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Meio técnico-científico-informacional e o impacto sobre o emprego

 

15/07/2014

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
imagem do usuário

ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer o conceito geográfico de meio técnico-científico-informacional e sua influência na organização do espaço.

- Reconhecer o conceito de divisão internacional do trabalho e sua influência nas formas de organização do trabalho.

- Identificar o movimento expresso no espaço estimulado pela evolução da técnica e da ciência guiadas pelo funcionamento do mercado, promovendo a internacionalização do capital e a unificação dos espaços.

- Reconhecer a contradição expressa na modernidade X aviltamento da dignidade humana, como consequência da concentração de riqueza em escala nacional e internacional, por meio do mecanismo da divisão internacional do trabalho. 

Duração das atividades
06 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Divisão do Trabalho: conceituação

Linha do tempo: elaboração e significado

Formas de organização do trabalho: definições

Leitura e interpretação textual

Estratégias e recursos da aula

Aula recomendada para o ensino médio. Ela contempla algumas competências e habilidades do ENEM, especialmente a Competência da área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder e a Competência de área 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

 

Esta atividade objetiva situar temporalmente os alunos em relação às três revoluções industriais empreendidas pela humanidade, desde o século XVIII, levando-os a compreender o caráter evolutivo das técnicas e da ciência e como essa evolução impacta a natureza e a sociedade em vários aspectos.

 

O professor de Língua Portuguesa deverá ser convidado a participar da aula. Sua contribuição é fundamental para aprimorar as competências e habilidades da leitura e interpretação textual.

 

Atividade 1. Uso da linha do tempo para contextualização do tema

 

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                                                                                      http://uaudesignuva.wordpress.com/author/uaudesignuva/page/4/

 

Inicialmente, o professor deverá instigar os alunos com a seguinte provocação: as novas tecnologias provocam desemprego?   Iniciando um diálogo ele deverá estimular a manifestação dos alunos quanto a sua visão sobre o questionamento colocado.

 

A atividade proposta foi elaborada tendo como referência o artigo do professor Ruy Moreira, denominado Inovações tecnológicas e novas formas de gestão do trabalho, disponível em http://www.escolanet.com.br/teleduc/arquivos/9/apoio/12/Inov_tecno_gest_trab_%20Moreira.doc. O professor poderá imprimir o artigo para distribuição individual aos alunos ou utilizar o laboratório de informática da escola para o acesso virtual.

 

A turma deverá formar grupos de quatro alunos e, com base no artigo selecionado, preencher os Quadros 1 e 2 a seguir.

 

Quadro 1. Revoluções industriais: caracterizações básicas

Itens para pesquisa

1ª Revolução Industrial

2ª Revolução Industrial

3ª Revolução Industrial

Época e lugar onde foram desencadeadas

 

 

 

Ramos de atividades características. Por que?

 

 

 

Nome do paradigma desta época. Explique cada um deles.

 

 

 

Inovações tecnológicas características da época

 

 

 

Fontes de energia

 

 

 

 

Meios de transporte

 

 

 

 

Características da organização do trabalho

 

 

 

Papel do Estado em cada uma das revoluções industriais

 

 

 

 

 

Quadro 2. O trabalho e o trabalhador nas três revoluções industriais*

Itens para pesquisa

1ª Revolução Industrial

2ª Revolução Industrial

3ª Revolução Industrial

Características da Divisão Internacional do Trabalho

 

 

 

Sistemas de defesa do trabalhador. Por que?

 

 

 

Perfil do trabalhador

 

 

 

 

Teóricos expressivos da época

 

 

 

Relação sociedade/natureza

 

 

 

 

Transformações provocadas no espaço

 

 

 

Transformações provocadas na sociedade

 

 

 

Dê a definição de TQC – CCQ – JIT – Kanbam - Reengenharia

 

 

 

*Atividade publicada inicialmente na revista Ciência Geográfica (ISSN 1413-746) nº 8, ano III, set./dez. de 1997. Esta aula

mantém a estrutura original e apresenta atualizações.

 

A socialização dos resultados constitui-se numa oportunidade para aquisição de conhecimento e de reflexão sobre acontecimentos marcantes da história recente da humanidade. As colocações dos alunos e as explicações do professor contribuem também para a construção de conceitos geográficos referentes ao tema proposto. Os alunos dispostos num único grupo para apresentação de suas anotações e percepções, poderão promover um debate enriquecedor.

 

Após o debate o professor deverá orientar os alunos para a construção de uma linha do tempo. Ela deverá conter as principais características de cada uma das revoluções industriais.

 

 

Observações:

 

1. Para esta atividade cada aluno usará duas tiras de papel com tamanho médio de 12 cm X 5 cm – folha A4. (É interessante fazer uso de papeis descartados pela secretaria ou pela máquina de xerox da escola destacando a importância da formação do hábito do uso consciente dos recursos. Pequenos gestos incorporados ao cotidiano podem ter grande significado pedagógico.)

