará
Inter-racial / interracial
Antissocial / anti-social
3 – Identifique a alternativa em que o hífen foi indevidamente usado:
a) circum-meridiano;
b) circum-hospitalar;
c) circum-escolar;
d) circum-navegação;
e) circum-polaridade.
4 – Assinale a opção incorreta:
a) inter-humano;
b) inter-hemisférico;
c) inter-relacionar;
d) interrelacionar
Aula 3
Levar os alunos ao laboratório de Informática e orientá-los a se organizar em pequenos grupos (3 ou 4), e pedir que os mesmo acessem o site informado.
http://educarparacrescer.abril.com.br/regras-hifen/index.shtml
O referido site é um jogo com as novas regras do uso do hífen, cada aluno deverá jogar pelo menos uma vez.
Outros recursos para aprofundamento do conteúdo: Dicionário; Gramática. (poderão ser utilizados para consultar, e retirar dúvidas)
Sugestão de leitura para o professor:
Livro - Nova Ortografia, A - Claudio Cezar Henriques
Nova Gramática: A Reforma Ortográfica por Professor Pasquale
A avaliação será feita diante da partipação, do exercício e do desempenho no jogo.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/05/2015
Cinco estrelassimples e perfeito
23/07/2013
Cinco estrelasAdoramos.
27/11/2012
Cinco estrelasAdorei a aula. Muito bem elaborada. Parabéns professora!!!