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PENA... É COISA DE AVE / Vertebrados - Aves

 

17/08/2009

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
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TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as características das aves reconhecendo a importância das penas para esses seres vivos.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie a aula apresentado duas imagens relacionadas ao sonho de voar do ser humano
Uma delas mostra um dos inventos de Leonardo Da Vinci no século XV, um italiano cientista, pintor, poeta, matemático, arquiteto, físico e mecânico que sonhou em possibilitar ao homem a capacidade de voar como as aves.
A outra imagem mostra um ex-piloto militar, o suíço Yves Rossy, que conseguiu voar com asas motorizadas em 2004.


Imagem disponível em : http://a-evolucao-de-darwin.weblog.com.pt/arquivo/2008/04/leonardo

Imagem disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2886153-EI8146,00.html

Converse com os alunos sobre o desejo de voar do ser humano. Quais deles já imaginaram poder voar? Quais as formas que o ser humano encontrou – “desenvolveu” – para realizar esse sonho? Quais deles já voaram de algumas dessas formas?

Embora o ser humano consiga “VOAR” isso sempre é feito com o auxílio de algum equipamento. Nosso corpo não é “desenhado” para essa atividade. Já as aves apresentam características que lhes proporcionam essa capacidade: a de voar sem necessitar “acessórios”.

Analisando essa situação, discuta com os alunos as seguintes questões:

• Que características o ser humano possui que impede que possa voar sem a ajuda de equipamentos?
• Contrariamente, que características as aves possuem que lhes favorece o vôo?
• Que características são exclusivas das aves?

A partir das respostas apresentadas pelos alunos na problematização explique que as aves se diferenciam dos demais seres vivos por apresentarem PENAS (e não apenas por pôr ovos, cantar, voar, fazer ninhos ou migrar – já que tudo isso também pode ser realizados por outros seres vivos).
Há diferentes tipos de penas, dependendo da região do corpo da ave e da sua função. Os dois principais tipos são as penas de contorno, que revestem o corpo dando forma à ave e também incluem as grandes penas do vôo das asas e da cauda. Há também as plumas, que são curtas e macias, aparecem em aves jovens e também debaixo das penas de contorno de algumas aves adultas. (STORER, 1986)
Entre as funções das penas podem-se destacar a sua importância para o vôo e para a manutenção da temperatura corporal das aves.

Para saber mais sobre o vôo das aves apresente o texto disponível no endereço abaixo:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/voo-das-aves-7.php
Solicite que os alunos, após a sua leitura, registrem em seus cadernos

• Que adaptações estão presentes nas aves para possibilitar o vôo?

IMPORTANTE: Esta aula não diz respeito “apenas às penas”, mas também aos seus donos, as aves. É comum, em alguns museus e até em escolas, o uso de aves empalhadas para demonstração, porém, além da possibilidade de possuírem produtos venenosos para manuseio, levam a questionamentos como: É de verdade? Era vivo? Foi você que matou? A utilização de penas já se faz suficiente para desper tar a curiosidade do es tudante. Porém, não é possível retirar todas as penas de uma ave sem matá-la. E este não é o objetivo da aula. Considerando que a maioria das aves faz “mudas” das penas durante sua vida, é possível, independentemente de sua morte, obter diferentes tipos de penas. Promover a busca dessas penas em galinheiros ou locais onde há aves pode tornar a aprendizagem mais significativa atraente. Considerando que aves são também abatidas para alimentação humana, é possível obter diversos tipos de penas em abatedouros, sem que seja necessário o seu sacrifício exclusivamente para a atividade didática.

Dica – Normalmente as penas dos frangos e galinhas é molhada com á gua quente para serem retiradas sem danificar a pele. Essas penas podem ser secadas no sol ou em máquinas de secar roupa, dentro de um saco de pano.

VERIFICANDO A IMPORTÂNCIA DAS PENAS PARA O VÔO

Quando se faz o movimento de raquete com uma pena da asa percebe-se uma certa resistência ao ar. O mesmo não se percebe quando isso é feito com uma pluma (penugem). Uma ave realmente não voa apenas com penugem (como por exemplo, os filhotes).
Nas asas, um conjunto de penas posicionam-se de tal forma que, durante o movimento para cima permitem que parte do ar passe entre elas e, durante o movimento para baixo impedem a passagem do ar. Isso faz com que a ave seja impulsionada para cima.
Isso pode ser observado neste simples experimento.
Combinada com a forma da asa, a leveza da pena e outras características das aves é que o vôo se torna possível.

MONTAGEM:
Em um pedaço de cartão posicione 4 ou 5 penas grandes da asa conforme a foto. Passe uma fita crepe (ou adesiva) por cima da base das penas para mantê-las na posição.

UTILIZANDO:
Segure o cartão com as duas mãos, com os polegares na parte de cima. Movimente o cartão levemente para cima e para baixo, cuidando para que as penas não saiam dos canudos.

A foto abaixo mostra algumas variedades de penas de vôo.

Fonte:
http://www.nymphensittich.net/buch.php?auswahlintro=Buchseite&suchwort=6215&K_auswahl=6000&unterseite=0

Peça que os alunos registrem:

• O que ocorre quando o cartão é movimentado para baixo?
• O que ocorre quando o cartão é movimentado para cima?