 

2. O professor deverá solicitar as folhas descartadas na secretaria da escola e distribuí-las previamente aos alunos para que as recortem, conforme o tamanho estipulado no item l, para uso no momento oportuno.

 

3. As imagens ilustrativas poderão ser recortadas de revistas previamente solicitadas aos alunos, obtidas na biblioteca da escola, ou retiradas da internet. Dessa forma, a linha do tempo ficará ilustrada com imagens, enquanto as palavras chave caracterizarão cada uma delas.

 

 

Um grupo voluntário de alunos deverá fixar em uma das paredes da sala de aula uma sequência de sete cartolinas ou de folhas de papel pardo, sendo duas folhas para cada uma das revoluções industriais e uma (a primeira, da esquerda para a direita) para representar a fase pré-industrial. Na parte superior dos papeis alinhados deverá ser traçada uma linha contínua, com pincel atômico preto, delimitando as quatro fases. Nessa linha deverão ser inseridas as datas consideradas de referência para a periodização dos fenômenos a serem representados.

 

Cada grupo de quatro alunos (já formado para a atividade anterior) deverá fazer a representação de um dos itens relacionados no Quadro 3, usando imagens e palavras chave escritas em tiras de papel, que serão fixadas nas cartolinas. Os temas serão distribuídos por sorteio.

 

Quadro 3. Itens para representação visual da linha do tempo

 

Grupo 1: Fase pré-industrial: habitação; produção de alimentos; vestimenta; transporte; energia; lazer; impactos sobre a natureza; formas de organização do trabalho; manifestações de domínio de algum tipo de conhecimento construído a partir do senso comum; qualidade de vida.

 

Cada uma das três revoluções industriais:

Grupo 2: Transporte e energia

Grupo 3: Ramos de atividades econômicas características

Grupo 4: Formas de organização do trabalho

Grupo 5: Presença da ciência e da tecnologia

Grupo 6: Diferentes técnicas empregadas para a produção de alimentos e de objetos

Grupo 7: Habitação típica dos trabalhadores e dos patrões

Grupo 8: Sistema de defesa e perfil do trabalhador

Grupo 9: Impactos sobre a natureza

Grupo 10: Qualidade de vida

 

Observação: com exceção do grupo 1, os demais deverão representar o seu tema (com palavras chave e com imagens ilustrativas) nas três revoluções industriais, demonstrando a caracterização e, consequentemente, a diferenciação entre elas.

 

As linhas do tempo têm forte significado pedagógico. Assim, a linha do tempo proposta nesta atividade servirá como reforço à leitura e interpretação do texto indicado para a resolução dos quadros 1 e 2 (ver início da atividade 1) e como subsídio para reflexão sobre a temática em estudo.

 

O painel formado na parede da sala de aula proporcionará um ambiente tematizado favorável ao debate. O professor deverá retomar a provocação feita no início da aula: as novas tecnologias provocam desemprego? Ela guiará a interpretação da linha do tempo. O professor deverá estimular a participação dos alunos, levando-os a refletir sobre os inúmeros aspectos que perpassam a realidade em que vivemos, considerando-a sob a perspectiva da relação sociedade/natureza, produção do espaço, formas de organização do trabalho, perfil do trabalhador; relações sociais, concentração de riqueza, entre outras.

 

Para encerrar a atividade 1 o professor deverá propor a redação de um texto síntese, seguindo o estilo dissertativo argumentativo. Aqueles que defenderam o impacto negativo das novas tecnologias sobre o emprego deverão defender textualmente os seus argumentos. O mesmo deverá ser feito por aqueles que defenderam a visão contrária: as inovações tecnológicas são inerentes à evolução da sociedade, estimulando rearranjos de várias naturezas.

 

O professor de Língua Portuguesa deverá orientar sobre a redação de textos dissertativo argumentativos, bem como estabelecer os critérios para a sua avaliação. Alguns textos poderão ser selecionados para publicação no jornalzinho da escola ou no blog da turma.

 

 

Atividade 2. As novas tecnologias, o emprego, e você, no século XXI

 

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http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2011/01/tecnologia-e-educacao.html

 

O professor deverá imprimir para distribuição individual aos alunos, o artigo de José Pastore denominado Tecnologia e emprego, ou disponibilizar o laboratório de informática para que acessem o mesmo, no endereço web: http://www.josepastore.com.br/artigos/em/em_036.htm.

 

Considerando a tendência atual de estímulo ao empreendedorismo como forma de inserir-se no mundo contemporâneo, recheado pelos inúmeros desafios e também das possibilidades que nos impõe, a atividade proposta deverá ser realizada em grupo e os temas, Quadro 4, distribuídos por sorteio.

