03/01/2012
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Espera-se que ao final da aula os alunos conheçam a História da Álgebra, saibam elaborar relatos, efetuar cálculos, operar e consolidar as quatro operações envolvendo números algébricos, elaborar situações-problema, expressar a compreensão sobre cálculos e sobre a elaboração de situações-problema envolvendo números algébricos, utilizar diferentes recursos midiáticos, compreender a linguagem algébrica sobretudo que o raciocínio lógico seja despertado.
Seria de vital importância que os alunos soubessem operar com números fracionários, números desconhecidos, unidades de medida, expressões numéricas, resolver situações-problema, identificar figuras geométricas e que soubessem trabalhar em equipe.
Este conteúdo deverá ser desenvolvido por meio de aula dialogada e os estudantes deverão se organizar em equipe de três integrantes.
Os recursos a serem utilizados serão: folha de papel milimetrada e computador com acesso à Internet.
O professor poderá iniciar um diálogo para verificar o que os estudantes compreendem sobre a linguagem algébrica e aplicabilidade de cálculos com números desconhecidos.
Na seqüência, poderá instigá-los para que respondam:
Poderá ainda, explicar os conceitos básicos para o estudo de equações do 1º grau, seu significado e como encontrar o valor das incógnitas.
O estudante deverá copiar a representação gráfica abaixo na folha de papel milimetrada.
Um quadra de esportes têm as seguintes medidas: comprimento (x + 16) e largura (x). Ache o valor de x e calcule o comprimento e a largura da quadra de esportes.
fonte:http://platea.pntic.mec.es/~ggarci1/descargas/imagenes/papel_mili.gif>
Para que os estudantes fixem o conteúdo, conheçam e saibam resolver as equações, o professor poderá solicitar que acessem a animação: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/Antonio_miguel_e_Adilson_Sella/index.html
O professor poderá utilizar a ficha modelo abaixo e ou ampliá-la para verificar a aprendizagem dos estudantes.
Livros:
GUELLI, O. Equação: O idioma da álgebra. São Paulo: Ática, 2001. IMENES, L. M. P.; LELLIS, M. C. T.; JABUKOVIC, J.
Coleção Para que Serve a Matemática : Álgebra. São Paulo: Atual, 1992. SOUZA, E. R. de.; DINIZ, M. I. de S. V.
Álgebra: das variáveis às equações e funções. São Paulo: CAEM/IME-USP, 1994. LINS, R. C.; GIMENEZ, J.
Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.
Sítios Para fundamentar o professor pode indicar o site que trata como Al-Khowârizmî resolveu equações e demonstrou geometricamente seus resultados.
O educador poderá utilizar o artigo O SIGNIFICADO E O PAPEL DO “ERRO” NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Quatro estrelas 11 calificaciones
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07/04/2013
Cinco estrelasGostei muito da aula. Com certeza os alunos ficam motivados para aprender um conteúdo complexo como a álgebra. Parabéns! E de professores como vc que fazem a diferença na educação.
01/03/2012
Quatro estrelasMtooo Booom!! Parabens ;)
20/01/2012
Quatro estrelasCom certeza pode-se abordar varios outros conteudos dentro deste mas esta de parabens
24/06/2011
Quatro estrelasGostei da aula, é pautada no diálogo participativo e inclusivo, além disso, à medida em que orienta o educando na construção de seu conhecimento também permite a analise de sua aprendizagem. Faz uso de recursos diversos e incentiva a colaboração entre os pares. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasÉ uma aula dinâmica e motivadora para os alunos na compreensão do assunto. Trabalhar em equipe é uma estratégia muito boa, e eu uso muito, pois facilita a integração com os colegas e eles podem discutir e tirar dúvidas . A folha do papel milimetrado é um recurso que pode ser utilizado mas, a internet não podemos utilizá-la porque não a temos na escola.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá professor, a idéia é muito boa, principalmente por oportunizar que os alunos disponham de vários recursos para pesquisa, mais no sentido da própria pesquisa na internet. Uma sugestão (não me leve a mal) para enriquecer sua idéia seria pesquisar sobre os números na história da civilização em materiais dos escribas, pois muitos símbolos foram criados por eles. Quanto ao cálculo do x nas dimensões da quadra não observei (ou foi omitido) dados que permitissem o cálculo. Parabéns pela iniciativa
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns, foi ótima a apresentação da aula.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente! Gostei muito da elaboração e da estratégia utilizada na aplicação do conteúdo.
24/03/2010
Cinco estrelasAula bem dinâmica, o que auxilia o aluno no entendimento da matéria. Aulas somente "faladas" pelo professor são aulas monótonas que tornam mais prováveis as dispersões dos alunos. A idéia de juntar os alunos em equipes é boa, pois os alunos podem discutir e tirar dúvidas com os colegas de equipe. E para fechar com chave de ouro, temos a utilização de materiais diferenciados como a folha milimetrada e o computador com acesso a Internet, juntamente com animações para resolução de equações.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente
24/03/2010
Cinco estrelasA aula foi bem planejada, o conteúdo foi bem explorado, pertinente e adequado ao nível de ensino. A aula foi dinâmica, pois a estratégia de montar grupos auxilia na aprendizagem.