O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O uso do hífen após acordo ortográfico

 

25/11/2012

Autor e Coautor(es)
Claudia Loureiro de Oliveira
imagem do usuário

SERRA - ES EEEF FRANCISCO ALVES MENDES

Lucimeyre de A. Tristão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Usar adequadamente a grafia do hífen,

 Conhecer as regras para uso do hífen;

Utilizar a linguagem oral e escrita para expressar suas ideias observando as novas regras de ortografia.

Duração das atividades
03 aulas (55 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- É necessario que o professor faça um levantamento para saber o que os alunos sabem sobre o uso do hífen, e o acordo ortográfico.

Estratégias e recursos da aula

 - aula interativa;

- aula em laboratório de informática;

-atividades em grupo.

 

 Aula  1

 Introdução da aula:  Assistir com os alunos o vídeo Hífen  salvo previamente no pen drive para exibição no dat-show:

 

http://youtu.be/X417g_R5reE

 

- Depois do término do video será feito uma revisão do conteúdo com os alunos e depois o professor passará esse conteúdo no quadro para que os mesmos possam copiar, os alunos deverão fazer a atividade na próxima aula por causa do tempo.

Conteúdo:

HÍFEN

 É um sinal que serve para separar sílabas ligar pronomes aos pronomes aos verbos e formar palavras compostas. Na formação de palavras, algumas convenções são adotadas segundo o Acordo Ortográfico. As principais.

Na derivação

Emprega-se o hífen para separar o prefixo ou pseudoprefixo do segundo elemento quando:

 1) O segundo elemento começa por h: extra-humano, pré-história, anti-higiênico, super-homem.

Exceções: palavras iniciadas pelos prefixos des- e in- e cujo segundo elemento perdeu o h inicial: desumano, inábil.

 2) o primeiro elemento termina com a mesma vogal com que inicia o segundo: anti-ibérico, micro-ondas, semi-internato.

 Nas formações com prefixo co-, pro-, pré- e re-, estes se aglutinam, em geral, com o segundo elemento, mesmo quando iniciado por o ou e: coordenar, coautor, procônsul, preeleito, reeleição.

 3) o prefixo hiper-, inter-, super- e sub- são seguidos por elementos iniciados por r ou h: hiper-rígido, inter-religioso, super-requintado, sub-reitor.

 4) a palavra inicia pelos prefixos pós-, pré- e pró-:  pré-escolar, pós-graduação, pró-desenvolvimento.

  

Não se emprega hífen quando:

 1) O primeiro elemento termina em vogal e o segundo inicia por r ou s: antirreligioso, contrarregra, cosseno, microrradiografia.

Observe que se deve dobrar o r ou s:

2) o primeiro elemento termina em vogal diferente da que inicia o segundo: antiaéreo, agroindustrial.

Na composição

Emprega-se hífen quando:

1) Elementos mantêm tonicidade própria: decreto-lei,  guarda-noturno.

Exceções: paraquedas, bateboca, tocafitas.

2) a palavra designa espécie botânica ou zoológicas: amor-perfeito, vitória-régia.

 3) a palavra se inicia por além, aquém, recém e sem:  além-mar, recém-casados, sem-cerimônia.

  

 Aula 2  (EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO)

O professor levará para sala de aula cópias do exercício abaixo e após um tempo, fará a correção com os alunos retirando as duvidas que surgirem.


Exercício de fixação:

1 -Transcreva as frases a seguir em seu caderno, completando-as com as formas adequadas das palavras indicadas:

 a.     Comer sem lavar as mãos é (anti-higiênico/antihigiênico)

b.    Ele fez um esforço (sobre-humano/ sobrehumano) para terminar este trabalho.

c.     Aquelas pessoas vivem em condições (subumanas/sub-humanas)

d.    Ele é um engenheiro (aeroespacial/ aero-espacial)

e.    Estou cursando (auto-escola/ autoescola) para aprender a dirigir.

f.      O acidente ocorreu no acesso à (auto-estrada/ autoestrada).

g.    Meu professor é um dos (co-autores/ coautores) desta obra.

h.    O governo adotou medidas (anti-inflacionárias/ antiinflacionárias)

i.      Os (exalunos/ ex-alunos) visitaram sua antiga escola.

2 – Em seu caderno transcreva a forma correta das palavras abaixo:

Inter-atividade/interatividade

Além-mundo/ além mundo

Co-ordenar/ coordenar

Guarda-chuva/ guardachuva

Castanha-do-pará/ castanha do Pará

Inter-racial / interracial

Antissocial / anti-social

3 – Identifique a alternativa em que o hífen foi indevidamente usado:
a) circum-meridiano;
b) circum-hospitalar;
c) circum-escolar;
d) circum-navegação;
e) circum-polaridade.

4 – Assinale a opção incorreta:
a) inter-humano;
b) inter-hemisférico;
c) inter-relacionar;
d) interrelacionar

 Aula 3

Levar os alunos ao laboratório de Informática e orientá-los a se organizar em pequenos grupos (3 ou 4), e pedir que os mesmo acessem o site informado.

jogo

http://educarparacrescer.abril.com.br/regras-hifen/index.shtml

 O referido site é um jogo com as novas regras do uso do hífen, cada aluno deverá jogar pelo menos uma vez.

Recursos Complementares

 

Outros recursos para aprofundamento do conteúdo:  Dicionário; Gramática.  (poderão ser utilizados para consultar, e retirar dúvidas)

 Sugestão de leitura para o professor:

Livro - Nova Ortografia, A - Claudio Cezar Henriques

Nova Gramática: A Reforma Ortográfica por Professor Pasquale

Avaliação

 

A avaliação será feita diante da partipação, do exercício e do desempenho no jogo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.