Apresente, em seguida o seguinte desenho (pode ser impresso para duplas ou grupos):

Os alunos deverão completar com as palavras (cima, baixo, passa, não passa):

• Quando as penas são movidas para BAIXO o ar NÃO PASSA entre elas.
• Quando as penas são movidas para CIMA o ar PASSA entre elas.

Para finalizar, apresente as duas imagens com pássaros em vôo, um com as asas para cima e outro para baixo:

Imagens disponíveis no endereço abaixo:
http://online-zeichenkurs.de/pages/tiere-zeichnen/fluegel-zeichnen/vogelfluegel.php

Os alunos deverão complet ar com as palavras (paralelas, sobrepostas, passa, não passa):

• Quando as asas do pássaro se movem para baixo, as penas estão SOBREPOSTAS e ar NÃO PASSA entre elas impulsionando-o para cima.
• Quando as asas do pássaro se movem para baixo as penas estão PARALELAS o ar PASSA entre elas.


Aula 2

VERIFICANDO A IMPORTÂNCIA DAS PENAS PARA A MANUTENÇÃO DA TEMPERATURA CORPORAL

O que uma pessoa veste quando percebe que fora de casa está frio? O ser humano pode adequar a roupa que usa de acordo com a temperatura do ambiente. As aves não podem fazer isso , mas podem proteger-se contra a perda de calor. Mesmo sem termômetro para medir, é possível experimentar esse fenômeno.

Os alunos deverão colocar as mãos em dois recipientes com água fria, comparando diferentes situações. (veja foto)

1. Uma mão diretamente na água e outra mão dentro de um saco plástico vazio.
2. Uma mão dentro de um saco plástico com penas e outra dentro de um saco plástico vazio.
3. Uma mão dentro de um saco plástico com penas e outra dentro de um saco plástico com serragem.
4. Uma mão dentro de um saco plástico com penas e outra dentro de um saco plástico vazio (ambos os sacos plásticos com um furo).

AS DIFERENÇAS OBSERVADAS DEVERÃO SER REGISTRADAS NO QUADRO OU EM UMA TRANSPARÊNCIA PARA POSTERIOR APRESENTAÇÃO.

Dica – Se houver tempo seria interessante que cada aluno realizasse todas as situações para ter noção das diferenças observadas entre cada uma.

Solicite que os alunos registrem em seus cadernos outras características das aves disponíveis nos endereços abaixo:

coração de ave
Coração de ave

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10108/oa_coracao_ave.swf

comparando corações
Comparação de corações

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11117/comparacao_coracoes.swf

bicos
Bird beaks

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11422/birdbeaks.png

digestão
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2292/Digestao.swf?sequence=1

câmaras cardíacas
Aves: câmaras cardíacas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14939/ema_01_cv.jpg

Nos endereços abaixo há 5 vídeos (cada um de aproximadamente 10 minutos)  que tratam da Evolução do Vôo. São muito interessantes e podem enriquecer o conhecimento sobre o assunto. Cada grupo de alunos pode visualizar um dos vídeos e depois socializar com a turma. Se houver tempo (em uma outra aula) todos poderão ver todos os vídeos.

Evolução – Vôo – Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=h45_2zxSBSE

Evolução – Vôo – Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=7_ApIby30s0

Evolução – Vôo – Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=lTdVSFf9iqk

Evolução – Vôo – Parte 4
http://www.youtube.com/watch?v=VsOfVnKjxeU

Evolução – Vôo – Parte 5
http://www.youtube.com/watch?v=0Rs3FYeg54g

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aves: câmaras cardíacas Imagem
Bird beaks Imagem
Coração de ave Animação/simulação
Comparação de corações Animação/simulação
Recursos Complementares

A aula do portal: “Voar- desejo do homem” apresenta uma possibilidade de interdisciplinaridade com Língua Portuguesa, abordando o tema Vôo sob uma perspectiva além da Biologia. Está disponível no seguinte endereço:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1701

Avaliação

Observando a formação de conceitos dos estudantes e analisando seus questionamentos e intervenções, através do diálogo, será possível perceber se houve apropriação dos conteúdos. As respostas para as questões propostas e a realização das atividades permitirá que o professor avalie o grau de compreensão sobre o tema estudado.
Solicite que, em grupos, os alunos elaborem cartazes e maquetes que representem as características das aves e apresentem suas produções para a turma. Verifique a coerência e correção das informações apresentadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
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  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniões

  • milton amaro da costa, Colegio pentagono , São Paulo - disse:
    miltoncost@uol.com.br

    03/04/2013

    Quatro estrelas

    MUITO BOA!!!!! Investigativa e questionadora, como de ser uma aula de ciências.


  • Mônica Waldhelm, CEFET-RJ , Rio de Janeiro - disse:
    mwaldhelm@gmail.com

    12/03/2012

    Cinco estrelas

    Muito bacana! Didática, diversificada e interessante.


  • Christiane Ramos Donato, Colégio Amadeus , Sergipe - disse:
    christianecrd@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula! Nelas os alunos interagem e fazem o método da descoberta ao mesmo tempo que podem expresar suas opiniões! Ótima para iniciar o conteúdo Aves no 7º ano!


  • israela alves, geteco , Rio Grande do Sul - disse:
    lelynh@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    aulça estava muito boa adorei o jeito de comparações


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