09/01/2013
Dayany Barros Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Natureza cíclica da Natureza |
Conhecer o ciclo da água;
Identificar as etapas do ciclo da água através de um experimento prático;
Reconhecer que o fenômeno climático seca é um problema ocasionado pela falta de precipitação (chuvas).
Conhecimento sobre os estados físicos da água (líquido, gasoso e sólido).
Para esta atividade serão utilizados os seguintes recursos:
folhas de papel ofício;
canetinhas e lápis de cor.
Em sala de aula, recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos “De onde vem a água?”, “Por que a chuva cai das nuvens?” e “O que é ciclo da água?”. O docente deverá solicitar que os alunos verifiquem como ocorre o ciclo da água a partir do vídeo “Nasa: The Water Cycle” <http://www.youtube.com/watch?v=0_c0ZzZfC8c&feature=player_embedded> (Acesso: 30/07/2012) e desenhem em duplas como acontece o ciclo da água nomeando suas etapas.
IMAGEM 1 - VÍDEO “NASA: THE WATER CYCLE”
Fonte: <http://www.youtube.com/watch?v=0_c0ZzZfC8c&feature=player_embedded> (Acesso: 30/07/2012)
Os alunos assistirão ao vídeo, logo após, se dividirão em duplas onde deverão produzir os desenhos e nomear as etapas do ciclo da água.
As duplas estarão apresentando para a turma os seus desenhos sobre o ciclo da água. Sugere-se que o professor incentive a discussão na turma, usando os seguintes questionamentos: “Por que o ciclo da água recebe esse nome?”, “O ser humano pode interferir no ciclo da água? Como?”, “A quantidade de água no planeta aumenta ou diminui com o ciclo da água? Por quê?”.
O docente deverá explicar que o ciclo da água também recebe o nome de ciclo hidrológico e que, durante o processo desse ciclo, a água passa pelos estados sólido, líquido e gasoso. Após a explicação, sugere-se que o professor solicite que os alunos identifiquem esses estados da água em seus desenhos.
Para a atividade serão necessários os seguintes materiais:
pote de vidro transparente (como os potes de azeitona em conserva ou similares) com tampa;
cubos de gelo;
fita adesiva;
canetinhas coloridas;
água morna.
Em sala de aula, sugere-se que o docente informe aos alunos sobre a realização de uma experiência onde visualizarão o ciclo hidrológico, e solicite que anotem no caderno as observações feitas durante o processo.
Recomenda-se que a turma seja organizada em semicírculo para que todos possam visualizar a experiência da melhor maneira possível.
O docente deverá seguir as seguintes etapas:
1º. Colocar a água morna até a metade do pote de vidro e depois fechar com a tampa;
2º. Quando as paredes do pote começarem a “suar” deverão ser depositados dois cubos de gelo em cima da tampa (ver imagem 2).
IMAGEM 02 - EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA
Fonte: http://www.recreio.com.br/ (Acesso: 19/06/ 2012)
O docente deverá explicar que os alunos realizarão em casa uma experiência similar à primeira. Para tanto, serão utilizados os mesmos materiais da experiência anterior, porém agora água deverá estar em temperatura ambiente.
Recomenda-se que o professor solicite aos alunos a execução das seguintes etapas:
1º. Colocar água no pote de vidro até a metade e depois fechar com a tampa;
2º. Marcar o nível atingido pela água com a canetinha no pote de vidro;
3º. Deixar o pote de vidro exposto ao sol;
4º. Com a formação de gotinhas nas paredes do pote, colocar os cubos de gelos em cima da tampa.
Realizadas as experiências, o professor deverá perguntar o que os alunos observaram e depois solicitar a apresentação os resultados da experiência realizada em casa. O docente deverá questionar “As duas experiências apresentaram os mesmos resultados? O que ocorreu de diferente? Por quê?”. Sugere-se que a produção de uma tabela, para sistematizar comparação dos resultados alcançados nas duas experiências.
Em sala de aula, recomenda-se que o professor indague a turma “Será que o ciclo da água ocorre regularmente em todos os lugares? Quais são os fatores que prejudicam o ciclo da água?”. O docente deverá apresentar a música “Asa Branca” <http://www.youtube.com/watch?v=z8iCB2E9kek&feature=player_embedded#!> (Acesso: 31/07/2012) dos compositores nordestinos Luís Gonzaga e Humberto Teixeira.
Recomenda-se que o professor explique que os alunos organizados em duplas irão receber uma cópia da letra da música <http://letras.mus.br/luiz-gonzaga/47081/> (Acesso: 27/06/2012) para analisar e responder os seguintes questionamentos:
Os compositores utilizam algumas palavras para representar a situação de um local. Que palavras são essas? As palavras se referem a que problema?
O que acontece quando o ciclo da água demora a completar-se, ou seja, demora a chover? Quais as regiões onde isso mais acontece?
Propõe-se que após as duplas terminarem de responder os questionamentos, o professor apresente a música “A volta da Asa Branca” <http://letras.mus.br/luiz-gonzaga/664045/> (Acesso: 31/07/2012) dos mesmos compositores e depois questione “O que aconteceu para o personagem da música ficar feliz na segunda música?”. As duplas deverão apresentar as respostas aos questionamentos e depois juntamente com o professor realizar uma comparação entre as duas situações apresentadas nas músicas. Após essa comparação, propõe-se que seja construída coletivamente no quadro uma lista de características do fenômeno climático seca a partir do que foi apresentado nas músicas.
§ O ciclo da água http://www.montanheiros.com/jogos/ciclo_agua.pdf - Acesso: 31/07/2012
§ Ciclo da água http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/agua-ciclo-da-agua-8.php - Acesso: 31/07/2012
§ O ciclo da água http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9996 - Acesso: 31/07/2012
§ O que acontece às poças de água? http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11234 - Acesso: 31/07/2012
§ Granizo http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11527 - Acesso: 31/07/2012
§ Ficha água 2: efeitos da temperatura sobre a água - evaporação (mudanças de estado)
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11081 - Acesso: 31/07/2012
Na atividade 1, o professor poderá verificar se houve entendimento dos alunos em relação ao ciclo da água por meio da produção dos desenhos . Na atividade 2, o professor poderá averiguar se os alunos identificaram as etapas do ciclo da água, a partir da relação entre as experiências realizadas. Na atividade 3, recomenda-se avaliar se os discentes compreenderam, através da comparação entre as músicas e por meio da lista de características, que a seca é um problema acarretado pela falta de precipitação (chuvas), bem como sobre suas consequências.
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27/03/2013
Cinco estrelasExcelente todo material.