 

Quadro 4. As novas tecnologias, o emprego, e você, no século XXI

Grupo 1. Economia criativa. O que é?

 

Fonte: Economia criativa. Legado social e ambiental http://www.sebrae2014.com.br/Sebrae2014/Not%C3%ADcias_2014/Economia-Criativa-%E2%80%93-legado-social-e-ambiental#.U66ikvldXUU

 

 

Grupo 5. Steve Jobs: um jovem empreendedor

 

Fonte: Steve Jobs – biografia

http://www.e-biografias.net/steve_jobs/

 

 

Grupo 2. Banqueira de tirar o chapéu

 

Fonte: Banqueira de tirar o chapéu. ONG Projeto Pérola http://www.marcosassi.com.br/banqueira-de-tirar-o-chapeu

 

Banqueira mais jovem do Brasil traz palestra sobre empreendedorismo ao Estado

http://vitrinecapixaba.blogspot.com.br/2014/03/banqueira-mais-jovem-do-brasil-traz.html

 

Grupo 6. Empreendedorismo jovem: uma tendência

 

Fonte: "Jovem quer ser mais empreendedor", diz Luiz Barretto, presidente do Sebrae

http://economia.ig.com.br/financas/seunegocio/2013-07-08/jovem-quer-ser-mais-empreendedor-diz-luiz-barretto-presidente-do-sebrae.html

 

 

Grupo 3. Tendência empreendedora

 

Fonte: Tendência empreendedora: perfil dos alunos do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria

http://www.ead.fea.usp.br/semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/677.pdf

 

Grupo 7. Jovens empreendedores

 

Fonte: 30 jovens que ficaram milionários com a internet http://www.paraoaltoeavante.com.br/30-jovens-empreendedores-que-ficaram-milionarios-com-a-internet/

 10 jovens empreendedores da informática brasileira

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/10-jovens-empreendedores-da-internet-brasileira/

 

Grupo 4: Criatividade e inovação

 

Fonte: Criatividade e inovação: o verdadeiro diferencial das empresas http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/3395/criatividade-e-inovacao-o-verdadeiro-diferencial-das-empresas

 

Grupo 8. Megaeventos: um sopro nas ideias

 

Como ganhar dinheiro com a Copa do Mundo de Futebolhttps://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/como-ganhar-dinheiro-com-copa-mundo-2014-141700495.html

 

 

A socialização das pesquisas sugeridas no quadro 4tem a intenção de despertar os alunos para uma tendência atual: o empreendedorismo, principalmente no segmento jovem. O formato da socialização proposta prevê dramatizações e reflexões teóricas, que ajudarão a presentificar e a compreender o fenômeno pesquisado.

 

Os grupos 1, 2, 5, 7 e 8 representarão seus temas com dramatizações. Assim, deverão compor personagens envolvidos no assunto pesquisado: empresários, fornecedores, consumidores ou usuários do serviço oferecido etc.

 

Após a apresentação das dramatizações atuarão os alunos dos grupos 3, 4 e 6. Cada grupo indicará um representante para que apresente a interpretação das leituras por meio de um debate no formato de uma mesa redonda. Cada síntese deverá ser feita em cinco minutos. Após as apresentações abre-se um debate, com a participação de toda a turma.

 

O professor, novamente, deverá apresentar o questionamento gerador da aula: as novas tecnologias provocam desemprego? Nesse momento os alunos serão desafiados a comparar a visão inicial manifestada na atividade 1 com a visão construída após as leituras, as dramatizações e os debates empreendidos.

 

Retomando o conceito geográfico estruturante da aula (meio técnico-científico-informacional) o professor deverá propor mais um questionamento: de que maneira o meio técnico-científico-informacional provoca alterações no espaço, nas formas de organização do trabalho e no modo de vida das pessoas?

 

Por se tratar de um tema aberto o professor deverá respeitar a opinião dos alunos. Seu papel foi oferecer elementos teóricos valendo-se de estratégicas didático-pedagógicas, que possibilitam a reflexão e a leitura da realidade em que vivemos.

Recursos Complementares

Criando uma linha do tempo com auxílio das TIC. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15236

O conceito de meio técnico-científico-informacional em Milton Santos e a não-visão da luta de classes. Disponível em file:///C:/Users/Izabel/Downloads/15642-92872-1-PB.pdf

Meios de produção do espaço geográfico. Disponível em http://slideplayer.com.br/slide/1221300/

Texto dissertativo argumentativo. Disponível em http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/

Avaliação

O professor deverá estar atento a todas as atividades desenvolvidas pelos alunos, considerando seu interesse e participação, bem como o domínio de conteúdo e argumentação.

 

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